Ata
da Segunda Reunião Ordinária do ano de dois mil e cinco do Comitê da Bacia
Hidrográfica do Tiete-Batalha
Aos doze dias do mês de dezembro
do ano de dois mil e cinco, às 09:30 horas, na cidade de Novo Horizonte, nas
dependências do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, situado à
Avenida Guido Della Togna, número 620, com a presença de 08 (oito) prefeitos
representando o segmento dos Municípios, sendo 07 (sete) titulares a saber:
João Luiz Veronezi (Prefeito Municipal de Uru), Cláudio José da Trindade
(Prefeito Municipal de Guarantã), Waldemar Sandoli Casadei (Prefeito Municipal
de Lins), Toshio Toyota (Prefeito Municipal de Novo Horizonte), Airton da Silva
Rego (Prefeito Municipal de Bady Bassitt), Chaves, Carlos Augusto Belentani
(Prefeito Municipal de Dobrada) e Jorge Feres Junior (Prefeito Municipal de
Borborema) e 01 (um) suplente a saber: Geraldo Chaves Barbosa (Prefeito
Municipal de Sales); 12 (doze) membros representando o segmento do Estado sendo
06 (seis) titulares a saber: Lupércio Ziroldo Antonio (DAEE), Alcides Tadeu
Braga (CETESB), Milthes Sperandeo Pereira (SABESP), Miguel Ribeiro
(Departamento Hidroviário), Luiz Roberto Peres (Secretaria de Economia e
Planejamento) e Antonio Carlos Vieira (Secretaria de Energia, Recursos Hídricos
e Saneamento) e 06 (seis) suplentes a saber: José Ezequiel Santana (DAEE),
Marco Antonio Falcão Arantes (DEPRN), Clélia Maria Mardegan S. Camargo
(Secretaria de Agricultura e Abastecimento), Paulo Augusto Catini (Secretaria
Estadual da Saúde), Wlademir José Toneto (Secretaria da Educação) e Romildo
Eugênio de Souza (Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento); e 07
(sete) membros representando o segmento da Sociedade Civil sendo 05 (cinco)
titulares, a saber: Airton Luis Bertochi (CIESP), Cláudio Bedran (Planeta
Verde), Pedro Carvalho Mellado (ADENOVO), Bruno Martelli Mazzo (OAB –
Itápolis), Francisco Henrique Júnior (ABES - Lins) e 02 (dois) suplentes a
saber: Vera Lúcia Nogueira (ASSEMAE), Maurício de Agostinho Antonio (UPMet –
Bauru), totalizando 23 (vinte e três) membros com direito a voto, ou seja, 59 %
(cinqüenta e nove por cento) de seu
total, deu-se inicio a Segunda Reunião Ordinária do Comitê da Bacia
Hidrográfica do Tietê Batalha. A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelas
seguintes personalidades: Sr. Waldemar Sandoli Casadei, Prefeito Municipal de
Lins, presidente do CBH-TB, Sr. Cláudio Bedran, vice presidente do CBH-TB
e Engenheiro Lupércio Ziroldo Antonio,
Secretário Executivo do CBH-TB. Com a palavra, o Presidente do CBH-TB, Sr.
Waldemar Sandoli Casadei dá as boas vindas a todos e inicialmente salienta que
esta é a última reunião do ano de 2005. Destaca que o Comitê não apresentou
desempenho esperado para 2005 e que para o ano de 2006 isso deve mudar
radicalmente iniciando-se pela aprovação do calendário para o próximo ano.
