Ata
da Primeira Reunião Extraordinária do ano de dois mil e seis do Comitê da Bacia
Hidrográfica do Tiete-Batalha
Aos dezessete dias do mês de abril
do ano de dois mil e seis, às 09:00 horas, na cidade de Novo Horizonte, nas
dependências do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, situado à
Avenida Guido Della Togna, número 620, com a presença de 13 (treze) prefeitos
representando o segmento dos Municípios, sendo 09 (nove) titulares a saber:
José Gualberto Tuga Martins Angerami (Prefeito Municipal de Bauru), João Luiz
Veronezi (Prefeito Municipal de Uru), Cláudio José da Trindade (Prefeito
Municipal de Guarantã), Orivaldo Gazoto (Prefeito Municipal de Cafelândia),
Carlos Adalberto Rodrigues (Prefeito Municipal de Potirendaba), Airton da Silva
Rego (Prefeito Municipal de Bady Bassitt), Carlos Augusto Belintani (Prefeito
Municipal de Dobrada), Jorge Feres Junior (Prefeito Municipal de Borborema) e
José Paulo Delgado Júnior (Prefeito Municipal de Taquaritinga) e 04 (quatro)
suplentes a saber: Gilmar José Siviero (Prefeito Municipal de Sabino), Alcides
Navarro (Prefeito Municipal de Pongaí), Genivaldo Chaves Barbosa (Prefeito
Municipal de Sales) e Jaime de Matos (Prefeito Municipal de Urupês); 12 (doze)
membros representando o segmento do Estado sendo 07 (sete) titulares a saber:
Lupércio Ziroldo Antonio (DAEE), Milthes Sperandeo Pereira (SAPESP), Miguel
Ribeiro (Departamento Hidroviário), José Luiz Fontes (Secretaria de Agricultura
e Abastecimento), Márcia Cristina Cury Bassoto (Secretaria Estadual da Saúde),
Oliana Pereira Ascêncio (Secretaria da Educação) e Antonio Carlos Vieira
(Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento) e 05 (cinco) suplentes
a saber: José Ezequiel Santana (DAEE), Marco Antonio Falcão Arantes (DEPRN),
Manoel José de Andrade (CODASP), Paulo Augusto Catini (Secretaria Estadual da
Saúde) e Fernando Corrêa de Camargo Júnior (Secretaria de Turismo); e 09 (nove)
membros representando o segmento da Sociedade Civil sendo 08 (oito) titulares,
a saber: Lourival Rodrigues dos Santos (ASSEMAE), Airton Luis Bertochi (CIESP),
Cláudio Bedran (Planeta Verde), David Geraldo Pompei (Fórum Pró Batalha), Pedro
Carvalho Mellado (ADENOVO), Percival Ramos de Carvalho (APRUMICS), Bruno
Martelli Mazzo (OAB – Itápolis) e Francisco Henrique Júnior (ABES – Sub Lins),
e 01 (um) suplente a saber: Emílio Shizuo Fujikawa (Fundação Paulista de
Tecnologia e Educação de Lins), totalizando 30 (trinta) membros com direito a
voto, ou seja, 77 % (setenta e sete por cento) de seu total, deu-se inicio a
Primeira Reunião Extraordinária de 2006 do Comitê da Bacia Hidrográfica do
Tietê Batalha. A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelas seguintes
personalidades: Sr. Cláudio Bedran, do Instituto Planeta Verde, vice-presidente
do CBH-TB, exercendo na oportunidade a presidência da reunião devido a falta
justificada do Presidente do Comitê, o Sr. Lupércio Ziroldo Antonio, do DAEE,
Secretário Executivo do CBH-TB, Sr. Sidney Jorge Francisco Di Biasi,
vice-prefeito da cidade de Novo Horizonte representando o segmento dos municípios,
o Sr. Antonio Carlos Vieira, da DAEE representando nesta oportunidade, a
Coordenação das Câmaras Técnicas do Comitê, devido a ausência justificada do
Sr. Ricardo Leonel D’Ércole, Coordenador da Câmara Técnica de Planejamento e
Avaliação e o Sr. José Ezequiel Santana, Diretor de Obra da Unidade do DAEE de
Novo Horizonte. Abrindo a reunião, o presidente em exercício inicialmente passa
a palavra ao o vice-prefeito de Novo Horizonte, Sr. Sidney Jorge Francisco Di
Biasi que dá as boas vindas a todos agradecendo em nome do prefeito, Sr. Toshio
Toyota, a presença dos membros do Comitê e demais participantes da reunião. Com
a palavra o Sr. Cláudio Bedran, exercendo a presidência da reunião, deseja a
todos uma boa reunião solicitando que em função de se tratar de reunião de
hierarquização de recursos, todos os presentes possam agir com bastante
serenidade na plenária. Com a palavra o Sr. Lupércio, Secretário Executivo do
