ATA DA 16a
ASSEMBLÉIA PÚBLICA EXTRAORDINÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRA DE
IGUAPE E LITORAL SUL - CBH-RB, de 03/03/2007.
No dia três de março de dois mil e sete, na sala de eventos
da sede da Associação dos Rotarianos de Registro, localizada na Rua José
Antonio de Campos, 450 – Centro – Registro, realizou-se a 16a
Assembléia Pública Extraordinária do CBH-RB, com a seguinte Ordem do Dia: 1)
Abertura; 2) Informes Gerais da Secretaria Executiva; 3) Leitura e aprovação
das atas da 51ª Assembléia Ordinária, de 24/06/06, e da 15ª Assembléia
Extraordinária, de 15/12/06; 4) Deliberação da recomposição do quadro de
membros e informes da Câmara Técnica da Área de Proteção e Recuperação dos
Mananciais do Alto Juquiá/São Lourenço – CT-APRM – AJ/SL; 5) Deliberação
Ad-Referendum da previsão em percentuais de investimento para 2007; 6)
Deliberação dos critérios de habilitação ao financiamento com recursos do
FEHIDRO/2007; 7) Eleição do Presidente para o biênio 2007-2008; 8) Eleição do
Secretário Executivo para o biênio 2007-2008; 9) Informes Gerais e 10)
Encerramento. A Mesa de trabalhos foi integrada pelos Senhores Antonio Márcio
Ragni de Castro Leite, Ronaldo José Ribeiro e Ney Akemaru Ikeda,
respectivamente Presidente, Vice-Presidente e Secretário Executivo do CBH-RB, e
pelos Srs. Clóvis Vieira Mendes, Prefeito de Registro, e o Deputado Estadual
eleito Sr. Samuel Moreira da Silva Júnior. Iniciando os trabalhos, item 1 da pauta (Abertura), o Sr.
Presidente, após proceder os cumprimentos de abertura, passou a palavra ao Prefeito
Clóvis, que na condição de anfitrião cumprimentou e desejou boas vindas a todos
os participantes. Na seqüência, o Sr. Presidente informou já haver quorum
suficiente para deliberações, fez a leitura da Ordem do Dia e anunciou o item 2 da Pauta (“Informes Gerais da
Secretaria Executiva”), sobre o qual o Sr. Secretário Executivo, doravante
denominado simplesmente Secretário, lembrou que o “Informativo Águas do Vale”
(Edição nº 12) encontrava-se à disposição na recepção, comunicou os expedientes
protocolados na Secretaria Executiva desde a última Assembléia (15/12/06) até a
presente data, deixando os materiais disponíveis aos interessados para
consulta, bem como quanto aos documentos remetidos antecipadamente via Correios
(Edital de convocação desta assembléia, atas da 51ª assembléia ordinária e da
15ª assembléia extraordinária, e as minutas de Deliberação CBH-RB/95/07, 96/07
e 97/07). Retomando a palavra, o Sr. Presidente anunciou o item 3 da pauta (“Leitura e aprovação das atas da 51ª assembléia
ordinária, de 24/06/06, e da 15ª Assembléia Extraordinária, de 15/12/06”) e
submeteu as atas às considerações do plenário, que a aprovou por unanimidade,
com dispensa de leitura. Em seguida, agora sobre o item 4 da pauta (“Deliberação da recomposição do quadro de membros e
informes da Câmara Técnica da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do
Alto Juquiá/São Lourenço – CT-APRM – AJ/SL”), o Sr. Secretário explicou que
a reorganização do quadro de membros ocorreu em 05/10/06, em reunião realizada em São Lourenço da Serra, e que a CT vem
funcionando com a nova composição desde então, necessitando do referendo do
plenário para os regulares efeitos daquela iniciativa. Feito isso, a minuta de
deliberação foi submetida à votação do plenário, e por este aprovado sem
restrição e por unanimidade. Na oportunidade, atendendo à solicitação do
Coordenador da CT-APRM – AJ/SL, Sr. Morrow Gaines Campbell, III, que não pode
comparecer devido a compromissos anteriormente assumidos, foi comunicado que os
informes sobre as atividades dessa CT estão transcritas em forma de matéria no
“Informativo Águas do Vale” na edição disponibilizada nesta data. Passando para
o item 5 da pauta (“Deliberação
Ad-Referendum da previsão em percentuais de investimento para 2007”), o Sr.
