Ata da 49ª Reunião Ordinária do
CBH-PARDO
Aos vinte e sete dias do mês de março de dois mil e treze, às nove horas
e vinte minutos, no DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, Auditório
“Eng. Celso Antônio Perticarrari”, Ribeirão Preto, presentes
os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo - CBH-Pardo observado a
representação de cada segmento, quais sejam: Estado, Município e Sociedade
Civil registrado em folha de presença deu-se início à Quadragésima Nona Reunião
Ordinária do CBH-PARDO. O Sr. Carlos Eduardo Nascimento Alencastre do DAEE,
Secretário Executivo do CBH, iniciou a reunião dando boas vindas a todos e explicou
os procedimentos da escolha dos novos membros para o próximo biênio. Sob a
coordenação do Sr. Carlos o primeiro ato da mesa foi a
apresentação e posse dos membros que vão compor a nova plenária. Cada um dos Municípios
representados e seus representantes, foram nomeados
como titulares e suplentes nas 26 vagas deste segmento. Após a aprovação da
plenária, confirmou a posse dos novos membros municipais. Seguiu-se com a
leitura da indicação dos membros do segmento Estado pelo Coordenador de Câmaras
Técnicas, Sr. Marco Artuzo da CETESB que, do mesmo
modo, chamou cada entidade e seu representante, nomeando-os como titular e
suplente. Seguiu-se a leitura e apresentação dos membros da Sociedade Civil
pelo Sr. Paulo Finotti, da SODERMA e Vice Presidente
do CBH-Pardo, também nomeando as entidades e seus representantes titulares e
suplentes. Nesse momento, surgiu na plenária a questão da suplência não
preenchida, que o Sr. Carlos esclareceu, lembrando da
necessidade do cadastro respeitando-se o subsegmento de pesquisa e as exigências do estatuto do CBH-Pardo
para esse preenchimento. Candidataram-se a Associação de Pesquisa Pardo Vivo, já cadastrada, e a Universidade do Município de
Mococa. Ficou decidido que após analisada a documentação o assunto voltaria ao
conhecimento e decisão em plenária. Sem mais manifestações, Sr. Carlos deu como
composta a nova Plenária do CBH-Pardo, que foi aplaudida. Sr. Carlos informou
que compareceram à reunião nove prefeitos e falou da honra em ter esse
considerável número de comparecimento, dando ênfase à importância desse fato para
a melhoria dos recursos hídricos na bacia. Passando agora a definição da
diretoria, Sr. Carlos explicou a composição e suas representações junto ao
Estado, Município e Sociedade Civil. Começando pela representação do Estado que
indicou para a permanência no cargo de Coordenação das Câmaras Técnicas o Sr.
Marco Sanchez Artuzo. Em não havendo oposição da
plenária tomou posse como Coordenador para o próximo biênio o Sr.
Marco Sanchez Artuzo da CETESB que, tomando a palavra
agradeceu o voto de confiança e pediu apoio à plenária no tocante às
participações nas Câmaras Técnicas. Agradeceu também aos colegas de diretoria do
Comitê pelo trabalho já realizado até agora. Sr. Paulo Finotti
na sequência informou sobre a Secretaria Executiva Adjunta apresentando a
indicação do Sr. Renato Crivelenti para continuar no
cargo, manifestado favoravelmente pela plenária. Seguiu Sr. Paulo também na
indicação do Sr. Carlos Eduardo Alencastre pelo Estado para continuar exercendo
o cargo de Secretário Executivo. Sem manifestação contrária da plenária Sr.
