ATA DA 42a ASSEMBLÉIA PÚBLICA ORDINÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRA DE IGUAPE E LITORAL SUL - CBH-RB, de 08/05/2004.

 

Aos oito dias do mês de maio do ano dois mil e quatro, no Auditório KKKK, da UNESP – Unidade Diferenciada de Registro, localizada à av. Pref. Jonas Banks Leite, 57, centro, em Registro/SP, realizou-se a 42a Assembléia Pública Ordinária do CBH-RB, com a seguinte Ordem do Dia: 1) Abertura; 2) Informes Gerais da Secretaria Executiva; 3) Leitura e aprovação da ata da reunião anterior (30/01/04); 4) Informes sobre a situação de andamento dos projetos “Sistema de Informações” e “Atualização do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos” da UGRHI 11, em desenvolvimento pela FUNDESPA; 5) Eleição para composição do quadro de membros do segmento da sociedade civil organizada, para o biênio 2004-2005; 6) Eleição do vice-presidente, escolhido entre os recém empossados representantes da sociedade civil organizada; 7) Composição das Câmaras Técnicas de Planejamento e Gerenciamento (CT-PG), Saneamento (CT-S), Outorgas e Licenças (CT-OL) e da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (CT-APRM); 8) Informações Gerais; 9) Encerramento. Na recepção, os Srs. membros, convidados e visitantes receberam cópia do Edital, e a Mesa de trabalhos foi composta pelos Senhores Décio José Ventura, Arlei Benedito Macedo e Ney Akemaru Ikeda, respectivamente Presidente, Vice-Presidente e Secretário Executivo do CBH-RB, e pelo Sr. Edison Luiz de Almeida, neste ato representando o Sr. Samuel Moreira da Silva Júnior, Prefeito Municipal de Registro. Procedendo a Abertura (item 1 da Pauta), o Sr. Presidente cumprimentou a todos e passou a palavra ao Sr. Almeida, que, na condição de anfitrião, cumprimentou os presentes, desejando  sucesso nos  trabalhos do dia. Retomando a palavra, o Sr. Presidente leu a Ordem do Dia e anunciou o item 2 da Pauta (“Informes Gerais da Secretaria Executiva”), solicitando a participação do Sr. Secretário Executivo, doravante denominado simplesmente Secretário, que comunicou os expedientes protocolados na Secretaria Executiva, no período compreendido desde a última Assembléia até a presente data, deixando os materiais disponíveis aos interessados para consulta, enumerou os materiais remetidos aos membros antecipadamente e os entregues na recepção deste evento. Dando prosseguimento, e verificando a falta de quorum naquele momento, o Sr. Presidente inverteu a ordem da pauta e anunciou o item 4 (projetos “Sistema de Informações” e “Atualização do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos”), sobre os quais o Prof. Arlei Macedo iniciou a exposição lembrando que a execução dos trabalhos é do próprio Comitê, acompanhada pela Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento, com o apoio técnico do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e apoio administrativo da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas - FUNDESPA , sendo esta a responsável pelos contratos perante a instituição financeira, dada a impossibilidade do Comitê formalizá-los diretamente, em razão de não possuir personalidade jurídica própria. Apresentou o cronograma físico dos projetos para informar a situação de andamento das atividades, dentre as quais destacou os contatos feitos com as prefeituras e a conclusão do “Curso de Geoprocessamento e Banco de Dados” ministrado para a 1a turma, nos dias 05, 06 e 07 desta semana, que contou com 35 participantes. Comunicou que já está recebendo inscrições, na sede local da FUNDESPA, com a Srta. Dominique Pereira Molon, para a formação da 2a turma. Solicitou a todos a participação no processo de desenvolvimento, manifestando a expectativa de que o produto almejado será melhor que o viabilizado pelo Relatório anterior, além de considerar o procedimento politicamente mais adequado, por possibilitar a “construção” com a participação de pessoas e profissionais compromissados com os interesses da Bacia. Expôs a preocupação de formatar o Plano