MINUTA DE ATA REDUZIDA DA 21ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CBH-SMT

 

Participaram da 21ª Reunião Extraordinária do CBH-SMT, realizada em 28/06/2002, no município de Tietê  pelo segmento Estado: CODASP, SABESP, CETESB, DAEE, EMAE, Fundação Florestal, Secretaria da Agricultura, Polícia Ambiental, Secretaria da Saúde, Secretaria do meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hídricos, Secretaria da Fazenda. Pelo segmento da Sociedade Civil: Núcleo Terra, Associação Japi -Cabreúva, CIESP, Associação dos Usuários dos Recursos Hídricos de Tatuí, Sindicato Patronal de São Roque,  Instituto Vita, Associação Juventude Ecológica de São Roque, Unesp – Botucatu e o INEVAT. Participaram pelas prefeituras, os prefeitos dos municípios de São Roque - sr.    José Fernandes Zito Garcia, de Bofete - sr. José Carlos Roder, de Cesário Lange – sr. Élbio Trevisan, de Jumirim - sr. Darci Schiavi, de Cerquilho -  sr. Aldomir José Sanson, de Sorocaba - sr. Renato Amary, e os representantes das prefeituras de Botucatu, Alumínio, Bofete, Boituva, Piedade, Itu, Salto, Porto Feliz, Laranjal Paulista, Vargem Grande Paulista e Votorantim. Lista de presença em anexo.

Principais Informes: Foi formado o Fórum Paulista de Comitês de Bacias em Camboriú, durante o IV Encontro Nacional de Comitês de Bacias, em maio de 2002; Prêmio em valor até de US$ 100.000,00  no total, que será garantido para um ou vários projetos selecionados por um júri internacional, oferecido por uma empresa suíça, a Swiss Re, para implantação de projeto voltado ao gerenciamento sustentável de recursos hídricos. A Secretária Executiva Jussara de Lima Carvalho é componente do júri e incentivou a todos que enviem projetos dizendo que o Brasil tem grandes chances de ganhar um ou vários prêmios.

DELIBERAÇÕES

Apresentadas pela Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos:

Foi aprovado o  projeto de Salto “ Implantação de Rede de Esgoto “ para financiamento pelos recursos do Fehidro 2002.

Foi aprovada a exclusão dos seguintes projetos por se encontrarem sem andamento por período igual ou superior a seis meses e ou por apresentar implementação vinculada ao término de outro projeto:

1.    Estudos de Erosão de Botucatu;

2.    Estudo e Projeto para Controle e Prevenção de Erosão de Salto de Pirapora;

3.    Parque do Matão 1 – Alerta de Tatuí;

4.    Obras de Recuperação do Manancial do córrego do Lageado de Araçoiaba da Serra;

5.    Obras do Sistema de Captação de Águas Pluviais de Araçoiaba da Serra;

6.    Parque Municipal Prof. Joaquim Amando de Barros, de Botucatu;

7.    Programa de Capacitação em Gestão de recursos Hídricos da Fundação Dom Aguirre;

8.    Apoio técnico à conservação do solo em manancial de Araçariguama;

9.    Estudos de Erosão- subsídios técnicos, do IPT.

Foi aprovada a hierarquização dos projetos apresentados pela Sabesp para obtenção de recursos junto à ANA ( Agência Nacional das Águas), foi enfatizado que o prazo final para serem enviados é de 15 de julho do corrente ano.Os critérios adotados foram: localização em área de manancial de montante para jusante, a carga lançada no corpo d´água, e a população atendida:

1. Cotia                       2. Cotia                            3. Vargem Grande Paulista

4. Tatuí                        5. Piedade                        6. Salto de Pirapora

7. São Roque                 8. Botucatu            9. Conchas                               10. Laranjal  Paulista.

 

A Comissão Especial pró Agência de Bacias apresentou as tarefas para as quais foi criada e os produtos alcançados:

a) Tarefas

Estudar e Propor Minuta de Projeto de lei municipal autorizando a participação na constituição e gestão da Agência;

 

Estudar e propor minuta de Estatuto da Agência;

Propor a estrutura organizacional da Agência e estimativa de despesas de custeio;

 

Obter a adesão de pelo menos 35% dos municípios, abrangendo, pelo menos 50% da população da bacia.

b) Produtos:

Minuta de lei municipal;

 

Minuta de Estatuto;

 

Estrutura Mínima com custos;

A Comissão entende que, por ora, nada mais tem a fazer, tais produtos foram entregues a todos os membros do comitê e estão dentro da pasta, num disquete. O coordenador da Câmara solicitou aos prefeitos que encaminhem o material ( disquete com os textos ) para os seus departamentos jurídicos avaliarem, uma vez que a participação dos municípios depende da aprovação de tais documentos e  será objeto de deliberação na próxima reunião do CBH-SMT.

Foi aprovada proposta da Comissão pró Agência, de  alteração da figura jurídica da Agência de Bacias  na Deliberação 33/98, para que se retire o termo  “fundação”.

 

Foi feita uma apresentação do histórico da participação do CBH-SMT no licenciamento do projeto de ampliação da Calha do Tietê, e foram todos convidados para uma reunião ampliada da Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, no município de Salto, com técnicos do DAEE, EMAE, SMA, e CETESB, para discussão dos impactos que tal obra poderá ocasionar nos municípios do médio Tietê.

Foi aprovado um ofício do CBH-SMT ao DAIA-SMA informando que em nenhuma etapa o CBH-SMT foi sequer oficiado a respeito dos estudos que estavam sendo realizados, e ainda, solicitando que o DAIA envie todas as informações que obtiver junto ao empreendedor ao CBH-SMT.

Propostas aprovadas, feitas pela Secretária Executiva do CBH-SMT:

1)   Utilizar os recursos resultantes dos processos que foram excluídos para o planejamento e gestão do CBH-SMT, com os seguintes projetos entre outros:

a)Fazer o mais rapidamente possível um projeto para a capacitação dos membros do CBH-SMT;

b)Elaboração de projeto de apoio técnico à implantação da    agência de bacias;

c)Projetos para Cadastro de Usuários;

2)   Alteração de objeto da deliberação 86/01 referente ao recurso complementar para elaboração do Plano de Bacia, artigo 1º, redirecionando-o para revisão e complementação do Relatório Zero com as necessárias cartas georeferenciadas;

3)   Que o tomador dos recursos para elaboração desses projetos seja o CERISO;

4)   Que, por se tratarem de projetos de interesse para todo o CBH-SMT, fica eliminada a necessidade de contrapartida;

5)   Prorrogação de prazo de 90 dias para o projeto executivo da ETE Itanguá, pois o mesmo se encontra em análise no AT e ao mesmo tempo está vencendo o prazo contratual para início dos trabalhos.

Antes do encerramento e dos agradecimentos finais, a SOS Mata Atlântica, através da Dra. Rosely ( INEVAT), ofereceu a Estrada Parque como local da próxima reunião do CBh-SMT, dia 09/08. quando coincidirá o sexto aniversário da Estrada Parque com o sétimo aniversário do CBH-SMT.