ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO CBH-BT, REALIZADA NO MUNICÍPIO DE ANDRADINA NO DIA 29 DE MARÇO DE 2005.

 

De acordo com a Lei 7663/91, aos vinte e nove dias do mês de março de dois mil e cinco, realizou-se a primeira Assembléia Geral Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê do ano de 2005, a partir das 10:00 h (dez horas), nas dependências da Câmara Municipal de Andradina, sita a rua Dr. Orency Rodrigues da Silva, 553 naquele município, conforme Edital de Convocação Of. CBH-BT 008/2005 de 15 de março de 2005, divulgado a todos os membros do Comitê e interessados. Na hora determinada, contando com a presença de vinte e quatro prefeitos, sendo doze membros titulares, representando oitenta por cento dos membros votantes do segmento Prefeitos; dezessete membros do Estado, sendo treze titulares, representando oitenta e sete por cento do segmento, e mais dez membros titulares da Sociedade Civil organizada, representando sessenta e sete por cento do segmento, e mais setenta e sete representantes de demais entidades e organismos estaduais e municipais. Antes da abertura da Assembléia, o Secretário Executivo Eng. Luiz Otávio Manfré, explanou sobre a Deliberação CBH-BT nº 064/2005 de 06/01/2005 – ad referendum, que foi relatada anteriormente em cada reunião de segmento, sobre as normas de eleições. Assim, disse que em 03/03/2005, foi realizada no DAEE-Birigui, a reunião com a Sociedade Civil, onde foram votados e preenchidos todos representantes, titulares e suplentes para o plenário do Comitê e inclusive das Câmaras Técnicas, bem como, entre os eleitos foi realizada votação para o cargo de vice-presidente do Comitê, sendo eleito o Eng. José Luiz Fares, presidente da AEAN – Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste. Na seqüência discorreu sobre a reunião de todos os prefeitos municipais ocorrida em 08/03/2005 na sede do Lions Club de Penápolis, onde foram eleitos os 15 prefeitos titulares do plenário do Comitê, bem como também, entre eles foi disputada a vaga para presidente do Comitê, votação que teve dois interessados, sendo os senhores Laerte Aparecido Rocha, prefeito de Nova Luzitânia e Gino Corbucci, prefeito de Avanhandava, sendo que após contagem dos votos, foi vencedor o Sr. Laerte Aparecido Rocha, com 28 votos contra 7, tornando-se o presidente do Comitê até 2007. Da mesma forma, em 28/03/2005, reuniram-se na AEAN – Araçatuba, os membros dos órgãos do Estado, onde entre si elegeram os 15 membros titulares e seus respectivos suplentes para o Plenário do Comitê e das Câmaras Técnicas, bem como reeleito o Eng. Luiz Otávio Manfré – DAEE para o cargo de Secretário Executivo e o Eng. José Maria Morandini Paoliello – CETESB para o cargo de Secretário Executivo Adjunto. Assim, após esclarecimentos gerais, iniciou-se a composição da mesa diretora dos trabalhos, sendo convidado primeiramente o Presidente do Comitê, Sr. Laerte Aparecido Rocha, prefeito de Nova Luzitânia; o Vice-Presidente do Comitê, Eng. José Luiz Fares; o Prefeito de Andradina, Sr. Ernesto Antonio da Silva; o Sr. Marco Aurélio Pilla Souza, vereador de Andradina, representante o poder Legislativo e Eng. Lupercio Ziroldo Antonio, coordenador do Fórum Paulista de Comitês e Diretor do DAEE-BBT. Com a palavra o Sr. Presidente cumprimentou a todos rapidamente e declarou a Assembléia aberta; passou a palavra ao Vereador Pilla para os cumprimentos; na seqüência usou a palavra o Eng. Lupercio que enalteceu os trabalhos do comitê e fez breve explanação sobre o Fórum Paulista de Comitês; depois se manifestou o Eng. Fares, vice-presidente para seus cumprimentos e agradecimentos, em seguida se pronunciou o Prefeito de Andradina, sr. Ernesto, manifestando seu entusiasmo e agradecimentos aos presentes, enalteceu a eleição do Presidente e o espírito democrático do Comitê. Na seqüência o Secretário Executivo seguindo o Edital de Convocação, passou a ler o nome dos componentes do comitê para o período 2005-2007, através da Deliberação CBH-BT nº 065/2005 de 29 de março de 2005. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, considerando as eleições parciais de cada segmento, ocorridas conforme datas estabelecidas na Deliberação CBH-BT nº 065/2005; considerando os documentos enviados por cada um dos segmentos apresentando a relação das entidades eleitas democraticamente conforme critérios próprios, DELIBERA: Art. 1º - Passam a integrar o Plenário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê para o período 2005-2007 as entidades eleitas abaixo relacionadas:

