Ata
da Assembléia Geral Ordinária de
10 de Fevereiro de
2.000 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo
Tiete
Ata da primeira Assembléia
Geral Ordinária de 2000 do CBH-BT- Comitê da Bacia Hidrográfica do
Baixo Tietê, convocada conforme Edital – OF. CBH-BT Circular 16/2000 de
10 de fevereiro de 2000, realizada nas dependências do Clube Social e
Recreativo de Bilac, r. Conceição, 768, a partir da nove horas e trinta
minutos do dia vinte e cinco de fevereiro de dois mil. Aberta as inscrições,
estiveram presentes quinze prefeitos, representando onze votos do Comitê;
mais dez votos da Sociedade Civil e nove votos dos Órgãos do Estado e
mais quarenta e oito participantes. O Secretário Executivo, eng. Luiz Otávio
Manfré, convidou para compor a mesa diretora dos trabalhos, os senhores:
Eng. Jorge de Faria Maluly – Presidente do CBH-BT, a Prefeita de Araçatuba
– Professora Germínia Dolce Venturolli, o Diretor do DAEE – Eng.
Lupercio Ziroldo Antonio, o Gerente Regional da CETESB- Eng. José Maria
Morandini Paoliello, o Diretor do DEPRN – Eng. José Olympio Salgado
Veiga, o Prefeito de Bilac- Prof. Jair Delazari e o Deputado Federal Dr.
Jorge Maluly Neto e a Arquiteta Selma de Fátima Figueiredo Rico,
representando a Sociedade Civil. Na seqüência, usaram a palavra: o
Presidente para as boas vindas e agradecimentos,
solicitando que os Órgãos de Estado e Sociedade Civil tenham
maior presença nas próximas reuniões; apresentou os valores disponíveis
para o Orçamento Fehidro 2000 e mais os retornos de financiamentos; fez
explanações das deliberações da Assembléia anterior; apresentou intenções
da CESP fomentar a recomposição de matas em parceria com o Comitê na área
de abrangência do reservatório de Três Irmãos; apresentou solicitação
da AALTI para que os prefeitos analisassem reivindicação para
racionalizar a pesca na região; apresentou programa que obteve junto à
Secretaria de Agricultura sobre a formação de consórcios entre seis
municípios para recuperação de estradas; colocou-se à disposição e
passou a palavra ao Prefeito Jair Delazari, anfitrião do evento que
agradeceu a presença de todos e disse que o Comitê tem auxiliado muito a
resolver os problemas de Bilac, que o Fehidro é um dos poucos organismos
que dispõe de recursos a fundo perdido para os pequenos municípios e
elogiou o dinamismo do Eng. Jorge de Faria Maluly. Em seguida usou a
palavra a Prefeita de Araçatuba para seus cumprimentos e solicitação de
especial atenção nos projetos apresentados por Araçatuba; teceu elogios
à administração do Presidente Jorge de Faria Maluly e passou a palavra
ao Deputado Federal Dr. Jorge Maluly Neto que disse estar sempre presente
às reuniões não só por ser seu filho o atual Presidente mas sim por
ver no Comitê o caminho para as soluções regionais; apresentou breve
balanço sobre a Agencia Nacional de Águas; alertou o Comitê para se
preparar para crescer, agradeceu a atenção de todos com os votos de
sucesso. Na seqüência manifestaram-se a Arq. Selma Rico, o Eng. Lupercio
Ziroldo Antonio, o Eng. José Maria Morandini Paoliello e o Eng. José
Olympio Salgado Veiga, todos para seus cumprimentos e assinalando que por
ser uma reunião de trabalho poderia encaminhar os temas diretamente.
