ATA DA 45a ASSEMBLÉIA PÚBLICA ORDINÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRA DE IGUAPE E LITORAL SUL - CBH-RB, de 04/03/2005.

 

No dia quatro de março de dois mil e cinco, no Auditório do Centro de Educação e Cultura KKKK, localizado na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro – Registro, realizou-se a 45a Assembléia Pública Ordinária do CBH-RB, com a seguinte Ordem do Dia: 1) Abertura; 2) Informes Gerais da Secretaria Executiva; 3) Leitura e aprovação das atas das assembléias anteriores (05/11 e 18/12/04); 4) “O Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul”: atribuições, competências e histórico de atividades; 5) “Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro”: apresentação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente; 6) “Sistema de Informações” e “Atualização do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos” da Bacia do Ribeira de Iguape e Litoral Sul: exposição do Relatório de Andamento; 7) Eleição do Presidente e composição do quadro de membros do segmento dos municípios; 8) Eleição do Secretário Executivo; 9) “Critérios de análise, pontuação e hierarquização de projetos de habilitação aos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – exercício/2005”: exposição da proposta da Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento - CT-PG para discussão e deliberação; 10) Informações Gerais; e 11) Encerramento. A Mesa de trabalhos foi composta pelos Senhores Décio José Ventura, Arlei Benedito Macedo e Ney Akemaru Ikeda, respectivamente Presidente, Vice-Presidente e Secretário Executivo do CBH-RB, e pelo Sr. Edison Luiz de Almeida, representando o Prefeito de Registro, Sr. Clóvis Vieira Mendes. Dando início aos trabalhos item 1 da pauta (Abertura), o Sr. Presidente cumprimentou a todos e passou a palavra ao Sr. Edison, que procedeu as boas vindas e justificou a ausência do Prefeito anfitrião. Retomando a palavra, o Sr. Presidente leu a pauta e verificando que o quorum estava assegurado anunciou o item 2 da Pauta (“Informes Gerais da Secretaria Executiva”), solicitando a participação do Sr. Secretário Executivo, doravante denominado simplesmente Secretário, que comunicou os expedientes protocolados na Secretaria Executiva no período compreendido desde a última Assembléia até a presente data, deixando os materiais disponíveis aos interessados para consulta, e enumerou os documentos objetos de discussão nesta assembléia, os quais foram remetidos aos membros antecipadamente. Dando prosseguimento, o Sr. Presidente anunciou o item 3 da pauta (“Leitura e aprovação das atas das assembléias anteriores, de 05/11 e 18/12/04”) e submeteu às considerações do plenário a ata de 05/11/04, que não foi deliberada na assembléia seguinte por falta de quorum, e a do dia 18/12/04, e ambas foram aprovadas por unanimidade com dispensa de sua leitura. Na seqüência, no item 4 da pauta (“O Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul”), o Sr. Secretário explanou sobre o Sistema de Gestão citando as bases institucionais, as atribuições, competências e objetivos do Comitê de Bacia, o seu histórico de atividades, a estrutura organizacional, a sistemática dos eventos, o aporte financeiro do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, os recursos já aplicados e os disponibilizados para este exercício, e finalizou enumerando os desafios, destacando os temas relativos a resíduos sólidos, inundações, poluição de fontes diversas, proteção dos mananciais, erosão e assoreamento dos corpos d’água, uso racional da água, e a retomada das discussões sobre a cobrança pela uso desse bem natural. O item 5 da pauta (“Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro”), em razão da ausência da Sra. Marta Emerich, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, que coordena os trabalhos de discussão dos Grupos Setoriais de Coordenação, o Sr. Vice-Presidente explicou a abrangência territorial do Plano, dividida em Setores do Litoral e do Vale do Ribeira, abordou os aspectos da legislação, os trabalhos em andamento, e destacou a importância da participação dos prefeitos recém eleitos das discussões que tratam de definição da forma de ocupação e utilização dos territórios e de estudos para delinear as propostas de zoneamento, bem como da necessidade de desenvolvimento do Plano Diretor Municipal. O Sr. Presidente se reportou ao Decreto Federal 5.300, de 07/12/04, que trata da compensação ambiental, que permite o manejo sustentado, com área de abrangência física definida, enfim, para recomendar a todos conhecer o Decreto. E manifestou contrariedade quanto ao gerenciamento na forma conduzida pela SMA, sob a justificativa de que gestão significa “tomar