Destaca também que através do Comitê e como membro do CRH quer conduzir um
trabalho de liderança no sentido de implantar efetivamente a cobrança pelo uso
da água, porque segundo ele, enquanto não tivermos a cobrança pelo uso da água
o comitê estará discutindo sempre pelo recurso do FEHIDRO. Destaca também que
na Reunião do Fórum Paulista realizada na cidade de Ribeirão Preto no dia 12 de
agosto de 2005, foi aprovada uma proposta no sentido de reunir todos os presidentes
de Comitês para levar ao Governador e a Assembléia Legislativa uma exigência de
aprovação da lei da cobrança pelo uso da água. Esta proposta não foi levada
adiante devido aos presidentes de comitês, na grande maioria prefeitos, estarem
assumindo a prefeitura no início deste ano e não tinham conhecimento do
assunto, não podendo se posicionar. Assim o Sr. Casadei foi conversar com o
presidente da Assembléia Legislativa expondo a preocupação dos Comitês com
relação a cobrança. O presidente da Assembléia garantiu que ainda este ano
seria aprovada a cobrança. O Sr. Casadei destacou ainda que a cobrança pelo uso
da água é um instrumento criado pelo governo e colocado a disposição dos
Comitês para que este decidam como, quanto e de quem cobrar. Acrescentou ainda
que no dia 13 de dezembro haverá uma reunião de lideranças na Assembléia
Legislativa e que poderá ser aprovada a lei da cobrança pelo uso da água. Se
aprovada nosso comitê deverá se voltar ao cadastro de usuários de água e
implantação da Agencia de Bacia para iniciar o processo de cobrança no Comitê
em 2007. A seguir passa a palavra ao Sr. Cláudio Bedran, vice presidente do
Comitê. Com a palavra, o Sr. Cláudio saúda a todos e ressalta a importância do
assunto abordado pelo Sr. Casadei acrescentando que os recursos arrecadados com
a cobrança serão de suma importância aos Municípios. O Sr. Casadei, passa então
a palavra ao Sr. Lupercio Ziroldo Antonio, Secretário Executivo do CBH-TB. O
Sr. Lupercio, com a palavra, saúda a todos e iniciando a pauta coloca em
votação a Ata da reunião anterior que todos receberam cópia pelo correio
juntamente com a convocação. Não havendo nenhuma consideração a Ata foi
aprovada por unanimidade. Iniciando os informes o Sr. Lupercio comunica a todos
que a dois meses o Fórum Paulista de CBHs está sendo coordenado pelo Comitê do
Alto Tietê na pessoa da Maria Emília Botelho, assessora da presidência da
CETESB. Destaca que na reunião onde foi eleita a nova coordenação do Fórum
Paulista se discutiu a importância de São Paulo assumir a coordenação do Fórum
Nacional de CBHs, havendo um consenso de que São Paulo deveria deter esta
coordenação. Assim no VII Encontro Nacional de CBHs, ocorrido na cidade de
Ilhéus na Bahia, São Paulo ficou com a Coordenação Geral do Fórum Nacional de CBHs,
na pessoa do Sr. Lupercio, pelo Comitê do Tietê Batalha. Destacou ainda que
devido o Comitê do Tietê Batalha ser um comitê estratégico por ter sua
localização central no Estado e também central no rio Tietê, é muito importante
estar assumindo em nome deste comitê a Coordenação deste Fórum Nacional. A
seguir informou que houve solicitações pelos municípios de Gália e Duartina
para fazerem parte do Comitê. O Sr. Lupercio detalha ao plenário que
originalmente o Comitê é composto por 33 municípios definidos pela drenagem e
pelo mapa das regiões hídricas do Estado, e atualmente o comitê é composto por
36 municípios, pois foram acrescidos os municípios de Bauru, Agudos e Promissão
por possuírem metade de seus territórios dentro da região do Comitê. O Sr. Lupercio
informa que as solicitações foram encaminhadas a Câmara Técnica de Planejamento
e Avaliação e esta analisou as solicitação e se posicionou contrária ao
ingresso deste dois municípios no Comitê devido a pequena área na região do
Tietê Batalha. O Sr. Lupercio passa então a palavra ao plenário para
manifestações. O Sr. Casadei, presidente do comitê, se manifesta contrário a
posição Câmara Técnica e destaca que na sua opinião todos municípios que
possuem área dentro do Comitê devem fazer parte dele. O Sr. Lupercio explica
que quando foram divididas as regiões hidrográficas do Estado, o trabalho foi
feito pela drenagem das águas de cada município na sua área urbana, assim a
drenagem urbana dos municípios de Gália e Duartina não é no Tietê Batalha e sim
no Aguapeí Peixe. Informa também que uma cidade que tem área dentro do Comitê,
mesmo não pertencendo a ele, pode solicitar recursos desde que a obra esteja
localizada na região hidrográfica. O Sr. Airton, da CIESP e membro da
Câmara Técnica, destaca que a pequena área que está na região do Tietê Batalha
é área rural, portanto a Câmara Técnica se posicionou contrária a solicitação.