Assim o Presidente deixou que os componentes da mesa voltassem ao plenário
e o Eng. Manfré passou a ler o Relatório da CT-PA que orienta a aplicação
de recursos do Fehidro para 2000. RELATÓRIO . Em reuniões da CT-PA CÂMARA
TÉCNICA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, realizadas em 14 e 21 de fevereiro
de 2000, nas dependências da AEAN- Araçatuba
e DAEE – Birigui, para análise dos Projetos apresentados até
31/01/2000, produziu o seguinte Parecer: 1 -
DEFINIÇÃO DE ROTINAS E PRÉ-REQUISITOS PARA APRESENTAÇÃO DE
PROJETOS A SEREM FINANCIADOS PELO FEHIDRO. Em conseqüência do PARECER TÉCNICO
aprovado pela Assembléia de 24/11/99 que recomenda no final de seu texto:
A CT-PA deve realizar reuniões para definir claramente os critérios para
apresentação dos projetos para o Orçamento 2000 e posteriores, em
virtude de os mesmos, muitas vezes não passarem de roteiros ou
ante-projetos de viabilidade, tornando quase impossível suas análises,
seus objetivos e custos. A Câmara Técnica de Planejamento e Avaliação
do CBH-BT define como pré requisitos e rotinas para análise e
encaminhamento dos Projetos a serem financiados pelo Fehidro. 1.1 -
A análise dos projetos será efetuada, preliminarmente, por Grupo
Técnico designado pelo Coordenador da CTPA, composto por membros da própria
Câmara, com formação específica na área de interesse. O objetivo do
referido grupo é o de analisar, com profundidade, as propostas e projetos
apresentados, observando a solução técnica proposta, orçamento,
cronograma e principalmente o enquadramento da proposta nas ações
prioritárias para o CBH-BT. O projeto, após essa análise será
encaminhado aos membros da CT-PA, que em reunião deliberará sobre a
aprovação ou não do mesmo; 1.2 - A
Instituição tomadora deverá pleitear o financiamento junto à
Secretaria Executiva do CBH-BT, através da apresentação da "FICHA
DE SOLICITAÇÃO DE RECURSOS - Pré-Enquadramento" e projeto básico
contendo todos os elementos necessários à análise;1.3 -
Para os projetos relacionados à Sistemas de Esgotamento Sanitário
ou de Resíduos Sólidos (Lixo), será exigido como pré-requisitos os
seguintes documentos: a - Regularidade do Sistema junto aos orgãos
Estaduais e Federais envolvidos (Licenciamento Ambiental, outorgas,
regularidade florestal,etc.), b -
Caso o Sistema esteja irregular, a instituição deverá
providenciar a sua regularização e somente após este fato, reapresentar
a proposta ao CBH-BT. 1.4 - Para os projetos ligados à Drenagem e
Controle de Erosão (Urbana e Rural) será exigido como pré-requisito a
apresentaçào de justificativa acompanhada de parecer técnico emitido
por orgão competente (DAEE, Sec. de Agricultura, DEPRN, IBAMA, ou outros
com comprovada ação na área ) que demonstre a real necessidade da obra
ou serviço para a Micro-Bacia envolvida. 1.5 - Para os projetos de ações
que objetivem o Manejo e Conservação de Solo será exigido como pré-requisito
a formalização de Consórcios Intermunicipais, ouvindo a Sec. da
Agricultura na definiçào de área de abrangência do mesmo. Será
priorizado o financiamento para compra de equipamentos (máquinas ) em
detrimento de horas/máquinas; 1.6 - Os projetos que atenderem os
presentes pré-requisitos, assim como os já anteriormente definidos pelo
CBH-BT e pelo COFEHIDRO, serão encaminhados à CTPA para as providências
regulamentares. Aqueles
que estiverem em desacordo, serão devolvidos à Instituição
solicitante, com as recomendações necessárias à sua regularização.
Após as providências para a sua regularização, se for de interesse da
Instituição, o mesmo deverá ser reapresentado, em data propícia, à
Secretaria Executiva. Não existirá mais a situação de "PENDENCIA
DE PROCESSO" no CBH-BT. 1.7
- O CBH-BT estará a partir de 2001, priorizando a liberação de recursos
para Consórcios Municipais que contemplem ações voltadas para a
implantação e gerenciamento de sistemas de Resíduos Sólidos (Lixo) e
de Manejo e Conservação de Solo; 1.8 -
O prazo máximo para Contratação, junto ao Agente Financeiro, será
de 180(cento e oitenta) dias após a aprovação do Projeto pela Assembléia
do CBH-BT. Findo este prazo e não efetivada a contratação, o projeto
deverá ser reapresentado à Secretaria Executiva, reiniciando o processo
e os recursos destinados voltarão ao Comitê para nova distribuição.
1.9 - Os projetos já aprovados pelo CBH-BT, até a presente data e anida
não contratados, terão 180
(cento e oitenta) dias contados a partir da data de 25/02/2000 para
assinatura junto à Instituição Financeira. Vencendo este prazo o
projeto será cancelado, devendo retornar aos procedimentos anteriores e o
valor alocado voltará ao Comitê para nova distribuição. 2 – Análise
das solicitações apresentadas até 31/01/00 na Secretaria Executiva:
Considerando o Orçamento Fehidro 2000 distribuído pela Delib. CRH 026/99
nos valores: R$ 825.261,71 e
R$ 279.681,71 para retornos
de reembolso em sub-conta, totalizando R$ 1.104.943,42. Foram apresentados
as seguintes solicitações :2.1. AALTI - Araçatuba: Solicita recurso
para Projeto - R$ 21.900,00 -Recursos para compra de barco, computador,
impressora, binóculo e pagamento de piloteiro – Fiscalização da
Pesca. Projeto não se
enquadra nas prioridades definidas pelo Comitê. Apresentação
insuficiente. Entidade deve se enquadrar em normas emitidas por Parecer
Jurídico do Governo de 31/12/99, sobre entidades Civis aptas a receberem
financiamento do FEHIDRO. 2.2.
