ATA
DA 20ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO BAIXO PARDO / GRANDE
Aos dezessete dias do mês de junho de dois mil e cinco, no
Auditório da Associação Comercial e Industrial de Barretos, na Rua 20 n.º 725 –
Barretos/SP, com início às 14h00, realizou-se a reunião do Comitê da Bacia
Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande, com um total de 37 (trinta e sete) membros
do comitê, mas, somente 33 (trinta e três) com direito a voto, a seguir
discriminados: Luiz Antonio B. da Rocha (Titular – ABEAA); Manuel Alexandre
Costa (titular- ACIB); Angela Maria M. do Prado Brunelli (titular – ACIAB);
Laercio Lourenço Lellis (titular – ACIG); Antonio Leandro Pagoto (titular –
Cana Oeste); Ronaldo Antonio Marques (titular – ABEMAIA); Otávio Ricardo
Sempionato (titular – COOPERCITRUS); Hélio César Suleiman (titular – FEB);
Jackson Roberto de Medeiros (titular – Fórum 2000); Pedro Geraldo Spechoto
(titular – Associação Citroregional); Márcia M. de Campos Borges (titular –
OAB); Sidnei Motta (suplente – Sindicato dos Engenheiros do Est. SP); José
Eduardo C. Lelis (titular – Sindicato Rural de Guaira); Nobuhiro Kawai (titular
- Sindicato Rural Vale do Rio Grande) e Gediel Toledo Martins (sulente –
Sindicato Rural Vale do Rio Grande); José Orlando Levy (titular- CETESB);
Walter Tadeu L. Coiado (suplente- CETESB); Maria Ângela M. H. Tchakerian
(suplente – DRADS); Cláudio Daher Garcia (titular – DAEE); Marco Aurélio M.
Pereira (titular – DER); Luiz Eduardo de D. Silva (titular – DEPRN); Claudio
Antero Machado (titular- EDR); João Amadeu Giacchetto (suplente- EDR); Marcos
Cussolin Mesquita (titular – SABESP); Onofre Rosa Rezende (suplente – ERPLAN);
Jane Jurado Garcia Marques (suplente - Serviço de Vigilância Sanitária); José
Diogo Flores (titular – PM Altair); Márcio Martins Ferreira (suplente – PM de
Barretos); Jorge Carneiro Campos Jr. (suplente – PM Bebedouro); Jaci Salim Paro
(suplente– PM Colina); José Freire Filho (suplente– PM Colômbia); Sérgio de
Mello (titular– PM Guaira); Antonio Claudio S. Gonzales (suplente – PM Guaraci);
Marcoantonio Pinto Neto (titular– PM Jaborandi); João Marcos Fischer (suplente
– PM de Morro Agudo); Samir Assad Nassbine (titular – PM de Terra Roxa) e José
Lopes Fernandes Neto (titular – PM de Viradouro). Com a palavra o presidente do
CBH-BPG e prefeito municipal de Terra Roxa cumprimentou e agradeceu a presença
de todos, dando boas vindas. Argumentou ser esta uma reunião um pouco mais
importante que as demais por se tratar de ratificar o que foi discutido e
proposto pela Câmara Técnica em reunião realizada em 03.06.2005. Propôs a dispensa da leitura da Ata da 19ª
Reunião Ordinária do CBH-BPG, uma vez que a mesma havia sido encaminhada com
antecedência. O representante da ABEAA, Sr. Luiz Antonio B. da Rocha solicitou
a palavra e protocolou um Ofício contendo algumas considerações com relação à
referida Ata. Tomando a palavra, o Secretário Executivo do CBH-BPG, Claudio
Daher Garcia, referiu-se à última reunião, no que diz respeito à reportagem do
Jornal O Diário, ocasião em que o representante da ABEAA, Aluisio Candido de
Paula expôs sua opinião, sendo que o mesmo não tinha conhecimento do acordo
firmado entre a ABEAA e o Eng.º Luiz Antonio autorizando o mesmo a representar a entidade e em seguida leu a
carta: “Barretos, 17 de junho de 2005. CARTA DE RETRATAÇÃO. Ao Comitê da Bacia
Hidrográfica do Baixo Pardo / Grande. Prezados Senhores: O Arquiteto ALUÍSIO CÂNDIDO
DE PAULA vem através desta carta oficial, se retratar de afirmação proferida no
dia 30 de março de 2005, no auditório da Associação Comercial e Industrial de
Barretos, durante a 19ª Reunião Ordinária do COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO
BAIXO PARDO / GRANDE. – Peço profundas desculpas às pessoas envolvidas e
gostaria de salientar que proferi tal afirmação por desconhecimento de que o
Sr. Luiz Antonio Batista da Rocha, possuía autorização para representar a
entidade de classe ABEAA nas reuniões do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo
Pardo / Grande. Gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar e
agradecer a todos os que fazem parte deste honrado Comitê. Atenciosamente. Aluísio
Cândido de Paula – Arquiteto”. O representante da Prefeitura Municipal de
Barretos, Márcio Martins Ferreira, disse que, também com referência ao mesmo
assunto, foi procurado pelo Sr. Luiz Antonio que solicitou esclarecimentos ao
Comitê, quando disse que o fato ocorrido não passava de uma “questão pessoal”,
se referia à ABEAA não ao Sr. Luiz Antonio. Na seqüência, o presidente do
CBH-BPG, colocou a Ata em votação e foi aprovada por unanimidade com as devidas
alterações. Passou a palavra ao Claudio, que deu seqüência ao mesmo assunto e
lembrou que na última reunião o comitê estava aguardando Parecer Jurídico do
DAEE, sendo que o mesmo foi encaminhado em maio, e leu a conclusão do Parecer.
