ATA DA 22ª REUNIÃO
ORDINÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO
BAIXO PARDO / GRANDE
Aos
treze dias do mês de dezembro de dois mil e cinco, no Auditório da Associação
Comercial e Industrial de Barretos, na Rua 20 n.º 725 – Barretos/SP, com início
às 14h00, realizou-se a 22ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica
do Baixo Pardo/Grande, com um total de 31 (trinta e um) membros do comitê, mas,
somente 28 (vinte e oito) com direito a voto, a seguir discriminados: Luiz
Antonio B. da Rocha (Titular – ABEAA); Manuel Alexandre Costa (titular- ACIB);
Angela Maria M. do Prado Brunelli (titular – ACIAB); Laercio Lourenço Lellis
(titular – ACIG); César Augusto T. Ceneviva (suplente – Sindicato Rural de
Bebedouro); Antonio Leandro Pagoto (titular – Cana Oeste); Otávio Ricardo
Sempionato (titular – COOPERCITRUS); Paula Cacoza A. Albuquerque (titular –
FEB); Jefferson Pinotti (suplente – Fórum 2000); Pedro Geraldo Spechoto
(titular – Associação Citroregional); Renato Massaro Sobrinho (suplente –
Sindicato Rural de Guaira); Nobuhiro Kawai (titular - Sindicato Rural Vale do
Rio Grande); José Orlando Levy (titular- CETESB); Walter Tadeu L. Coiado
(suplente- CETESB); Maria Ângela M. H. Tchakerian (suplente – DRADS); Cláudio
Daher Garcia (titular – DAEE); Marcos Cussolin Mesquita (titular – SABESP);
Onofre Rosa Rezende (suplente – ERPLAN); Jane Jurado Garcia Marques (suplente -
Serviço de Vigilância Sanitária); Márcio Martins Ferreira (suplente – PM de
Barretos); Jorge Carneiro Campos Jr. (suplente – PM Bebedouro); Jaci Salim Paro
(suplente– PM Colina); José Freire Filho (suplente– PM Colômbia); Walid Khouri
(suplente – PM Guaira); Antonio Claudio S. Gonzales (suplente – PM Guaraci);
Fernanda de A. P. Marques (suplente – PM Icém); Benedito F. dos Santos
(suplente – PM Jaborandi); Jarbas Vianna (suplente – PM Orlandia); Samir Assad
Nassbine (titular – PM de Terra Roxa) e Erney Antonio de Paula (suplente – PM
de Viradouro). Com a palavra o presidente do CBH-BPG e prefeito municipal de
Terra Roxa cumprimentou e agradeceu a presença de todos, dando boas vindas.
Propôs a dispensa da leitura da Ata e em seguida colocou-a em votação. O
representante da Prefeitura Municipal de Orlândia, solicitou que fosse inserido
seu nome nesta ata, o estava presente na 21ª Reunião Ordinária. A solicitação
foi acolhida e em seguida, aprovada a Ata da 21ª Reunião Ordinária do CBH-BPG.
Na seqüência, Dr. Samir passou a palavra ao Secretário Executivo do Comitê e
representante do DAEE, Claudio Daher Garcia que procedeu as informações gerais.
Com a palavra, Claudio cumprimentou a todos e iniciou falando sobre o VII
Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas realizado de 16 a 20 de
outubro em Ilhéus. Após, falou sobre o Guia Prático para Projetos de pequenas
obras hidráulicas, deixou à disposição, para quem tiver interesse procurar na
Secretaria Executiva do Comitê. Lembrou sobre o principal assunto da reunião
passada, que foi com relação ao garimpo no Rio Grande. Esclareceu que tentou
contato com o IBAMA, mas não conseguiu. Porém é sabido através da imprensa, que
a licença de operação para os empreendedores tinha sido cancelada pelo IBAMA.
Na seqüência falou sobre a recomendação do Ministério Público para alterar o
Estatuto dos CBH´s quanto à sua composição. Esclareceu que alguns membros do comitê
receberam por e-mail, cópia de encaminhamento do Ministério Público com
propositura de ação contra o governo do estado de São Paulo e o Comitê do Baixo
Pardo / Grande para o Sr. juiz, mas ainda não se sabe se foi ou não
acatado, pois ninguém ainda foi citado.