CBH-TB inicia a pauta da Reunião plenária que discutirá fundamentalmente sobre
a hierarquização de projetos, obras e serviços a serem priorizados pelo Comitê
para utilização dos recursos do FEHIDRO de 2.006. Inicialmente, destaca como
informes da Secretaria Executiva os seguintes assuntos: 1) destaca que os
membros do Comitê não receberam juntamente com a convocação a Ata da última
reunião realizada em Itápolis no dia 27 de abril devido ao curto espaço de
tempo entre uma reunião outra, e que junto à convocação da próxima reunião
serão enviadas tanto a Ata da Reunião de Itápolis como a desta Reunião em Novo
Horizonte visando a discussão e aprovação na próxima plenária; 2) destaca que a
Mostra Fotográfica dos 10 anos do CBH-TB
conforme programação, está na segunda cidade, que é Novo Horizonte. A
abertura foi na cidade de Itápolis, permanecendo ali por duas semanas, sendo
que também ficará duas semanas em Novo Horizonte. Ressalta ainda que conforme
foi informado na inauguração da Mostra em Itápolis, os municípios de Balbinos,
Elisiário, Pirajuí e Santa Ernestina não possuem contrato com o FEHIDRO,
portanto não possuem painéis e que os municípios de Agudos e Guaiçara só
possuem Contratos FEHIDRO relativos à contratação de projetos, daí também não
possuírem painéis e ainda que os municípios de Piratininga e Marapoama
disponibilizaram fotos sem condições de serem aproveitadas para a confecção de
painéis. Acrescenta que a exposição é itinerante e passará pelos 36 municípios
da bacia, inclusive com distribuição de folders do CBH-TB, conforme cronograma
que poderá ser obtido na Secretaria Executiva do Comitê com a Srta. Graziela ao
final da reunião e que o transporte dos painéis será efetuado pelo DAEE na
pessoa do Sr. José Geraldo. Ainda sobre esse assunto, pede que todos os
municípios viabilizem espaço onde a Mostra possa ser visitada pelo maior número
de pessoas, isto é com grande acessibilidade e visibilidade para permitir que o
trabalho do Comitê seja conhecido por grande parte dos habitantes da bacia. O
Sr. Lupércio destaca finalmente que é de suma importância o envolvimento da
Secretaria e das Delegacias de Ensino Regionais nos trabalhos a serem
desenvolvidos para comemoração dos 10 anos do Comitê informando que serão
agendadas reuniões com as pessoas ligadas a Educação nas cidades de Bauru, Novo
Horizonte, Lins e Taquaritinga para formatar as atividades que irão compor as
comemorações dos 10 anos do CBH-TB. A seguir, dando continuidade a pauta da
reunião, o Sr. Lupércio destaca que o trabalho das Câmaras Técnicas referente a
pontuação e hierarquização de solicitações de recursos do FEHIDRO para o ano de
2006 evoluiu muito, houve mais reuniões inclusive com a possibilidade de
apresentação das solicitações pelos tomadores aos membros das CTs para uma
melhor análise dos projetos apresentados. Como informação, o Sr. Lupércio
lembra a todos que depois de aprovados pela plenária, os projetos irão para os
respectivos Agentes Técnicos para que estes aprovem a viabilidade técnica de
cada projeto sendo que após esta aprovação os contratos serão assinados.
Destaca ainda a todos que este ano por ser ano eleitoral, o prazo para
assinatura dos contratos FEHIDRO é até a data de 30 de junho, pedindo assim
antecipadamente a colaboração e o empenho de todos os tomadores hierarquizados
para o devido cumprimento dos prazos para apresentação de documentos
suplementares que possam ser solicitados pelos Agentes Técnicos. O Sr. Lupércio
informa que houveram alterações no SINFEHIDRO para a apresentação das
solicitações e que assim que a novo Sistema for disponibilizado pela
SECOFEHIDRO, o tomador deverá inserir os dados do projeto no Sistema. Estes
dados são os que compõem os documentos Ficha Resumo, Cronograma Físico
Financeiro e Orçamento. Dado que este ano é um ano de transição para as
alterações no Sistema, a Secretaria Executiva vai informar e dar prazo para que
todos os tomadores hierarquizados façam a sua solicitação via Sistema. O Sr.