 

§ 1º - SOCIEDADE CIVIL

Entidade

Titular

Suplente

Usuários Urbanos de Água

ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - DAEP

ASSEMAE- Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento –DAEP

Usuários Urbanos de Água

ASSEMAE- Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento -SAAE

ASSEMAE- Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento –SAAE

Usuários Rurais de Água

SINDICATO RURAL DE PENÁPOLIS E REGIÃO

SINDICATO RURAL DE PENÁPOLIS E REGIÃO

Usuários Rurais de Água

UDOP – Associação Profissional da Indústria de Fabricação de Álcool, Similares e Conexos do Oeste Paulista

SINDICATO RURAL DE BIRIGUI

Usuários Industriais de Água

FIESP– Federação das Industrias do Estado de SP

UDOP- Associação Profissional da Industria de Fabricação de Álcool, Similares e Conexos do Oeste Paulista

Usuários Industriais de Água

CIESP– Centro das Industrias do Estado de SP

UDOP- Associação Profissional da Industria de Fabricação de Álcool, Similares e Conexos do Oeste Paulista

Universidades e Institutos de Ensino Superior

FEA – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA

FATEB – Faculdade de Tecnologia de Birigui

Universidades e Institutos de Ensino Superior

UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – Escritório de Araçatuba

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE BIRIGUI

Associação de Produtores Rurais

CAMPEZINA – Cooperativa de Laticínios Campezina - Penápolis

AFCANA- Associação dos Fornecedores de Cana da Alta Noroeste

Entidades Ambientalistas

AALTI- Associação Amigos do Lago Três Irmãos

AGA –ASSOCIAÇÃO DO GRUPAMENTO AMBIENTAL

Entidades de Recuperação Florestal

FLORA TIETÊ- Associação de Recuperação Florestal do Médio Tietê

Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado

Associações de Classes e Sindicatos

Sindicato dos Engenheiros de São Paulo – Delegacia de Araçatuba

Ordem dos Advogados do Brasil – Sub-secção de Penápolis

Associações de Classes e Sindicatos

AEAN- Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste

ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária

Associações Comunitárias e Clubes de Serviços

ROTARY CLUB  ARAÇATUBA

LIONS CLUB DE PROMISSÃO

Associações de Esportes, Turismo, Lazer e Navegação

COOPERHIDRO – Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba

YACHT CLUB de Araçatuba

 

§ 2º - ORGÃOS DO ESTADO:

Titular

Suplente

Secretaria de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras

Secretaria de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras.

Departamento Hidroviário

Departamento Hidroviário

Secretaria de Economia e Planejamento

Secretaria de Economia e Planejamento

Secretaria da Saúde

Secretaria da Saúde

Secretaria de Transportes

Secretaria de Transportes

CESP Centrais Energética do Estado de São Paulo

Delegacia Regional de Turismo

Secretaria de Educação

Secretaria de Educação

DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica

DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica

CETESB- Companhia de Tecnologia Ambiental

CETESB- Companhia de Tecnologia Ambiental

DEPRN- Departamento Estadual de Proteção dos Recursos  Naturais

DEPRN- Departamento Estadual de Proteção dos Recursos  Naturais

SABESP- Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

SABESP- Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

CATI- Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

CATI- Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

ITESP – Instituto de Terras do Estado de São Paulo

CDA – Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Polícia Militar Ambiental