O Prefeito de Guarantã, Sr. Cláudio, informa que o seu município foi aceito no
comitê do Aguapeí Peixe por possuir área naquela região, assim se manifesta
favorável a inclusão dos municípios de Gália e Duartina na Comitê do Tietê
Batalha. O Sr. Lupercio, após estas manifestações, propõe que o assunto seja
discutido novamente na Câmara Técnica e levado para discussão do plenário na
próxima reunião ordinária. Aprovado pelo plenário, fica estabelecido que a
Câmara Técnica analisará novamente as solicitações e na próxima reunião
plenária esta Câmara Técnica apresentará a porcentagem da área e as atividades
de uso e ocupação do solo dentro desta área que pertence a região do Tietê
Batalha. O Sr. Lupercio coloca em votação a Deliberação 007/2005 “Ad
referendum” referente a redução no valor do recurso deliberado em 2005 para o
Instituto Ambiental Planeta Verde. Após leitura da Deliberação esta é aprovada
por unanimidade. O Sr. Lupercio informa ao plenário que foi deliberado para o
ano de 2005 o valor de R$ 114.118,48 destinado ao Plano de Bacia do CBH-TB, mas
que o contrato ainda não foi assinado e que os órgãos do Estado estão se
reunindo para fomentar as necessidades de atualização do Relatório Zero para
assim iniciar a elaboração do Plano de Bacia, e que em 2006 o comitê vai
deliberar mais R$ 100.000,00 para o cadastro de usuários de água. O Sr.
Lupercio informa, a segui, que a Secretaria da Saúde solicitou a sua inclusão
nas Câmaras Técnicas, e que se aprovada esta inclusão teria que ter mais um
representante de cada segmento, devido a composição das Câmaras Técnicas, que
são 5 representantes do Estado, 5 da Sociedade Civil e 5 dos Municípios. Aprovada
pelo plenário a inclusão da Secretaria da Saúde na Câmara Técnica de
Planejamento e Avaliação, e foi indicado a PM de Adolfo pelo segmento dos
Municípios e ADENOVO pelo segmento da Sociedade Civil, passando a Câmara
Técnica de Planejamento e Avaliação composta por 6 membros de cada segmento.
Foram indicados também dois suplentes de cada segmento, pois conforme as normas
gerais de funcionamento das Câmaras Técnicas a cada duas faltas em reuniões
consecutivas, sem justificação por escrito, a entidade e/ou município será
substituído. Assim ficam como suplentes pelo segmento dos municípios a PM de
Dobrada e PM de Uru e pelo segmento da Sociedade Civil a ABES de Lins e a
ASSEMAE. Para finalizar os informes o Sr. Lupercio, informa que no ano de 2006
o Comitê do Tietê Batalha completará 10 anos de existência, e que deve ser
montada uma comissão para desenvolvimento de uma semana comemorativa aos 10
anos do comitê. Depois das manifestações das pessoas interessadas em
participar, a comissão ficou composta da seguinte maneira: dois membros do
DAEE, um da PM de Lins, um do Instituto Planeta Verde, um da OAB Itápolis e um
da PM de Urupês. Após os informes pela Secretaria Executiva o Sr. Lupercio dá
continuação a pauta que é a apresentação e discussão da Deliberação CBH/TB
009/2005 que Dispõe sobre a fixação de datas e prazos no âmbito do CBH-TB
para ações e atividades a serem desenvolvidas no ano de 2.006. O Sr. Lupercio, explica aos presentes a
importância na fixação das datas previstas na Deliberação que norteará as ações
do comitê no ano de 2.006. Após apresentada e amplamente discutida, a
Deliberação é aprovada com destaque para as seguintes datas relevantes: dia 24
de fevereiro de 2006, prazo final para a apresentação de solicitações ao CBH-TB
de recursos do FEHIDRO referentes ao ano de 2.006; 01 de março à 10 de abril de
2.006, realização de Reuniões nas Câmaras Técnicas do CBH-TB para análise das
solicitações dos tomadores ao CBH-TB e emissão de Parecer para Deliberação em