Lupércio informa também que os novos contratos provavelmente serão assinados
pelo Banco Nossa Caixa, e não mais pelo BANESPA, e que até 31 de dezembro todos
os contratos FEHIDRO em andamento deverão estar com a Nossa Caixa por ser este
o banco oficial do Estado. A seguir, o Sr. Lupércio passa a palavra para o Sr.
Antonio Carlos, da Coordenadoria das Câmaras Técnicas para a apresentação aos
presentes do Relatório da Câmara Técnica de Planejamento e Avaliação que teve
como base as reuniões realizadas por todas as Câmaras Técnicas do Comitê em
análise às solicitações apresentadas. O Sr. Antonio Carlos inicialmente saúda a
todos e informa que a base para a pontuação das Câmaras Técnicas foi a Deliberação
CBH/TB nº 008/2005 que dispõe sobre os critérios para hierarquização de
projetos e obras para o ano de 2006 aprovada pelo plenário. Informa também que
na ausência do Sr. Ricardo, Coordenador das Câmaras Técnicas nas últimas duas
reuniões destas Câmaras Técnicas, exerceu a Coordenação juntamente com o Sr.
Alcides da CETESB e o Sr. Marcos do DEPRN. Informa que na reunião das Câmaras
do dia 03 de abril estiveram 29 membros presentes e na do dia 04 de abril
estiveram 25 membros presentes. Na reunião do dia 03 foram feitas as
apresentações dos projetos pelos tomadores, e no dia 04 foram feitas as
pontuações e hierarquizações dos projetos e obras. Com a utilização de sistema
de projeção em telão, o Sr. Antonio Carlos explana sobre as reuniões ocorridas
das Câmaras Técnicas e apresenta o resultado da hierarquização feito após
análise e pontuação dos projetos apresentados. Destaca que o resultado já havia
seguido anteriormente juntamente com a convocação para esta reunião. Após a
exposição, antes de iniciar o debate sobre o trabalho da CT-PA, o Sr. Lupércio
abre a palavra ao plenário para todos aqueles que desejam interpor qualquer
consideração sobre o resultado apresentado pela Câmara Técnica de Planejamento
e Avaliação, principalmente aqueles que de alguma forma se consideraram
prejudicados. Antes, reitera que neste ano após o recebimento inicial da
documentação dos solicitantes, foi feita uma primeira análise dos documentos
apresentados e solicitado dos tomadores a complementação destes documentos se
necessário. E que ainda, cada tomador foi oficiado por carta para fazer uma
apresentação sucinta de suas solicitações aos membros das CTs. Aberta a palavra ao plenário,
solicitaram-na: PM de Dobrada, PM de Guarantã, PM de Sales e PM de Adolfo. Com
a palavra, o Prefeito de Dobrada, Sr. Carlos Augusto Belintani expõe que em
1998 o prefeito da época trouxe para a cidade uma empresa de raspas de couro,
que a empresa se instalou no matadouro público da cidade que se encontrava
desativado e que em 2001 quando ele assumiu a Prefeitura foi verificado que a
empresa trazia danos para o meio ambiente contaminando o solo e depositando os
restos dos materiais no aterro sanitário municipal. Assim foi comunicado a
CETESB e a partir daí foi proibido o depósito do couro no aterro sanitário,
ficando um volume enorme de couro no local onde se instalava a empresa. Relata
que após várias discussões e multas aplicadas, a empresa faliu e fechou suas
portas, deixando o município com uma grande contaminação por chorume que
prejudica intensamente o Córrego da Paixão. Daí que o projeto solicitado é de
suma importância para a recuperação deste manancial. Finalmente, após solicitar
que seja distribuído entre os presentes material referente ao que ele explanou,
destaca que seu projeto foi desclassificado pela CT porque o município, quando
do protocolo da solicitação, mantinha em aberto dois projetos em andamento, o
que contrariava Deliberação aprovada pelo CBH-TB que não permitia que um
tomador com dois ou mais projetos em andamento solicitasse recursos ao Comitê.
Porém, destaca que a quitação de um dos seus contratos foi efetuada no dia 17
de março, somente 4 dias após o prazo, e justifica que não foi culpa da
Prefeitura e sim do Agente Financeiro, pois conforme protocolo, a Prefeitura
enviou a documentação para quitação do contrato em fevereiro e, devido ao
acumulo de serviço do Agente Financeiro, este demorou para efetuar a quitação
mas a obra estava fisicamente concluída em dezembro de 2005. Solicita
finalmente que, em função de não ter mais pendências com contratos anteriores,
seja aprovada a inclusão de sua solicitação pelo plenário. A seguir, o Sr.
