Ata da 3ª Reunião Plenária CBH-TJ, realizada no dia
10 de novembro de 2005.
O
Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré de acordo com a Lei n 7663 de
30/12/91, realizou a 3ª Reunião Plenária do ano de 2.005 para tratar de vários
assuntos de interesse do CBH-TJ, quando foi lavrada a seguinte Ata. No dia
10/11/2.005, nas dependências do Cine Jequitiba, sito a rua XV de Novembro, 349
- Bocaina, Estado de São Paulo, atendendo à convocações e convites por ofício
do Presidente do CBH-TJ e Prefeito de Bocaina, Sr. João Francisco Bertoncello
Danieletto, reuniram-se em Sessão Pública os Membros que compõem os vários
segmentos do Comitê, conforme livro de presença, para junto deliberarem sobre a
ordem do dia. Dando início aos trabalhos ocuparam a Mesa Diretora as seguintes
autoridades: Sr. João Francisco Bertoncello Danieletto, Presidente do CBH-TJ e
Prefeito de Bocaina, o Vice-presidente Eng.º Jozrael Henriques Rezende, Eng.
Braz A. B. Passalacqua, Secretário Executivo do Comitê, Dr. Renato Amary,
Presidente do CEPAM, Eng. Otávio Okano, Diretor de Controle de Poluição
Ambiental – CETESB, Dr. Glauber José de Castro Gava, da Ong. Mãe Natureza e
Pesquisador da APTA, Eng. Roberto Massafera, Ex-Prefeito de Araraquara e 1º
Presidente do CBH-TJ, Capitão de Mar e Guerra Carlos Alberto de Sá e Souza, da
Capitania dos Portos de Barra Bonita. Foi registrada a presença das seguintes
autoridades: Sr. Mário Donizete Floriano Teixeira Prefeito de Barra Bonita,
Sra. Fátima Therezinha Camargo Guimarães Prefeita de Itajú, Sr. Milton Prado
Lira Prefeito em exercício de Jaú, Sr. José Antonio Marise Prefeito de Lençóis
Paulista, Sr. Ismael Boiani Prefeito de Iacanga, Sr. Guilherme Fernandes
Prefeito de Igaraçú do Tietê, Sra. Maria Lucila Nunes Gouveia Vice-Prefeita de
Macatuba, Sr. Luiz Carlos Pescinelle Vice-Prefeito de Borebi, Sr. Carlos
Francisco Abdala Presidente da Câmara Municipal de Iacanga, Sr. Adriano Dalio
Presidente da Câmara Municipal de São Manuel. Com a palavra o Presidente do
CBH-TJ Sr. João Francisco, agradece a presença dos representantes das entidades
não governamentais e de todos no Plenário. Também disse da importância da data,
pois o CBH-TJ comemora seus dez anos de existência sendo contemplado com a
presença de grandes autoridades e pessoas ligadas à entidades civis. Diz que
Bocaina, hoje, é uma cidade que vive, graças à existência do Comitê, um momento
muito especial ligado ao meio ambiente, pois desde que assumiu a Presidência do
CBH-TJ conseguiu implantar alguns projetos ambientais no qual a cidade adotou
critérios, por isso se orgulha de ter uma cidade limpa, onde crianças e
estudantes compartilham da administração voltada ao meio ambiente, com objetivo
de trabalhar sustentabilidade em todas as áreas da sua administração e também
para fortalecer a existência do Comitê, é preciso levar para a sociedade a importância de ter o trabalho
de gestão dos Comitês de Bacia, não só no Estado de São Paulo, mas também em
todo o país. Diz que temos hoje duas situações importantes na pauta. A primeira
é a aprovação da mudança do Estatuto do Comitê, que esta gestão está propondo,
segundo a Deliberação CBH-TJ 05/05 que Aprova Critérios para Distribuição dos
Recursos do FEHIDRO. Sendo assim temos antes a Reunião Técnica e depois a
comemoração dos dez anos do Comitê, prestigiada por autoridades, o que muito o
orgulha por poder recebê-los, na cidade que governa, nesta data tão importante,
continuando Presidente João Francisco,
saúda as autoridades componentes da mesa diretora e em especial o Sr. Glauber
José de Castro Gava da ONG Mãe Natureza e pesquisador da APTA, que vem brindar
à todos com sua palestra sobre o projeto, Educando Sobre as Águas, parabeniza-o
pelo projeto realizado com crianças nos 34 municípios pertencentes à Bacia do
Tietê-Jacaré. O Comte. Sá, também componente da mesa diretora, que sempre está
muito próximo da administração desse Comitê, e não somente ao CBH-TJ, mas
também dentro do consórcio Tietê - Paraná, levando todos os projetos
desenvolvidos no Tietê e as preocupações existentes com relação à preservação
das águas superficiais. O ex - Prefeito do Município de Araraquara Roberto
Massafera, primeiro presidente do CBH-TJ nos anos de 1995 à 1996, também
prestigia a sessão plenária com sua presença, sendo que foi sucedido na
presidência pelo Eng. Aldo Benedito Pierri , Sr.
