Ata da Primeira Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Batalha no ano de 2.015 referente ao processo de eleição para o biênio março de 2015 à março de 2017, de 02 de fevereiro de 2015, resumo publicado no DOE em 13 de fevereiro de 2015.

 

Aos dois dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e quinze, às 09h30min, na Sede do DAEE, sito a Avenida Guido Della Togna, 620, em Novo Horizonte / SP, compareceram os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha para a realização da 1ª Reunião Extraordinária de Eleição do CBH/TB. Estiveram presentes 34 membros, sendo 7 Prefeitos (as) representando o segmento Municípios, com 5 titulares à saber: Emidio Bernando do Nascimento Jr. (Prefeito Municipal de Dobrada), Clóvis Redígulo (Prefeito Municipal de Guaiçara), Edgar de Souza (Prefeito Municipal de Lins), Toshio Toyota (Prefeito Municipal de Novo Horizonte), Adilson Brumati (Prefeito Municipal de Pongaí), e 2  suplentes à saber: Gilberto Roza (Prefeito Municipal de Itajobi) e Hamilton Luís Foz (Prefeito Municipal de Promissão), 13 membros representando o segmento Estado, sendo 7 titulares a saber: Lupercio Ziroldo Antonio (DAEE), Carlos Henrique Braus (CETESB), Nivaldo Fabem (SABESP), Márcia Cristina Cury Bassoto (Secretaria da Saúde), Luiz Roberto Peres (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional), José Ezequiel Santana (Secretaria Saneamento e Recursos Hídricos), Mário Sergio Rodrigues (Fundação para Conservação e Produção Florestal), e 6 suplentes a saber: Antonio Carlos Vieira (DAEE), Milthes Sperandeo Pereira (SABESP), Renato Soares Dinamarco Lemos (CODASP), Johannes Peter Feldenheimer (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), Graziela Gomes Silveira Scardovelli (Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos) e Luiz Henrique de Paula (Fundação para Conservação e a Produção Florestal), e 14 membros representando o segmento Sociedade Civil, sendo 9 titulares, a saber: Vera Lúcia Nogueira (ASSEMAE), Argemiro Leite Filho (Sindicato Rural de Cafelândia), Everaldo Dias Donato (CIESP), Enaldo Pires Montanha Junior (FPTE), Cláudio Bedran (Planeta Verde), Luiz Aparecido da Silva (SOS Rio Dourado), Mércia Maria de Almeida (ACIFLORA), Gabriel Guimarães Motta (Fórum Pró Batalha), Gelson Pereira da Silva (SENAG), e 5 suplentes à saber: Aline Cristina Nunes da Rocha (Departamento de Águas e Esgoto de Bauru), Marcelo Castro Junqueira (Sindicato Rural de Lins), Danielle Ferreira da Silva (FPTE), Thaisa Helena Serpa (Assoc. Fornec. de Cana da Região de Catanduva) e Natalia Tavares de Sousa (FUMDER).  Dos membros citados, 29 estão aptos a votar, correspondendo à 64% do total de membros com direito a voto. O início da reunião deu-se pela composição da mesa diretora com os seguintes membros: Emidio Bernardo do Nascimento Jr, Prefeito Municipal de Dobrada e Presidente do CBH/TB, Argemiro Leite Filho, representando o segmento da Sociedade Civil pelo Sindicato Rural de Cafelândia e Vice-Presidente do CBH/TB e Lupercio Ziroldo Antonio do DAEE e Secretário Executivo do Comitê, representando o segmento do Estado. Abrindo a reunião, Lupercio Ziroldo Antonio, deu boas vindas aos membros e demais participantes no Plenário e passou a palavra para o Presidente do CBH-TB, Emídio Bernardo do Nascimento Jr, que fez um agradecimento especial aos prefeitos presentes e a todos os participantes, destacando a importância da reunião que deverá renovar o plenário do Comitê para o próximo biênio. Em seguida Argemiro Leite Filho, Vice-Presidente do CBH/TB, agradeceu a presença de todos e em especial os representantes da Sociedade Civil e reiterou sobre a importância da reunião. Dando início à pauta da reunião, o Secretário Executivo coloca em discussão a Ata da 3ª Reunião Ordinária e as Deliberações CBH/TB nºs 007/2014, 008/2014, 009/2014 e 010/2014, ressaltando que os documentos foram enviados juntamente com a convocação da reunião. Não havendo manifestação do plenário, a Ata e as respectivas Deliberações foram aprovadas por unanimidade. Dando continuidade à pauta da reunião, Lupercio Ziroldo Antonio explana a todos os presentes que esta Reunião foi convocada extraordinariamente visando a composição dos três segmentos, Estado, Municípios e Sociedade Civil para o plenário do Comitê no biênio março de 2015 a março de 2017. Explana sobre o processo eleitoral a ser adotado na reunião, destacando que inicialmente os segmentos deverão se reunir em locais diferentes e definir a quem caberá as 15 titularidades e as 15 suplências para compor o plenário do CBH-TB. Ressalta que no caso dos Municípios, conforme Estatuto do Comitê será definido somente os 15 prefeitos titulares, sendo os prefeitos