Ata da 6a Reunião Ordinária do ano de 2006 da Câmara Técnica Agenda 21 do CBH PARDO

 

A hum do mês de setembro do ano de dois mil e seis, as 09:00 horas, na sala de reuniões da DIRA, localizada na Av: Jerônimo Gonçalves, nº 64, em Ribeirão Preto, teve lugar a sexta Reunião Ordinária de 2006 da Câmara Técnica Agenda 21 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, com a presença dos senhores:Cleide de Oliveira (Fundação Florestal),Maria de Lourdes Gussoni (CDHU),Helder S. A Reis (CETESB),Irene S. Pereira (DAEE),Maria Ângela Garofalo (Dir. de Ensino-Reg RP),Luis E. Garcia (ERPLAN),Luis Fernando Z. Seixas (Se. Agricultura e Abastecimento),Paulo P. Peixoto (Ass. Eng. Arq. e Agr. de RP),Cláudio J. Silvestre (Assoc. de Repôs. Florest.-Verde Tambaú),Vera Lucia Navarro (USP),Valeria B Isola (Assoc Brás. De Agronegocios de RP),Antonio C Rosa (Assoc. de Rep Flor-Verde Tambau),Francisco Caetano de P. Lima (Pref. Mun. De Tapiratiba),Pedro R. Damasceno (OSCIP _ TAMBURI),João D da Silva (Pref. Mun. De Altinópolis),Gustavo P Pisi (Pref. Mun. De Altinópolis),Silvana R Silveira (Pref. Mun. De Luiz Antonio),Edmar T Esteves (Casa da Agric. De Sta Rosa do Viterbo),Jorge S. Mariano (Pref. Mun. De Sta Cruz da Esperança).

Cleide de Oliveira, Secretária da Câmara abre a reunião agradecendo a presença de todos. A seguir Cleide pergunta a todos se gostariam de alterar a seqüência da reunião apresentada,não havendo manifestação prossegue com a apresentação (aos membros da Câmara) do Sr. Fredmar Correa,passando lhe a palavra.

Fredmar Correa se apresenta e fala o por quê de sua vinda ate a Câmara Técnica AG 21 Pardo.

Cleide pergunta a todos se há alguma alteração na 5a Ata posta em discussão, não havendo manifestação a 5a Ata é aprovada.

Cleide inicia então a discussão do 1º item proposto em pauta – Carta aos candidatos a cargo político regionais- Cleide fala a todos que Carlos da Séc Executiva do Pardo lhe disse que a carta seria encaminhada aos candidatos não poderia ser ad-referenduna a não ser que o presidente da CBH aprovasse pois as respostas não poderiam ser divulgadas. Luis G. apresenta sua discordância que tal decisão tenha que ser aprovada pelo CBH,fala que os candidatos que deveram decidir se respondem ou não as questões apresentadas, Valeria conta que a ABAG fez este tipo de questionamento na eleição passada e que não houve problema algum na divulgação destas informações.Maria Ângela fala que a carta poderia ser enviada porém as respostas não fossem divulgadas, para que depois de eleito possamos cobra-lo baseados em um documento.Cleide pergunta a todos se desejam que a carta seja enviada aos candidatos,todos concordam que deverá ser enviada.

Cleide pergunta o que deverá ser feito caso não haja a possibilidade de divulgação das respostas, Valeria fala que mesmo não podendo ser divulgado, que este documento seja arquivado para que se eleito possamos cobra-lo mais para frente.

Cleide faz a leitura da carta.Cláudio explica quais alterações foram feitas.Cleide sugere que seja retirado o 4º parágrafo da carta,Valeria sugere que seja alterada a palavra comprometimento por compromisso presente na linha 37 para indicar maior responsabilidade com a Câmara.

Cleide lê todos os critérios apresentados na carta. Valeria sugere que não haja subtítulos nos itens.

Vera sugere que seja apresentada apenas em tópicos as ações da CT Ag 21.