Polícia Militar Ambiental

CODASP Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo

CODASP Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo

 

§ 3º - PREFEITURAS MUNICIPAIS

Andradina

Macaubal

Promissão

Araçatuba

Nova Castilho

Santo Antonio do Aracanguá

Bilac

Nova Luzitânia

Sud Mennucci

Birigui

Penápolis

Turiúba

José Bonifácio

Pereira Barreto

Valparaíso

 

Art. 2º - As Entidades eleitas terão prazo de quinze dias para indicarem o nome dos titulares e suplentes.

Art. 3º - Os membros titulares representantes das Prefeituras Municipais serão os próprios Prefeitos, sendo que os mesmos deverão indicar seus respectivos suplentes no prazo de quinze dias.

Art. 4º - Passam a integrar as Câmaras Técnicas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, no biênio 2005 a 2007, as entidades eleitas abaixo relacionadas:

 

§ 1º - CÂMARA TÉCNICA DE ASSUNTOS INTITUCIONAIS

Sociedade Civil

Órgão do Estado

Município

Ordem dos Advogados do Brasil – Sub-secção de Penápolis

DAEE Departamento de Águas e Energia Elétrica

Valparaíso

CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo

CETESB- Companhia de Tecnologia Ambiental

Birigui

ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento -DAEP

DEPRN – Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais

Bilac

AGA Associação do Grupamento Ambiental

Polícia Militar Ambiental

José Bonifácio

UDOP- Associação Profissional da Industria de Fabricação de Álcool, Similares e Conexos do Oeste Paulista

CESP – Centrais Energéticas do Estado de São Paulo

 Itapura

 

§ 2º - CÂMARA TÉCNICA DE OUTORGAS E LICENÇA

Sociedade Civil

Órgão do Estado

Município

A.R.L.S. 7 de Dezembro 382 - Birigui

DAEE – Departamento de Água e Energia Elétrica

Santo Antonio do Aracanguá

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária - Promissão

CETESB- Companhia de Tecnologia Ambiental

Bento de Abreu

UMALIVRE - Universidade Livre do Meio Ambiente - Andradina

DEPRN – Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais

Coroados

FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Secretaria de Estado da Saúde – DIR VI

Pereira Barreto

Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado

ITESP – Instituto de Terras do Estado de São Paulo

Birigui

 

§ 3º -  CÂMARA TÉCNICA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Sociedade Civil

Órgão do Estado

Município

AEAN – Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste

CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

Barbosa

CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo

CETESB- Companhia de Tecnologia Ambiental

Mirandópolis

ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento -DAEP

DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica

Bilac

Associação dos Engenheiros de Penápolis

DEPRN – Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais

Birigui

Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado

DER – Departamento de Estradas de Rodagem

Nova Lusitânia

Lions Club de Promissão

DH – Departamento Hidroviário

Penápolis

Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo – Delegacia de Araçatuba

ERPLAN – Escritório Regional de Planejamento

Pereira Barreto

ARCEMA  - Associação Recreativa Cultural Esportiva Municipal de Santo Antonio do Aracanguá

Polícia Militar Ambiental

Valparaíso

 

§ 4º - CÂMARA TÉCNICA DE CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

Sociedade Civil

Órgão do Estado

Município

AALTI – Associação dos Amigos do Lago Três Irmãos

DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica

José Bonifácio

COOPERHIDRO – Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba

CDA – Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Pereira Barreto

Ecoturismo Rural J. Marques

DEPRN – Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais

Nova Castilho

FLORA TIETÊ - Associação de Recuperação Florestal do Médio Tietê

CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

Bento de Abreu

CIRL Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado

CODASP Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo

Castilho

AEAR – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Andradina e Região

Polícia Militar Ambiental

Promissão

 