da Bacia com o fim de definir diretrizes das ações para a aplicação dos recursos de investimento já para o próximo exercício, e que, por essa razão, havia discutido e definido em reunião da Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento – CT-PG a necessidade de receber as contribuição de todos os membros para delinear os tópicos dos temas a serem abordados na Atualização do Relatório de Situação. Informou que a Secretaria Executiva emitiu circular solicitando a todos os membros do Comitê o encaminhamento de sugestões até 30/04, e lamentou a total ausência de manifestação. Sugeriu, portanto, expondo o índice do Relatório “Zero”, que os presentes manifestassem propondo sugestões ainda durante esta Assembléia. Seguiram-se então manifestações do plenário, que trataram de sugestões de alteração da ordem da disposição de alguns itens, além da inclusão de outros, tais como: “correntes marítimas”, que deverá ser tratado como “caracterização do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia”, “dados demográficos” com ênfase para as peculiaridades do Vale do Ribeira, “caracterização sócio-diversidade”,  “situação e regularização fundiária”, “saúde pública”, entre outros, com ocorrência de discussões conceituais com relação a caracterização sócio-diversidade que estaria se referindo à situação definida por ações antrópicas ocorridas no passado, não retratando a situação atual, ou, ainda, se os sítios arqueológicos devem ser tratados no tópico da caracterização física ou sócio-econômica, enfim. Verificou-se todavia, embora considerando a necessidade de se formatar rapidamente esta etapa preliminar do contexto do Relatório, a impossibilidade de viabilizá-la durante o evento, face à exigüidade de tempo, pois havia outros itens da pauta a serem discutidos. Decidiu-se, então, que os interessados em apresentar sugestões para o aprimoramento do índice dos temas a serem considerados no Relatório devem encaminhar rapidamente, por escrito, à Secretaria Executiva. Miguel Vero, da Prefeitura de Ilha Comprida, ao ser esclarecido pelo Prof. Arlei de que a equipe de trabalho da FUNDESPA é formada por uma técnica florestal, dois alunos da Economia da USP e dois da Economia da Sociedade de Cultura e Educação do Litoral Sul – SCELISUL , sugeriu a participação de profissional que possa atuar na área de redação, a fim de que o texto permita a fiel tradução das propostas técnicas pretendidas. Na seqüência, já com o quorum assegurado, o Sr. Presidente voltou ao item 3 (“Leitura e aprovação da ata da reunião anterior”) e submeteu a ata da 41a Assembléia Ordinária, de 30/01/04, à apreciação do plenário, que a aprovou na íntegra por unanimidade, com dispensa de sua leitura. Passando para o item 5 (Eleição de representantes da sociedade civil), o Sr. Presidente destacou que estão em condições de participar do pleito os representantes de entidades credenciadas até o dia 30/04/04, e que aqueles que não conseguirem vaga no quadro de membros neste momento, bem como os representantes de entidades cadastradas ao longo da existência do Comitê, podem e devem continuar participando das atividades e prestando a sua parcela de colaboração nas questões afetas aos recursos hídricos. O Sr. Vice-Presidente, que coordenou a reunião de entendimentos entre seus pares da sociedade civil, ocorrida preliminarmente a esta Assembléia, entregou a relação de representantes definidos nessa reunião ao Sr. Secretário, que, por sua vez, apresentou para conhecimento dos presentes o quadro de membros titulares e respectivos suplentes do segmento da sociedade civil para o biênio 2004-2005, que ficou assim constituído: no grupo 1 (“Universidades, institutos de ensino superior, entidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e associações técnicas não governamentais”) foram eleitos o Instituto de Geociências da USP (titular), representado por Arlei Benedito Macedo; a Assoc. dos Engenheiros e Arquitetos do V. Ribeira (suplente), representada por Heider Geraldo Ribeiro; a Assoc. Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES (titular), representada por José Cândido Macedo Filho; e a Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas – FUNDESPA (suplente), representada por  Dominique Pereira Molon; no grupo 2 (“Usuários das águas, representados por associações de produção”) foram eleitos:  a Associação dos Mineradores de Areia do V. Ribeira (titular), representada por Ricardo César Bertelli Cabral; Assoc. Produtores de  Flores, Mudas e Plantas do V. Ribeira – AFLOVAR (titular), representada por Rubens Takeshi Shimizu; Assoc. dos Produtores Agropecuários do Bairro Quatinga (titular), representada por Yoshitsugu Yanaguisawa. Nota: o grupo 2 contempla 3 vagas, mas como houve a participação de somente 3 entidades, cada uma terá direito a indicação também de seus suplentes. No grupo 3 (“Usuários das águas, representados por associações comunitárias de moradores”) foram eleitos:  Associação Quilombo de Ivaporunduva (titular), representada por José Rodrigues da Silva; Sociedade Amigos do Bairro Pedrinhas (suplente), representada por Manoel Fernando de Oliveira Lisboa; Assoc. Remanescentes de Quilombo de São Pedro (titular), representada por Antonio Carlos Nicomedes; Cáritas Brasileira – Regional São Paulo (suplente), representada por Maria Aparecida da Silva; Mitra Diocesana de Registro (titular), representada por Raul da Silva Tavares; Irmãs de Jesus Bom Pastor – Pastorinhas (suplente), representada por Maria Sueli Berlanga; Assoc. Remanescentes Quilombo do Bairro Pedro Cubas (titular), representada por Antonio Benedito Jorge; Assoc. Remanescentes Quilombo do Bairro André Lopes (suplente), representada por André Luiz Pereira de Moraes; no grupo 4 (“Sindicato e entidades de classe”) foram eleitos: Sindicato dos Bancários do Vale do Ribeira (titular), representado por Ulisses Nóbrega; Sindicato dos Trabalhadores da Saúde – SINDSAÚDE (suplente), representado por Eurico Gonçalves da Silva; Sindicato dos Trabalhadores em Segurança e Vigilância (titular), representado por Djalma Antunes de Oliveira; Sindicato Trabalhadores em Comércio Hoteleiro (suplente), representado por Ernando Miranda da Silva; Assoc. Comercial e Industrial e Profissionais Liberais da Ilha Comprida –ACIPLIC (titular), representada por Armando Vieira dos Santos; Ordem dos Advog. Brasil Subsecção Registro (suplente), representada por Roberto Franco de Oliveira Canto; no grupo 5 (“Entidades ambientalistas”) foram eleitos: Assoc. Nascentes das Águas Puras – ANAP (titular), representada por Morrow  Gaines Campbell, III; Instituto Sócioambiental – ISA (suplente), representado por Nilto Ignácio Tatto; Associação Serrana Ambientalista – ASA (titular), representada por Antonio Eduardo Sodrzeieski; e Associação Amigos do Rio Juquiá (suplente), representada por Antonio Cabral Muniz. Após a apresentação dos componentes, o Sr. Presidente submeteu o novo quadro à votação do Plenário, que o aprovou por unanimidade. Passando para o item 6 (“eleição do Vice-Presidente”), o Sr. Secretário solicitou manifestação dos componentes do quadro recém empossados. O Sr. Ulisses Nóbrega, do Sindicato dos Bancários, disse que durante as discussões para a escolha dos membros foi apresentado o nome do Prof. Arlei, em razão de sua ativa participação na vice-presidência na atual gestão, bem como em outros setores como na coordenação do Grupo Setorial de Gerenciamento Costeiro, Câmaras Técnicas, enfim, e que o grupo referendou o seu nome, com uma única abstenção, para a continuidade no cargo. Diante disso, o Sr. Presidente submeteu à votação do Plenário, que aprovou a indicação por unanimidade. O Prof. Arlei agradeceu os votos de confiança, disse estar ciente da responsabilidade e externou a expectativa de desenvolvimento de trabalhos visando a melhoria da qualidade de vida da população. Em prosseguimento, já no item 7 (“Composição das Câmaras Técnicas”), o Sr. Secretário lembrou da dificuldade de definir a composição no momento face à necessidade de ampla