Nilson Costa e Newton Lima Neto. Também na mesa o Eng. Otávio Okano da CETESB,
que o Presidente diz já ter tido o prazer de ouvi-lo falar outras vezes sobre a
situação e política do órgão para 2005/2006. Menciona a presença do ex-Prefeito
Nilson Costa e ex-Presidente do CBH-TJ e dá as boas vindas ao mesmo. Informa a
presença do, também querido amigo, Presidente do CEPAM Sr. Renato Amary, ex - Prefeito de Sorocaba
e ex-Presidente do CBH-PCJ, ambos por oito anos, portanto possui uma
experiência muito grande a oferecer ao CBH-TJ. O Presidente João Francisco
Bertoncello comenta que quando lançou sua candidatura a presidência do Comitê,
possuía duas propostas para sua gestão. Uma seria exatamente a formação das
leis municipais de gestão de recursos hídricos nos 34 municípios, e, uma vez
que passados praticamente sete meses a frente do CBH-TJ, tem certeza absoluta
de que os municípios que não consolidarem suas legislações municipais de
recursos hídricos não conseguirão chegar a lugar algum com relação a conservação
das águas superficiais e subterrâneas. E que na, Plenária do início do ano o CEPAM, a seu pedido, apresentou um
projeto técnico, para que as Câmaras Técnicas pudessem apreciar. O mesmo
projeto que já executaram e obtiveram sucesso no CBH-PCJ, de gestão municipal
de recursos hídricos. Mesmo com todo trabalho desenvolvido no município de
Bocaina, diz o Presidente João Francisco, ainda não consegui deter ou conter
aquilo que gostaria de preservar e que é de mais nobre dentro do Comitê de
Bacia, que são as águas, nascentes e mananciais, porque não possui uma lei
municipal para isso. Diz à todos os companheiros que compõem as Câmaras
Técnicas do CBH-TJ que, sinceramente, sairia frustrado no término de sua gestão
se passado o ano de 2006 e ainda não possuíssemos, ou através do CEPAM ou de
qualquer outra entidade, uma estrutura orientadora para se criar as leis
municipais de recursos hídricos; pensa que seria um grande avanço para o
CBH-TJ. Continua dizendo que o Dr. Renato traz a proposta do CEPAM, mesmo porque
os Prefeitos estão acostumados a sair de seus municípios, assim como os
vereadores, para ir ao CEPAM, onde estão os técnicos em estudo e pesquisa
administrativa do Estado de São Paulo. Dr. Renato Amari de uma maneira
inovadora sai de dentro do CEPAM e vem
para os Municípios trazendo a proposta de gestão municipal de recursos hídricos
e plano diretor, auxiliando as prefeituras principalmente em cima da criação
uma lei que em 2006 será obrigatória, a do Plano Diretor. Por isso, é preciso
agradecer ao Dr. Renato pela presença. E como o mesmo possui uma série de
compromissos a cumprir, o Presidente do CBH-TJ João Francisco passa a palavra
ao Sr. Renato, antes de entrar na parte técnica da reunião Plenária, alterando
a ordem da pauta do dia. Antes, agradece a presença dos Assessores do Deputado
Estadual Arnaldo Jardim, e do Deputado Federal Lobbe Neto. Com a palavra o Sr. Renato cumprimenta à todos e
agradece o convite. Diz que essa
itinerância do CEPAM se deve ao Governador Geraldo Alkimin que prima pelas características
da seriedade, trabalho e empreendedorismo incansável, por chamá-lo e
comunicá-lo que necessitaria da ação do CEPAM de forma a interiorizar o órgão,
que possui 37 anos de existência, técnicos excepcionais, que se disponibiliza a
dar consultoria à todos os 645 municípios do Estado. Porém fica isolado, com
técnicos enclausurados o que dificulta o acesso principalmente para os pequenos
municípios. Disse que para mudar tal quadro era necessário que o CEPAM fosse ao
interior do Estado fazer a política institucional, conversando com prefeitos e
vereadores, num trabalho conjunto. E é esse trabalho que agora desenvolve-se, e
considera o caminho percorrido pelo CBH-TJ absolutamente correto e exemplifica
com ações administrativas que obtiveram resultados positivos. Encerrando a sua
palestra, agradece mais uma vez o convite a recepção tão calorosa, e diz que é
possível sim fazer uma política com seriedade, vontade, integridade e
determinação e vemos isso acontecer no Estado de São Paulo. Com a palavra o Presidente
do CBH-TJ João Francisco registra a presença do ex-Prefeito de Itapuí Sr. Simão que também é membro da Diretoria de Meio Ambiente da APM - Associação Paulista dos Municípios.