AEAN – Araçatuba –Ass. dos Engenheiros da Alta Noroeste -
R$ 30.000,00 Recursos para aquisição de equipamentos para o Banco
de Dados do Turismo Regional: software, pilhas lítio-cádmio,
suprimentos, internet, fax, telefone sem fio, ventilador, binóculo. O
Banco de Dados de Turismo foi aprovado no Orç. 97 para Pref. de Araçatuba,
depois transferido para a AALTI- Contrato assinado em junho de 1999 no
valor de R$ 19.000,00. Encerrado. Os equipamentos encontram-se nas dependências
da Secretaria de Cultura de Araçatuba. Projeto atual menciona
genericamente as atividades a serem desenvolvidas. Não especifica
objetivamente os resultados que tais equipamentos beneficiarão. Não
especifica cronograma de resultados. A entidade proponente será analisada
pelo COFEHIDRO sobre aptidão jurídica. 2.3. ARAÇATUBA: Solicita recurso
para Projeto - R$ 10.000,00 - Recursos para desenvolvimento de Projeto
para Verba já aprovada no Programa- Projeto Integrado I – Proteção
dos Mananciais Hídricos do Rio Tietê.
Este projeto entrou no Comitê em fevereiro de 1996- Contrato
assinado em Nov/96. A CT-PA recomenda que se use parte da verba já
disponibilizada para a contratação de Projeto. 2.4. ARAÇATUBA: Solicita
recurso para Projeto - R$ 10.000,00 Recursos para desenvolvimento de
Projeto para Verba já aprovada no Programa- Projeto Integrado II –
Proteção dos Mananciais Hídricos do Rio Tietê.
Este projeto entrou no Comitê em Novembro de 1997 – O Contrato
ainda não foi assinado. Encontra-se no Agente Técnico para análises e
solicitações complementares. A
CT-PA recomenda que se use parte da verba já disponibilizada para a
contratação de Projeto. ASSOCIAÇÃO
dos Prod. Rurais da Micro Bacia do Córrego
R$ 74.620,00- Recursos para desenvolvimento de Projeto de conservação
do solo ribeirinho- plantio de árvores, cercas e Projetos. Projeto não
atende mínimos de exigência do Agente Técnico. Vide Projetos I e II de
Araçatuba e Flora Tietê, que se encontram há anos paralisados. Entidade
deve se enquadrar em normas emitidas por Parecer Jurídico do Governo
sobre entidades Civis aptas a receberem financiamento do FEHIDRO e critérios
do CBH-BT recomendados pela CT-PA. 2.6.
BARBOSA: Compra de Caminhão de Lixo
- R$ 76.800,00- Está inadimplente em projetos anteriores: Galeria
Orçamento 96 - Têrmo de Conclusão e Elevatória e Rede de Esgoto do Orçamento
97. O prazo de compromisso
para instalação de aterro já expirou e houve problema com nível de Lençol
Freático. Há necessidade de licenciamento da nova área. Ainda não foi
estabelecido pelo Comitê normas para aquisição de caminhão de lixo. O
Sistema deverá estar totalmente licenciado. O valor solicitado está
compatível com os custos normais podendo serem revistos. 2.7. BARBOSA: -
R$ 46.491,94 Rede de Esgoto Sanitário e Estação Elevatória-
Conjunto Habitacional Barbosa A. Está inadimplente em projetos
anteriores: Galeria Orçamento 96 - Termo de Conclusão e Elevatória e
Rede de Esgoto do Orçamento 97. O
prazo de compromisso para instalação de aterro já expirou e houve
problema com nível de Lençol Freático. Há necessidade de licenciamento
da nova área. O Sistema deverá estar totalmente licenciado. O valor
solicitado está compatível com os custos normais podendo serem revistos.
2.7. INSTITUTO FLORESTAL- R$ 25.000,00 -Levantamento da Vegetação
Natural e Reflorestamento e Constituição de Base Cartográfica
Georreferenciada da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê. Não constitui
prioridade do Comitê. Há o Relatório Zero em fase de término e análise
que norteará esses novos levantamentos. 2.8 CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO
RIBEIRÃO LAJEADO - R$
80.000,00 - Programa de conservação de estradas rurais. Locação de
1620 h máquinas a R$ 50,00/h, demolição e reconstituição de cercas. Não
especifica local, quais municipios, conjunto de proprietários,
contrapartidas de proprietários, anuência dos proprietários e prefeitos
envolvidos. Não apresenta projetos. Custo elevado de hora máquina. A
CT-PA observa e recomenda que para esse tipo de empreendimento que seja
repassado recurso para aquisição de máquina que pode extrapolar a
quantidade de horas alugadas, ficando a mesma inteiramente a serviço do
Consórcio. 2.9. BILAC: Galeria de Águas Pluviais
R$ 59.412,45 -Local Av. Antônio
Serafim – 1500 m. Projeto incompleto, sem detalhamento. Não apresenta
fotos dos locais. Os custos estão compatíveis com a realidade. 2.10.