consulta, inclusive aos membros e representantes de órgãos e entidades ausentes. O Sr. Jiro Hiroi, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de S. Paulo – SABESP, reportando à última reunião da Câmara Técnica de Saneamento, da qual é coordenador, disse que a questão da renovação do quadro de membros foi discutida e definida a proposta de consultar as instituições, cujos representantes têm faltado sistematicamente aos seus compromissos, sobre o interesse de continuar participando do grupo. Contrariando essa posição, o Sr. Miguel Vero propõe a verificação do quadro de freqüência para fazer valer o regulamento existente para, quando for o caso, exigir a substituição do representante, de forma a permitir a inclusão daqueles que querem participar. O Sr. Jiro lembra que a eventual “retirada” dos faltosos não garante a continuidade dos trabalhos. O Sr. Antonio Eduardo Sodrzeieski, da Associação Serrana Ambientalista, chamou atenção para o fato do rigor do regulamento valer, na prática, somente para os componentes do segmento da sociedade civil, pois é difícil punir representantes municipais e de órgãos estaduais. O Sr. Presidente, na condição de representante do segmento dos municípios, justificou que a ausência dos seus pares neste evento deve-se à visita da primeira dama do Estado à região, e defendeu a necessidade de consultá-los sobre o assunto. O Sr. Morrow Gaines Campbell, da Associação Nascentes das Águas Puras – ANAP, criticando o fato de que sempre vão existir argumentos para justificar a falta de assiduidade, considerou que a questão deve ser protelada e propôs que cada câmara técnica faça a consulta avaliando a sua situação. Finalmente, ponderando as proposições, o Sr. Presidente sugeriu, com a concordância do plenário, que a sociedade civil defina as suas indicações, e esse procedimento seja seguido pelos segmentos dos Municípios e do Estado para a reformulação do quadro de membros, a fim de que a nova composição das Câmaras Técnicas seja um dos itens da pauta da próxima assembléia do Comitê. No item 8 da pauta (Informes Gerais): o Sr. Secretário falou do VI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que ocorrerá no período de 06 à 10/06/04, em Gramado/RS, citou sucintamente os eixos temáticos a serem discutidos, sobre o qual disse que a Secretaria Executiva fornecerá maiores detalhes oportunamente, assim que o cartaz e o folder forem disponibilizados pela organização do evento. E concluiu lamentando que o uso de recursos para custeio de despesas continua restrito a representantes de órgãos públicos, dificultando, assim, a participação da sociedade civil. A Sra. Maria Sueli Berlanga, da entidade Irmãs de Jesus Bom Pastor – Pastorinhas, pronunciou, em nome das Comunidades Quilombolas, da Diocese de Registro, da Equipe de Articulação das Comunidades Negras, da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Socioambiental, para convidar a todos para a “Reunião sobre a campanha de conservação e recuperação da mata ciliar do rio Ribeira de Iguape e seus afluentes”, a realizar-se no próximo dia 21/05, no período das 9 às 12 horas, no auditório KKKK, em Registro. O Sr. Jiro deu informes sobre a reunião da Câmara Técnica de Saneamento, ocorrida no dia 30/04, comunicando que a ata será disponibilizada oportunamente, e que, em decisão tomada nessa Câmara, a Secretaria da Saúde, através de sua Diretoria Regional – DIR XVII, em parceria com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, está iniciando o diagnóstico da qualidade de água da Bacia. Passando para a fase de Encerramento, o Sr. Presidente passou a palavra ao Sr. Edison Almeida, que proferiu os agradecimentos pela participação e empenho de todos os participantes, que foram ratificados pelo Sr. Presidente. A presente Assembléia contou com a presença de 25 membros, num total estimado em 46 pessoas participantes. 

                                                                              

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