Registra a presença do representante do Prefeito de Araraquara Edson Silva, do
Sr. Arnaldo Silva Júnior, representante do Prefeito de Itapui.. Registra também
a presença do companheiro e amigo Eng. Lupércio Ziroldo Antônio, Diretor da
Bacia do Baixo Tietê do DAEE,
Presidente do Fórum Nacional de Comitês de Bacia e representante do
Superintendente do DAEE Eng. Ricardo Daruiz Borsari, e o convida para compor a
mesa diretora. O Presidente do CBH-TJ João Francisco coloca em votação a Ata da
reunião anterior, que foi enviada previamente à cada um dos membros do CBH-TJ.
Aprova por 18 votos favoráveis e 4 abstenções. Continuando os trabalhos do dia
o Presidente João Francisco pergunta ao Secretário Executivo Braz A. B.
Passalacqua, se é mesmo necessário para modificação do Estatuto a presença de
no mínimo dois terços do Plenário, o que em números significa 24 votos.
Confirmado pelo Secretário Executivo Braz, fica então concluído que dado o
número insuficiente de votos, a falta de quorum, a mudança de estatuto não pode
ser votada, sendo adiada para uma futura reunião Plenária. O Presidente João
Francisco registra a presença da Dra. Maria Elisa Botelho Coordenadora Geral do Fórum Paulista de
Comitês. Passa a palavra para o Secretário Executivo do CBH-TJ Braz A. B.
Passalacqua para dar seqüência à reunião informando os assuntos gerais. O
Secretário Executivo Braz diz que na última Reunião Plenária foi sugerida a
confecção de uma moção sobre a titularidade das águas subterrâneas para a
União. Foi encaminhada ao Senado Federal e ao Congresso Nacional. Como resposta
diz que no momento o processo está arquivado e que não só o CBH-TJ, mas também
outros Comitês enviaram moções e estão na mesma situação, pois a PEC n.º 43 de
2000 foi arquivada. Continuando, o Sec. Executivo Braz diz que foi realizada a
Reunião da Câmara Técnica de Saneamento em Araraquara no dia 26/10/2005 e
tratou da Caracterização dos Mananciais de Interesse Regional do Estado de São
Paulo e foi escolhido o Rio Lençóis no Município de Lençóis Paulista. Dando
seqüência o Secretario Executivo Braz diz que a respeito do Estatuto, com já
dito pelo Presidente João Francisco, a Plenária está sem quorum para analisar
as modificações sugeridas pelas Câmaras Técnicas. Próximo ponto da pauta é a
apresentação da Minuta de Deliberação CBH-TJ 05/2005 Aprova Critérios para
Distribuição de Recursos do FEHIDRO, a partir de 2006, e diz o Secretário
Executivo Braz que todos os membros do CBH-TJ receberam a minuta previamente.
Com a palavra o Vice-Presidente Jozrael Henriques Rezende pede desculpas pela
intervenção e a justifica dizendo que lamenta não conseguirmos o quorum de dois
terços para votar tal mudança de Estatuto, ele mais ainda como vice-presidente
e representante da Sociedade Civil chama a atenção da mesma que de doze
cadeiras, hoje, possui em Plenária apenas sete representadas. Diz que se não é
possível fazer hoje a modificação do Estatuto, a Sociedade Civil tem um boa
parcela de culpa por não cumprir com sua obrigação, lendo-se em consideração
que para cada uma das doze cadeiras existe um suplente, e na falta deste a
obrigação é de avisar ao suplente para que este faça a representação. Diz que
na data de hoje ligou pessoalmente a cada um dos doze representantes e mesmo
depois disso não obteve sucesso em "empreitada". Passando adiante o
Vice-Presidente Jozrael explica a alteração do sistema de avaliação de projetos
a pleitear recursos do FEHIDRO. Na nova deliberação fica definido que aqueles
que não entregarem toda a documentação necessária serão pontuados e formarão
uma segunda lista, que será de espera (por mais que possa ser elevada sua
pontuação e por mais relevante que seja o projeto) e apenas serão contemplados
caso haja recurso financeiro remanescente. Dada a explicação pelo
Vice-Presidente Jozrael, o Secretário Executivo Braz coloca a palavra em aberto
para que o Plenário possa dar sua opinião ou caso queira fazer sugestões ou
questionamentos. Sem nenhuma manifestação do Plenário o Presidente João
Francisco coloca em votação a Deliberação que é aprovada por unanimidade.(em
anexo) Continuando, o Presidente João Francisco informa aos Prefeitos
assinantes de contratos com o FEHIDRO, que as licitações já podem ser feitas,
pois o recurso financeiro já está disponível. Em seguida passa a palavra ao Sr.
