Ata da 7a Reunião Ordinária do ano de 2006 da Câmara Técnica Agenda 21 do CBH PARDO

 

A vinte e seis do mês de outubro do ano de dois mil e seis, as 09:00 horas, na sala de reuniões da CETESB, localizada na Av:Presidente Kennedy, nº1760, em Ribeirão Preto, teve lugar a setima Reunião Ordinária de 2006 da Câmara Técnica Agenda 21 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, com a presença dos senhores:Cleide de Oliveira (Fundação Florestal),Maria de Lourdes Gussoni (CDHU),Helder S. A Reis (CETESB),Maria Ângela Garofalo (Dir. de Ensino-Reg RP), Cláudio J. Silvestre (Assoc. de Repôs. Florest.-Verde Tambaú),Penercides F. dos Passos (ERPLAN),João Cabrera Filho (SAA),Joao D da Silva (Pref. Mun. De Altinópolis), ,Silvana R Silveira (Pref. Mun. De Luiz Antonio),Jose Milton Paiva (ABAURI),Sandro Vitor Resende (SABESP),Ricardo Lazaro Barbosa (SABESP),Carlos A Patriarcha (CATI-EDR/RP),Osório F. Reis Neto (Pref. Mun. De São Sebastião da Grama).

Cleide de Oliveira, Secretária da Câmara abre a reunião agradecendo a presença de todos. Em seguida Cláudio Silvestre inicia a leitura da 6a Ata cuja aprovação foi posta em discussão, não havendo alterações a mesma foi aprovada.

Cleide comunica aos presentes que a carta aos eleitos que seria enviada não foi encaminhada pois não houve sugestões de alteração como havia sido proposto na reunião anterior,Maria de Lourdes fala que este tipo de sugestões deve ser cobrado após as reuniões pois as pessoas acabam se esquecendo.Jose Milton sugere que a carta ainda seja enviada aos eleitos,juntamente com Helder propõem que a carta deve ser enviada a aos eleitos(que tinham algum trabalho na regiao).

Cleide fala que encaminhará a carta a todos os membros da CT Ag 21 para que possam elaborar suas sugestões via e-mail.Penercides fala para que seja encaminhado para os candidatos federais também.

Cleide passa ao 2º item da pauta – debate sobre o processo de formação dos facilitadores locais- explica que não ocorreu o curso do SISNAMA em outubro devido a eleição, foi conversado com Fredmar Correa e o curso deverá ocorrer no mês de novembro após o dia 15/11,Cleide questiona se além dos facilitadores mais algum membro a CT Ag 21 gostaria de participar,João Cabrera pede para que se fique atento para que no curso não se perca o foco.Fica definido que iram participar da organização do curso Helder,Maria de Lourdes,Patriarca e Luis Garcia caso seja necessário mais pessoas participarão João Cabrera e Jose Milton.

Cleide explica aos novos participantes da Câmara Sandro V. Resende e Ricardo L. Barbosa o que são os facilitadores locais e qual o propósito da CT Ag 21 e também sobre o cadastro das cidades no SISNAMA.

Inicia se o 3º item da pauta – Analise do Termo de Referencia proposto pelo Grupo de Ed. Ambiental- Cleide explica o que foi feito até o momento sobre esta questão,e fala que os critérios de pontuação usados para todos projetos solicitados as CT são analisados de acordo com os critérios usados na CT Planejamento, porém existem critérios de pontuação que não cabem a Ed. Ambiental. João Cabrera propõe que sejam produzidos os nossos critérios de pontuação, Cleide fala que já existe uma triagem na CT Planejamento, ocorre uma discussão geral se deve se ter ou não os próprios critérios de pontuação.Defini se que primeiramente deverá ser organizado o termo de referencia como proposto em Ata.

Faz se a leitura por partes onde todos podem sugerir alterações, finaliza se o Termo de Referencia, passa se a discussão dos critérios de pontuação  para Ed. Ambiental após discussão decide se que os projetos serão encaminhados direto a CT Ag 21 e pontuados após isto esta pontuação entrará na lista dos 30% da pontuação geral existente no Comitê.

Interrompe se a reunião as 13:00 hrs para o horário de almoço, retornando as 14:30 hrs.

Inicio da 2a parte da reunião.-14:30 hrs-

Cleide relembra do trabalho anteriormente feito pelo grupo de Ed. Ambiental sobre os critérios de pontuação, é dado uma copia a todos os presentes, inicia se uma discussão onde poderiam ocorrer as alterações,Cleide sugere que todos façam as alterações que achem necessárias nas copias que receberam após decide se questionar item a item do proposto, incluindo a sugestão de alterações dos participantes.

Após consenso foram feitas as alterações necessárias ficando decidido que haverá uma divisão por temas nos critérios e deverá ser encaminhado a todos para que sejam propostos os valores das pontuações (até 20 pontos no total) e a pontuação de desempate.

Decide se que a próxima reunião será no dia 09/11/06 as 09:00 hrs na DIRA para que seja finalizados os critérios de pontuação de projetos a ser encaminhado à CT Planejamento.

Sr. Amauri Silva não esteve presente na presente reunião devido serviços externos.

Nada mais tendo a tratar encerra se a presente reunião.

Cleide agradece a presença de todos.

Ribeirão Preto,26 de outubro de 2006.

 

 

 

Cleide de Oliveira

Secretaria da Câmara Técnica Agenda 21 do Pardo.