plenário visando a utilização dos recursos do FEHIDRO 2.006; 24 de março de
2.006, 1ª Reunião Ordinária do CBH-TB, na cidade de Itápolis, Comemorativa pelo
Dia Mundial da Água, Lançamento da Exposição “10 anos do CBH-TB”; 17 de abril
de 2.006, 1ª Reunião Extraordinária do CBH-TB, na cidade de Novo Horizonte,
destacando o seguinte tópico de pauta: Apresentação, Discussão e Aprovação de
Deliberação que Dispõe sobre a utilização dos recursos do FEHIDRO de 2.006 no
âmbito do CBH-TB, tendo como base o Parecer da Câmara Técnica de Planejamento e
Avaliação; Julho de 2.006, 2ª Reunião Ordinária do CBH-TB, na cidade de
Piratininga, pauta a definir; 11 a 15 de setembro de 2.006, Semana Comemorativa
dos 10 anos do CBH-TB; Outubro / Novembro de 2.006, Participação no IV Diálogo
Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.
Depois de aprovada a Deliberação CBH-TB 009/2005, o Sr. Lupercio passa
então a discorrer sobre a Deliberação CBH-TB 008/2005 que será discutida na
plenária e que dispõe sobre as diretrizes e os critérios para solicitação de
recursos ao FEHIDRO no ano de 2.006. Explana que as 3 Câmaras Técnicas
realizaram uma reunião sob a coordenação da Câmara Técnica de Planejamento e
Avaliação que resultaram na Minuta que foi enviada juntamente com a Convocação onde foi estabelecido que as emendas
sugeridas deveriam ser entregues anteriormente ao inicio desta plenária.
Acrescenta finalmente que foi apresentada uma emenda ao texto elaborado pelas
Câmaras Técnicas. Como sugestão solicita à plenária autorização para fazer uma
explanação rápida pelos artigos da deliberação que não foram propostas
alterações e colocar em discussão somente o texto dos artigos onde foi
apresentada a emenda, considerando assim os demais aprovados. O plenário se
manifesta favorável e é colocada para discussão a emenda apresentada. A emenda
apresentada é aditiva e foi apresentada pela Prefeitura Municipal de Presidente
Alves com relação ao Anexo I da Deliberação referente ao PDC 3. O representante
da Prefeitura Municipal de Presidente Alves sugere a inserção do item do PDC 3
que se refere à desenvolver estudos, projetos e obras para a disposição
adequada de resíduos sólidos. A Engª Rose, representante da PM de Urupês
destaca a importância da inclusão deste item, porque os resíduos sólidos são
fontes de poluição e que não existe nenhum organismo do Estado que destina
recursos aos resíduos sólidos domésticos. O Sr. Alcides, da CETESB, e membro da
Câmara Técnica de Planejamento e Avaliação, acrescenta que quando as Câmaras Técnicas estudaram este item, foi
levado em consideração que os resíduos sólidos gerados pelas industrias já
possuem tratamento através da iniciativa privada, pois o empreendedor é
responsável pelos resíduos que gera. O representante da PM de Presidente Alves,
Sr. Álvaro, que propôs a emenda, ressalva que vários municípios pertencentes ao
Comitê não possuírem projetos de reciclagem e coleta de resíduos sólidos e
construção de aterros sanitários. A Sra. Milthes, da SABESP, ressalta a
importância em acrescer este item sobre resíduos sólidos por ser alta fonte de
poluição. O Sr. Antonio Carlos, do DAEE, membro da Câmara Técnica de
Planejamento e Avaliação destaca que na reunião das Câmaras Técnicas, foi
discutido que devido a limitação orçamentária do Comitê, o tratamento de esgoto
seria prioritário e em uma segunda etapa viria os resíduos sólidos. O Prefeito
de Dobrada, Sr. Carlos, expõe o problema de seu município devido a instalação
de uma industria de couro à 10 anos que faliu e devolveu a área para a
Prefeitura, mas no local existe muitos resíduos de couro, e por esta área ficar
próxima ao córrego da Paixão o chorume está contaminando o córrego. O Sr.