Secretário esclareceu que já na Deliberação COFEHIDRO nº 076/2006, de 06/02/06,
que dispõe sobre o Plano de Aplicação de Recursos, está previsto em
seu Artigo 5º que os Comitês devem discutir e propor ao Conselho de Orientação do
Fundo Estadual de Recursos Hídricos – COFEHIDRO, até 30 de novembro de cada
ano, o plano de aplicação em ações específicas para o exercício seguinte, em
conformidade com os Planos de Recursos Hídricos, e que, em função disso, a
Secretaria Executiva do COFEHIDRO solicitou em seu Ofício-Circular SECOFEHIDRO nº 1.604/2006, de 03/11/06, a
indicação de previsões para investimento de 2007, até o dia 30/11/06, e, mais,
a SECOFEHIDRO definiu que a indicação deveria ser em percentuais, em razão de
ser inviável naquela oportunidade o estabelecimento de proposta detalhada das
ações, como pretendido originalmente. O Sr. Secretário lembrou ainda que,
embora no ano passado a Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento – CT-PG
tenha realizado exercício de avaliação da performance da administração dos
recursos hídricos do Comitê a partir dos indicadores de qualidade dos recursos
hídricos, com base nos quadros do Capítulo 5 do Plano Estadual de Recursos
Hídricos, não foi possível prosseguir com essa linha de procedimento por falta
de tempo para o desejável nível de detalhamento de ações. Foi esclarecido
finalmente que a iniciativa do ano passado foi adequada à situação atual de
necessidades, de cujo trabalho resultou a definição dos percentuais que seguem
especificados nos quadros de Programas de Duração Continuada – PDC, anexos à
minuta apresentada. Submetida à votação, a minuta foi aprovada sem restrição e por
unanimidade. Já no item 6 da pauta
(“Deliberação dos critérios de habilitação ao financiamento com recursos do
FEHIDRO/2007”), o Sr. Secretário iniciou esclarecendo que, embora o
Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CRH não tenha deliberado ainda a distribuição
de recursos de 2007, mas como isto poderá ocorrer a qualquer momento, o Comitê
está antecipando os procedimentos do processo de habilitação, pois existem
responsabilidades do Comitê quanto ao cumprimento de prazos de análise,
classificação e encaminhamento de propostas. Com relação aos “Critérios”, o Sr.
Miguel Vero, da Prefeitura de Ilha Comprida, apresentou a proposta de acréscimo
de 1 (um) ponto no processo de pontuação a empreendimentos que contemplem ações
de educação ambiental, sob a justificativa de considerá-las importantes em
complemento às atividades empreendedoras, mas observando que não se trata de
programa de educação ambiental, mas com o propósito de inclusão de um
ingrediente para que a população se conscientize das propostas de ação
ambiental. O Sr. Secretário explicou que nos “critérios” deste ano existem 4
(quatro) projetos institucionais que estarão abertos a apresentação de
propostas por qualquer instituição interessada, ao contrário dos anos
anteriores que o executor já era conhecido e pré-qualificado nesta fase,
devendo no entanto obedecer às diretrizes de termos de referência específicos em
formatação pela CT-PG, os quais deverão estar disponíveis a partir do dia 12 de
março. Feitas as indicações e os esclarecimentos, a minuta foi submetida às
considerações do plenário, que a aprovou por unanimidade, inclusive a
complementação sugerida pelo Sr. Vero, que redundou na inserção do “quadro nº 5”, do item 2.2. (“Critérios de
pontuação”), e na adequação decorrente na numeração dos itens subseqüentes. Na seqüência,
tratando dos itens 7 e 8 da pauta
(Eleições para Presidente e Secretário Executivo), em razão de entendimentos
prévios entre os prefeitos dos quais resultou a indicação de consenso à
presidência do Prefeito de Cananéia, Sr. Geraldo Carlos Carneiro Filho, e a
manifestação de muitos dos presentes pela permanência do Sr. Ney Ikeda na
secretaria executiva, o Sr. Presidente submeteu à votação do plenário e ambos
foram eleitos por aclamação para exercerem os respectivos cargos no biênio
2007-2008. O Sr. Presidente fez o pronunciamento de despedida do posto tecendo
agradecimentos aos senhores Ronaldo Ribeiro e Ney Ikeda, a toda a equipe do
DAEE pelo apoio organizacional e logístico, e fez menção especial ao segmento
da sociedade civil destacando a assiduidade dos seus representantes a despeito
das dificuldades de participação normalmente devido à falta apoio, recursos,
enfim, e passou a palavra ao Sr. Samuel Moreira, que saudou os componentes da
mesa, parabenizou o presidente eleito, convidou a todos para a cerimônia de sua
posse às 15h do dia 15/03 na Assembléia Legislativa, em
São Paulo, disse dos preparativos, do conhecimento das demandas regionais,