conta”, diferentemente de zoneamento ecológico-econômico que trata de proibição, o que não pode, segundo suas considerações, e concluiu dizendo entender que zoneamento ecológico-econômico é parte do gerenciamento. Na seqüência, convidou a Dra. Inês S. Kawamoto, Vice-Prefeita de Registro, a tomar assento na mesa coordenadora dos trabalhos. Dando início ao item 6 da pauta (“Sistema de Informações” e “Atualização do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos” da Bacia do Ribeira de Iguape e Litoral Sul”), o Prof. Arlei, na condição de coordenador dos projetos, falou do sistema de informações disponíveis na Bacia, apresentou os diversos tipos de produtos, disse da opção por programas livres de forma a permitir acesso irrestrito aos interessados. O Sr. Gilberto Cugler, que está colaborando na montagem do sistema de informações, apresentou uma imagem de satélite com dados georreferenciados da Bacia para demonstração dos recursos do programa, citando apenas alguns exemplos face ao limitado espaço de tempo para explanação. O Prof. Arlei informou a situação de desenvolvimento do Sistema de Informações e o plano de realização de novos cursos de treinamento, e finalizou colocando-se à disposição para orientar os interessados na montagem de seu próprio sistema, bem como o acervo de dados catalogados para consulta. Em seguida, ao anunciar o intervalo para o café, o Sr. Presidente sugeriu aos senhores prefeitos que fosse iniciada a discussão para eleição do presidente e para a composição do quadro de membros do segmento dos municípios, já que se tratava do próximo item da pauta. Na seqüência, o Prof. Arlei comunicou que os representantes do segmento das entidades ambientalistas, em reunião realizada pela manhã, precedendo esta assembléia, definiram que o Sr. Nilto Ignácio Tatto, do Instituto Socioambiental – ISA, que era suplente do Sr. Morrow Gaines Campbell, III, da Associação Nascentes das Águas Puras – ANAP, passa a responder pela titularidade, e que a vaga da ANAP, que solicitou afastamento definitivo em novembro/04, passa a ser ocupada pelo Sr. Décio José Ventura, representando o Instituto Lagamar. Em seguida, o Sr. Presidente anunciou o item 7 da pauta (“Eleição do Presidente e composição do quadro de membros do segmento dos municípios”) e o Sr. Secretário comunicou a composição do  quadro de membros definido pelos prefeitos presentes e representantes com procuração dos ausentes, que ficou assim definida, identificado por T o membro titular e por S o seu suplente: Cananéia (T)/Cajatí (S); Apiaí (T)/Barra do Chapéu (S); Iguape (T)/Sete Barras (S); Miracatu (T)/Juquiá (S); Itarirí (T e S); Jacupiranga (T)/Barra do turvo (S); Tapiraí (T e S); São Lourenço da Serra (T e S); Eldorado (T)/Iporanga (S); Juquitiba (T e S); Ilha Comprida (T)/Pariquera-Açu (S); Itapirapuã Paulista (T)/Ribeira (S); Pedro de Toledo (T e S); Registro (T)/Itaóca (S), sendo os membros titulares os próprios prefeitos, e no caso dos municípios contemplados também com a suplência a indicação de seus ocupantes ficou de ser comunicada posteriormente pelas respectivas prefeituras. Para a presidência o Sr. Ariovaldo Trigo Teixeira, Prefeito de Iguape, em nome dos demais prefeitos indicou o nome do Sr. Antonio Marcio Ragni de Castro Leite, Prefeito de Ilha Comprida. Colocada em votação pelo Sr. Presidente, foi eleito por aclamação. O Sr. Presidente agradeceu a todos pela atenção, disse da imensa satisfação em participar do Colegiado e pelo aprendizado durante a sua gestão, e procedeu a transmissão do cargo ao Prefeito Antonio Márcio, que, assumindo a coordenação dos trabalhos, comunicou que manifestaria a respeito da transição ao final desta assembléia, solicitou a apresentação de candidatos participantes ao cargo de secretário executivo. O Sr. Gilmar Gilberto Alves, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, representando os seus pares do segmento do Estado, apresentou o nome do Sr. Ney Akemaru Ikeda, do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE. Colocado em votação pelo Sr. Presidente, foi aprovado por aclamação, permanecendo no posto por mais uma gestão. O Sr. Secretário agradeceu pelo apoio e confiança dos seus pares e aos servidores do DAEE pela colaboração nas atividades da Secretaria, dirigiu agradecimentos ao Sr. Décio Ventura pela dedicação, competência e companheirismo durante a sua gestão no comando dos trabalhos, e parabenizou e deu boas-vindas ao novo Presidente, dizendo da alegria em vê-lo novamente no comando, reportando ao fato de ter sido ele o 1º Presidente do CBH-RB. Dando início ao item 8 da pauta (“Critérios de análise, pontuação e hierarquização de projetos de habilitação aos recursos do FEHIDRO/2005”), o