§ 5º - CÂMARA TÉCNICA DE SANEAMENTO

Sociedade Civil

Órgão do Estado

Município

CIRL Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado

DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica

Nova Lusitânia

ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento -DAEP

CETESB - Companhia de Tecnologia Ambiental

Bilac

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária

DEPRN – Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais

Penápolis

Cooperativa Campezina de Penápolis

SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Araçatuba

Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Andradina e Região

Secretaria da Saúde – DIR VI

Birigui

 

§ 6º - CÂMARA TÉCNICA DE TURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Sociedade Civil

Órgão do Estado

Município

Associação dos Catadores de Guararapes

CETESB - Companhia de Tecnologia Ambiental

Turiúba

AGA Associação do Grupamento Ambientalista

DEPRN – Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais

Zacarias

Ecoturismo J. Marques

Polícia Militar Ambiental

Buritama

COOPERHIDRO – Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba

CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

Santo Antônio do Aracanguá

FEA – Fundação Educacional de Araçatuba

ITESP – Instituto de Terras do Estado de São Paulo

Pereira Barreto

Rotary Club de Araçatuba

Diretoria de Ensino de Araçatuba

Valparaíso

Instituto de Educação de Araçatuba

Diretoria de Ensino de Andradina

Birigui

Associação dos Proprietários do Recanto Belvedere - Penápolis

Diretoria de Ensino de Birigui

Bilac

 

Art. 5º - As Entidades Civis, Órgãos do Poder Público Estadual e as Prefeituras eleitas para integrarem as Câmaras Técnicas terão prazo de quinze dias para indicarem os nomes dos respectivos membros.

Art. 6º - Esta Deliberação entra em vigor nesta data, devendo ser publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

 

Na seqüência o presidente solicitou uma salva de palmas para selar o resultado das eleições. Em seguida foi referendada a Deliberação “ad referendum” CBH-BT nº 064/2005 de 06/01/2005, que define normas para as eleições do Comitê para o Biênio 2005-2007 e preenchimento das Câmaras Técnicas.O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, no uso de suas atribuições e, considerando: O artigo 7º do Estatuto do Comitê estabelece que o mandato dos integrantes do comitê encerra-se no dia 31 de março dos anos ímpares; Que no ato da eleição para o Plenário, também serão realizadas eleições para Câmaras Técnicas e para o Fórum Paulista de Comitês; Que os critérios de eleição dos segmentos, Estado, Sociedade Civil e Municípios deverão ser por eles definidos no ato da eleição.  Delibera: Art. 1º. Fica constituído o seguinte Calendário Geral para eleições:

1.        Início do processo eleitoral: a partir de: 01 de fevereiro de 2005.

2.        Cadastramento ou Recadastramento de entidades da Sociedade Civil entre os dias 01 e 28 de fevereiro de 2005, na sede da Secretaria Executiva.

3.        A reunião da Sociedade Civil para eleição de seus respectivos membros titulares e suplentes no Comitê e nas Câmaras Técnicas será no dia 03 de março de 2005, na sede do DAEE em Birigui, a partir das 10:00 h.

4.        A reunião dos Prefeitos Municipais para eleição de seus respectivos membros titulares no Comitê e nas Câmaras Técnicas será no dia 08 de março de 2005, na sede do Lions Club em Penápolis, a partir das 10:00 h.

5.        A reunião dos Órgãos do Estado para eleição de seus respectivos membros titulares e suplentes no Comitê e nas Câmaras Técnicas será no dia 28 de março de 2005, na sede da AEAN em Araçatuba, a partir das 10:00 h.         

6.        Assembléia Geral para ratificação dos representantes eleitos de todos os segmentos e do Fórum Paulista, bem como os dirigentes do Comitê, será no dia 29 de março de 2005, às 10:00 h na Câmara Municipal de Andradina. .

Art 2º. Dos Procedimentos:

1.        Todas as entidades da Sociedade Civil – cadastradas ou recadastradas - deverão efetuar o ingresso por meio da Ficha de Cadastramento e da entrega de cópia do Estatuto Social registrado em Cartório ou órgão competente e ata, em vigor de acordo com o estatuto;

2.        A entidade pleiteante ao cadastramento deverá ter, no mínimo, (um ano) de registro de existência comprovado devidamente em Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas ou órgão competente; até a data estabelecida como final do cadastramento em 28 de fevereiro de 2005;

3.        Será enviado ofício circular a todos os Órgãos do Estado no âmbito do Comitê, solicitando a designação dos respectivos representantes, nos prazos estabelecidos neste Regimento.