Falou também sobre a Cobrança pelo Uso da Água que ainda não foi aprovada.
Comentou sobre o 10 anos FEHIDRO. Foi feito um apanhado desses 10 anos. O
comportamento dos agentes técnicos, dos tomadores, o que se aprendeu, o que foi
feito até hoje e o que ainda falta fazer além dos critérios que cada comitê usa
para distribuir os recursos. Falou ainda, que o DAEE de Ribeirão Preto já
encaminhou para São Paulo, pedido para declarar crítica a Bacia do Rio Velho,
mas ainda estamos aguardando ofício para declarar a bacia crítica. Na
seqüência, passou a palavra para a vice-presidente do comitê e representante da
ACIAB, Angela Brunelli para apresentar a minuta de deliberação dos critérios
elaborados pela Câmara Técnica para aprovação pela plenária do Comitê. Com a palavra, Angela cumprimentou a todos e
iniciou dizendo que a CT-PLAGRHI se reuniu e discutiu alguns pontos que
conflitavam na deliberação de critérios e diretrizes para distribuição de
recursos. Percebeu-se então, a necessidade de alterar alguns itens e procedeu a
leitura da minuta de Deliberação CBH-BPG n.º 056/2005 e seus anexos II e III
com as devidas alterações. Alguns membros do comitê colocaram suas dúvidas,
sendo imediatamente sanadas. Foi questionado quanto ao número de vezes que cada
município foi contemplado, porém ficou esclarecido que esses critérios vêm
sendo alterados conforme a necessidade, e que nenhum município será
prejudicado. Na seqüência, colocou em votação a Deliberação CBH-BPG n.º
056/2005 e seus anexos, a qual foi aprovada por unanimidade. Passou a palavra
ao Claudio, que informou que a abertura de prazo está acontecendo com
antecedência porque o próximo ano é eleitoral e até 30 de junho os contratos
deverão estar assinados. Esclareceu que não se sabe nem o valor que será distribuído.
Falou também, que se encontra disponível na Secretaria Executiva do Comitê o
Manual de Procedimentos Operacionais do FEHIDRO e quem tiver interesse em
pleitear recursos deverá consultá-lo, pois é nele que se encontram todas as
regras. Apresentou a Minuta de Resolução CBH-BPG n.º 011/2005, que fixa prazo
para apresentação de projetos para o exercício 2006. Fez a leitura da referida
Minuta de Resolução que contempla 24/04/2006 o prazo limite para entrega da
solicitação, sendo que, o tomador que apresentar sua solicitação até
01/03/2006, terá seu projeto pré analisado pela CT-PLAGRHI, podendo
complementar e alterar, conforme necessidade. Com a palavra, Dr. Samir disse
que tem que acabar com a situação de punição. Todos devem ajudar uns aos
outros. Todos, inclusive as prefeitura menores, devem ter a liberdade de
convidar ou solicitar por escrito, técnicos dos órgãos competentes ou mesmo
membros da CT-PLAGRHI para orientar quanto a viabilidade dos projetos para não
se perder tempo, nem dinheiro. Que a Câmara Técnica não tenha posição punitiva
e sim orientadora, visto que em geral os municípios pequenos não possuem
profissionais especialistas nessas áreas. Solicitando a palavra, o
representante da Prefeitura Municipal de Guaraci, membro do comitê e CT-PLAGRHI,
Antonio Claudio Seragine, falou em nome da CT-PLAGRHI e argumentou que esse
trabalho de orientação sempre foi feito pela Câmara Técnica, porém os tomadores
sempre deixam para a última hora, não havendo tempo hábil para qualquer
complementação ou alteração. Na seqüência, Angela solicitou a palavra e fez uma
complementação à colocação do Antonio Claudio. Disse que nesse sentido, a
CT-PLAGRHI sempre esteve à disposição, porém é necessário que se cumpra os
prazos. Mas, as prefeituras já têm que saber o que se quer fazer, sendo assim,