BRAUNA: Galeria de Águas Pluviais R$
60.679,25 - Primeira vez que solicita recursos. Empreendimento entre o
Conjunto Habitacional e a Av. Barão do Rio Branco. Assoreamento do Córrego
Água Limpa. Existem fotos do local. Projeto incompleto. Custos compatíveis.
Orçamento pode ser reavaliado. 2.11. COROADOS: Conservação de estradas
rurais
R$ 70.968,00 Programa
de conservação de estradas rurais. Locação de máquinas para realização
de 8.600 m, demolição e reconstituição de cercas. Local: Estradas CRD
146, 148, 238, 339, 437. Não especifica conjunto de proprietários,
contrapartidas de proprietários, anuência dos proprietários. Custo de
hora máquina ausente. Não há fotos. A CT-PA observa e recomenda que
para esse tipo de empreendimento seja constituido Consórcio
Intermunicipal e repassado recurso para aquisição de máquina que pode
extrapolar a quantidade de horas alugadas, ficando a mesma inteiramente a
serviço do Consórcio. Prefeito optou por deixar esta solicitação para
próximo orçamento. 2.12. LAVÍNIA: Galeria de Águas Pluviais R$ 66.225,00 -
Ruas Ver. Dirceu José Magalhães , saindo da rua Araribá em direção a
rua Ver. Rui Maia. Não há projetos executivos ou básico. Existem fotos
dos locais. O orçamento está compatível com custos unitários da região,
podendo ser reavaliado pelo Agente Técnico. Tem recursos do Orç. 1999-
R$ 40.000,00 p/ estação elevatória de esgoto, ainda não contratada.
2.13. MIRANDÓPOLIS: Galeria de Águas Pluviais - R$ 41.867,20 - Bairro
Santa Rosa- Segunda etapa. Existe projeto. Orçamento está compatível
com os custos unitários praticados na região. Não há fotos. Do Orç.
Fehidro ainda está aberto emissário, aterro sanitário e galeria. (98 e
99). 2.14. MIRANDÓPOLIS: Galeria de Águas Pluviais. R$ 240.000,00 -
Jardim Aeroporto. Existe projeto. Orçamento está compatível com os
custos unitários praticados na região. Não há fotos. Do Orç. Fehidro
ainda está aberto emissário, aterro sanitário e galeria. (98 e 99).
Prefeito retirou da pauta em virtude de não haver recursos suficientes.
2.15. MONÇÕES: Galeria de Águas Pluviais
R$ 49.305,00 - Conjunto habitacional Monções A – CDHU. Não há
projeto nem fotos. Orçamento deverá ser reavaliado pelo Agente Técnico.
Primeira vez que solicita recursos ao Fehidro. 2.16. PEREIRA BARRETO:
Galeria de Águas Pluviais. R$ 80.000,00 - Jardim Imperatriz. Possui
projeto. Não há fotos. O orçamento
deverá ser reavaliado pelo Agente Técnico. Assinou em Fev.2000 contrato
de Galeria do Orç. 1999. 2.17. ZACARIAS: Galeria de Águas Pluviais. R$
44.529,60 - Complementação das ruas Regente Feijó, São Paulo, Av. 12
de Março e Av. 9 de Julho. Há projeto. Fotos ausentes. Orçamento compatível
com custos unitários praticados na região. Orçamento deverá ser
reavaliado pelo Agente Técnico. Prestou contas dos recursos já
disponibilizados. Há contrato do Orç. 1999-Galeria. 2.18. ZACARIAS:
Galeria de Águas Pluviais R$ 48.535,68 - Jardim Primavera e Bairro Alto
Boa Vista. Há projeto. Fotos ausentes. Orçamento compatível com custos
unitários praticados na região. Orçamento deverá ser reavaliado pelo
Agente Técnico. Prestou contas dos recursos já disponibilizados. Há
contrato do Orç. 1999-Galeria. 2.19. PENÁPOLIS: Galeria de Águas
Pluviais. R$ 13.516,92 - Prolongamento da galeria na avenida João Antônio
de Castilho. Há projeto. Fotos ausentes. Orçamento compatível com
custos unitários praticados na região. Orçamento poderá ser reavaliado
pelo Agente Técnico. Prestou contas dos recursos já disponibilizados. Orç.
Fehidro 1999- Galeria ainda não contratada. Pleiteia recursos
correspondente a 50% do valor pago como reembolso. (aprovado na Assembléia
de 24/11/99) .20. PENÁPOLIS: Galeria de Águas Pluviais. R$ 81.024,80
Prolongamento da galeria – Santa Terezinha .Projetos incompletos, sem
detalhamentos, dimensões etc. Fotos ausentes. Orçamento compatível com
custos unitários praticados na região. Orçamento poderá ser reavaliado
pelo Agente Técnico. Prestou contas dos recursos já disponibilizados. Orç.