Valeria, Luis Garcia e Maria Ângela sugerem que seria melhor solicitar apenas quais ações dos candidatos nos seguintes aspectos – economia,meio ambiente e sociedade – Maria de Lourdes e Luis Garcia sugerem que todas as sugestões sobre esta questão deverão ser encaminhadas via e-mail ate dia 05/09/2006 para que aos todas as sugestões recebidas possam ser analisadas.

Cleide inicia o 2º item da pauta – Termo de referência para Educação Ambiental- Helder Reis apresenta o trabalho feito (critérios), fala que os pontos de Ed. Ambiental foram deixados em branco para serem discutidos e elaborados por todos, e com base em estudos formularam os outros critérios/pontos.Irene fala que não sabia o que a Câmara estaria aprovando quais tipos de projetos.Maria Ângela fala que junto aos critérios faltaram acompanhamento e avaliação do projeto.

Cleide fala que houve um equivoco pois o que deveria ser apresentado nesta reunião seria o termo de referência e não os critérios de avaliação para projetos de Ed. Ambiental,pois este seria feito após a elaboração do termo, sendo assim haverá um comprometimento nos prazos anteriormente definidos.

Pedro Damasceno fala que para elaborar este termo poderia ser utilizado um documento chamado Coletivo Educadores de Ed. Ambiental do MMA.Helder sugere que todos participem da elaboração deste termo sugere que isso seja feito via eletrônica para que não fique “vai e volta” com o documento e o resultado demore a aparecer.

Irene fala que pesquisou em outras Câmaras Técnicas e elas não possuem o termo de referência, Cleide fala que temos que pesquisar para estar formando o nosso e sugere que seja pesquisado o Coletivo Educadores de Ed. Ambiental como apresentou anteriormente Pedro Damasceno.Cleide fala que até dia 26/10 tudo terá que estar pronto.

Helder,Irene,João Donizete,Maria de Lourdes,Maria Ângela e Valeria formam o grupo para a elaboração do termo de referência, ficando marcada a reunião deste grupo para o dia 05/10 as 8:00 hs, com o prazo de entrega deste ate dia 19/10 para que todos possam avaliar e dar suas opiniões antes da próxima reunião.

Vera sugere que as reuniões sejam feitas em período integral e não apenas meio período como vem ocorrendo e que haja variância de locais.

Cleide passa ao 3º item da pauta – Relatório dos facilitadores locais- Cleide lê e apresenta a todos as questões levantadas e as respostas que foram apresentadas pelos participantes do evento, Cleide pergunta se alguém gostaria de acrescentar algo não havendo manifestação segue ao 4º item da pauta.

Cleide apresenta a todos o Srº Fredmar Correa do SISNAMA que em sua palestra apresenta o que é o SISNAMA,o que é Ag 21,o papel dos facilitadores locais, entre outras questões.

Cleide agradece a presença do Sr. Fredmar Correa e aproveita para perguntar quando ocorrerá o curso de facilitadores locais em Ribeirão Preto e região.Fredmar explica como funciona o curso e apresenta os pontos que são discutidos no curso,conclui dizendo que a previsão do curso ocorrer é no mês de outubro.

Pedro Damasceno pede a palavra e pergunta a Fredmar quando ocorrerá um curso em Ribeirão Preto ou região de introdução as mudanças climáticas e outros temas que já esta ocorrendo em outras regiões do país. Fredmar pede que seja encaminhado um e-mail a ele para que o mesmo possa verificar e nos encaminhar a resposta.

Acatando a sugestão de Vera fica decidido de comum acordo que a próxima reunião da Câmara anteriormente marcada para o dia 28/09 não mais ocorrerá,sendo que a do dia 26/10 ocorrerá em período integral em local ainda não estabelecido.

Cleide agradece a presença de todos.

Nada mais tendo a tratar,encerra se a presente reunião.

Ribeirão Preto,01 de Setembro de 2006.

 

 

 

Cleide de Oliveira

Secretaria da Câmara Técnica