Glauber José de Castro Gava, da ONG Mãe Natureza e Pesquisador da APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos
Agronegócios Regional Centro-Oeste, para sua palestra que apresenta os projetos
da ONG Mãe Natureza. Com a palavra o Sr. Glauber diz que ser uma honra estar
presente na comemoração e poder contar
um pouco do projeto "Educando sobre as Águas" em parceria com o
CBH-TJ, Instituto de Física da USP e Marinha do Brasil. Após feita a palestra,
o Sr. Glauber agradece a atenção. Com a palavra o Presidente João Francisco
fala sobre a realização da 3ª edição do Concurso "Nossa Escola e sua Bacia
Hidrográfica", que recebeu 83 trabalhos de alunos de 7 ª e 8
ª séries do Ensino Fundamental de diversos municípios dos 34 que compõem
a Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré. Tais trabalhos foram analisados e
avaliados por Docentes da UNIARA e
selecionados 40 que participarão de um passeio à bordo de um barco com
eclusagem e almoço, no Município de Barra Bonita, no próximo dia 03 de
dezembro. É um trabalho realizado pelo nosso Comitê graças ao empenho do
Secretário Executivo Braz e que tem os seguintes patrocinadores: Fischer
Agroindústria, Centrovias, Usina Zanin e Usina Itaquerê, às quais agradecemos, pois permitirão que 40 alunos
conheçam o passeio pelo Rio Tietê e a eclusa. Passa a palavra ao Eng. Otávio
Okano, Diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, que cumprimenta à
todos presentes, à mesa diretora e agradece à CETESB para que fale sobre a
questão dos Recursos Hídricos. O palestrante informa dados técnicos e
exemplifica a ação da CETESB. Terminada sua apresentação o Eng. Otávio Okano
agradece mais uma vez o convite também em nome do Presidente da CETESB Rubens
Lara. O Presidente João Francisco, com a palavra anuncia o Eng. Lupércio
Ziroldo Antônio, representante do Superintendente do DAEE, o Eng. Ricardo
Daruiz Borsari, para que brinde o Plenário com suas palavras. O Eng. Lupércio
agradece e cumprimenta à todos presentes e à mesa diretora. Diz que a palavra
hoje deve ser para parabenizar, pois o CBH-TJ completa seus 10 anos, como
outros Comitês, tendo em vista que a Lei para criação desses possui 14 anos e o
primeiro Comitê criado pela própria lei foi o CBH-PCJ, que já possui seus dez
anos. Agora temos vários outros Comitês cumprindo seu primeiro decênio. É
possível dizer que o Comitê é como uma criança ainda, mas afortunadamente uma
criança, assim podemos dizer, que está sendo bem educada, graças ao trabalho
profícuo dos três segmentos, que cresce na reta certa, com objetivos bem
delineados. Segue falando do trabalho de cada segmentos e resultados positivos,
exemplificando. Finda sua apresentação, cumprimenta o CBH-TJ pelos seus 10
anos, desejando que nos próximos dez anos, com 20 anos próximo à maioridade,
possamos ter ainda mais resultados positivos para comemorar. Agradece a
atenção. Com a palavra o Presidente João Francisco registra a presença do
Prefeito de Bariri Neto Leoni e do Prefeito de Gavião Peixoto Sr. Alexandre
Marucci Bastos . Diz que julga que a criação dos Comitês, da maneira que são,
só poderia ser um projeto do saudoso
ex-Governador Mário Covas. Trata-se da formação de uma entidade tripartide que
hoje é exemplo e modelo de formação de outras entidades que possam representar
o supra-sumo de participação popular e tudo aquilo que se deseja alcançar. Que
o Dia Municipal de Consciência Ambiental possa ser não apenas um manifesto, mas
que esteja embutido na cabeça de cada um de nós. Continuando passa a palavra ao
Primeiro do CBH-TJ e ex-Prefeito de Araraquara Sr. Roberto Massafera. Com a
