CBH-RB

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO

RIBEIRA DE IGUAPE E LITORAL SUL


27a REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS (CT-PG)

Data: 14/09/99 – 9:00 horas Local: EDR / CATI - Registro.

 

Na data e local acima, a Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento/ CT-PG esteve reunida com a Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, doravante denominada CETEC, empresa contratada com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, para desenvolvimento do "Diagnóstico da Situação dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Litoral Sul" (Relatório "0"), tendo em vista a discussão técnica sobre os trabalhos contratados, mais especificamente para a análise da "Minuta Preliminar do Relatório Técnico Final", pelos membros desta CT-PG. A seguir, os principais tópicos da reunião.

  1. Na semana que precedeu a última reunião ordinária do CBH-RB (03/09 p.p.), a CETEC entregou a "Minuta Preliminar do Relatório Técnico Final", cuja cópia foi enviada pela Secretaria Executiva a todos os membros da CT-PG e aos órgãos do Estado, de forma a possibilitar que os mesmos tivessem conhecimento prévio do assunto a ser discutido nesta reunião;
  2. Estiveram presentes, pela CETEC, os senhores Engo Waldemar Sândoli Casadei, Coordenador Técnico de Projetos e o Geól. Delmar Mattes, da área do Meio Físico, para a exposição, discussão e esclarecimentos. Na oportunidade o Sr. Ney Akemaru Ikeda, coordenador da CT-PG, passou às mãos do Engo Casadei, as considerações preliminarmente feitas por técnicos do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais – DEPRN, do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE e do Sr. Eiji Dinnouti, do Sindicato Rural de Iguape, quanto à Minuta Preliminar;
  3. Para a análise da Minuta Preliminar, decidiu-se que as discussões fossem bem abrangentes, com sugestão de se seguir um a um todos os tópicos do Relatório apresentado, analisando-se ainda os seguintes mapas apresentados pela CETEC, que foram afixados nas paredes da sala para melhor visualização: Mapa de Conservação, Mapa Básico, Mapa Geológico, Situação Fundiária, Potencialidades Econômicas e Ambientais, Mapa Pedológico, Mapa de Uso do Solo, Carta de Criticidade das Sub-Bacias, Mapa Geomorfológico e Carta de Potencialidade ao desenvolvimento de Processos Erosivos.
  4. Inicialmente, foram feitos vários questionamentos pelos membros da CT-PG, quanto aos trabalhos de elaboração do Relatório "0". Mais especificamente: a) A CETEC atendeu apenas parcialmente às recomendações feitas anteriormente pela CT-PG; b) A CETEC não apresentou os relatórios de acompanhamento solicitados inicialmente; c) Há várias distorções em alguns pontos do Relatório, principalmente no caso dos municípios que estão apenas parcialmente situados na bacia, e também no tocante aos municípios emancipados mais recentemente; d) Há casos em que os dados (zoneamento, população flutuante, etc) apresentados no Relatório não condizem com a realidade atual, como no caso do município de Ilha Comprida. Foi citado a necessidade de se corrigir tais distorções para garantir a qualidade e confiabilidade do Relatório "0", que servirá de base para a elaboração do Plano de Bacia;
  5. Respondendo aos questionamentos dos membros da CT-PG, os técnicos da CETEC apresentaram os seguintes esclarecimentos:

  1. No decorrer das discussões, a CT-PG recomendou à CETEC a consideração das seguintes providências para o aprimoramento da Minuta Preliminar do Relatório Técnico Final:

 

 

  1. Após várias horas de reunião (apesar do tempo despendido, foi efetuada a análise de apenas 1/3 do Relatório), os membros presentes decidiram suspender neste ponto os trabalhos de análise da "Minuta Preliminar", propondo que todos os membros da CT-PG e órgãos do Estado que tenham considerações a fazer sobre o Relatório, que o façam por escrito à Secretaria Executiva, estipulando o prazo para a entrega destas recomendações até o dia 24 p.f., efetuando-se nova reunião desta Câmara Técnica daqui a 20 dias, ou seja, no dia 4 de outubro p.f., às 9 horas, neste mesmo local, para concluir a análise do Relatório em questão.

 

 

 

CTPG0799.DOC