Falou sobre o 4º Movimento SOS Rio Pardo que será realizado em 24/06/2005
(próxima Sexta-feira), e passou a palavra ao presidente. Dr. Samir Assad
Nassbine, informou que enviou convite ao Secretário da Agricultura, Sr. Antonio
Duarte Nogueira, e, aproveitando
convidou pessoalmente todos os presentes, alegando se tratar de ações efetivas
e parcerias, e principalmente, chamar a atenção da população sobre a
importância da preservação do meio ambiente. Novamente com a palavra, o
secretário executivo, Claudio, lembrou que na reunião setorial do Estado,
realizada em 30.03.2005, foi determinado que em função da Secretaria de Turismo
não estar mais participando das reuniões, seria alterado o estatuto, inclusive
acomodando alguns suplentes na titularidade. Porém, na reunião de Câmara
Técnica, oportunidade em que se discutia a minuta de deliberação para tal
alteração, o representante da Prefeitura de Guaraci, Sr. Antonio Claudio
Gonzales, informou que já estava sendo instalado em Barretos, a Regional da
Secretaria do Turismo, e que teria um representante, sendo assim, na reunião de
CT-PLAGRHI sugeriu entrar em contato com o responsável e solicitar que ele
fizesse uma indicação e voltasse a participar a partir de agora, se fosse do
interesse deste orgão. Informou ainda, que foi encaminhado convite ao Sr.
Fernando Bonvino, e se o segmento concordar com a sugestão da CT-PLAGRHI, podemos
proceder dessa forma, ou fazer uma reunião setorial do estado para definir.
Apresentou o gerente da CETESB, que é o coordenador de CT-PLAGRHI, Walter Tadeu
Lunardelli Coiado. Na seqüência, comentou sobre a Minuta de Deliberação CBH-BPG
n.º 055/2005, com relação à qualidade dos projetos apresentados e à alteração
dos critérios para o próximo ano. Informou que foi feita uma reunião dia
05/02/2005 para alertar as prefeituras quanto à apresentação dos projetos. Foi
concedido até 20/05/2005 para apresentação e prazo complementar até 30/05/2005
caso haja necessidade. Devido ao feriado prolongado, acabou sendo um prazo
curto, que no caso de solicitação de documentos mais burocráticos, como por
exemplo licenças ambientais, não havia tempo hábil. Diante disso, o presidente
do comitê, sugeriu que esse procedimento fosse alterado, devendo ficar este
prazo permanentemente aberto e daí após o fechamento da análise, fosse
concedido mais 60 (sessenta) dias para complementação. Alegou que o interesse é
que todos participem, e não por falta de um documento fácil, o tomador seja
descartado. Com a palavra, Dr. Samir disse ter analisado o procedimento
adotado, e sugere alterar esse procedimento para que todos tenham igualdade de
condição e tempo hábil para correção. Como não se pode mudar agora, devemos
pensar nisso para o próximo ano. Retomando a palavra, Claudio, solicitou à
Angela para apresentar a planilha de pontuação. Com a palavra, a
vice-presidente do CBH-BPG e representante da ACIAB, Angela M. M. do Prado
Brunelli, cumprimentou a todos e lamentou o fato da Câmara Técnica não poder
ter contribuído melhor, devido à entrada de poucos projetos na primeira
avaliação. Reiterou que a CT-PLAGRHI está à disposição para fazer o trabalho de
assessoria técnica. Em seguida, apresentou a Minuta de Deliberação CBH-BPG n.º
055/2005 e seus anexos, e na seqüência a proposta da CT-PLAGRHI, conforme
segue: I- OBRAS PARA AFASTAMENTO E TRATAMENTO DE ESGOTOS: a) DEAGUA –
Departamento de Esgoto e Água de Guaira (T); Sistema de Tratamento da fase
sólida da ETA (E); --- (P); R$ 343.891,45 (trezentos e quarenta e três mil,
oitocentos e noventa e um reais e quarenta e cinco centavos) (VG); R$ 86.242,15
