Ata da 5a Reunião Ordinária do ano de 2006 da Câmara Técnica Agenda 21 do CBH PARDO

 

A três do mês de julho do ano de dois mil e seis, as 09:00 horas, na sala 152 da CETESB, localizada na Av: Presidente Kennedy, nº 1760, em Ribeirão Preto, teve lugar a quinta Reunião Ordinária de 2006 da Câmara Técnica Agenda 21 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, com a presença dos senhores:Cleide de Oliveira (Fundação Florestal),Maria de Lourdes Gussoni (CDHU),Helder S. A Reis (CETESB),Irene S. Pereira (DAEE),Luis E. Garcia (ERPLAN),Marcio V. Coelho (representando Giovani J. Delalibera (PM Ambiental)),Paulo H. Pereira (representando Luis F. Z Seixas (Secretaria de Agricultura e Abastec.)),Cláudio J. Silvestre (Assoc. de Repôs. Florest.-Verde Tambaú), Penercides F dos Passos (ERPLAN),Valeria B Isola (Assoc Brás. De Agronegocios de RP),Antonio C Rosa (Assoc. de Rep Flor-Verde Tambau),João D da Silva (Pref. Mun. De Altinópolis),Eleuza Zampieri (Fabrica Civil-Eng. de Proj. S/S),Amauri Silva(CETESB),Jose M. F. Paiva (ABAURI-Assoc. Recreio Internacional),Denise H da Silva (Pref. Mun. de São Sebastião da Grama),Donizete Minelli (Pref. Mun. De São S. da Grama)

Cleide de Oliveira, Secretária da Câmara abre a reunião agradecendo a presença de todos. A seguir Cleide informa a todos qual a proposta e os resultados dos trabalhos desenvolvidos no evento ocorrido em São Vicente chamado Encontro Regional Sudeste da Rede Brasileira de Agenda 21 Locais e também que as cidades de Sertãozinho e Franca estavam presentes representando seus processos de Ag 21 local,e sugere que seja feita uma rede eletrônica regional.

Helder sugere que seja feito um Blog, assim todos participantes convidados poderão postar comentários,opiniões,sugestões,criticas entre outros,o que todos concordam ficando Helder incumbido de verificar a possibilidade.

É colocada em discussão a Ata anterior, Penercides sugere que seja alterada a palavra discussão (presente na linha 45) por uma similar pois esta palavra insinua briga. Decide –se então que a frase será reformulada ficando assim “...surge uma duvida apontada pelo Luis Garcia e Cleide...” sem mais alterações considera se a Ata aprovada.

Cleide passa a palavra ao Sr. Jose Milton Ferreira Paiva representante da ABAURI (Associação de Bairros do Recreio Internacional) para que possa se apresentar a Câmara,sendo que irá fazer parte da mesma.O Sr Jose Milton explica a todos quais os trabalhos realizados na ABAURI e quais suas expectativas de fazer parte desta Câmara de trabalho pelo coletivo alem de apontar problemas pontuados chegando a soluções  juntamente com a CT Ag 21.

Passando ao 3º item da pauta Cleide inicia a formação do grupo de trabalho de Educação Ambiental Penercides fala a todos que o CEPLEA dará um curso de Ed. Ambiental, porém nenhum participante da Câmara foi convidado.Cleide solicita a Amauri que se informe sobre dia e horário e por que não fomos convidados.

Cleide pergunta quem será voluntário para trabalhar com a questão de Ed Ambiental,decide se então que Helder ficará como coordenador deste grupo de trabalho que será formado por Maria de Lourdes Gussoni,Irene Sabatino,João Donizete e Maria Ângela Garofalo ou alguém da Secretaria de Educação de RP. Este grupo trabalhará para o estabelecimento de linhas de atuação da CT Ag 21 e os critérios de pontuação (roteiro) da CT Ag 21 para os projetos de Educação Ambiental. Cleide e Cláudio Silvestre explicam a Helder o que é e como é o critério para a escolha de projetos que serão financiados pela CT Ag21 ,João Donizete sugere que seja convidado o professor Genebaldo Freire Dias para dar suporte ao grupo de Ed. Ambiental.

Luis fala que ouve criticas do Comitê a Câmara sobre a falta de projetos e “interesse” em Ed Ambiental.Cleide pede a Amauri que converse com a executiva do Comitê para que seja esclarecido que a Câmara é uma Câmara Técnica de Ag 21 e não somente de Ed. Ambiental.

Cleide pede que se possível esses critérios sejam trazidos ate o mês de novembro,sendo que o termo de referencia no dia 31/08 e as propostas de pontuação  no dia 26/10, Cleide fala que se entre em contato com a Maria Ângela ou com a Graça  (Sertãozinho) que fazem parte do setor Educacional.

Cleide e Cláudio sugerem que seja enviada uma carta aos candidatos a deputado estadual apresentando a Câmara, fica então decidido que será mandado uma carta aos candidatos regionais apresentando a Câmara Técnica Ag 21 Pardo e solicitando a postura de cada candidato juntamente com divulgação da mídia de suas posturas fazendo isso através do site co CBH Pardo,isso será primeiramente encaminhado ao Comitê caso haja demora para a aprovação deste,será feito via Câmara Técnica Ag 21 Pardo.

Cláudio se dispõe a refazer a carta já existente,deverá então encaminhar ao e-mail do pardo para que possa ser encaminhado a todos os participantes da Câmara e deverá ser aprovada na próxima reunião 31/08.

Fica decidido por todos que na reunião do dia 31/08 será visto as referencias de Ed. Ambiental, resultados do Encontro de Facilitadores e Resultados do Encontro Nacional de Agendas 21 que ocorrerá em Brasília,para a reunião do dia 28/09 será visto novamente a questão de Ed. Ambiental e o envio de carta de apresentação aos candidatos a cargos políticos da região;na reunião do dia 26/10 será visto os critérios de pontuação no critério de Ed Ambiental e questões sobre o curso de facilitadores locais que será aplicado.

Cleide fala que conversou com Fredmar sobre o curso do de Agenda 21 do SISNAMA  que tem a pretensão de faze-lo no dia 26/10.

Cleide explica a todos qual o propósito do Evento Facilitadores Locais,lê o convite que será encaminhado aos participantes.Decide se então marcar uma reunião com Cleide, Marilu, Luis, Helder e Valeria para conclusão do que será proposto no evento no dia 07/08 as 14 hrs.

Luis comunica que irá ao evento em Botucatu sobre o Aqüífero Guarani sendo assim trará maiores informações que a Câmara poderá utilizar.

Amauri comunica a todos que haverá o Encontro Anual de Comitês de BH em Vila Velha, no qual ele participara apresentando alguns projetos do Comitê.

Cleide encerra a reunião comunicando a todos que não será mais enviando fax para a convocação das reuniões da CT Ag 21,as convocações serão feitas por e-mail somente.

Nada mais a tratar encerrou se a presente reunião.Ribeirão Preto,08 de Agosto de 2006.

 

 

Cleide de Oliveira

Secretaria da Câmara Técnica.