Cláudio José da Trindade, Prefeito Municipal de
Guarantã, defende sua solicitação explicando que quando do primeiro protocolo
foi respeitado o prazo e a relação de documentos exigidos, e após análise das
Câmaras Técnicas, esta exigiu uma Declaração de propriedade das vias públicas,
o que a Prefeitura protocolou um dia depois do prazo. Argumenta dizendo que se
a solicitação continha a autorização do DEPRN e do DAEE o que implica a não
necessidade da declaração de propriedade das vias públicas, já que estes órgãos
emitiram as devidas autorizações e outorga.
Solicita então que seja reintegrada sua solicitação e incluída na
hierarquização dos recursos de 2.006. A seguir, o Engº Neder da Prefeitura
Municipal de Sales argumenta que no seu caso, a anuência do proprietário não
foi apresentada na data do protocolo porque inicialmente o dissipador de
energia seria instalado no prolongamento da rua pertencente a própria
Prefeitura, mas foi prolongado cinco metros estendendo-se a área de terceiros,
e que a Prefeitura protocolou a anuência do proprietário na data da
apresentação do projeto. Complementando, o Sr. Genivaldo Chaves Barbosa Prefeito Municipal de Sales pede a colaboração de
todos, pois o projeto beneficiará 150 residências. A seguir, a Engª Rose da
Prefeitura Municipal de Adolfo justifica que a obra solicitada não será
executada em APP e que no ano de 2000 foi executada uma obra em área de APP e
apresentada a devida autorização do DEPRN. Terminadas as considerações pelo
plenário, o Sr. Lupércio passa a palavra ao Sr. Antonio Carlos da Coordenação
das CTs para que ele faça as considerações sobre os quatro recursos
apresentados ao plenário. O Sr. Antonio Carlos primeiramente expõe que no caso
da Prefeitura Municipal de Guarantã a solicitação não continha a declaração de
propriedade de vias públicas e na primeira reunião das Câmaras Técnicas ficou
decidido que os projetos pré-qualificados que não apresentaram, na data do
protocolo, esta declaração, este documento deveria ser apresentado na data da
explanação da solicitação pelo tomador, o que não foi cumprido pela PM de
Guarantã que apresentou um dia depois da explanação. No caso de Sales,
esclarece o Sr. Antonio Carlos, quando da explanação da solicitação pelo
tomador junto às CTs, verificou-se a necessidade de um documento de anuência do
proprietário que não constava no projeto, sendo documentação necessária no
protocolo do projeto conforme a Deliberação que norteou os trabalhos da CT.
Esclarece que a Prefeitura apresentou a autorização do proprietário no dia da
explanação, o que não foi aceito pelas CTs. No caso do município de Dobrada, a
documentação apresentada estava correta e o projeto é de relevância, mas a
Prefeitura Municipal estava em desacordo com a Deliberação do CBH que impedia
de apresentação de solicitação o tomador que tivesse dois ou mais projetos em
andamento. O Sr. Antonio Carlos ressalta que na data atual a Prefeitura de
Dobrada não possui nenhum contrato em andamento, mas quando do protocolo tinha
dois casos em pendência. Finaliza que este caso também foi a votação junto aos
membros da CTs que não aprovou a inclusão da solicitação da PM de Dobrada.