(oitenta e seis mil, duzentos e quarenta e dois reais e quinze centavos) (C),
R$ 257.649,30 (duzentos e cinqüenta e sete mil, seiscentos e quarenta e nove
reais e trinta centavos) (FP). II- PROJETOS PARA AFASTAMENTO E TRATAMENTO DE
ESGOTOS: a) PREFEITURA MUNICIPAL DE
GUARACI (T); Projetos e serviços para afastamento e tratamento de esgotos (E);
-- (P); R$ 76.900,00 (setenta e seis mil e novecentos reais) (VG); R$ 17.610,00
(dezessete mil, seiscentos e dez reais) (C); R$ 59.289,90 (cinqüenta e nove
mil, duzentos e oitenta e nove reais e noventa centavos) (FP); b) PREFEITURA
MUNICIPAL DE VIRADOURO (T); Estudo preliminar e projeto executivo para
tratamento do lodo da ETA (E); --- (P); R$ 30.000,00 (trinta mil reais) (VG);
R$ 6.300,00 (seis mil e trezentos reais) (C); R$ 23.700,00 (vinte e três mil e
setecentos reais) (FP). III- OUTRAS OBRAS E MELHORAMENTOS: a) PREFEITURA
MUNICIPAL DE VIRADOURO (T); Execução de Galeria de Águas Pluviais (E); --- (P);
R$ 281.273,38 (duzentos e oitenta e um mil, duzentos e setenta e três reais e
trinta e oito centavos) (VG); R$ 61.273,38 (sessenta e um mil, duzentos e setenta
e três reais e trinta e oito centavos) (C); R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil
reais) (FP); b) PREFEITURA MUNICIPAL DE JABORANDI (T); Drenagem de Águas
Pluviais Urbanas (E); --- (P); R$ 183.325,33 (cento e oitenta e três mil,
trezentos e vinte cinco reais e trinta e três centavos) (VG); R$ 60.998,18
(sessenta mil, novecentos e noventa e oito reais e dezoito centavos) (C); R$
122.337,15 (cento e vinte e dois mil, trezentos e trinta e sete reais e quinze
centavos) (FP). IV- EQUIPAMENTOS E MAQUINÁRIOS: a) PREFEITURA MUNICIPAL DE
ALTAIR (T); Aquisição de Equipamento (E); --- (P); R$ 147.000,00 (cento e
quarenta e sete mil reais) (VG); R$ 30.870,00 (trinta mil oitocentos e setenta
reais) (C); R$ 116.130,00 (cento e dezesseis mil, cento e trinta reais) (FP); b)
PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA ROXA (T); Aquisição de Máquina Retroescavadeira
(E); --- (P); R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) (VG); R$ 75.600,34
(setenta e cinco mil, seiscentos reais e trinta e quatro centavos) (C); R$
102.682,78 (cento e dois mil, seiscentos e oitenta e dois reais e setenta e
oito centavos) (FP). V- OUTROS SERVIÇOS E PROJETOS: a) FUNDAG – Fundação de
Apoio à Pesquisas Agrícolas (T); Quantificação Agrometeorológica da demanda
hídrica das culturas para manejo da irrigação no CBH-BPG e suporte aos projetos
de outorga e licenciamento (E); --- (P); R$ 137.680,00 (cento e trinta e sete
mil, seiscentos e oitenta reais) (VG); R$ 94.680,00 (noventa e quatro mil,
seiscentos e oitenta reais) (C); R$ 43.000,00 (quarenta e três reais) (FP); b)
DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica (T); Monitoramento hidrológico
da BPG – 2ª fase (E); --- (P); R$ 233.093,60 (duzentos e trinta e três mil,
noventa e três reais e sessenta centavos) (VG); R$ 140.816,83 (cento e quarenta
mil, oitocentos e dezesseis reais e oitenta e três centavos) (C); R$ 92.276,77
(noventa e dois mil, duzentos e setenta e seis reais e setenta e sete centavos)
(FP) e VI- ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO UM: IPT – Instituto de Pesquisas
Tecnológicas (T); Elaboração do Relatório Um (E); --- (P); R$ 100.000,00 (cem
mil reais) (VG); R$ 20.000,00 (vinte mil reais) (C); R$ 80.000,00 (oitenta mil
reais) (FP). As solicitações acima, totalizam R$ 1.118.782,78 (hum milhão,
cento e dezoito mil, setecentos e oitenta e dois reais e setenta e oito
centavos). Angela esclareceu que, com essa proposta, as Prefeituras de