Sr. Secretário explicou que a proposta ora apresentada resultou da adequação dos “critérios” do exercício/2004, e foi elaborada pela Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento – CT-PG. Informou ainda que, considerando a importância para a continuidade da gestão dos recursos hídricos da Bacia, foram indicados pela CT-PG 6 (seis) projetos prioritários, a seguir especificados, com justificativas entre parênteses: 1-“Sistema de Informações e Atualização do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos da Unidade de Gerenciamento UGRHI 11” (Justificativa: o Prof. Arlei: explicou que se tratam de obrigação do Comitê previsto na própria Lei 7663/91, e correspondem ao prosseguimento dos trabalhos realizados nos projetos em andamento. Citou itens do projeto e destacou as atividades de treinamento que estará contemplado na proposta da UNESP Registro); 2- “Sistema de Informações para apoio ao atendimento de acidentes com cargas perigosas nas estradas da Bacia do Ribeira e Litoral Sul” (Justificativa: o Prof. Arlei se referiu aos eventos desastrosos freqüentes e às necessidades de organizar um sistema de informações para dar suporte aos procedimentos de comunicações e de ações às instituições envolvidas, como a SAMU, CETESB, SABESP, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, enfim, cuja integração foi explicada pelo Sr. Ney Ikeda, na condição de Coordenador Regional de Defesa Civil e integrante da Sub-comissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos do Vale do Ribeira); 3- “Articulação Institucional para gerenciamento de recursos hídricos na UGRHI 11” (Justificativa: o Prof. Arlei explicou a necessidade de articulação com a área federal em se considerando que o Ribeira é de domínio da União, e principalmente com o Estado do Paraná por estar situado à montante da Bacia. Articulação também com outras organizações, como a Agência da Mesorregião e com outros que possam contribuir para melhor gestão dos recursos hídricos); 4- “Rede Telemétrica do Vale do Ribeira” (Justificativa: o Sr. Ney Ikeda, na condição de Diretor da Bacia do Ribeira e Litoral Sul, do DAEE, explicou que se trata de sistema de medições hidrométricas visando sobretudo o monitoramento das cheias do Rio Ribeira de Iguape e seus principais afluentes, cujos equipamentos em operação foram instalados em 1998 e requerem adequação e manutenção para continuar em condições de manter a sua eficácia em parceria com a Agencia Nacianal de Águas – ANA e com o Instituto Nacional de Pesquisas espaciais – INPE); 5- “Monitoramento hidrometeorológico junto ao CBH Ribeira de Iguape – Integração e suporte à Defesa Civil” (Justificativa: o Sr. Secretário explicou que é uma proposta apresentada pelo Instituto Agronômico de Campinas – IAC, e tem como objetivo ampliar a rede de postos de aquisição de dados para defesa civil e para monitoramento agrometeorológico, em prosseguimento a projetos anteriores financiados com recursos do FEHIDRO); 6- “Cursos de capacitação e gestão” (Justificativa: o Prof. Arlei explicou a necessidade de capacitação de membros e participantes do CBH-RB e treinamento para a utilização da ferramenta que será disponibilizada pelo projeto “Sistema de Informações” em desenvolvimento). Dando prosseguimento, o Sr. Secretário reiterou que o texto dos “critérios”, ora apresentado na forma de minuta da Deliberação CBH-RB/87/05, resultou da adequação dos “critérios” de 2004, e fez ressalvas com relação aos itens que se reportam ao Manual de Procedimentos Operacionais - MPO, explicando que poderão sofrer alterações eventualmente se o Conselho de Orientação do FEHIDRO – COFEHIDRO publicar nova versão do MPO. O Sr. Presidente, que participou da comissão de adequação do MPO junto ao COFEHIDRO, disse não acreditar em alteração substancial no texto já publicado, como anexo da Deliberação COFEHIDRO – 65, de 18/01/05. O Sr. Secretário expôs o quadro geral de recursos, explicando que do total de R$ 2.179.280,70 serão destinados R$ 603.000,00 para os 6 projetos propostos como prioritários, segundo estimativa preliminar que deve sofrer ajustes de acordo com o detalhamento desses projetos, restando R$ 1.576.280,70 para os demais projetos. O Sr. Presidente observou que é o maior montante já disponibilizado pelo Comitê num único exercício. Sobre as pontuações, O Sr. Antonio Eduardo Sodrzeieski, da Associação Serra Ambientalista – ASA, questionou dizendo que a diferença de pontuação ainda é muito grande entre os projetos de saneamento, inundação, etc., com 14 pontos, e os de desenvolvimento sustentável e de educação ambiental, apesar da proposta de passar de 4 para 8 pontos, por considerar estes últimos de ação de caráter mais abrangente, e sugeriu