Carlos aceitou a incumbência, agradecendo aos pares pela indicação,
pronunciando-se também sobre o trabalho a ser continuado, contando com todos os
membros do Comitê. Na sequência, falou sobre a indicação do Sr. Paulo Finotti, também para permanecer na diretoria, na
representação da Sociedade Civil como Vice Presidente do Comitê; também aceito
pela plenária. Em continuação, Sr. Carlos apresentou o cargo de Presidente do
Comitê e de sua importância nesse contexto e falou da indicação do Sr. Dimar de Brito, prefeito do Município de Santa Cruz da
Esperança, que teve sua candidatura apoiada por um número expressivo de
prefeitos em reunião prévia, ocorrida em fevereiro. Em não havendo manifestação
em oposição, o Sr. Dimar foi aplaudido, empossado e
convidado a sentar-se à mesa com a diretoria. Sr. Carlos, ainda com a palavra,
agradeceu a participação de todos os prefeitos no processo de eleição e
convidou o prefeito de Jardinópolis, Sr. José Antônio Jacomini
para também sentar-se a mesa, já que é o representante escolhido junto ao
CONESAN. Convidou também à mesa o prefeito de Sertãozinho, Sr. José Alberto Gimenez
como representante no Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Explicou que o Prefeito
Zezinho Gimenez membro
também do Comitê do Mogi – CBH-Mogi, teve a
titularidade para o mandato dos próximos dois anos, respeitando a alternância
entre os dois Comitês – Pardo e Mogi. No CONESAN, que é o Conselho de
Saneamento, que também escolhe seus membros nos Comitês, o prefeito de
Jardinópolis, Sr. Jacomini agora é o titular e o
prefeito de Águas da Prata, Sr. Samuel da Silva Binatti
foi escolhido como suplente. Sr. Carlos passou a palavra para o presidente para
dar início à reunião. Sr. Dimar saudou a todos e
agradeceu pelo apoio e confiança depositada. Falou sobre a responsabilidade de
trabalho e colocou como meta a aliança entre a questão política e a parte
técnica. Seguiu-se também com as considerações e agradecimentos do Prefeito
José Gimenez e Prefeito Jacomini. De volta com a palavra, Sr. Carlos informou
sobre os recursos do Pardo para esse ano, com ajustes para mais, devido a
mudanças no critério de cotas de distribuição para cada Comitê. O valor será
significativo, elevando a responsabilidade de apresentar projetos que estejam à
altura dos recursos do Fehidro. Continuando a reunião,
Sr. Carlos colocou a Ata da 48ª reunião ordinária para ser discutida e
aprovada. Já encaminhada com antecedência, foi recebida a contribuição da
professora Ângela Maria Magosso da USP, com alterações
de forma e não de conteúdo. Sr. Carlos expôs que por determinação superior as
Atas serão
publicadas apenas com uma página e meia, por isso está bem comprimida e sua
versão completa encontra-se na Secretaria para consulta. Colocada em votação,
foi aprovada. Nessa ocasião houve discussão a respeito do voto dos suplentes na
ausência dos titulares concluindo-se que o Estatuto não está claro quanto à
representatividade e o assunto deverá ser abordado em próximas reuniões. Foi
proposto que a Câmara Técnica Institucional e Legal e a Câmara Técnica de
Planejamento criem um Grupo de Trabalho para elaborar o Regimento Interno do
Comitê que possa regulamentar o Estatuto. Sr. Carlos passou a relatar os
informes da Secretaria Executiva, listando e comentando as reuniões e os
encontros pertinentes, bem como os assuntos tratados. Enfatizou o Encontro
Regional com a participação do Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos na
nossa região. Falou também das próximas reuniões agendadas do Conselho de
Recursos Hídricos, do CONESAN, do Colegiado Coordenador, da Coordenadoria de
Recursos Hídricos para a elaboração do Relatório de Situação; reuniões
do CBH-Grande com preparatórias para a plenária em Itajubá. Prosseguindo,
passou a palavra ao Sr. Marco Artuzo para os informes
das Câmaras Técnicas. Sr. Marco anunciou os trabalhos que terão frente aos
projetos com as etapas de protocolo com datas específicas de início e fim e
depois com a etapa das análises que terão também duas fases, até serem
aprovados na plenária do Comitê. Ressaltou a importância da qualidade dos
projetos que serão apresentados. Ainda sobre as análises, a 1ª etapa documental
e outra com pontuação de conceitos. Falou da importância da indicação dos
profissionais para compor as Câmaras Técnicas, pelos três segmentos.
