UGRHI 04 - PARDO

voltar

 

Bacia crítica quanto à disponibilidade hídrica superficial, com uso consuntivo elevado e alta demanda para irrigação, notadamente na sub-bacia do Tambaú/Verde e do ribeirão Preto.

A UGRHI possui 12 dos 23 municípios com índice de perdas no sistema de abastecimento acima de 30%.

Há riscos de rebaixamento acentuado da superfície do lençol subterrâneo na área urbana de Ribeirão Preto. A área também é considerada crítica com relação ao risco de poluição das águas subterrâneas na região de Ribeirão Preto e arredores.

Em 1998, de um total de 415 t/dia de lixo, 66% eram destinadas de forma adequada, porcentual determinado exclusivamente pelo município de Ribeirão Preto. De forma controlada são depositados 11%, e 23% de modo inadequado.

O baixo índice de remoção da carga orgânica de origem doméstica de 8% reflete-se no IQA dos cursos d’água da região. Verifica-se alto potencial de carga orgânica industrial devido essencialmente ao setor sucroalcooleiro.

A UGRHI apresenta médio índice de erodibilidade. Merece atenção especial o município de Casa Branca.

Existe média suscetibilidade a inundações ao longo do rio Pardo e alta suscetibilidade em alguns afluentes que atravessam áreas densamente urbanizadas.