Casadei, acrescenta que o ministério público está exigindo das prefeituras a
adequação dos resíduos sólidos. O Sr. Lupercio, expõe que há uma tendência em
incluir o item referente aos resíduos sólidos, mas que teria uma ressalva
levando em consideração a colocação do Sr. Alcides que os resíduos sólidos
industriais são de responsabilidade do empreendedor, assim é aprovado pelo
plenário a inclusão do item com o destaque para tratamento e disposição de
resíduos sólidos domiciliares. O Sr. Lupercio
prosseguiu com a leitura da deliberação. Houveram questionamentos pelo plenário
no Artigo 11, parágrafo único, “Conforme disposto na Deliberação CBH/TB
05/2005, Artigo 2º, a partir do ano de 2.006 ficam impedidos de pleitear
recursos no âmbito do Comitê os tomadores de qualquer segmento com contratos em
execução, física e ou financeira, em número igual ou superior a 2 (dois),
verificados na data do protocolo da solicitação.” O Sr. Lupercio expõe que
devido ao atraso pelo COFEHIDRO na contratação dos projetos hierarquizados em
2005, propõe para que fiquem excluídos deste parágrafo os contratos
hierarquizados em 2005. O Sr. Bedran, se coloca contra este parágrafo quando se
referir a obras de reflorestamento, pois o Instituto Florestal exige que a obra
seja executada em no mínimo 18 meses, assim não se consegue terminar uma obra
de reflorestamento antes de dois anos e propõe que no caso de reflorestamento
seja acrescido de mais um projeto em andamento, ou seja, no caso de obras de
reflorestamento ficariam impedidos de pleitear recursos os tomadores com
contratos em execução, física e ou financeira, superior a dois. O Sr. Lupercio
propõe que seja colocado em votação pelo plenário o texto sugerido pelo Sr.
Bedran. Com 6 votos a favor e 17 votos contra o proposto pelo Sr. Bedran não
foi aprovado, ficando o parágrafo da
seguinte maneira: a partir do ano de 2.006 ficam impedidos de pleitear
recursos no âmbito do Comitê os tomadores de qualquer segmento com contratos em
execução, física e ou financeira, em número igual ou superior a 2 (dois),
verificados na data do protocolo da solicitação, excetuadas as hierarquizações
do ano de 2005. Encerrada as discussões, a Deliberação CBH-TB 008/2005 é
então aprovada com as modificações sugeridas e votadas e será publicada
juntamente com esta Ata no DOE e encaminhada a todos os membros via correio AR
para ciência do texto final. Encerrada a pauta do dia o Sr. Lupercio passa a
palavra ao Sr. Casadei, presidente do Comitê, que nada
mais havendo a tratar, deu por encerrada a reunião, sendo em seguida lavrada a
presente ata, que foi por mim, Lupércio Ziroldo Antonio, Secretário Executivo,
assinada e encaminhada para publicação no Diário Oficial do Estado, juntamente
com a Deliberação CBH-TB 007/2005 que Dispõe sobre a hierarquização
de recursos do FEHIDRO para Instituto Ambiental Planeta Verde; a
Deliberação CBH-TB 008/2005 que Dispõe sobre
Diretrizes e Critérios para solicitação de recursos ao FEHIDRO no ano de 2.006
e a Deliberação CBH-TB 009/2005 que Dispõe sobre a fixação de datas e
prazos no âmbito do CBH-TB para ações e atividades a serem desenvolvidas no ano
de 2.006, aprovadas no plenário. Todos os
documentos publicados serão enviados em cópia aos componentes do CBH-TB para
aprovação na Reunião seguinte.