CBH-RB

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO

RIBEIRA DE IGUAPE E LITORAL SUL


17a REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS (CT-PG)

Data: 06/08/98 Local: DAEE - Registro

Abertura: o Sr. Ney Akemaru Ikeda, Coordenador desta Câmara, procedeu a abertura da reunião, que contou com a participação de 09 (nove) pessoas, das quais 7 (sete) são membros desta Câmara, composta de 12 (doze) membros, segundo a lista de presença, para tratar dos seguintes assuntos: 1- Proposta de reenquadramento da Classe (1 para 2) dos rios Juquiá e São Lourenço; 2- Discussão e definição de critérios para análise e classificação de projetos, para habilitação aos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos-FEHIDRO; 3- Discussão sobre projetos do FEHIDRO, situados na lista de "espera"; 4- Agencia de Bacia.

Seguem abaixo a síntese das discussões, definicões e propostas de encaminhamentos:

1-Proposta de reenquadramento da Classe (1 para 2) dos rios Juquiá e São Lourenço:

O Engo Wilton da Silva Carneiro, responsável pela Unidade da SABESP de Registro, explanou sobre o projeto de saneamento básico, ora em desenvolvimento nos municípios de Juquitiba e São Lourenço da Serra, para justificar a proposta de reenquadramento da Classe 1 para a Classe 2 dos citados rios, que seria formalizado por meio da alteração do Decreto no 10.755, de 22/11/77. Os principais tópicos das justificativas foram:

Foram levantadas as seguintes questões decorrentes da eventual aprovação da proposta de reenquadramento de Classe pelo CBH-RB:

 

 

Dada a importância do tema, e face à necessidade de esclarecimento aos demais membros do CBH-RB, ficaram definidas as seguintes providências preliminares à Assembléia, agendada para o próximo dia 22:

NOTA: Foi aventada ainda, como alternativa à proposta acima, a possibilidade de propor a inserção de um adendo ao Decreto no 10.755, de 22/11/77, que viabilize, em caráter de extrema excepcionalidade, a permissão do lançamento de efluentes tratados pela SABESP, mantendo contudo o enquadramento atual de Classe (Classe I).

2-Critérios para análise e classificação de projetos de habilitação aos recursos do FEHIDRO:

A minuta de critérios de análise, pontuação e classificação foi apresentada pela CT-PG ao Plenário da Assembléia do dia 26 de junho pp. Ficou definido na ocasião, que eventuais propostas de complementação ou de retificação à minuta apresentada deveriam ser encaminhadas à Secretaria Executiva até o dia 15 de julho pp. Entretanto, em virtude da total ausência de sugestões, o teor do documento final, a ser deliberado na próxima Assembléia, será o da minuta discutida, com uma única ressalva, relativa ao sub-item "1. Objetivo do Empreendimento", do item "2.2-Critérios de Pontuação", do Anexo II, que, visando maior clareza, recebeu as seguintes retificações:

Com relação às fases de apresentação das Fichas Resumo, dos projetos e das respectivas avaliações, a discussão norteou para as seguintes propostas:

 

 

3- Lista de "espera":

Quando foi feita a hierarquização dos projetos, nos exercícios anteriores, a soma dos recursos pretendidos superou o montante disponível nos respectivos exercícios, de forma que alguns projetos ficaram relacionados na condição de "espera", ou seja, aguardando a oportunidade de serem contemplados à medida que ocorressem a desclassificação dos projetos com melhor colocação no ranking. Todavia, a administração desse mecanismo vai se tornando complexa, à medida que, por motivos diversos, os processos de viabilização de contrato não evoluem com a necessária rapidez, não permitindo, em decorrência, que os eventuais saldos sejam disponibilizados para os exercícios seguintes, até que sejam esgotadas todas as possibilidades de utilização dos recursos destinados àqueles projetos.

Como solução para a questão, a CT-PG decidiu apresentar ao Plenário a seguinte proposta:

O Sr. Coordenador da CT-PG informou que os Tomadores, com projetos cujo andamento do processo depende de suas próprias providências, foram comunicados de que deverão se manifestar até o próximo dia 18, sob o risco de terem os seus processos cancelados e os recursos disponibilizados para outros Tomadores.

4- Agências de Bacia:

O Sr. Coordenador explanou sobre a evolução o atual estágio do processo, e comunicou que o Dr. Hugo Marques da Rosa, Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, estará presente na Assembléia do próximo dia 22, para proceder os esclarecimentos e colocar a matéria em discussão junto ao Plenário.

No mais, a discussão permaneceu restrita ao veto parcial ao Projeto de Lei no 710/96, específicamente à alínea "b" do inciso V do Artigo 3o , que diz respeito à receita (proveniente da cobrança pelo uso da água), que, com o veto, deixa de constituir "receita direta" para a Agência. Foi frisado na reunião que as consequências da medida poderão ser significativas se considerado o potencial da receita que pode advir com a prática da "cobrança" da água e o início da operação do "Projeto Juquitiba" (reversão de água para a Região Metropolitana de São Paulo).

Pela relevância do tema, ficou o entendimento de que maiores detalhes e a forma de condução das discussões deverão ser delineadas na Assembléia do dia 22.

5- Próxima reunião:

Deverá ser definida na Assembléia do dia 22, de acordo com a evolução das discussões e com as deliberações do Plenário.

 

 

 

CTPG0398.DOC