Jaborandi e Terra Roxa e o DAEE teriam que concordar em aumentar a
contrapartida. As duas prefeituras aceitaram, mas o DAEE não aumenta a
contrapartida, sendo necessária alteração dessa proposta. Com a palavra, o
presidente do Comitê propõe o seguinte: permanece o projeto de monitoramento,
do DAEE, que é de grande importância para bacia, permanecendo o valor solicitado de R$ 110.485,00 (cento e dez
mil, quatrocentos e oitenta e cinco reais) e a Elaboração do Relatório Um pelo
IPT, já que a verba estava separada para esse fim; e o restante distribui para
todos constantes dessa proposta com alteração proporcional de valores. Com a
palavra, Angela colocou essa proposta em votação e deixou em aberto caso alguém
tenha outra. O prefeito de Viradouro, Sr. José Lopes Fernandes Neto, solicitou
a palavra e disse concordar com o rateio. Em seguida, Claudio propôs já fazer
os cálculos para que, os presentes interessados possam saber valores para concordarem
ou não. O representante do DEAGUA, Sr. João Rocha propôs que a distribuição
fosse feita de outra forma, ou seja, quem ofereceu uma contrapartida menor, que
desse mais. O presidente do comitê orientou que a contrapartida é critério de
pontuação, portanto, como opinião pessoal, concorda que, quem recebe mais deva
pagar mais, porém lembrou que a plenária é soberana e é quem decide. O
representante da CETESB José Orlando Levy, questionou se esse rateio será
somente para os três últimos conforme a redivisão da verba, ou para todos. E
foi orientado que todos, com exceção do DAEE e IPT, deveriam fazer parte do
rateio. Após os cálculos, Claudio informou que todos deveriam subtrair do valor
solicitado em aproximadamente 1,96%. Logo após, Angela colocou em votação a
Minuta de Deliberação CBH-BPG n.º 055/2005, tendo apenas um voto contra, sendo
aprovada pela maioria. Na seqüência, José Orlando Levy, solicitou a palavra
para justificar seu voto contra, alegando que conforme a reunião da CT-PLAGRHI,
inicialmente foi distribuído para o que é prioridade do comitê, ou seja, obras
e projetos de esgoto e na seqüência o primeiro colocado de cada categoria.
Havendo sobra de dinheiro foi feito em uma redivisão para os próximos colocados
de cada categoria e não a redivisão por todos. O representante da FEB, Hélio
César Suleiman, solicitou a palavra e disse que no dia da reunião da
CT-PLAGRHI, haviam pessoas presente que não eram da Câmara Técnica e estavam
ali somente tumultuando a reunião e
solicitou que isso não ocorresse mais. Em seguida, Angela complementou dizendo
que nem todos da Câmara Técnica tem tempo livre e quando há reunião, muitos deixam seu trabalho, e às vezes até
perdem honorários, sendo importante a valorização dessas pessoas, que dispõe de
seu tempo em uma assessoria técnica; e na medida do possível contemplamos o
maior número de tomadores, e solicitou que os tomadores contribuíssem,
apresentando projetos com o máximo de
tempo possível. Em seguida, Claudio propôs votar a carteira de suplentes, pois
se eventualmente, o Agente Técnico não aceitar algum projeto, por algum motivo,
deve haver outro para substituir e apresentou a planilha de suplentes por
prioridade de pontuação conforme segue: I- OUTRAS OBRAS E MELHORAMENTOS: a)
PREFEITURA MUNICIPAL DE COLINA (T); Galeria de Águas Pluviais (E); --- (P); R$
292.284,41 (duzentos e noventa e dois mil, duzentos e oitenta e quatro reais e
quarenta e um centavos) (VG); R$ 69.300,00 (sessenta e nove mil e trezentos
reais) (C); R$ 222.983,78 (duzentos e vinte e dois mil, novecentos e oitenta e