Fehidro 1999- Galeria ainda não contratada. Pleiteia recursos
correspondente a 50% do valor pago como reembolso. (aprovado na Assembléia
de 24/11/99) . 2.21. PENÁPOLIS: Galeria de Águas Pluviais.
R$ 58.749,01 - Av.
Quaresmeiras e rua Alvorada. Projeto incompleto. Há fotos. Orçamento
compatível com custos unitários praticados na região. Orçamento poderá
ser reavaliado pelo Agente Técnico. Prestou contas dos recursos já
disponibilizados. Orç. Fehidro 1999- Galeria ainda não contratada.
Pleiteia recursos correspondente a 50% do valor pago como reembolso.
(aprovado na Assembléia de 24/11/99). 2.22. VALPARAISO: Galeria de Águas
Pluviais.
R$ 118.979,04 - Bairro Santa Casa- Conj. Hab. Pedro Samuel da
Silva. Projeto incompleto. Há fotos dos locais afetados. Orçamento
compatível com custos unitários praticados na região. Orçamento poderá
ser reavaliado pelo Agente Técnico. Prestou contas dos recursos já
disponibilizados. Orç. Fehidro 1999- Aterro Sanitário ainda não
contratado. Pleiteia recursos correspondente a 50% do valor pago como
reembolso. (aprovado na Assembléia de 24/11/99). 2.23. VALPARAISO:
Galeria de Águas Pluviais. R$ 50.742,89 - Prolongamento da rua Humberto
de Alencar Castelo Branco. Projeto incompleto. Há fotos dos locais
afetados. Orçamento compatível com custos unitários praticados na região.
Orçamento poderá ser reavaliado pelo Agente Técnico. Prestou contas dos
recursos já disponibilizados. Orç. Fehidro 1999- Aterro Sanitário ainda
não contratado. Pleiteia recursos correspondente a 50% do valor pago como
reembolso. (aprovado na Assembléia de 24/11/99). 2.24. COROADOS:
Galeria de Águas Pluviais
R$ 53.040,36 - Rua 18 de abril, trecho entre Av. rui Barbosa
e Rodrigues Alves. Projeto incompleto, sem detalhamentos. Não há fotos.
Orçamento está compatível com custos unitários praticados na região e
poderá ser reavaliado pelo Agente Técnico. Prestou contas dos recursos já
utilizados. Orç. 1999 – Contrato assinado com Banespa. 2.25. NOVA
CASTILHO: Rede Coletora de Esgoto
R$ 30.000,00 - Conjunto Habitacional Nova Castilho A e B. Projetos
incompletos. Não há fotos .Orçamento está compatível com custos unitários
praticados na região e poderá ser reavaliado pelo Agente Técnico.
Orç. 1999- Estação Elevatória ainda não contratada. Deverá
possuir licenciamento total dos sistemas de esgotamento e lixo. 2.26.
INSTRUMENTOS LEGAIS DE POLÍTICA URBANA: R$
68.500,00 - Plano diretor municipal, Lei de uso e ocupação do
solo, Código de Obras, Código de Posturas, Lei ou Regulamento a explotação
no município. Bilac R$ 7.500,00
- Brejo Alegre
R$ 7.500,00 -
Glicério
R$ 7.500,00 -
José Bonifácio R$ 16.000,00
– Promissão R$ 18.000,00 - Valparaiso
R$ 12.000,00. 2.26. ARAÇATUBA:
Aterro Sanitário
R$ 340.000,00 - Projeto integrado de destinação final de resíduos
sólidos. Projetos incompletos. Orçamento compatível com custos
regionais e poderá ser reavaliado pelo Agente Técnico.
Não há fotos dos locais. Existem dois Projetos de Recomposição
de Matas e combate a erosão – o primeiro de 1996 com Contrato assinado
e ainda sem prestar contas finais e outro de 1997 ainda não possui
contrato assinado. A Prefeitura Municipal de Araçatuba solicita
cancelamento do Projeto Integrado II e que aqueles recursos sejam
reaplicados no Sistema de Aterro Sanitário.
R$ 107.000,00 . 2.27. TURIUBA: Aterro Sanitário em Valas
R$ 10.000,00 - Não há ficha de pré enquadramento. Não há
projeto, nem orçamento, apenas uma solicitação. Existe um projeto do orç.
1999- Galeria que ainda não tem contrato assinado. Há necessidade de
licenciamento total do esgoto e lixo. 2.28. ANDRADINA: Usina de Reciclagem
e Compostagem de Lixo- R$
265.551,60 - Não há ficha de pré enquadramento. Projeto incompleto. Orçamento
deverá ser analisado pelo Agente Técnico e poderá ser reavaliado. Orç.
1998 – Emissário de Esgoto ainda não teve seu contrato assinado. Orç.
1999 – Estação elevatória – não tem contrato assinado. 2.29.
