Ata da 1� Reuni�o Extraordin�ria da C�mara T�cnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos H�dricos

CBH-PARDO � 2003

 

 

 

Aos vinte dias do m�s de novembro do ano de dois mil e tr�s, �s 09:00 horas, na sede da Ger�ncia Regional da Bacia do Mogi-Gua�u e Pardo - CETESB, localizada na Av. Presidente Kennedy, n.� 1760, em Ribeir�o Preto, teve lugar a PrimeiraReuni�o Extraordin�ria de 2003 da C�mara T�cnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos H�dricos do Comit� da Bacia Hidrogr�fica do Pardo, com as presen�as dos senhores: Caio Augusto Rocha Abreu ( SABESP ), Amauri da Silva Moreira ( CETESB ),Mardem S. Machado ( DAEE ),Maria �ngela Gar�falo ( Diretoria Regional de Ensino ), Marcos Massoli (DEPRN), Lu�s Eduardo Garcia ( ERPLAN ), Jo�o Cabrera Filho ( SAA ), Jos� Geraldo Depaoli e Jos� Luiz Zamai ( Prefeitura Municipal de Dinivol�ndia ), Carlos Roberto Sarni ( Prefeitura Municipal de Sert�ozinho ), M�rcio Luiz Felix ( Prefeitura Municipal de Tapiratiba ), Richard Ant�nio Poli ( Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul ), Homero Cavalheri ( Prefeitura Municipal de Serrana ), Marisa Her�dia ( Inst. Univ. Moura Lacerda ), Aparecido Reis Souza ( CIESP ), Ant�nio Carlos Rosa ( Ass. Rep. Verde Tamba� ), Fabr�cio Martins Pereira ( OAB ), Paulo Finotti ( SODERMA ). Amauri iniciou a reuni�o fazendo um breve relato da reuni�o anterior; Caio aborda a quest�o dos crit�rios de pontua��o do CBH � Sapuca�, onde os pedidos de verbas para educa��o ambiental est�o sujeitos a crit�rios distintos; Cabrera questiona quanto � fixa��o de valor para esse tipo de solicita��o, entendendo que o Comit� havia fixado valores, Amauri explica que o assunto foi abordado na �ltima plen�ria, por�m n�o foi fixado valor, Luis Eduardo afirma que n�o temos crit�rios espec�ficos para avaliar projetos de educa��o ambiental, sugerindo que devem ser elaborados ainda neste ano, Coelho retoma a pauta e defende a proposta de um teto vinculado somente para SABESP, Luis Eduardo lembra que existe uma delibera��o do Comit� 003/2003 que estabelece faixas com dois n�veis depercentagempara destina��o das verbas, ressaltando ser contra um crit�rio �nico. Aparecido sita que n�o s� a SABESP deve ser cerceada, mais tamb�m os demais; Carlos Sarni destaca o modelo utilizado pelo CBH � Mogi, que possui percentuais limites para todas as modalidades; Luis Eduardo posiciona-se contra o modelo do Mogi, alertando para o risco engessarmos valorese de perdermos o objetivo estabelecido pelo plano da Bacia, ressaltando que a fixa��o de limites j� � um passo nesse sentido. Cabrera sugere limite na faixa de 40 a 50% aplic�veis sobre os percentuais j� praticados (70 e 30 %), prop�e que a plen�ria deveria estabelecer uma percentagem para educa��o ambiental. Amauri sugere limites baseados na m�dia dos pedidos do pleito de 2003, para ambos os percentuais, que resultam valores da ordem deR$ 200.000,00 para os pedidos de saneamento b�sico (70%) e R$ 100.000,00 para os demais pedidos. Esclarece que aplicando esses limites no pleito passado, apenas a SABESP teria reduzido o montante solicitado, significativamente, tornando poss�vel atender a mais dois pedidos. Fabr�cio concorda e refor�a que adotando o limite de R $ 200.000,00 seriaposs�vel atender um maior n.� de pedidos. Luis Eduardo, faz uma auto cr�tica, ressaltando a necessidade de incentivar a cria��o de um consorcio entre os 27 munic�pios na busca de mais verbas, al�m da verba do FEHIDRO. Aparecido alerta que devemos ser coerentes com o valor que temos, sem utopias. Luis Eduardo alerta para a import�ncia da SABESP na bacia, mostrandoque no Plano da Bacia 8 munic�pios que est�o na 1� a��o priorit�ria, s�o administrados por elae que h�outros 3 na 2� a��o priorit�ria. V�rias foram as propostas de fixa��o de percentuais, contudo houve consenso em fixar o teto em 25% do montante destinado � faixa dos pedidos relacionados com saneamento correspondente a 70% da verba FEHIDRO e limite de 30% para os demais pedidos correspondente a 30% da verba FEHIDRO. O assunto foi encerrado passando-se a atualiza��o dos quesitos de pontua��o e da Delibera��o CBH � Pardo003/2003. Iniciando pela Delibera��o, Amauri ressaltou a necessidade de limitar o n.� de pleitos por tomador, tendo havido consenso de limitar a apenas um pleito por tomador e que a meta MRH 4 deveria ser remanejada para o bloco daquelas vinculadas ao montante de 30% (outras solicita��es), o que foi acatado pela C�mara. Cabreraaponta a necessidade de descrever as metas e a��es de forma ordenada, obedecendo a sequ�ncia de suas prioridades. Fabr�cio orienta na formata��o jur�dica da Delibera��o, em especial na reda��o dos par�grafos �nicos que tratam da fixa��o dos limites de 25% e de 30%, ficando a mesma conforme modelo anexo. Passou-se ent�o � atualiza��o dos quesitos de pontua��o (anexo III). Inicialmente, foi retirado o item 2 �Detalhamento (analise documental)�. Caio ressalta a necessidade de incluir no quesito A - �Objeto do Empreendimento� um incentivo � micro e � macro medi��o de �gua para abastecimento, o que foi acatado e inserido no item �c� deste quesito. Amauri enfoca que o quesito B -�Localiza��o/Sub�Bacia� n�o � compat�vel como modelo de prioriza��o do Plano da Bacia, devendo ser retirado, o que foi acatado. Cabrera destaca a necessidade de corrigir a itemiza��o j�que permaneceram erros da �ltima revis�o. Carlos Sarni enfoca n�o ter sentido o quesitoF �Contrapartida�, devido � fixa��o de limites, houve consenso e o quesito foi exclu�do. Cabrera, destaca que a tabela resumo do item 2.4 �Crit�rios Aplic�veis a cada Categoria...� deveria ser reformatada, tendo sido aceito. Foi ainda acrescido no crit�rio de desempate o benef�cio para obras de esgotos localizadas � montante e para pedidos de abastecimento de �guas e outros pedidos, ser� beneficiado o pedido que contemplar o maior n.� de habitantes. Finalizando as sugest�es de corre��o, o texto final ficou conforme modelo anexo. Nada mais tendo a tratar encerrou-se a reuni�o as 17:00 hs. Ribeir�o Preto , 20 de novembro de 2003.