4.        Será enviado ofício circular com A.R. a todos os Prefeitos contendo as convocações para eleições.

Artigo 3º - Compete à Secretaria Executiva coordenar o processo eleitoral, sendo acompanhado por membros dos respectivos segmentos em suas próprias reuniões de eleição.

Artigo 4º - Esta Deliberação entra em vigor imediatamente, devendo ser referendada pela Assembléia Geral em 29/03/2005, sendo submetida a apreciação de cada segmento nas respectivas reuniões setorizadas, revogando-se as disposições em contrário.  Em seguida usou a palavra o Eng. Lupercio Ziroldo Antonio, coordenador do Fórum Paulista de Comitês, para explicar a necessidade das eleições de membros do Comitê para compor o Fórum Paulista. Assim, após explicações, discussões, apresentações de nomes e eleições, foram eleitos os seguintes: Representando os Municípios: Titular- Laerte Aparecido Rocha, prefeito de Nova Luzitânia; Suplente – José Roberto Rebelato, prefeito de Bilac; Representando os Órgãos do Estado: Titular – Luiz Otávio Manfré; Suplente – José Maria Morandini Paoliello e Representando a Sociedade Civil: Titular – José Luiz Fares e Suplente – Selma de Fátima Figueiredo Rico. Na seqüência, usou a palavra o Presidente do Comitê para expor as motivações que o levaram a se candidatar a presidência, disse sobre a importância do Comitê, sobre a necessidade de democratização de acesso às verbas, disse que estará dando expediente uma vez por mês na sede do Comitê; convidou o Eng. Jorge de Faria Maluly, ex-presidente do Comitê para sentar-se à mesa. Em seguida passou a palavra ao Eng. Jorge que fez ampla explanação sobre os 4 anos de sua permanência à frente do Comitê, colocou a cidade de Araçatuba à disposição para a próxima reunião, o que foi aceito pelo Plenário e agradeceu a todos pela consideração que tiveram ao longo de sua gestão. Em seguida o Secretário Executivo, eng. Manfré, passou a ler a petição feita pela Sociedade Civil para que o Plenário autorizasse o aumento de mais duas vagas para todos os segmentos, de modo a contemplara, principalmente, as entidades ambientalistas e de recuperação florestal. O Secretario Executivo disse que nas reuniões setoriais, ambos os segmentos, Estado e Municípios, haviam se manifestados contrários ao acréscimo de vagas, pois o plenário ficaria constituído por 51 membros. Aberta a palavra ao plenário, houve manifestações favoráveis pelos senhores Bachiega, José Luiz Fares e Selma Rico e contrária pelo Senhor Antonio do Carmo. Assim, foi aprovada a votação secreta, sendo convocados todos os membros com direito a votos, distribuídas cédulas e após apurados os votos, foi vencedora por 25 a 10 votos a posição de permanecer o plenário com o mesmo numero de titulares atualmente. Após estas eleições o Presidente disse que convocará uma comissão para estudar futuras alterações nos Estatutos do Comitê. Na seqüência, como a composição do Comitê pelos órgãos do Estado estava em desacordo com aquela constante nos Estatutos, pois algumas secretarias de Estado mudaram de nome e outras entidades públicas, dedicadas aos recursos hídricos haviam se implantados na região, foi posta em votação a nova composição do segmento do Estado, que foi aprovada por unanimidade. Em seguida o presidente perguntou se alguém mais queria fazer uso da palavra e como ninguém se manifestou, passou a palavra ao prefeito de Andradina para que encerrasse a Assembléia, o que foi feito e solicitou que a Ata fosse redigida e mandada publicar no Diário Oficial do Estado de São Paulo