Ata da 3ª Reunião Ordinária do ano de 2006 da Câmara Técnica Agenda 21 do CBH-PARDO

 

Aos doze dias do mês de abril do ano de dois mil e seis, às 09:00 horas, na sede da Agência Ambiental de Ribeirão Preto - CETESB, localizada na Av. Presidente Kennedy, n.° 1760, em Ribeirão Preto, teve lugar a terceira Reunião Ordinária de 2006 da Câmara Técnica Agenda 21 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, com a presença dos senhores: Cleide de Oliveira (Fundação Florestal), Maria de Lourdes Gussoni (CDHU), Irene Sabatino Pereira (DAEE), Maria Angela Garófalo (Diretoria de Ensino – RP), Luiz Fernando Zaneti Seixas (Sec. Agr. Abastecimento), Pedro Luiz Flauzino (Pref. Serra Azul), Pernecides Fernandes dos Passos (ERPLAN), João Cabrera (SAA), Helder S. A. Reis (CETESB), Amauri Moreira (CETESB) e Edna F. Costa do Sim (Coletivo Educador RP Região). Cleide de Oliveira, Secretária da Câmara, abriu a reunião agradecendo a presença de todos. Amauri apresentou Helder S. A. Reis como substituto de Maria Paula Galvão César (CETESB) no cargo de titular desta câmara. Em seguida, dando início aos trabalhos, Cleide de Oliveira fez a leitura da Ata cuja aprovação foi posta em discussão, não havendo alterações a mesma foi aprovada.

 Na seqüência foi aberta a palavra relativa à divulgação da Agenda 21 no evento Agrishow (Ribeirão Preto), onde Amauri ficou encarregado de conversar com a Secretaria Executiva para averiguação da possibilidade de participar do evento, que será realizado em maio, pegando carona no espaço da Secretaria da Agricultura, conforme sugestão do Luiz Fernando. Maria Angela sugeriu discussão do cronograma de atividades para 2006, devendo incluir Educação Ambiental nas escolas, ressaltou que a câmara não deve somente enfocar Plano Diretor. Edna F. Costa informou que de 05/06 a 08/06 haverá a Semana do Meio Ambiente no Centro Universitário Moura Lacerda, propondo que 01 representante da Câmara participasse do evento no dia 07/06, ficando em aberto a escolha do mesmo (foram citados os nomes do Cláudio Silvestre e do Luiz Eduardo. Dando seqüência aos trabalhos, Maria de Lourdes apresentou o questionário de Avaliação sobre as informações expostas no Evento Pardo 21 elaborado pelo Grupo de Trabalho, cuja leitura foi feita pela Irene Sabatino sendo, na seqüência, colocado em discussão. Maria Angela sugeriu que no item 2 – Conteúdo do questionário fosse acrescentado o anexo I. Pedro Luiz Flauzino manifestou-se dizendo que a Prefeitura  Municipal de Serra Azul tem interesse em participar do Plano Diretor. Helder Reis propôs que o questionário fosse dividido em 3 partes, sendo: 1ª) duração do evento e conteúdo; 2ª) conceito do participante quanto ao tempo e expectativa do evento e 3ª) situação do Plano Diretor no município.  João Cabrera ressaltou que fosse acrescentado no item 5 – Sugestões e Críticas de como o Comitê, através da Câmara Técnica da Agenda 21, poderia ajudar os municípios no Plano Diretor. Helder Reis sugeriu convidar um representante da Agenda 21 Municipal de Monte Alto, para falar sobre a experiência local. Cleide comentou que as questões relacionadas ao Meio Ambiente devem estar dentro do Plano Diretor. Na seqüência, sugeriu discussão de como seria encaminhado o questionário de avaliação àqueles que participaram do Evento Pardo 21. Os membros da câmara técnica decidiram que cada um ficasse responsável pelo encaminhamento do questionário para um determinado número de participantes, cuja distribuição foi efetuada na hora e anotada pela Maria de Lourdes, que ficou encarregada de enviar por e-mail para cada integrante da câmara, o questionário com as devidas correções, a lista com os nomes dos participantes do evento, bem como, a relação de quem enviaria a quem. Destacou ainda que seria importante incluir no questionário uma opção para que seja indicado se há interesse em manter contato com a Câmara Técnica Agenda 21.

Dando seqüência aos itens da pauta, ficou em aberto, para ser decidido na próxima reunião, a programação de atividades para 2006, onde Maria Angela sugeriu que, caso positivo a participação no evento da Agrishow, fosse explicado o que é Agenda 21 do Pardo, devido a diversidade de público que visita a feira, Cleide propôs que deveria evidenciar as ações do Comitê, enfocando os principais tópicos em andamento nas Câmaras Técnicas, bem como, suas atribuições.  Nada mais tendo a tratar, encerrou-se a presente reunião. Ribeirão Preto, 12 de Abril de 2006.

 

 

 

 

 

Cleide de Oliveira

Secretária da Câmara Técnica