 

 

Amauri da Silva Moreira

Secret�rio da C�mara T�cnica

 

 

 

 

Delibera��o CBH - PARDO N.� 000/03

 

 

 

Aprova diretrizes e crit�rios para distribui��o dos recursos do FEHIDRO destinados � �rea do CBH � PARDO e d� outras provid�ncias.

 

 

O Comit� da Bacia Hidrogr�fica do Pardo, no uso de suas atribui��es legais, considerando que o Conselho Estadual de Recursos H�dricos - CRH, aprovou a distribui��o dos recursos do FEHIDRO dispon�veis, estimados emR$�������������������������� para o or�amento do ano de 2004.

 

Delibera :

 

Artigo 1� - Ficam aprovadas as seguintes diretrizes gerais para a defini��o de prioridades de investimentos com recursos do FEHIDRO:

I - Atender �s delibera��es, normas e procedimentos estabelecidos pelo COFEHIDRO;

II - Viabilizar obras, servi�os e projetos relacionados com as metas e a��es priorit�rias constantes do Plano de Bacia - CBH-Pardo (anexo I).

 

Artigo 2� - Ser� protocolizado e submetido � aprecia��o apenas um pleito por tomador.

 

Artigo 3� - Fica estabelecido o montante de 70% da verba do FEHIDRO, prevista para o pleito de 2004, para obras, servi�os e projetos relacionados com as metas e a��es do Plano de Bacia � CBH-Pardo, respeitando a seq��ncia abaixo:

 