passar para 10 pontos. O Sr. Décio Ventura, do Instituto Lagamar, observou que para os projetos de resíduos sólidos também aumentou e, portanto, o balanço deve ser analisado como um todo, para evitar que haja direcionamentos. E sugeriu, justificando a importância para a realidade de hoje, que seja atribuída 14 pontos somente para “resíduos sólidos” e a diminuição da pontuação dos demais. O Sr. Miguel Vero, da Prefeitura de Ilha Comprida, lembrou que houve alteração também no item 4 (Localização/Sub-bacia) para compensar a questão da abrangência dos projetos. O Sr. Sobrzeieski observou que, apesar do maior equilíbrio em termos de pontuação entre os proponentes tomadores do Estado e dos Municípios em relação ao “critério” de 2004, ainda permanece a dificuldade maior para os tomadores de entidades da sociedade civil, e complementou sugerindo que seja reservada uma cota de recursos também para educação ambiental e desenvolvimento sustentável. O Sr. Ventura propôs reserva não só para esses 2 projetos, mas uma cota para iniciativas da sociedade civil. Diante das inúmeras propostas de emendas e sem condições adequadas de discussão e definição naquele momento, o Sr. Presidente sugeriu a aprovação dos ”critérios” na forma proposta pela CT-PG e a criação de uma comissão para discutir e definir as questões polêmicas. O Prof. Arlei completou indicando que a discussão seja feita pela CT-PG. Desta forma, submetida à votação do plenário, a minuta da Deliberação CBH-RB/87/05, na sua versão original, e a criação da comissão para as questões levantadas foram aprovadas por unanimidade. Logo a seguir, o Sr. Ventura, na condição de Presidente da Agência da Mesorregião, ressaltou a necessidade da presença dos prefeitos na reunião do Consórcio Intermunicipal do Vale do Ribeira – CODIVAR, no dia 07 próximo, face aos temas de relevância para as administrações municipais previstos na ordem do dia. O Sr. Secretário, reportando-se à eleição do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CRH, solicitou aos prefeitos a manifestação para escolha de um representante da Bacia naquele Conselho, lembrando que, apesar da existência da Deliberação CBH-RB/13/97, de 27/02/97, que aprova a indicação do Presidente do CBH-RB para a função de  representante da Bacia no CRH, todos podem votar e serem votados. O Sr. Presidente aproveitou a oportunidade para agradecer aos seus pares pela indicação para a presidência do CBH-RB, para o biênio 2005/2006, e a todos os demais membros do Colegiado pelo referendo. O Sr. José Merli, Prefeito de S. Lourenço da Serra, perguntou se todos os projetos apresentados como prioritários não precisam ser melhor discutidos e se os mesmos não competem ao Estado executá-los com seus recursos. O Sr. Presidente esclareceu que se tratam de propostas preliminares e que serão desenvolvidos e apresentados para deliberação do plenário. O Prof. Arlei completou explicando que as ações são para benefício da Bacia e não das instituições que apresentaram as propostas. Lembrou ainda que dos 6 projetos propostos 4 foram apresentados por entidades da sociedade civil e somente 2 por órgãos do Estado. No item 11 da pauta (“Informações Gerais”), o Sr. Secretário apresentou a programação, ainda em caráter preliminar, da “II Semana da Água do Vale do Ribeira” a ser comemorada entre os dias 21 a 24 do mês de março, e explicou que neste primeiro momento a Comissão Organizadora está propondo que as festividades fiquem restritas ao município de Registro, com a expectativa de que com as experiências de trabalho adquiridas com a participação de um grupo de instituições neste ano permitam ampliar as comemorações futuras envolvendo outros municípios. Ainda sobre o processo de habilitação ao financiamento com recursos do FEHIDRO, o Sr. Presidente sugeriu aos interessados a procurarem a Secretaria Executiva para obter informações e orientações. O Sr. Secretário comunicou que os documentos pertinentes serão disponibilizados em seguida, e lembrou da necessidade de apresentar os licenciamento dos órgãos competentes nos casos exigidos pela legislação. Já na fase de Encerramento, o Sr. Presidente agradeceu mais uma vez pela indicação e apoio, e parabenizou a todos pelos trabalhos realizados. A Sra. Inês Kawamoto cumprimentou ao Sr. Décio Ventura, pelos trabalhos realizados pelo Comitê, aos Vereadores e a todos os presentes em nome do Prefeito Clóvis Vieira Mendes. E, dizendo que o Colegiado é um exemplo de representatividade, finalizou desejando gestão profícua ao novo presidente. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente deu por encerrado o evento, que contou com a presença de 59 membros e 40 convidados, totalizando 99 pessoas participantes.