três reais e setenta e oito centavos) (FP); b) PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARACI
(T); Drenagem Pluvial (E); --- (P); R$ 216.846,70 (duzentos e dezesseis mil,
oitocentos e quarenta e seis reais e setenta centaavos) (VG); R$ 47.706,26 (quarenta
e sete mil, setecentos e seis reais e vinte e seis centavos) (C); R$ 169.140,44
(cento e sessenta e nove mil, cento e quarenta reais e quarenta e quatro
centavos) (FP). II- OUTROS SERVIÇOS E PROJETOS: a) PREFEITURA MUNICIPAL DE
TERRA ROXA (T); Projeto de Galeria de Águas Pluviais (E); --- (P); R$ 40.000,00
(quarenta mil reais) (VG); R$ 8.200,00 (oito mil e duzentos reais) (C); R$
31.800,00 (trinta e um mil e oitocentos reais) (FP); b) PÓLO REGIONAL DE
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DOS AGRONEGÓCIOS ALTA MOGIANA (T); Instrumento de
Conscientização, Capacitação e Educação Ambiental (E); --- (P); R$ 96.230,00
(noventa e seis mil, duzentos e trinta reais) (VG); R$ 54.600,00 (cinqüenta e
quatro mil e seiscentos reais) (C); R$ 41.630,00 (quarenta e um mil, seiscentos
e trinta reais) (FP); c) PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRETOS (T); Projeto
disseminando conhecimento ambiental (E); --- (P); R$ 155.700,00 (cento e
cinqüenta e cinco mil e setecentos reais) (VG); R$ 54.900,00 (cinqüenta e
quatro mil e novecentos reais) (C); R$ 100.800,00 (cem mil e oitocentos reais)
(FP) e d) PREFEITURA MUNICIPAL DE VIRADOURO (T); Estudos para adequação e
controle de perdas no sistema de distribuição de água (E); --- (P); R$
140.140,00 (cento e quarenta mil, cento e quarenta reais) (VG); R$ 70.140,00
(setenta mil, cento e quarenta reais) (C); R$ 70.000,00 (setenta mil reais)
(FP). Após análise e discussão foi colocada a proposta em votação e foi aceita
por unanimidade. Em seguida, Claudio esclareceu que, caso algum dos projetos indicados não possa ser contemplado,
será feita uma Deliberação Ad Referendum indicando outro projeto constante da
carteira de suplentes. Falou ainda sobre a Minuta de Moção de Repúdio CBH-BPG
n.º 05/2005, que solicita ao IBAMA esclarecimentos quanto à reportagem exibida
no Diário da Região de São José do Rio Preto em 28/05/2005, sobre uma eventual
concessão de Licença de Operação pelo IBAMA para extração de diamantes no Rio Grande,
pela Cooperativa dos Garimpeiros do Baixo Vale do Rio Grande, sem a devida
audiência pública. Informou que a reportagem foi trazida pelo representante da
Prefeitura Municipal de Guaraci, Sr. Antonio Claudio S. Gonzales. Tomando a
palavra, Angela diz não concordar com o texto, onde se refere a “Moção de
Repúdio”, pois não se sabe se a reportagem do jornal é baseada em fatos
verídicos, visto que esse tipo de licença só pode ser emitida através de
audiência pública, e há necessidade de EIA-RIMA, devendo então, ser feita uma
Moção de Esclarecimentos ao IBAMA. Após aprovação unânime desta alteração, o
presidente do CBH-BPG colocou a Minuta de Moção CBH-BPG n.º 05/2005 em votação
e foi aprovada por unanimidade. Ainda com a palavra, o presidente do comitê,
Dr. Samir reiterou o convite a todos para participarem do SOS Rio Pardo. Na
seqüência, Claudio tomou a palavra e
solicitou às prefeituras que participem do comitê e CT-PLAGRHI para que depois
não haja reclamações quanto ao resultado da pontuação obtida; que perguntem,
peçam orientação e leiam o Manual de Procedimentos Operacionais. Em seguida,
Dr. Samir, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião. Após então, conforme o que foi dito nesta reunião, eu,
Claudio Daher Garcia, Secretário Executivo do CBH-BPG, lavrei a presente ata e
assino ao final. Barretos, 17 de junho de 2005.