BRAUNA: Aterro Sanitário em Valas R$ 24.204,77 - Não há ficha de pré enquadramento. Projeto
incompleto. Orçamento deverá ser reavaliado pelo Agente Técnico. Há
Licença de instalação da CETESB. Primeira vez que solicita recursos ao
Comitê. Após a apresentação do Relatório contendo um resumo dos itens
recomendados para financiamento e seus respectivos valores, foi concedida
a palavra ao plenário sobre o Parecer da Câmara Técnica de Planejamento
e Avaliação. Inscreveram-se a AEAN-Banco de Dados de Turismo Regional,
através do Arq. Mauro Rico que explanou sobre o empreendimento e
justificou os custos e programas. Na sequencia foi interrogada sobre o
Cronograma da disponibilização desses dados aos interessados e que
deveria ser apresentado junto à formalização do pedido, ficando a cargo
do Agente Técnico a análise. Posto em votação foi aprovado com a
ressalva de conter os prazos para consulta de dados. Em seguida a
Prefeitura de Araçatuba através da Sra. Prefeita que passou a palavra ao
Arq. Arno, justificou a solicitação para o Aterro Sanitário, informou
que a produção de lixo de Araçatuba representa mais de 44% do total do
Comitê; explanou sobre o significado desse empreendimento; que o projeto
precisa de no mínimo R$ 340.000,00; apresentou a desistência formal da
Prefeitura de Araçatuba sobre Projeto Integrado II – Proteção dos
Mananciais Hídricos do Rio Tietê no valor de R$ 107.000,00 para que o
Plenário autorizasse que aquela verba fosse acrescentada à deliberada
pela Assembléia de hoje para o Aterro Sanitário. Posto em votação em
duas etapas: Primeiro sobre a realocação de verbas do Projeto Integrado
II para o Aterro Sanitário, foi aprovado por unanimidade. Segundo sobre a
complementação de verba: houve discussões, a Prefeita Rosemir de Glicério
informou que cada município possui seus problemas relativamente ao seu
tamanho, que era contraria a dar mais verbas para Araçatuba em detrimento
aos demais municipios. Após as discussões, o Presidente fez considerações
que o Plenário era soberano para decidir e apresentou como sugestão que,
pelas razões apresentadas, Araçatuba recebesse o total de R$ 337.000,00
incluindo a realocação deliberada, ficando cerca de R$ 100.000,00 (cem
mil reais) para nova deliberação do Comitê em projetos relativo a
tratamento de lixo para aqueles municipios que ainda não têm. Desta
forma posto em votação foi aprovado por unanimidade. Em seguida foi lida
e colocada em votação a Deliberação 15/2000, que foi aprovada por
unanimidade como segue: DELIBERAÇÃO 15/2000 de 25/02/2000 - Aprova
Aplicação de Recursos
Financeiros do FEHIDRO para parte do Orçamento 2000 e Retornos de
Reembolso de Financiamentos e dá outras providências. O CBH-BT reunido
em Assembléia Geral na cidade de Bilac e após análise do Parecer Técnico
da CT-PA – Câmara Técnica de Planejamento e Avaliação que priorizou
e pontuou os projetos para receberem financiamento a fundo perdido de
parte das verbas do Orçamento FEHIDRO 2000 e Retornos de Reembolso de
Finanaciamentos em sub-conta do Comitê, atendendo parte da Deliberação
14/99 de 25/11/99, DELIBEROU: DELIBERAÇÃO
15/2000 de 25/02/2000 : Art. 1°
- Fica aprovada a aplicação de recursos no valor de R$ 80.000,00
(oitenta mil reais) no PDC 1- Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos,
para os seguintes empreendimentos, na sequência (Tomador – Nome do
Projeto - Valor solicitado ao
FEHIDRO – respectivamente: AEAN-Associação dos Engenheiros da Alta
Noroeste de Araçatuba – Complementação do Banco de Dados de Turismo
Regional – R$ 30.000,00; Prefeitura Municipal de BILAC – Instrumentos
Legais de Política Urbana e Ambiental – R$ 5.500,00; Prefeitura
Municipal de BREJO ALEGRE – Instrumentos Legais de Política Urbana e
Ambiental – R$ 5.500,00; Prefeitura Municipal de GLICÉRIO –
Instrumentos Legais de Política Urbana e Ambiental – R$ 5.500,00;
Prefeitura Municipal de JOSÉ BONIFÁCIO – Instrumentos Legais de Política
Urbana e Ambiental – R$ 11.500,00; Prefeitura Municipal de PROMISSÃO
– Instrumentos Legais de Política Urbana e Ambiental – R$ 13.500,00;
Prefeitura Municipal de VALPARISO – Instrumentos Legais de Política
Urbana e Ambiental – R$ 8.500,00. Art. 2°
- Fica aprovada a aplicação de recursos no valor de R$ 431.000,00 no PDC
