Ata da 1a Reunião Ordinária do ano de 2007 da Câmara Técnica Agenda 21 do CBH PARDO

Aos cinco dias do mês de junho de dois mil e sete, as 09:00 horas, na sala de reuniões da CETESB, localizada na Av: Presidente Kennedy, nº 1760, em Ribeirão Preto, teve lugar a primeira Reunião Ordinária de 2007 da Câmara Técnica Agenda 21 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, com a presença dos senhores: Andréa Semcovici Pereira (Prefeitura Municipal de Casa Branca), Denizart Bolonhezi (APTA), Irene Sabatini Pereira (DAEE), Helder Sebastião Alves dos Reis (CETESB), Cleide Oliveira (Fundação Florestal), Ricardo Lazaro Barbosa (SABESP), Benedito Antonio de Lima (Prefeitura Municipal de Águas da Prata), Valéria Ribeiro (Associação Brasileira do Agronegócios de Ribeirão Preto), Marisa Heredia (Centro Universitário Moura Lacerda), Ângela Magosso Takayanagui (SODERMA), Luiz Fernando Zanetti Seixas (CATI), Sandro Vitor Resende (SABESP), Penercides Fernandes (ERPLAN), José Milton Ferreira Paiva (ABAURI), Amauri da Silva Moreira (CETESB).

Cleide de Oliveira, Secretária da Câmara, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e fazendo um apanhado da atuação da Câmara Técnica da Agenda 21, lembra das realizações e das dificuldades para cada ação, passa então à ata da reunião anterior, que foi aprovada. Na seqüência Cleide Oliveira comunica a sua disposição em deixar a Secretaria da Câmara Técnica.

Amauri Moreira, argumenta que o ideal seria a permanência de Cleide tendo em vista a sua experiência e tudo o que já fez pelo Comitê, entretanto, não sendo possível, manifesta o interesse da CETESB em ocupar a Secretaria, sugerindo o nome de Helder S. Reis. O grupo decidiu então com a indicação de Helder para a Secretaria.

Na seqëncia Ângela Magosso argumenta que seria importante, para todos, saber mais sobre a Câmara Técnica e suas funções, considerando que vários integrantes são novos. Irene argumenta sobre um possível nivelamento com textos de sustentabilidade e da Agenda 21. Denizart enfoca aspectos da agricultura sustentável, aventando a possibilidade de uma relação da Câmara com as atividades de pesquisa e educação no cenário agrícola. Marisa ressalta que tudo isso, em discussão, faz parte do contexto da educação ambiental. José Milton fala de sua experiência, em projetos de educação e em associações, oferecendo ajuda à Câmara. Irene sugere foco na Agenda 21 e o grupo volta a discussão para as possíveis ações a se realizar no ano de 2007. Helder sugere agendar as atividades ao longo do ano, estabelecendo um calendário. Ângela Magosso propõe metas ou objetivos e o grupo entendeu que seria possível pelo menos três ações divididas em grupos. Um grupo - composto por Valéria, Ângela, Maria Ângela, Penercides e José Milton -  desenvolveria ações para a participação da CTA21 na educação ambiental nas escolas; um segundo grupo – composto por Irene, Andréa, Ricardo, Sandro, Marisa e Luis Fernando – desenvolveria trabalhos para melhorar o entendimento e a forma de encaminhamento dos projetos de educação ambiental ao Fehidro; e o terceiro grupo – composto por Cleide, Denizart e Helder -  retomaria os trabalhos para desenvolvimento de facilitadores locais da Agenda 21 nos municípios.

Na seqüência, Cleide sugere determinar um objetivo para o final do ano e a partir dele ações que possam alcançá-lo.  Ainda neste contexto, Penercides argumenta da importância da educação infantil e Denizart lembra das mudanças nas empresas e da responsabilidade social das organizações.

Na seqüência o grupo volta a discussão para o calendário de reuniões, ficando decidido que elas seriam realizadas às segundas-feiras, sempre na segunda semana de cada mês, exceto no mês de dezembro. Estabeleceu-se então o seguinte calendário para as reuniões deste ano: dez de julho, treze de agosto, dez de setembro, oito de outubro, doze de novembro e três de dezembro. 

Nada mais tendo a tratar, encerrou-se a reunião.

Ribeirão Preto, 05  de Junho de 2007.

Helder Sebastião Alves dos Reis

Secretario da Câmara Técnica