Finalmente, no caso do município de Adolfo, esclarece o Sr. Antonio Carlos que
o projeto mostra que a obra chega a 32 metros da APP e assim as Câmaras
Técnicas entenderam que a obra necessitava de autorização do DEPRN. Com a
palavra, o Sr. Marcos do DEPRN, membro da Câmara Técnica de Saneamento acrescenta
que a obra é uma ligação de emissário e que lança em APP. O Sr. Lupércio lembra
ao plenário que as Câmaras Técnicas possuem representantes de todos os órgãos
técnicos para todas as dúvidas sobre os projetos sejam sanadas para que estes
não sejam reprovados nos agentes técnicos. O Sr. Lupércio destaca que no caso
da PM de Dobrada a desclassificação foi pelo não cumprimento do artigo 11,
parágrafo único da Deliberação CBH-TB 08/2005, que no caso da PM de Adolfo foi
pelo não cumprimento do artigo 5º da Deliberação CBH 08/2005, no caso de Sales
pelo não cumprimento do artigo 8º da Deliberação CBH-TB 08/2005 e que no caso
da PM de Guarantã o motivo da desclassificação foi a não apresentação dentro do
prazo de documento exigido pelas Câmaras Técnicas. O Sr. Lupércio nomeia todos
os membros votantes para que se inicie o processo de votação. O Sr. Lupércio
explica que as Câmaras Técnicas fizeram a pontuação dos projetos resultando na
hierarquização de dois projetos no PDC 1, cinco projetos no PDC 3 e dois projetos
no PDC 9 sendo que houve sobra de recursos nestes três PDCs e nos PDCs 5 e 10
onde não foram feitas solicitações. O Sr. Lupércio propõe que seja
primeiramente colocado em votação estes nove projetos pontuados e
hierarquizados conforme Relatório sugerido pelas Câmaras Técnicas. Não havendo
nenhuma objeção pelo plenário, é colocada em votação ao plenário a aprovação
dos seguintes projetos já hierarquizados pelas CTs: PDC1, dois tomadores:
Departamento Hidroviário e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Adolfo, PDC3,
cinco tomadores: PM de Borborema, PM de Marapoama, DAE de Bauru, SAAE de
Promissão e PM de Sabino e PDC9, dois tomadores: Fórum Pró-Batalha e PM de Bady
Bassit. Em votação, estas solicitações são aprovadas por unanimidade para
hierarquização com recursos FEHIDRO de 2.006. A seguir, o Sr. Lupércio expõe
que os recursos que sobraram nos PDCs 1, 3, 5, 9 e 10, PDCs estes que tem
prioridade de atendimento conforme Deliberação do CBH-TB, foram remanejados por
sugestão das Câmaras Técnicas para o PDC 9 pois era o único PDC que haviam
projetos pontuados critério este que beneficiaria mais oito tomadores conforme
Relatório das CTs. Porém, destaca que houve explanação em plenário de quatro
tomadores que solicitaram sua inclusão na hierarquização pelo Comitê e que o
plenário deverá decidir pela aplicação deste saldo de recursos. O Sr. José Gualberto Tuga Martins Angerami, Prefeito Municipal de Bauru propõe que seja votada a
proposta das Câmaras Técnicas, ou seja, que o saldo acusado dos recursos dentro
de cada PDC sejam remanejados para o PDC 9 com atendimento aos oito projetos
elencados e pontuados pelas CTs. O Sr. Carlos, Prefeito Municipal de Dobrada
propõe que sejam votados primeiramente os recursos apresentados pelas PMs de
Dobrada, Guarantã, Adolfo e Sales. Após ampla discussão, o Sr. Lupércio propõe
que seja votada inicialmente a forma de votação, sem discussão do mérito, ou
seja, primeiramente os membros votariam como proceder a votação, se votaria
primeiro a proposta das Câmaras Técnicas ou primeiro os recursos apresentados
pelos quatro tomadores desclassificados. Colocada em votação, a proposta de
votar primeiramente o sugerido pelas Câmaras Técnicas ganhou com 18 votos a
favor e 11 contra, sendo que o Prefeito Municipal de Bady Bassitt que teria direito
a voto havia se ausentado na reunião. Assim colocou-se em votação a proposta
sugerida pelas Câmaras Técnicas que hierarquizava todos os projetos de obras
pontuados no PDC 9 para utilização do saldo de recursos dentro dos PDCs 1, 3,
5, 9 e 10, destacando que, se aprovada, o último projeto pontuado, o da PM de
Avaí deveria ter uma subtração de R$ 10.105,26 em virtude dos recursos
disponíveis, aumentando assim o mesmo valor na contrapartida oferecida.
Colocada em votação a proposta das Câmaras Técnicas é aprovada por 20 votos a
favor e 9 contrários, tendo sido hierarquizadas as solicitações dos tomadores:
PM de Bauru, PM de Guaiçara, PM de Pongaí, PM de Novo Horizonte, PM de
Potirendaba, PM de Cafelândia, PM de Uru e PM de Avaí. O Sr. Lupercio ressalta
que os projetos hierarquizados serão reenquadrados nos PDCs do PERH 2004/2007, medida necessária tendo em vista
que a Deliberação CBH/TB nº 008/2005 havia adotado os PDCs do PERH anterior. Cumprida a pauta o Sr. Cláudio Bedran, presidente do CBH-TB
nesta reunião deu por encerrada a reunião, sendo em seguida lavrada a presente
ata por mim, Lupércio Ziroldo Antonio, Secretário Executivo do CBH-TB, assinada
e encaminhada para publicação no Diário Oficial do Estado, juntamente com a
Deliberação CBH-TB/003/2006 que Dispõe
sobre a utilização dos recursos do FEHIDRO em 2.006. Todos os documentos
publicados serão enviados em cópia aos componentes do CBH-TB para aprovação na
Reunião seguinte.