PCHs –Pequenas Centrais Hidrelétricas


A nível nacional, o setor elétrico brasileiro sempre baseou o seu modelo de geração nos abundantes recursos hidráulicos do país. No presente, a reordenação da matriz energética nacional é orientada pela falta de recursos públicos para investimentos em grandes empreendimentos e preocupações com projetos que tenham impactos ambientais importantes.


Nesse contexto, as quedas d’água de pequeno e médio porte representam uma importante opção de geração. As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) surgem como uma alternativa viável, devido ao custo acessível, ao menor prazo de implementação e maturação do investimento, às facilidades oferecidas pela legislação e à disposição das concessionárias de energia elétrica de comprarem o excedente de energia gerada por autoprodutores, além de disponibilizarem o acesso às suas linhas de transmissão a longa distância. Além disso, as PCH’s tem outras vantagens intrínsecas como a atenuação dos eventuais efeitos negativos sócio-ambientais, que permitem, por exemplo, a não interferência no regime hidrológico do curso d’água.


Na Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema existem instaladas, atualmente, 13 usinas hidrelétricas tipo PCH. O quadro seguinte apresenta um detalhamento delas.


Quadro – PCHs na UGRHI 14

Nome
Ent.Operadora
Situação
Potência (Kw)
Curso d’água
Município
Usina Batista
Anamary
Em operação
2.704
Rio Turvo
Pilar do Sul
Usina Boa Vista
CLFSC
Em operação
800
-
Sarutaiá
Usina Cachoeira do Caote
Maringa
Em operação
2.000
Rio Apiaí-Guaçu
Ribeirão Branco
Usina Cachoeira do Poço Preto
Maringa
Em operação
4.000
Rio Itararé
Itararé
Usina Jorda Flor
Anamary
Em operação
1.392
Rio Turvo
Pilar do Sul
Usina Lavrinha
CSPE
Em operação
332
-
São Miguel Arcanjo
Usina Pilar
Anamary
Em operação
1.300
Rio Turvo
Pilar do Sul
Usina Salto da Barra
Maringa
Em operação
2.000
Rio Apiaí-Guaçu
Itapeva
Usina Santa Maria
Maringa
Em operação
3.000
Rio Apiaí-Guaçu
itapeva
Usina São José
CSPE
Em operaão
788
-
São Miguel Arcanjo
Usina São José
Maringa
Em operação
780
-
Nova Campina
Usina Taquaruçu
Sguario
Em operação
600
-
Ribeirão Branco
Usina Turvinho
CSPE
Em operação
800
-
São Miguel Arcanjo

Fonte: ATLAS – Informações Básicas para Planejamento Ambiental – SMA 2002


Pesca, Recreação e Lazer


Um dos usos múltiplos proporcionados pela água é a sua utilização para a recreação e lazer. Através da implantação de usinas geradoras de energia elétrica localizadas ao longo de rios do Estado de São Paulo, foram criadas muitas áreas de atração para esportes náuticos, pesca e navegação, possibilitando o desenvolvimento e o aproveitamento das áreas marginais das represas.


Assim, a população dispõe de excelentes alternativas de recreação e lazer que, aproveitadas, criam pólos turísticos no interior e, conseqüentemente, trazem desenvolvimento e crescimento econômico para a região.


Turismo


A construção das quatro grandes barragens na Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema, representou fator de extrema importância no desenvolvimento da região.


Um dos setores mais favorecidos foi o de turismo, com a implantação de hotéis, fazenda-hotéis, clubes náuticos, campings, pousadas, condomínios, haras e inúmeros loteamentos, propiciou também a valorização das terras da região.


Por outro lado, esse incremento do turismo trouxe como consequência a destruição de cerrados e matas ciliares, a aceleração dos processos erosivos do solo, o assoreamento de cursos d’água das represas.


Desta forma passou-se a ter uma acelerada ocupação do solo nas margens das represas, aumentando a densidade populacional destas áreas gerando mais resíduos e esgotos, além de tráfego de automóveris, pois uma grande parte desses lotes se destinam a construções exclusivamente voltadas ao lazer, com ocupações esporádicas (finais de semana, férias, etc).


Pode-se afirmar que a pior consequência dessa especulação imobiliária consiste no risco da vegetação de cerrado, predominante na região, desaparecer por completo, caso não haja preocupação em reverter esse quadro, criando normas de ocupação e preservação.


Pesca


Quanto às atividades de pesca cabe salientar que o Rio Paranapanema encontra-se em condições consideravelmente boas, graças aos movimentos populares, os quais deram origem a AMVAP – Associação de Municípios em Defesa do Vale do Paranapanema, criada na década de 70.


Esse movimento teve grande importância na preservação da qualidade das águas do Rio Paranapanema, impedindo a instalação de industrias altamente poluidoras às margen do rio.


Hoje o Rio Paranapanema é um dos poucos rios não poluídos do Estado de São Paulo, porém a sua piscosidade, no trecho da UGRHI 14, está reduzida, apesar do grande esforço por parte das operadoras de energia da região em repovoar o rio Paranapanema com várias espécies de peixes. O que ocorre é que as barragens modificaram completamente o ecossistema, impedindo a subida dos cardumes na piracema, destruindo a habitat natural de várias espécies, como o dourado. No Paranapanema esse peixe era abundante antes da construção das barragens. Outros peixes, como piaparas, surubins, tabarans e piracanjubas também eram encontrados com bastante frequência.


Há duas barragens equipadas com escada de peixes. As duas localizam-se no município de Piraju: Usina Paranapanema e a Usina da CBA.


A pesca predatória no Paranapanema também existe, atualmente ela se concentra nos poucos trechos de corredeira que ainda restam, tarrafas, redes de malha miúda e outros tipos de armadilhas são usadas, principalmente logo abaixo das barragens, saltos e corredeiras, o que pela lei não é permitido.


Outro fato que também colabora para a diminuição dos cardumes, são as manobras realizadas pelas hidroelétricas para manutenção nos equipamentos das usinas, quando as comportas de fundo são fechadas, o nível das águas à jusante baixa repentinamente, deixando muitos peixes aprisionados nos poços, que acabam morrendo por falta de oxigênio.


Outro problema é o denso povoamento das represas por piranhas (pirambebas), devorador dos alevinos de outras espécies, reduzindo em muito estes a atingir a idade adulta.


Voltar