palavra cumprimenta à todos e agradece o convite e diz da satisfação em ter
sido o primeiro Presidente e relembra os primeiros tempos do Comitê. Diz que a
sua preocupação com os recursos
hídricos vem desde de criança e naquele tempo pensava não viver para ver a
Amazônia sem água, diante disso diz que precisamos aprender e fazer muito
ainda. O Presidente João Francisco chama à mesa a Dra. Maria Elisa Botelho
Coordenadora Geral do Fórum Estadual de
Comitês de entrega uma placa de homenagem ao Ex-Presidente Roberto Massafera
por seus serviços prestados ao Comitê de1995 à 1996. O Presidente João Francisco
chama à mesa o Sr. Nilson Costa
ex-Prefeito de Bauru e Presidente do CBH-TJ de 2001 à 2002, para que a
Dra. Maria Elisa lhe entregue a placa de homenagem. Com a palavra o Sr. Nilson
Costa agradece a placa e fala do seu entusiasmo desde jovem para com a questão
dos Recursos Hídricos. Também fala dos projetos realizados em sua gestão e da
sua satisfação em ter servido ao CBH-TJ. Em seguida o Presidente João Francisco
chama à mesa o representante do Prefeito de São Carlos Sr. Newton Lima Neto,
presidente do CBH-TJ de 2003 à 2004. A Dra. Maria Elisa entrega a placa ao Sr.
Paulo Penalva Mancini que agradece e justifica a ausência do Prefeito, e fala
sobre os projetos ambientais no Município de São Carlos durante e depois da
gestão do Sr. Newton Lima Neto no CBH-TJ. O Ex – Presidente Aldo Benedito
Pierri não compareceu a Reunião Plenária, em virtude de compromissos inadiáveis
e placa comemorativa será entregue em proxima oportunidade. Com a palavra o Presidente João Francisco
faz as considerações finais e agradece à todos. Convida os presentes par o
coquetel de comemoração aos dez anos do CBH-TJ na Sociedade Nosso Clube de
Bocaina, situado à rua Floriano Peixoto, 300 - Bocaina. O Presidente do CBH-TJ
Sr. João Francisco agradece a presença de todos e dá por encerrada a reunião.
Aprova Critérios para
Distribuição dos Recursos do FEHÍDRO, a partir de 2006.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Jacaré (
CBH-TJ ), Reunido em Assembléia, no uso de suas atribuições legais e;
Considerando os recursos destinados à aplicação
na área de atuação do CBH-TJ, constantes no quadro de distribuição de recursos
do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, apresentado anualmente pelo
Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CRH;
Considerando a necessidade de preservar,
recuperar e melhorar os recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Tietê
Jacaré, com vistas a dar melhores condições de vida e saúde para a população.
Delibera:
Artigo 10
Na
apresentação das solicitações, os tomadores deverão atender às Normas e
Procedimentos estabelecidos pelo COFEHIDRO.
Parágrafo
Único – Deverá haver compatibilidade da solicitação com o Plano Estadual de
Recursos Hídricos
Artigo 2o
Os
solicitantes, deverão apresentar junto com a Ficha de Solicitação de
Enquadramento, Certificado de Regularidade de Situação do FGTS, Certidão
Negativa de Débito (CND) do INSS e Certidão de Tributos e Contribuições
Federais do Ministério da Fazenda.
Parágrafo
Único – Os solicitantes deverão estar adimplentes junto ao FEHIDRO
Artigo 3o
Quando
se tratar de solicitações de Obras ou serviços que exijam licença por parte
do DAEE, DEPRN, CETESB ou outros
Órgãos, deverão acompanhar a solicitação, estas Licenças, Outorgas,
Autorizações ou Parecer Técnico deste Órgãos.
Artigo
4o
Em
se tratando de obras ou serviços que exijam posse de área, será exigida a
documentação pertinente de posse da mesma.
Artigo
5o
Quando
se tratar de obras ou serviços que necessitem de anuência de terceiros para
serem realizadas, será exigida a anuência dos mesmos.