I - Atender � Meta MRH 1- �Atingir e manter a universaliza��o dos servi�os de coleta (2007) e tratamento (2008) de esgotos nos munic�pios da UGRHI �4� priorizando, conforme sequ�ncia, as a��es:

a -AMRH 1.3 � Atingir 100% at� 2006, e manter, em car�ter permanente, os servi�os de tratamento de esgotos nos munic�pios de Brodowski, Caconde, Casa Branca, Cravinhos, Cruz das Posses (distrito de Sert�ozinho), Divinol�ndia, Itobi, Jardin�polis, Mococa, S�o Jos� do Rio Pardo, S�o Sim�o, Tamba�, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul;

b -AMRH 1.4 � Atingir 100% at� 2008 e manter, em car�ter permanente, os servi�os de tratamento de esgotos nos munic�pios C�ndia (distrito de Pontal), S�o Sebasti�o da Grama e Serrana;

c -AMRH 1.2 � Manter 100%, em car�ter permanente, os servi�os de tratamento de esgotos nos munic�pios de Altin�polis, Cajuru, C�ssia dos Coqueiros, Ribeir�o Preto, Sales de Oliveira, Santa Cruz da Esperan�a, Santa Rosa de Viterbo e Serra Azul;

d - AMRH 1.1 � Atingir 100% em 2007 e manter, em car�ter permanente, os servi�os de coleta de esgotos nos munic�pios da UGRHI-4;

e.-. demais a��es.

II - Atender � Meta MRH 2 �Implantar ou recuperar os sistemas de destina��o final de res�duos s�lidos municipal, industrial, agr�cola e de servi�os de sa�de nos munic�pios da UGRHI 4� priorizando, conforme sequ�ncia, as a��es:

a -AMRH 2.3 � Efetuar projetos e licenciamento ambiental de aterro em valas ou de outros sistemas ambiental e legalmente aceitos, para destina��o adequada de res�duos s�lidos dos munic�pios de at� 20.000 habitantes;

b -AMRH 2.4 � Implantar, recuperar ou manter projetos de aterro em valas ou de outros sistemas ambiental e legalmente aceitos, para destina��o adequada, em car�ter continuado, de res�duos s�lidos dos munic�pios de at� 20.000 habitantes;

c - AMRH 2.5 � Efetuar projetos e licenciamento ambiental de aterro ou de outros sistemas ambiental e legalmente aceitos, compat�vel com o porte do munic�pio, para destina��o adequada de res�duos s�lidos dos munic�pios com mais de 20.000 habitantes;

d -AMRH 2.6 � Implantar, recuperar ou manter projetos de aterro sanit�rio para destina��o adequada, em car�ter continuado, de res�duos s�lidos dos munic�pios com mais de 20.000 habitantes;

e -AMRH 2.7 � Efetuar projetos e obras de recupera��o de locais contaminados por disposi��o inadequada de res�duos s�lidos (lix�es, aterros controlados, etc.) desativados ou em vias de desativa��o;

f - demais a��es.

III - Atender �s Metas:

a -MRH 3 � Atingir e manter universaliza��o dos servi�os de tratamento e distribui��o de �gua para abastecimento p�blico nos munic�pios da UGRHI-4;

b - MRH 5 � Minimizar, em car�ter continuado, as perdas nas redes p�blicas de �gua e vazamento esgoto dos munic�pios da UGRHI-4.

 

Par�grafo �nico: Do percentual estabelecido neste artigo, dever� ser respeitado o limite de 25% por solicita��o

 

Artigo 4� - O restante da verba FEHIDRO (30%) dever� ser destinada para atender a obras, servi�os e projetos relacionados com as demais metas e respectivas a��es:

MRH 4 � Efetuar, em car�ter continuado, medidas de combate � eros�o, assoreamento e inunda��o nos munic�pios da UGRHI-4;

MGE 5 � Discutir, propor e implantar modelo, em car�ter imediato, bem como acompanhar, de forma continuada, sistema de cobran�a pelo uso da �gua na UGRHI-4;

MGE 9 � Criar, implantar e prover a ag�ncia de bacia;

MGE 1 � Efetuar e aprimorar, de forma continuada, a organiza��o t�cnica, administrativa e financeira do CBH-Pardo, bem como promover a capacita��o de seus membros;

MGE 3 � Efetuar e aprimorar, de forma continuada, o banco de dados b�sicos do CBH-Pardo, com vistas � gest�o dos recursos h�dricos da UGRHI-4;

MGE 6 � Efetuar, de forma continuada, a gest�o de aq��feros das unidades presentes na UGRHI-4, aproveitando as estruturas institucionais de gest�o de recursos h�dricos j� existentes (CBHs etc.);

MGE 7 � Promover, aprimorar e racionalizar, em car�ter continuado, o aproveitamento m�ltiplo dos recursos h�dricos da UGRHI-4;

MGE 2 � Incentivar, em car�ter permanente, o poder p�blico municipal e a sociedade civil na participa��o da gest�o de recursos h�dricos da UGRHI-4;

MGE 8 � Promover e incentivar, em car�ter permanente, a educa��o ambiental na UGRHI-4, com �nfase para os recursos h�dricos;

MCM 1 � Efetuar cadastro de �reas de Preserva��o Permanente (APPs) e demais Unidades de Conserva��o e �reas correlatas, bem como atualiz�-lo continuamente;

MCM 2 � Efetuar o controle e manuten��o das �reas de Prote��o M�xima e de Recarga do Aq��fero Guarani;

MCM 3 � Recuperar e manter, em car�ter permanente, as �reas de Preserva��o Permanente (APPs), Unidades de Conserva��o (UCs) e �reas Correlatas da UGRHI-4;

MCM 4 � Promover, de forma permanente, a recupera��o da vegeta��o na UGRHI-4.

