Ata da 2a Reunião Ordinária do ano de 2008 da Câmara Técnica Agenda 21 do CBH PARDO.

Aos vinte e nove dias do mês de abril de dois mil e oito, as 09:00 horas, na sala de reuniões da CETESB, localizada na Av: Presidente Kennedy, nº 1760, em Ribeirão Preto, teve lugar a Segunda  Reunião Ordinária de 2008 da Câmara Técnica Agenda 21 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, com a presença dos senhores: Edson Roberto Massoneto (OAB), João Helder Godoy Deleo (Pardo Vivo), José mauro Baltazar (Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança), Maria Ângela Garófalo (Diretoria de Ensino – Reg. Ribeirão Preto), José Milton Ferreira de Paiva (ABAURI), Rosa Maria Gomez Garcia (ABAURI), Vânia Regina de Vasconcelos Reis e Silva (OAB) e Helder Sebastião Alves dos Reis (CETESB).

Ao iniciar, Helder Reis agradece a presença de todos e  propõe a leitura das atas das reuniões anteriores no final da reunião para ganhar tempo na discussão da elaboração do projeto de educação ambiental a ser pensado para a Câmara Técnica e para o CBH Pardo. A proposta foi aceita e, na seqüência, Helder fala do projeto e de linhas temáticas que deveriam norteá-lo, que tiveram origem em proposta apresentada por Maria Ângela em reunião do Grupo de Educação Ambiental realizada em 17/04/2008. Maria Ângela explica a forma do projeto e a maneira de execução e argumenta sobre a responsabilidade da Bacia tanto na aprovação dos projetos quanto na análise e forma de execução. Vânia tece considerações e compara as ações de educação ambiental e responsabilidade social. Maria Ângela levanta as prioridades a serem escolhidas em cada pleito e a necessidade de se ter parâmetros para as análises.

Em continuidade, Edson argumenta sobre o ponto de partida para os trabalhos e da necessidade de um ante-projeto para dar início. Irene argumenta sobre como seria um projeto para toda a Bacia e como seria a sua forma de concepção e realização. José Milton considera o benefício para todos e também reforça a idéia da aplicação para toda a Bacia. Helder fica incumbido de elaborar o ante-projeto ou a proposta para ser discutida pela Câmara Técnica. Neste ponto, Maria Ângela manifesta-se sobre a divisão dos trabalhos em pequenos grupos e propõe que todos sejam feitos em conjunto, o que foi aceito pelo grupo. Edson, mais uma vez, considera a importância de um projeto para a Bacia e para a integração das ações de educação ambiental na Bacia Hidrográfica. José Milton exemplifica e fala do projeto da ABAURI, que poderia ser utilizado como referência. Irene retoma e propõe a definição das linhas temáticas a serem consideradas na elaboração da proposta, tendo ficado definido que seriam: Mata Ciliar, Bacia e Sub Bacias, Conservação do Solo e Destinação de Resíduos.

Na seqüência, Helder faz a leitura das atas anteriores, que foram aprovadas.

Nada mais tendo a tratar, encerrou-se a reunião.

Ribeirão Preto, 29/04/2008.

Helder Sebastião Alves dos Reis

Secretario da Câmara Técnica