3 – Serviços e Obras de Conservação, Proteção e Recuperação da
Qualidade dos Recursos Hídricos para os seguintes interessados (Tomador
– Nome do Projeto – Valor Solicitado ao FEHIDRO ) respectivamente:
Prefeitura Municipal de ANDRADINA – Usina de Reciclagem de Lixo – R$
54.000,00 (cinquenta e quatro mil reais) ; Prefeitura Municipal de ARAÇATUBA
– Aterro Sanitário – R$ 337.000,00 (trezentos e trinta e sete mil
reais) ;Prefeitura Municipal de BRAUNA – Aterro Sanitário em Valas –
R$ 15.000,00 (quinze mil reais); Prefeitura Municipal de NOVA CASTILHO –
Rede Coletora de Esgoto – Conjunto Habitacional Nova Castilho
A e B - R$ 15.000,00 (quinze mil reais); Prefeitura Municipal de
TURIUBA – Aterro Sanitário em Valas – R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Art. 3°-
Fica aprovada a aplicação de recursos no valor de R$ 672.304,77
(seiscentos e setenta e dois mil, trezentos e quatro reais e setenta e
sete centavos), sendo R$ 400.000,00 do Orçamento 2000 e R$ 272.304,77 de
Retorno de Financiamentos, no
PDC- 9 – Prevenção e Defesa contra a Erosão do Solo e o Assoreamento
dos Corpos d’água : (Tomador – Nome do Projeto – Valor Solicitado
ao FEHIDRO) respectivamente para: CONSÓRCIO DO RIBEIRÃO LAJEADO –
Conservação de estradas vicinais- aquisição de equipamentos – R$
80.000,00 (oitenta mil reais); Prefeitura Municipal de BILAC – Galeria
de Águas Pluviais na Av. Antônio Serafim- R$ 40.000,00 (quarenta mil
reais); Prefeitura Municipal de BRAUNA
– Galeria de Águas Pluviais, entre COHAB e Av. Barão do Rio
Branco - R$ 40.000,00 (quarenta mil reais); Prefeitura Municipal de
COROADOS – Galeria de Águas Pluviais, rua 18 de abril, Rui Barbosa e
Rodrigues Alves - R$ 40.000,00 (quarenta mil reais); Prefeitura Municipal
de LAVÍNIA – Galeria de Águas Pluviais, rua Dirceu José Magalhães -
R$ 40.000,00 (quarenta mil reais); Prefeitura Municipal de MIRANDÓPOLIS
– Galeria de Águas Pluviais, Jardim Santa Rosa, segunda etapa - R$
40.000,00 (quarenta mil reais); Prefeitura Municipal de MONÇOES –
Galeria de Águas Pluviais, COHAB Monções A - R$ 30.000,00 (trinta mil
reais); Prefeitura Municipal de PEREIRA BARRETO – Galeria de Águas
Pluviais, Bairro Imperatriz - R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais);
Prefeitura Municipal de ZACARIAS – Galeria de Águas Pluviais, Jardim
Primavera Bairro Alto Boa Vista - R$ 40.000,00 (quarenta mil reais);
Prefeitura Municipal de PENÁPOLIS (Benefício Assembléia 24/11/99) –
Galeria de Águas Pluviais, prolongamento da galeria na Av. João Antônio
de Castilho - R$ 13.516,92 (treze mil quinhentos e dezesseis reais e
noventa e dois centavos); Prefeitura Municipal de PENÁPOLIS (Benefício
Assembléia 24/11/99) –
Galeria de Águas Pluviais, Av. Quaresmeiras e Rua Alvorada – R$
58.784,01 (cinquenta e oito mil, setecentos e oitenta e quatro reais e um
centavo); Prefeitura Municipal de PENÁPOLIS (Benefício Assembléia
24/11/99) – Galeria de Águas
Pluviais, Jardim Santa Terezinha – R$ 81.024,80 (oitenta e um mil, vinte
e quatro reais e oitenta centavos); Prefeitura Municipal de VALPARAISO
(Benefício Assembléia 24/11/99) – Galeria de Águas Pluviais, Bairro
Santa Casa e COHAB Pedro Samuel da Silva - R$ 118.979,04 (cento e dezoito
mil novecentos e setenta e nove reais e quatro centavos). Art. 4°
- Os tomadores deverão cumprir todos as recomendações do Manual de
Procedimentos do COFEHIDRO e demais exigências estabelecidas pelo CBH-BT
através da sua Secretaria Executiva, bem como dos Agentes Técnicos
envolvidos, cumprindo integralmente os cronogramas e prazos. Art. 5°
- Os Tomadores que se beneficiarem das deliberações da Assembléia de
24/11/99 – reaplicação de 50% dos valores reembolsados
de financiamentos relativos aos Orçamentos FEHIDRO 95 e 96 –
deverão apresentar os demonstrativos de pagamento das respectivas
parcelas para análise da Secretaria Executiva. Art. 6°
- A análise dos projetos a serem apresentados futuramente, será efetuada
preliminarmente, por Grupo Técnico designado pelo Coordenador da CTPA,
composto por membros da própria Câmara, com formação específica na área
de interesse, sendo analisado, com profundidade, as propostas e projetos
apresentados, observando a solução técnica proposta, orçamento,
cronograma e principalmente o enquadramento da proposta nas ações