 

Par�grafo �nico: Do percentual estabelecido neste artigo, dever� ser respeitado o limite de 30% por solicita��o

 

Artigo 5� - O n�o atendimento aos crit�rios estabelecidos nos artigos 1�, 2�, 3� e 4�, incisos, al�neas e par�grafos, respectivos, implicar� na desclassifica��o do pleito.

 

Artigo 6� - Os pleitos dever�o ser atendidos de acordo com o Manual de Procedimentos Operacionais do FEHIDRO.

 

Artigo 7� - N�o obstante as prioridades apontadas no Plano de Bacia � CBH-Pardo, os quesitos de pontua��o (Anexo II) poder�o ser aplicados, como recurso adicional, em situa��es de empate, para fins de hierarquiza��o e sele��o dos investimentos a serem indicados ao FEHIDRO.

 

Artigo 8� - Fica estabelecido o per�odo de�� //04 ��� //04para que as entidades interessadas na obten��o de recursos oriundos do Fundo Estadual de Recursos H�dricos � FEHIDRO, protocolem na Secretaria Executiva do CBH-PARDO, as solicita��es de verbas em conformidade com as regras desta delibera��o.

 

I - Dever�o ser anexados todos os documentos, em duas vias, que comprovem o atendimento ao Manual de Procedimentos Operacionais do FEHIDRO.

II - Fica estabelecido que a partir do dia�� //04, os interessados poder�o retirar na sede da Secretaria Executiva deste Comit� ou pelo do site sigrh.sp.gov.br, a �FICHA RESUMO, PLANILHA OR�AMENT�RIA, CRONOGRAMA F�SICO FINANCEIRO� e demais documentos e informa��es orientadoras dispon�veis.

III - Fica delegada � CT-PGRH a fun��o de, at���� /�� /04, analisar avaliar, pontuar e propor a hierarquiza��o dos empreendimentos inscritos, com base nos crit�rios estabelecidos nesta delibera��o.

 

Artigo 9� - Esta Delibera��o entrar� em vigor nesta data, devendo ser publicada no D.O.E.

 

 

 

 

Ribeir�o Preto,��� de dezembro de 2003.

 

 

ANEXO II

CRIT�RIOS PARA PONTUA��O A SER ATRIBU�DA �S SOLICITA��ES DE RECURSOS FINANCEIROS, PARA FINS DE HIERARQUIZA��O E SELE��O DOS INVESTIMENTOS A SEREM INDICADOS AO FEHIDRO.

 

1 Aplica��o dos crit�rios para pontua��o, que poder�o ser utilizados como recurso adicional, em caso de empate, a crit�rio da CT-PGRH.

 

PONTOS

CRIT�RIOS

A. OBJETO DO EMPREENDIMENTO

5

a)ETE, Disposi��o final de res�duos s�lidos urbanos e de sa�de

4

b) Coletores-tronco, interceptores, emiss�rios, elevat�rias de esgotos (transporte e afastamento), transporte de lixo dom�stico.

3

c) ETA e estruturas correlatas (micromedi��o e macromedi��o)

2

d) Outros

 

B. CARACTERIZA��O DO EMPREENDIMENTO

B.1�� OBRAS E SERVI�OS

B.1.1�� PRAZOS

5

a) opera��o em at� 12 meses

4

b) conclus�o em at� 12 meses

3

c) implanta��o parcial em at� 12 meses

2

d) implanta��o acima de 12 meses

B.1.2��� TIPO DO PROJETO

5

a) projeto executivo

3

b) projeto b�sico

B.2�� PROJETOS

B.2.1�� TERMO DE REFER�NCIA PARA :

5

a) projeto executivo

3

b) projeto b�sico

 

C.�� CRIT�RIOS PARA DEFINIR A POPULA��O

C.1ESGOTO SANIT�RIO: A popula��o atendida diretamente por cada solicita��o ser� comparada, em termos percentuais, com a popula��o urbana do munic�pio (IBGE) para obra, servi�o ou projeto.