colocou-se à disposição como interlocutor das reivindicações, e comunicou que para
sua melhor viabilização está instalando um escritório de apoio em Registro. O Sr. Geraldo, assumindo a condição do
novo Presidente, cumprimentou o Deputado Eleito por estar sempre presente nos
eventos antes mesmo de ser diplomado, o que considera muito significativo para
a região. E, com relação ao Comitê, manifestou a alegria de colaborar e dar
continuidade aos trabalhos juntamente com os Srs. Ronaldo e Ney, e comunicou
que o Sr. Márcio deixa a presidência mas continuará representando a região
junto ao CRH. No item 9 da pauta
(“Informes gerais”), o Sr. Secretário solicitou apoio aos trabalhos do
“Plano de Bacia” que foi contratado em nome da Associação dos Mineradores de
Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista – AMAVALES. Para maiores
explicações solicitou a participação do Prof. Arlei Benedito Macedo,
Coordenador Técnico do projeto, o qual, lembrando que o empreendimento é do
Comitê e que deve ser desenvolvido de forma coletiva, reiterou a
disponibilização de dados o mais atualizados possível e ressaltou que há
necessidade de que todos sejam participantes, principalmente nas consultas às
comunidades para que retratem o mais fielmente possível a realidade. Com
relação a planos diretores municipais, solicitou a sua disponibilização mesmo
que incompletos, pois são importantes para se conhecer quais direções estão
sendo seguidos. O Sr. Antonio Alonso, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos
Agronegócios – CODEAGRO, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pediu a
palavra para transmitir o convite da Prefeitura Municipal de Pedro de Toledo
para a solenidade de inauguração do projeto “Cozinhalimento”, no Centro
Comunitário da cidade, à Av. Arnaldo Ibrahim, s/nº, no dia 06/03, às 9h,
ocasião em que deverá contar com a presença do Sr. José Cassiano Gomes dos Reis
Jr., Coordenador da CODEAGRO, órgão que gerencia e operacionaliza ações do
Governo do Estado na área de segurança alimentar e dos agronegócios, com
projetos de alimentação e nutrição para população de baixa renda, como o
Vivaleite, Bom Prato, Hortalimento e o Cozinhalimento. O Sr. Secretário
comunicou que o Comitê está organizando atividades para o dia 22/03 (Dia
Mundial da Água), como parte das festividades da “IV Semana da Água do Vale do
Ribeira”, e apresentou a programação dos eventos ainda em fase de formatação,
solicitando manifestação até o dia 09/03 dos interessados em participar do
passeio de barco pelo Rio Ribeira de Iguape na manhã do dia 22/03, tendo a
limitação do número de vagas. A pedido do Instituto Socioambiental – ISA e do
Instituto Ambiental Vidágua, entidades responsáveis pela coordenação de
projetos de recuperação de matas ciliares, foi comunicado que serão realizados seminários
regionais, no dia 08/03, de 9 às 17h, em Apiaí, para participação dos
municípios de Apiaí, Iporanga, Itaóca, Barra do Chapéu, Ribeira e Itapirapuã
Paulista, e no dia 21/03, também de 9 às 17h, em Miracatu, com a participação dos
municípios de Miracatu, Juquiá, Itarirí, Pedro de Toledo, Peruíbe, Juquitiba e
São Lourenço da Serra. Na fase de “Encerramento”,
o Sr. Secretário agradeceu ao Sr. Márcio Ragni pelo apoio, liberdade de atuação
e parceria nas duas gestões no comando dos trabalhos do Comitê, aos pares do
segmento do Estado pela presença ímpar nesta assembléia e pelo apoio
incondicional, e a todos pela confiança depositada para o desempenho dos
trabalhos em mais uma gestão. E ao novo Presidente colocou-se à disposição e
desejou profícua gestão. O Prefeito Clóvis cumprimentou o Prefeito Márcio pela
brilhante atuação e forma de condução, observou que em 10 anos de sua vida
pública jamais tinha visto eleição tão pacífica, o que demonstra, em sua
opinião, maturidade do colegiado e competência dos seus dirigentes. E finalizou
parabenizando a todos. Em seu pronunciamento final, o Sr. Presidente agradeceu
primeiro a Deus pela oportunidade de servir à causa pública, contribuir para o
desenvolvimento objetivando minorar as dificuldades e lutar em prol à dignidade
da população. Disse da enorme disposição diante dos desafios do Comitê, da
certeza do apoio do Vice-Presidente e do Secretário Executivo. Agradeceu a
todos pelo apoio e confiança e deu por encerrada a assembléia, que contou com a
presença também dos vereadores da Câmara Municipal de Pedro de Toledo, Srs. Samuel
Munis de Oliveira e Sérgio Yasushi Miyashiro, este Presidente da Casa, do
Vice-Prefeito de Pariquera-Açu, Sr. Clóvis dos Santos, e a participação de 35
membros e 23 convidados, compondo o plenário de 58 pessoas.