Artigo
6o
A
apresentação de solicitação de recursos
para qualquer obra, projeto ou serviços, deverá ser composta por:
I
– No caso de solicitação de recursos para execução de obra ou serviço:
-
Projeto
Executivo de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de
Normas Técnicas – ABNT ou Projeto Básico de acordo com a Lei 8.666;
-
ART do
responsável técnico;
-
Cronograma
físico – financeiros das obras conforme modelo do FEHIDRO;
-
Objetivo e
justificativas dentro dos PDCs;
-
Esclarecimentos
sobre a sub bacia beneficiada com a obra e população atendida;
-
Documentos
descritos no artigo 2o
-
Documentos
descritos nos artigos 3o, 4o e 5º
II
– No caso de solicitação de recursos para elaboração de projetos:
-
Termo de
Referência detalhado, endossado por profissional com competência legal para a
função com apresentação da ART
-
Orçamento
detalhado para os serviços que serão contratados;
-
Cronograma
físico – financeiro, conforme modelo do FEHIDRO;
-
Objetivos e
justificativas dentro dos PDCs;
-
Esclarecimentos
sobre a sub bacia beneficiada com a obra e população que se pretende atender;
-
Documentos
descritos no artigo 2o.
Parágrafo
Único:
Para
efeito desta Deliberação, consideram – se Serviços, atividades tais como:
Reflorestamentos, Levantamentos, Monitoramentos, Educação Ambiental, Coletas
Seletivas, dentre outros.
Artigo
7o
Fica
estabelecida a contrapartida por parte do tomador de no mínimo 25% do valor
total da obra, serviço ou projeto a fundo perdido.
Artigo
8o
A
Câmara Técnica de Planejamento e Gestão e os Coordenadores das demais Câmaras
Técnicas serão os responsáveis pela classificação e apresentação à Plenária do
CBH-TJ das solicitações, após analisadas e pontuadas pelas Câmaras Técnicas
pertinentes observadas as normas do FEHIDRO bem como os Artigos e o Anexo I
desta Deliberação.
Artigo
9º
O
não cumprimento de qualquer artigo desta Deliberação, implicara na inserção da
solicitação em lista de espera, caso ocorra sobra de Recurso Financeiro para o
ano, desde que se proceda a regularização da documentação em um prazo de
30(trinta) dias após a reunião Plenária de priorização.
Artigo
10o
Fica
revogada a Deliberação 04/03 de 05/12/2003;
Artigo
11o
Esta
Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação
DELIBERAÇÃO 05/2005 - A N
E X O I |
1/3 |
Critérios
para Pontuação a ser Atribuída às Solicitações de Recursos Financeiros, para
fins de Hierarquização e Seleção dos Investimentos a serem indicados ao
FEHIDRO. |
1.
Pontuação.
1.1. Categoria
do solicitante e modalidade do empreendimento.
Com
base nas informações da Ficha Resumo, os interessados serão divididos
previamente em 04 (quatro) categorias e em dois tipos de solicitações, a
saber: Categoria 1 “Obras”(A e D)
Categoria 2 “Projetos” (B e E) “Serviços” (C e F) . |
A)Pessoas
jurídicas de direito público, da administração direta e indireta do Estado e
dos Municípios; concessionárias e permissionárias de serviços públicos;
consórcios intermunicipais regularmente constituídos; entidades privadas sem
finalidades lucrativas, usuárias ou não de recursos hídricos que atendam aos
requisitos estabelecidos pelo Artigo 11 inciso I a IV do manual de
procedimentos do FEHIDRO, solicitando recursos para financiamento de obras,
enquadrados na modalidade de financiamento não retornável. B)Pessoas jurídicas de
direito público, da administração direta e indireta do Estado e dos
Municípios; concessionárias e permissionárias de serviços públicos;
consórcios intermunicipais regularmente constituídos; entidades privadas sem
finalidades lucrativas, usuária ou não de recursos hídricos que atendam aos
requisitos estabelecidos pelo Artigo 11 inciso I a IV do Manual de
Procedimentos Operacionais do FEHIDRO, solicitando recursos para
financiamento de projetos, enquadrados na modalidade de financiamento não
retornável. C) Pessoas jurídicas de
direito público, da administração direta e indireta do Estado e dos
Municípios; concessionárias e permissionárias de serviços públicos;
consórcios intermunicipais regularmente constituídos; entidades privadas sem
finalidades lucrativas, usuária ou não de recursos hídricos que atendam aos
requisitos estabelecidos pelo Artigo 11 inciso I a IV do Manual de
Procedimentos Operacionais do FEHIDRO, solicitando recursos para
financiamento de serviços, enquadrados na modalidade de financiamento não
retornável. D) Pessoa jurídica de
direito privado, usuária de recursos hídricos, solicitando recursos para
financiamento de obras, enquadrados na modalidade de financiamento
retornável. (Conforme Artigo 12 Parágrafo 2º do Manual de Procedimentos
Operacionais ) E)Pessoa jurídica de
direito privado, usuária de recursos hídricos, solicitando recursos para
financiamento de projetos, enquadrados na modalidade de financiamento
retornável. (Conforme Artigo 12 Parágrafo 2º do Manual de Procedimentos
Operacionais) F)
Pessoa jurídica de direito privado, usuária de recursos hídricos, solicitando
recursos para financiamento de serviços, enquadrados na modalidade de
financiamento retornável. (Conforme Artigo 12 Parágrafo 2º do Manual de
Procedimentos Operacionais) |
2. Critérios
para Pontuação.