prioritárias para o CBH-BT. § Único: O projeto, após essa análise será
encaminhado aos membros da CT-PA, que em reunião deliberará sobre a
aprovação ou não do mesmo; Art. 7º - A
Instituição tomadora deverá pleitear o financiamento junto à
Secretaria Executiva do CBH-BT, através da apresentação da "FICHA
DE SOLICITAÇÃO DE RECURSOS - Pré-Enquadramento" e projeto básico
contendo todos os elementos necessários à análise; Art. 8º
- Para os projetos
relacionados à Sistemas de Esgotamento Sanitário ou de Resíduos Sólidos
(Lixo), será exigido como pré-requisitos os
documentos de Regularidade do Sistema junto aos orgãos Estaduais e
Federais envolvidos (Licenciamento Ambiental, Outorgas, Regularidade
Florestal, e outros a critério do Comitê). § Único:
- Caso o Sistema
esteja irregular, a instituição deverá providenciar a sua regularização
e somente após este fato, reapresentar a proposta ao CBH-BT. Art. 9º -
Para os projetos ligados à Drenagem e Controle de Erosão (Urbana e
Rural) será exigido como pré-requisito a apresentaçào de justificativa
acompanhada de parecer técnico emitido por orgão competente, como DAEE,
Secretaria de Agricultura, DEPRN, IBAMA, ou outros com comprovada ação
na área que demonstre a real
necessidade da obra ou serviço para a Micro-Bacia envolvida. Art. 10
- Para os projetos de ações que objetivem o Manejo e Conservação de
Solo será exigido como pré-requisito a formalização de Consórcios
Intermunicipais, ouvindo a Sec. da Agricultura na definiçào de área de
abrangência do mesmo. § Único: Será
priorizado o financiamento para compra de equipamentos (máquinas ) em
detrimento de contratação de horas/máquinas; Art. 11 - Os projetos que
atenderem os presentes pré-requisitos, assim como os já anteriormente
definidos pelo CBH-BT e pelo COFEHIDRO, serão encaminhados à CT-PA para
as providências regulamentares, e os que estiverem em desacordo serão
devolvidos à Instituição solicitante, com as recomendações necessárias
à sua regularização. Art. 12 - O
prazo máximo para contratação, junto ao Agente Financeiro, será de
180(cento e oitenta) dias após a aprovação do Projeto pela Assembléia
do CBH-BT. § Único: Findo este prazo e não efetivada a contratação, o
projeto será cancelado, devendo ser reapresentado à Secretaria
Executiva, reiniciando o processo e os recursos alocados voltarão ao
Comitê para nova distribuição. Art. 13 - Os projetos já aprovados pelo
CBH-BT, até a presente data e anida não contratados,
terão 180 (cento e oitenta) dias contados a partir da data de
publicação desta Deliberação para assinatura junto à Instituição
Financeira. § Único: Vencendo este prazo o projeto será cancelado,
devendo retornar aos procedimentos anteriores e o valor alocado voltará
ao Comitê para nova distribuição. Art. 14 -
Fica estabelecido o dia 20/04/2000 (vinte de abril de dois
mil) como data limite para recebimento de projetos relativos ao tratamento
de lixo para uso de restante de verbas do Orç. 2000 no valor de R$
100.000,00. Art. 15 - Esta Deliberação entra em vigor na data de publicação
no Diário Oficial do Estado de São Paulo . Após a votação por aclamação
unanime da presente Deliberação, o Secretário Executivo leu a relação
dos Processos que se encontram aguardando algum tipo de documento e
solicitou aos Tomadores que acionem seus assessores para viabilizarem
dentro do prazo previsto. Agradeceu
a presença de todos e passou a palavra ao Presidente que conclamou todos
a cumprirem as deliberações do Comitê, agradeceu a todos e como ninguem
mais quizesse fazer uso da palavra deu
por encerrada a Assembléia, cuja ATA deverá ser publicada no DO. Prefeitos
Presentes Jorge
de Faria Maluly
Mirandópolis Germinia
Dolce Venturolli
Araçatuba Jair
Delazari Bilac Nain
Berg Oliva Zacarias Orquicenso
Silva
Brejo Alegre Rosemir
Ap. Toresan Eid
Glicério Miguel
Rossi
José Bonifácio Maria
de Lourdes Marques Melo
Valparaiso Adão
Severino Gomes
Castilho José
Paulo Beltran
Coroados Washington
Luiz de Oliveira
Pereira Barreto Jesus
José Francisco
Monções Francisco
Guerreiro
Brauna Ernesto
Bartolomeu
Nova Luzitânia Representantes
Prefeitura Penápolis Buritama Barbosa Lourdes Deputado Dr. Jorge Maluly Neto Representante
do Dep. Est. Milton Flávio
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