é só nos consultar, até mesmo por telefone, e até mesmo na Câmara Técnica e
Comitê, se discutem entre os membros, questões por telefone. Novamente, com a
palavra, Dr. Samir, alegou que não está colocando o trabalho da Câmara Técnica
em discussão, mas sim, colocando a situação para os prefeitos, pois eles têm
onde recorrer, só precisam saber utilizar corretamente os recursos que têm. Com
a palavra, Claudio sugeriu colocar em votação a Minuta de Resolução CBH-BPG n.º
011/2005 e foi aprovada por unanimidade. Dando seqüência aos assuntos em pauta,
Claudio fez referência à Deliberação CBH-BPG n.º 042/2003, que Aprova o
encerramento do Contrato FEHIDRO n.º 010/2000 da Prefeitura Municipal de Morro
Agudo e com relação ao seu Artigo 2º, em que fica estabelecido que enquanto a
Prefeitura Municipal de Morro Agudo não concluir a implantação total das obras
de construção da Estação Elevatória e Emissários de Esgoto até a ETE
implantada, a mesma não poderá ser tomadora de recursos do Comitê que não sejam
para essa finalidade. Esclareceu que Morro Agudo foi contemplado com recursos
do Programa Água Limpa no valor de aproximadamente R$ 1.700.000,00 (hum milhão
e setecentos mil reais), o que seria suficiente para concluir a obra, porém
ainda está em fase de licitação. A prefeitura procurou a Secretaria Executiva
do Comitê para ver a possibilidade de em 2006, pleitear recursos. Claudio
colocou a situação para a plenária decidir e esta foi unânime defendendo que
primeiramente Morro Agudo teria que concluir as obras, conforme é recomendado
na citada deliberação, somente após poderia solicitar recursos. Na seqüência,
Claudio passou um posicionamento quanto aos projetos contemplados em 2005.
Esclareceu que somente o DAEE, a PM de Guaraci e a FUNDAG assinaram contrato e
a PM de Viradouro (com duas solcitações) e a PM de Jaborandi já possuem Parecer
Técnico; o DEAGUA já está em fase final de elaboração; o IPT foi para o Agente
Técnico errado, mas também não terá problemas. Com relação a Prefeitura
Municipal de Altair e Terra Roxa, os dois projetos foram devolvidos à
Secretaria Executiva, e após alguns contatos telefônicos e esclarecimentos,
esses processos foram devolvidos pela Secretaria Executiva do comitê à
SECOFEHIDRO. A SECOFEHIDRO devolveu os dois processos em setembro/2005, sendo
que o presidente do comitê, reenviou ofício à SECOFEHIDRO solicitando
encaminhamento ao agente técnico em 16/09/2005; tendo em vista que ainda não
haviam sido encaminhado os processos ao Agente Técnico, o Dr. Samir agendou reunião
na SECOFEHIDRO, que aconteceu em 04/10/2005, com a presença de representantes
do comitê, Dr. Samir Assad Nassbine e Claudio Daher Garcia e dos representantes
da secretaria , Rui Brasil e Silvio Aleixo. O Secretário Executivo da
SECOFEHIDRO, Rui Brasil, fez o encaminhamento ao Agente Técnico CETESB em
novembro/2005. Quando os dois projetos chegaram ao Agente Técnico, somente a
solicitação de Altair foi aprovada, porém a de Terra Roxa foi julgado inviável
tecnicamente, pois alegaram que o mesmo havia recebido uma máquina para operar
no aterro em 2003, e que uma segunda não seria viável. Foi então sugerida
utilizar a máquina para limpeza de rios, mas a prefeitura municipal de Terra
Roxa foi informada que tal projeto não é financiável pelo FEHIDRO e o mesmo havia
concorrido na fase de seleção, na modalidade resíduos sólidos não recursos
hídricos. Após algumas consultas do Dr. Samir ao Agente Técnico, o mesmo foi
orientado a alterar o objeto sem sair da modalidade – Resíduos Sólidos. Dessa
forma, a Secretaria Executiva, também manteve alguns contatos com o Agente