PONTOS |
CRITÉRIOS |
2.1. Objetivo
do Empreendimento: Obras; Projetos/Serviços/Estudos em. (*1)
10 |
a
– Recursos Naturais |
8 |
b
– Educação Ambiental e Coleta Seletiva |
7 |
c
– Gestão Integrada de Resíduos Sólidos |
5 |
d
– Drenagem Urbana e Controle de Inundações |
2 |
d
- Outros. |
NOTAS (*):
(a) – Recursos Naturais: Coleta e tratamento de
esgoto, recuperação de voçorocas, conservação do solo, monitoramento da
qualidade/quantidade de água, implantação, recuperação e monitoramento de matas
ciliares em APPs; Recuperação/Proteção da qualidade e disponibilidade das águas
da Bacia.
(b) – Educação Ambiental e
Coleta Seletiva.
(c) – Gestão Integrada de
Resíduos Sólidos.
(d)
- Drenagem Urbana e Controle
de Inundações: Controle de enchentes, canalização de Córregos, desassoreamento,
retificação de cursos da água, controle de vazão, telemetria e sistema de alerta.
(e)
-
Outros
2.2. Localização na Bacia Hidrográfica do rio em que se
localiza a solicitação. ( * 2)
Tomando-se por base o
Plano Estadual de Recursos Hídricos e suas disposições específicas para a
área do CBH-TJ, e outros Planos ou Estudos de caráter Estadual, Regional ou
Municipal, será verificado o grau de prioridade da Obra ou
Projetos/Serviços/Estudos, conforme sua localização e impacto no contexto da
Bacias Hidrográfica do rio em se localiza a solicitação. |
|
10 |
a
- Grau de prioridade 1. ( montante ) |
9 |
b
- Grau de prioridade 2. (
intermediário ) |
8 |
c
- Grau de prioridade 3. ( jusante ) |
2.3.
Situação do Empreendimento / Prazos.
2.3.1.
Obras. ( * 3)
10 |
a - Início e conclusão em
até 18 meses. |
5 |
b - Início e conclusão
acima de 18 meses ( execução obrigatória de no mínimo 50% da obra, nos
primeiros 18 meses ) |
1 |
c – Acima de 36 meses. |
2.3.2.
Solicitações para Projetos. ( * 4)
10 |
a – Termo de Referência
para elaboração Projeto Executivo. |
8 |
b – Termo de Referência
para elaboração de Projeto básico de acordo com a Lei 8.666. |
6 |
c – Termo de Referência
para elaboração de Estudo de concepção. |
2.3.3.
Solicitações para Obras. ( * 5)
10 |
a - Projeto executivo
completo. |
6 |
b - Projeto básico de
acordo com a Lei 8.666. |
2.3.4.
Solicitações para Serviços. ( *6 )
10 |
a – Projeto Detalhado de
Acordo com Normas e Instruções Pertinentes. |
6 |
b – Projeto Básico de
acordo com a Lei 8.666. |
2.4. População
a ser atendida pelo empreendimento a ser financiado. ( * 7)
A porcentagem da população do município diretamente
beneficiada pela solicitação, ( obra ou projetos/serviços/estudos ), e
inserida em uma das faixas |
|
10 |
a – 75% a
100% |
8 |
b - De 50%
à 74,99% |
6 |
c - De 25%
à 49,99% |
4 |
d – menor
que 25% |
2.5. Dotação
Orçamentária. ( * 8)
10 |
a - Existe, no mínimo igual
à contrapartida, ou se não houver necessidade |
6 |
b - Existe, inferior à
contrapartida. |
1 |
c - Não existe. |
2.6.
