Ata da Reunião Conjunta da Câmara
Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (CT-PGRH) e demais
Câmaras Técnicas do CBH-PARDO de 23/03/2011
Ao vigésimo terceiro dia do mês de março de
dois mil e onze, às nove horas e trinta minutos, no DAEE – Departamento de
Águas e Energia Elétrica, Auditório “Eng. Celso Antônio Perticarrari”,
Ribeirão Preto, deu-se início à Reunião Conjunta da Câmara Técnica de
Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (CT-PGRH) e demais Câmaras Técnicas
do CBH-PARDO. O objetivo da reunião foi a montagem das
câmaras técnicas a partir das indicações feitas pelas entidades dos três
segmentos (Estado, Municípios e Sociedade Civil), recebidas na Secretaria
Executiva do CBH-PARDO, com vistas à 42º Reunião Ordinária do CBH-PARDO a ser
realizada em 25/03/2011 que teria em pauta a posse dos novos membros do
CBH-PARDO para o biênio 2011/2012 e novos membros de câmaras técnicas. O Sr.
Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, Secretário
Executivo do CBH-PARDO, iniciou a reunião dizendo que a partir de conversas com
os demais secretários de câmaras técnicas, chegou-se à conclusão que câmaras
muito numerosas como vinha acontecendo até então não
apresentam um funcionamento adequado. Portanto a idéia seria limitar a
participação em cada câmara técnica a 15 membros (5
por segmento), sem suplência, ficando as reuniões das câmaras abertas à livre
participação, com abertura do uso da palavra, porém tendo a prerrogativa dos votos
apenas apenas os 15 membros. A seguir o Sr. Carlos
Eduardo Nascimento Alencastre fez uma apresentação
das atribuições das quatro câmaras técnicas do CBH-PARDO. Na sequência, Leonardo Nitsch Falaguasta e Fernanda Gamper Vergamini, Especialistas Ambientais da Secretaria de Estado
do Meio Ambiente, lotados na Secretaria Executiva do CBH-PARDO, fizeram um
resumo dos trabalhos realizados pelas Câmaras Técnicas do CBH-PARDO ao longo do
ano de 2010. Passou-se então ao trabalho
propriamente dito de montagem das câmaras técnicas usando como apoio as
planilhas com as indicações feitas pelas entidades dos três segmentos recebidas
na Secretaria Executiva do comitê. A proposta inicial de 15 membros por câmara
acabou não funcionando, pois houve uma demanda muito grande por participação o
que acabou levando a acertos no número de entidades por segmento para que se
preservasse a paridade. Por fim a composição das câmaras técnicas do CBH-PARDO
ficou assim:
·
Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento
de Recursos Hídricos (CT – PGRH): 9 membros por
segmento;
·
Câmara Técnica de Saneamento e de Água
Subterrânea (CT – SAN/AS): 9 membros por segmento;
·
Câmara Técnica de Outorgas, Licenças, Assuntos
Institucionais e Legais (CT – OL/IL): 7 membros por
segmento; e,
·
Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação
Ambiental (CT – AEA): 8 membros por segmento.
A reunião encerrou-se às 12:15h.