Técnico que sugeriu alterar o objeto do projeto “Aquisição de Máquina
Retroescavadeira para Aterro Sanitário” para “Aquisição de Equipamentos
para implantação de uma Central de
Triagem de Resíduos oriundos da coleta seletiva”. A dúvida da Secretaria
Executiva é se a Prefeitura Municipal de Terra Roxa concordava e queria a
mudança de objeto. E, com relação à carteira de suplentes foi feito contato com
a Prefeitura Municipal de Colina que é o primeiro suplente, que alegou não ter
condições de aumentar a contrapartida. Na seqüência entrou em contato com o
segundo suplente, a Prefeitura Municipal de Guaraci, que se mostrou interessado
em aumentar a contrapartida. O terceiro suplente seria novamente Terra Roxa. A
possibilidade de passar para o suplente era praticamente inexistente devido à
falta de tempo. Entretanto, foi publicada em 09/12/2005 uma Deliberação
COFEHIDRO Ad Referendum que aprova a dilatação de prazo para assinatura dos
contratos para 28/02/2005. Quando soubemos da deliberação entramos em contato
com o secretário executivo do COFEHIDRO,
Rui Brasil. Em função da falta de tempo, quanto às solicitações, que
acabou acatando as duas hipóteses: alterar o objeto e passar para o suplente.
Dessa forma, o mais importante nesse momento é decidir o que deve ser feito.
Existe uma proposta sugerida pelo Agente Técnico para mudar o objeto da
Prefeitura Municipal de Terra Roxa, existe uma deliberação que aprovou a
carteira de suplentes e existe a possibilidade de redistribuição desses
recursos em 2006, e colocou o assunto em discussão. Com a palavra, Angela disse
que se for para alterar o objeto da PM de Terra Roxa, serão oferecidas novas
vagas de emprego, e que com o projeto para compra de máquina essa possibilidade
era inexistente. Falou ainda, que com relação ao impedimento quanto a compra de
uma segunda máquina, não era do conhecimento nem da CT-PLAGRHI nem do Comitê. O
representante da ACIB, Domingo Sávio, sugeriu que antes de tudo é importante
averiguar o interesse, pelos envolvidos, do que está sendo sugerido. Claudio
informou que essa foi a primeira providência tomada. Inclusive, o Dr. Samir
aceitou a alteração do objeto, enquanto o 1º suplente, a PM Colina, não tem
recursos para aumentar a contrapartida, sendo que o 2º suplente, a PM Guaraci,
tem interesse e aumenta a contrapartida. Isso significa que teremos que decidir
o que deverá ser feito. Angela sugeriu colocar em votação as três
possibilidades, que são: 1- Alterar o objeto; 2- Contemplar a carteira de
suplentes e 3- Redistribuir o montante em 2006, e colocou em votação, sendo 19
votos para a proposta n.º 1; 05 votos para a proposta n.º 2; nenhum voto para a
proposta n.º 3 e 03 abstenções. Ficou então decidido que a Prefeitura Municipal
de Terra Roxa fosse contemplada alterando o objeto da solicitação; e a mesma
deve reencaminhar com urgência à Secretaria Executiva do comitê, novo projeto e
toda documentação para ser readequada. Com a palavra, Dr. Samir agradeceu a
compreensão de todos e justificou que nesse caso ele não agiu como presidente
do Comitê e sim como prefeito municipal, já que seu município é pequeno e
possui poucos recursos, tendo dessa forma, que aproveitar as oportunidades; e
completou dizendo que faria o mesmo por qualquer outro município da bacia do
Baixo Pardo / Grande, dessa forma utilizando a figura de presidente do comitê. Em seguida, Dr. Samir, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião. Após então, conforme o que
foi dito nesta reunião, eu, Claudio Daher Garcia, Secretário Executivo do
CBH-BPG, lavrei a presente ata e assino ao final. Barretos, 13 de dezembro de
2005.