5

a) de 100% a 80%

4

b) de 79,99% a 60%

3

c) de 59,99% a 40%

2

d) de 39,99% a 20%

1

e) inferior a 20%

C.2ABASTECIMENTO DE �GUA: A popula��o atendida diretamente por cada solicita��o ser� comparada, em termos percentuais, com a popula��o urbana do munic�pio (IBGE) para obra, servi�o ou projeto.

5

a) de 100% a 80%

4

b) de 79,99% a 60%

3

c) de 59,99% a 40%

2

d) de 39,99% a 20%

1

e) inferior a 20%

C.3OUTRAS SOLICITA��ES: A popula��o atendida de cada solicita��o ser� comparada por tipo de solicita��o, em termos percentuais, com a popula��o urbana do munic�pio (IBGE) para obra, servi�o ou projeto.

5

a) de 100% a 80%

4

b) de 79,99% a 60%

3

c) de 59,99% a 40%

2

d) de 39,99% a 20%

1

e) inferior a 20%

 

D.�� CUSTOS UNIT�RIOS PARA OBRAS

D.1�� ETEs � Esta��es de Tratamentos de Esgotos Sanit�rios

 

 

 

5 a 1

Ser� considerado o �ndice � R$/Equivalente Populacional Removido� , obtido do valor global da obra pelo Equivalente Populacional Removido: Este equivalente ser� obtido pela divis�o da carga org�nica removida em Kg de DBO por dia (pela contribui��o individual de 0,054 Kg/DBO por dia). Ser�o tomados o menor �ndice e o maior �ndice obtidos, interpolando-se linearmente entre eles 5 (cinco) faixas em valores absolutos de custos unit�rios crescentes, que receber�o pontua��o decrescente, variando de 5 a 1.

D.2�� OUTRAS OBRAS, SERVI�OS E PROJETOS

5 a 1

Ser� considerado o �ndice � R$/Habitante atendido� por tipo de solicita��o, estabelecendo-se a pontua��o de modo an�logo ao item 5.1 acima.

 

Para avalia��o do item D, ser� usado como referencial o item C, ficando tamb�m com a seguinte observa��o: - as solicita��es que n�o se enquadrarem, ficar�o isentas da aplica��o desse item.

 

2. Crit�rios aplic�veis a cada categoria, conforme o tipo de solicita��o.

 

 

QUESITOS

PONTOS

OBRAS E SERVI�OS

PROJETOS

A. OBJETO DO EMPREENDIMENTO

5

5

B.1.1 PRAZOS

5

 

B.1.2TIPO DO PROJETO

5

 

B.2.1TERMO DE REFER�NCIA PARA :

 

5

C.1ESGOTO SANIT�RIO

 

5

 

5

C.2ABASTECIMENTO DE �GUA

C.3OUTRAS SOLICITA��ES

D.1ESTA��ES DE TRAT� DE ESGOTOS SANIT�RIOS

5

 

5

D.2OUTRAS OBRAS, SERVI�OS E PROJETOS

PONTUA��O M�XIMA

25

20

 

3.      HIERARQUIZA��O

 

As pontua��es alcan�adas pela solicita��o em sua categoria, em cada um dos crit�rios definidos no item 1 ser�o somadas e tabuladas conforme tabela do item 2. O resultado final ser� comparado com os resultados finais de todas as solicita��es, compondo-se uma �nica lista de prioridades, por tipo de solicita��o, com pontua��o decrescente.

 

4        CRIT�RIOS PARA DESEMPATE

 

Havendo empate ap�s avaliados os quesitos espec�ficos para desempate na soma de pontos obtidos, para cada grupo de solicita��es para obras e servi�os ou projetos, ser�o aplicados, sucessivamente, at� o desempate, os seguintes crit�rios:

Em caso de empate ser� beneficiada a obra localizada � montante

 

4.1     Obras cujos estudos e projetos que foram anteriormente financiados pelo FEHIDRO, conforme Manual de Procedimentos Operacionais � FEHIDRO.

4.2     Para solicita��es relativas � �esgoto sanit�rio�, pertinentes ao quesito C.1, ser� beneficiado o pedido do munic�pio que estiver � montante.

4.3     Para solicita��es relativas � �abastecimento de �gua�,pertinentes ao quesito C 2 e para outras solicita��es, pertinentes ao quesito C 3, prevalecer� aquela que atender ao maior n.� de habitantes.

 

5        CASOS OMISSOS

 

Os casos omissos e n�o previstos neste documento ser�o objeto de proposta pela CT-PGRH e encaminhados ao CBH-Pardo para delibera��o.