Abrangência dos Benefícios Ambientais provocados pela solicitação (*9)
10 |
a-
Toda a UGRHI |
8 |
b-
Toda a sub-bacia conforme definição do Relatório Zero do CBH-TJ |
6 |
c-
Regional, abrangendo mais de um município |
4 |
d-
Municipal |
2.7 Quanto à
Prioridade (*10)
10 |
a-
Nunca utilizaram ou já utilizaram verbas de exercícios anteriores do FEHIDRO
e cumpriram rigorosamente os prazos estabelecidos pelo Agente Financeiro |
8 |
b-
Já utilizaram verbas de exercícios anteriores e ainda não fizeram a prestação
final das contas ao Agente Financeiro |
6 |
c-
Assinaram Contrato com o Agente Financeiro, mas ainda não iniciaram as obras |
4 |
d-
Embora classificados para obter financiamento, ainda não assinaram Contrato
com o Agente Financeiro e estão em analise no Agente Técnico |
2.8.Critérios
aplicáveis à cada Categoria definida no item 3.1, conforme o tipo de
solicitação.
Categoria |
Tipo |
Pontuação
|
||||||||||||
|
|
*1. |
*2. |
*3. |
*4. |
*5. |
*6 |
*7. |
*8. |
*9. |
*10. |
Máxima |
|
|
A e D |
Obra
|
P
|
P
|
P
|
NP
|
P
|
NP
|
P
|
P
|
P
|
P
|
80 |
|
|
B e E |
Projeto |
P
|
P
|
NP
|
P
|
NP
|
NP
|
P
|
P
|
P
|
P
|
70 |
|
|
C e F |
Serviço |
P
|
P
|
P
|
NP
|
NP
|
P
|
P
|
P
|
P
|
P
|
80 |
|
|
Obs. : P – Item Pontuado, NP – Item Não Pontuado
3.
Hierarquização.
3.1. As
pontuações alcançadas pela solicitação em sua categoria, em cada um dos
critérios definidos no item 2, serão somadas e tabuladas conforme tabela do
item 2.8. O resultado final será comparado com os resultados finais de todas
as solicitações, compondo-se uma única lista de prioridades, por tipo de
solicitação, com pontuação decrescente; 3.2. Do
total de recursos disponíveis, será atribuído um percentual mínimo de 10%
para solicitações de Projetos. 3.3. Serão
destinados no mínimo 40% dos recursos disponíveis para as solicitações que se
enquadrarem nas atividades descritas no Programa de Duração Continua no
3 (PDC 3), havendo prevalência destas solicitações, enquanto não houver
remoção de 85% da carga poluidora de origem doméstica na área da Bacia; |
4. Critérios
para desempate.
Havendo empate na soma de pontos obtidos, para
cada grupo de solicitações (“Obras, Projetos e Serviços”), serão aplicados,
sucessivamente, até o desempate, os seguintes critérios. |
4.1.
Possibilidade de atendimento integral do valor pleiteado ao FEHIDRO; 4.2.
Maior contrapartida proporcional 4.3.
Maior pontuação obtida na seguinte ordem de critérios: *1;*9; *2; *7; *8; *3 4.4.
Sorteio. |
5.
Casos omissos.
Os
casos omissos e não previstos neste anexo, serão objeto de deliberação pelo
CBH-TJ. |
Dispõe sobre a fixação de prazos para apresentação de solicitações ao Comitê, visando a distribuição dos Recursos do FEHIDRO de 2006.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê
Jacaré ( CBH-TJ ), no uso de suas
atribuições legais,
Considerando a Deliberação 05/2005 de
10/11/05, que dispõe sobre Diretrizes e Critérios para solicitações de Recursos
do FEHIDRO;
Considerando também a necessidade de
fixar prazos para a apresentação das solicitações ao Comitê visando a utilização
dos recursos do FEHIDRO referentes ao ano 2006,
Delibera:
Artigo 10
Fica
fixada a data limite de 03/03/ 2006, para a apresentação de solicitações ao
Comitê, visando a utilização dos recursos do FEHIDRO referentes ao ano 2006;
Artigo 2o
As
solicitações, deverão ser protocoladas em três vias, junto à Secretaria
Executiva do Comitê e deverão cumprir a Deliberação CBH – TJ 05/2005 e o Manual
de Procedimentos Operacionais do FEHIDRO;
Artigo 3o
Quando
se tratar de solicitações da Sociedade Civil, a mesma deverá se fazer
acompanhar dos Estatutos e Ata de eleição da última Diretoria;
Artigo
4o
As
Câmaras Técnicas, terão prazo até 31/03
/2006 para apresentar Parecer e Hierarquização sobre as solicitações;
Artigo
5o
Esta
Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.