Finalizando, falou sobre o encaminhamento de ofício a todas as instituições para
indicações de seus participantes nas Câmaras. Também colocou sobre os assuntos
que se entende ser de macro interesse com envolvimento de toda a Bacia, de
vários segmentos, que não devem ser analisados por uma única Câmara e sim, ter
a participação de todas, integrando a área técnica do Comitê. Dando
prosseguimento passou-se ao
próximo item da pauta, que são as deliberações. Foi explicado o motivo
da deliberação “ad referendum” transferindo a data da reunião em razão de
evento em São Paulo com os prefeitos. Então foi colocada em discussão e
aprovação a Deliberação “ad referendum” 179/2013. Não havendo manifestação
contrária, foi aprovada. A Deliberação seguinte nº 180/2013 trata de
homologação dos representantes dos segmentos para a composição do CBH-Pardo.
Foi colocada em discussão junto com a CBH-Pardo 181/2013 de indicação dos
membros do Comitê que integrarão a diretoria do CBH-Pardo para o mandato de
2013 a 2015, por se tratarem do mesmo assunto. As duas deliberações foram
aprovadas por unanimidade. A de nº 182/2013 indica os membros titulares dos
três segmentos que compõem a diretoria para representar o Comitê junto aos
Fóruns Paulista e Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Houve comentário
do Sr. Paulo Finotti sobre a reativação do Fórum
Paulista pela importância do mesmo frente aos trabalhos já iniciados em todo o
Estado. Colocada em discussão, foi aprovada a Deliberação 182/2013 com a
alteração proposta pelo Senhor Aparecido Reis, incluindo no artigo 2º, o termo
“entidades” na frase: “não
exclui a participação dos demais membros deste comitê”. Em seguida foi
apresentada a Deliberação nº 183/2013 que aprova o Relatório de Situação dos
Recursos Hídricos 2012 ano base 2011 do CBH-Pardo. Nesse momento, com
autorização do Presidente, foi desfeita a mesa diretora para a apresentação
pelo Sr. Luiz Eduardo Garcia da ERPLAN, como coordenador do Grupo de Trabalho
para elaboração do Relatório de Situação para relatar e levar ao conhecimento
de como foi desenvolvido esse trabalho. Fazendo um fechamento dessa explanação,
o Sr. Luiz Eduardo agradeceu a participação de todos os integrantes do grupo.
Tomando a palavra o Sr. Marco Artuzo também citou o
Sr. Luis Eduardo como grande colaborador, falando da importância desse trabalho
dedicado e minucioso da Bacia. Retomando a reunião, Sr. Carlos agradeceu o
trabalho do grupo. A deliberação então foi colocada em votação e aprovada por
unanimidade. O item 9 da pauta seria a apresentação do
tema “Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado”, cancelado por impossibilidade
do expositor. Seguindo a pauta, em “outros assuntos”, o Sr. Carlos falou sobre
a criação do “Certificado de Regularidade Cadastral de Entidades – CRCE”,
regulamentando também, por meio de Decreto, o Cadastro de Entidades da
Sociedade Civil. Outros assuntos comentados em seguida foram sobre o
Informativo do Pardo e considerações sobre a organização da composição das
Câmaras Técnicas por meio dos ofícios de indicação, que deverão ser enviados
para a Secretaria Executiva. Passada a palavra para considerações finais e
agradecimentos dos demais membros da diretoria. Em seguida o presidente
agradeceu a todos e às 12h40min encerrou a 49ª Reunião Ordinária do CBH-Pardo, cuja Ata foi por mim lavrada. Ribeirão Preto, 27
de março de 2013.