CBH-RB-APRM-AJ/SL

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO

RIBEIRA DE IGUAPE E LITORAL SUL


8a REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DA ÁREA DE

PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MANANCIAIS DO

ALTO JUQUIÁ/ SÃO LOURENÇO – (CT-APRM-AJ/SL)

Data: 07/11/2.000 Local: Centro Cultural Lawrence Scott – Juquitiba/ SP.

  1. Abertura: O Sr. Morrow Gaines Campbell, III, Coordenador da presente Câmara Técnica, procedeu a abertura da reunião, que contou com a participação de 15 (quinze) pessoas, das quais 8 (oito) são membros da Câmara Técnica, segundo lista de presença, para tratar da seguinte Pauta: 1- Leitura e aprovação das atas das reuniões anteriores; 2- Apresentação sobre a caracterização dos municípios de Juquitiba e São Lourenço da Serra, de acordo com o Relatório da Situação dos Recursos Hídricos da Bacia (Relatório "0"); 3- Definição das reuniões temáticas, e; 4- Informações gerais. Foram distribuídos aos presentes os seguintes materiais: 1- Atas das 6a e 7a Reuniões, dos dias 03 e 17/10/00, e; 2-) Exemplares impressos do Relatório "0", para discussão.
  2. Considerações Iniciais:
  3. Inicialmente, o Sr. Coordenador fez breve comentário sobre a Pauta da reunião, explicando que seria analisado o conteúdo do Relatório "0" nos itens referentes à APRM-AJ/SL e, também, a definição das linhas temáticas, visando estabelecer as diretrizes para o Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental – PDPA e a Lei Específica dessa APRM. Em seguida, foi feita a leitura das atas das duas últimas reuniões, dos dias 03 e 17/10/00, as quais, após serem submetidas aos presentes, foram aprovadas por unanimidade. O Sr. Miguel Angel Ferreiro Vero, da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Serra, reportando-se à expansão da APRM-AJ/SL quanto à fixação de novos limites, disse achar necessário levar o assunto primeiramente ao Plenário do CBH-RB, para posteriormente se discutir sobre os dados a serem levantados. Sobre a questão, o Sr. Coordenador explicou que tentará trazer para a próxima reunião os representantes do Município de Miracatu (região serrana) e da região de Ibiúna (da área cujo acesso é feito pelo Município de Juquitiba), para se discutir a incorporação dessas áreas na APRM-AJ/SL.

  4. Análise do Relatório "0"/ Caracterização dos Municípios:

O Sr. Coordenador explicou que foi analisado o conteúdo do Relatório "0", nos temas relacionados às características dos municípios de Juquitiba e São Lourenço da Serra, através da própria Coordenadoria da Câmara Técnica em conjunto com representantes da Associação Nascentes das Águas Puras – ANAP, e que procuraria repassar aos presentes os grandes temas em que se deve aprofundar para a elaboração do PDPA e Lei Específica. Segue, a seguir, a relação dos tópicos do Relatório "0" apresentados, contendo as respectivas considerações, após a discussão:

Volume 1:

Volume 2:

  1. Definições das reuniões temáticas:

O Sr. Coordenador solicitou alguns dos presentes, que também haviam participado da Primeira Oficina de Trabalhos do Plano de Bacia, que colaborassem no encaminhamento para a definição dos Temas, pois a metodologia seria similar àquela adotada para a elaboração do Plano. Foram então propostos cerca de 10 temas principais, dos quais, após discussão, foram priorizados seis, conforme relação abaixo:

Temas Principais: I- Qualidade/ Quantidade da Água;

II- Uso e Ocupação do Solo;

III- Saneamento;

IV- Resíduos Sólidos;

V- Atividades Econômicas Sustentáveis, incluindo o Turismo, e;

VI- Preservação/Conservação e Recuperação Ambiental.

Também foram elencados outros cinco Temas, os quais serão abordados de forma constante, durante a organização das reuniões temáticas, tendo em vista que os mesmos estão relacionados com todos os seis itens elencados como prioritários. Foram definidos como temas para a "Pauta Padrão" das reuniões temáticas, conforme a seguir:

Pauta Padrão:

      1. Educação Ambiental;
      2. Legislação Ambiental;
      3. Municipalização;
      4. Gestão Participativa, e;
      5. Agrotóxicos.

A metodologia a ser utilizada será a seguinte:

  1. Definição da agenda das seis reuniões temáticas;
  2. Definição da forma de organização, e;
  3. Lógica da Ordem para realização das reuniões: I a VI.

Para concluir, o Sr. Coordenador propôs apresentar com antecedência aos membros da Câmara Técnica, a proposta de metodologia e o calendário para as reuniões temáticas.

  1. Informações gerais:

O Sr. Miguel Vero informou que a Prefeitura de São Lourenço da Serra está iniciando com a Universidade Estadual Paulista – UNESP, o diagnóstico do Rio São Lourenço no trecho pertencente ao município e, sugeriu que a Prefeitura de Juquitiba ou entidades atuantes nesse Município apresentem um projeto similar ao Comitê, para dar continuidade aos trabalhos. O Sr. Coordenador solicitou ao Sr. Vero que apresentasse o projeto na próxima reunião, para conhecimento da Câmara Técnica, com o intuito de se avaliar a proposta apresentada.

6- Próxima reunião: ficou agendada para o dia 21 de novembro, a confirmar, em São Lourenço da Serra, com a participação de representantes de Ibiúna, Miracatu e do Comitê do Sorocaba, para tratar da ampliação dos limites da APRM e, da aprovação da metodologia e da agenda para as reuniões temáticas.

 

 

 

 

 

 

 

 

CTAPRM0800.DOC