restantes considerados suplentes. A seguir, definidas as 15 titularidades e suplências, os segmentos deverão indicar um entre os 15 titulares escolhidos, para compor a Diretoria do Comitê que tomará posse no dia 30 de março de 2015 na Reunião Plenária do CBH-TB já marcada para este fim. O Secretário Executivo destaca ainda que os segmentos devem definir também nestas reuniões paralelas, as indicações para as três Câmaras Técnicas do CBH/TB, CT-PA (Câmara Técnica de Planejamento e Avaliação), CT-SA (Câmara Técnica de Saneamento) e CT-TE (Câmara Técnica de Desenvolvimento do Turismo e da Educação Ambiental), conforme regulamento definido pelas Deliberações CBH/TB 002/1996, 002/1997, 003/1998 e no Estatuto do CBH/TB que estabelecem os procedimentos para a formação das Câmaras Técnicas. Finalmente, aponta que cada segmento deverá indicar ainda os representantes para composição dos quatro Grupos Técnicos, GT-Plano (Grupo Técnico para acompanhamento do Plano de Bacia da UGRHI 16), GT-Empreendimento (Grupo Técnico para acompanhamento de empreendimentos de impactos ambientais na UGRHI-16), GT-Agência (Grupo Técnico para estudos visando a Implantação de Agência de Bacias no CBH/TB) e GT-Cobrança (Grupo Técnico para discussão sobre a Cobrança pelo uso da Água na UGRHI-16). Lupercio Ziroldo Antonio salientou ainda em sua fala que a Secretaria Executiva elaborou uma relação de presenças dos membros no biênio anterior e que é de suma importância que os membros indicados e eleitos estejam comprometidos com o comparecimento nas reuniões plenárias, nas de Câmaras Técnicas e dos Grupos Técnicos, pois os assuntos discutidos nestas reuniões são primordiais para o trabalho desenvolvido pelo Comitê. A seguir, para coordenar os trabalhos nas reuniões por segmentos foi aprovado pela plenária, no segmento do Estado Lupercio Ziroldo Antonio, Secretário Executivo do Comitê, no segmento dos Municípios, Antonio Carlos Vieira, e no segmento da Sociedade Civil, Graziela Gomes Silveira Scardovelli. A seguir, Lupercio Ziroldo Antonio solicita a todos que se dirijam aos locais específicos para as reuniões em paralelo de cada segmento a fim de cumprir o estabelecido na pauta, estabelecendo um prazo de 60 minutos para o retorno na composição do plenário. Decorrido o prazo e depois de finalizadas as três reuniões paralelas, ou seja, a dos segmentos Municípios, Sociedade Civil e Estado, o Presidente solicita a todos que recomponham o plenário para a exposição do que foi definido em cada reunião em separado dos segmentos. Com a palavra, o Secretário Executivo do Comitê, Lupercio Ziroldo Antonio que foi eleito o Coordenador da reunião do segmento do Estado, pede aos coordenadores dos segmentos da Sociedade Civil, Graziela Gomes Silveira Scardovelli, e dos Municípios, Antonio Carlos Vieira, que entreguem na mesa diretora  as definições para que possam ser lidas para a plenária. Feito isso, o Secretário Executivo inicia a apresentação da relação das indicações pelo segmento do Estado que irão compor a plenária do Comitê no biênio março/2015, março/2017, ressaltando inicialmente que tem os membros pelo segmento do Estado tanto do Plenário como das Câmaras Técnicas, já definidos em Estatuto, à saber: DAEE, CETESB, CBRN, SABESP, Secretaria de Logística e Transportes, CODASP, Comando de Policiamento  Ambiental, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Saúde, Secretaria de  Turismo, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Secretaria da Educação, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Secretaria do Meio Ambiente e Fundação para Conservação e Proteção Florestal. Para representar o segmento na diretoria do Comitê a ser eleita na próxima reunião do dia 30 de março, o segmento do Estado indicou Lupercio Ziroldo Antonio, do DAEE. A composição das Câmaras Técnicas no segmento do Estado, já definidos nas Deliberações CBH/TB 002/1996, 002/1997 e 003/1998 conforme segue: CT-PA: DAEE, CETESB, CBRN, SABESP, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria da Saúde; CT-SA: DAEE, CETESB, Fundação para Conservação e a Produção Florestal, SABESP e Secretaria de Agricultura e Abastecimento; e CT-TE: DAEE, Secretaria da Educação, Comando de Policiamento Ambiental, Secretaria de Logística e Transportes e Secretaria de Turismo. A composição dos Grupos Técnicos no segmento do Estado definiu-se conforme segue: GT-Plano: DAEE, CETESB. CBRN, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria da Saúde; para o GT-Empreendimento: DAEE, CETESB e CBRN; para o GT-Agência: DAEE, Secretaria da Saúde e Secretaria de Logística e Transportes; e para o GT-Cobrança: DAEE, CETESB, CBRN, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Saúde e SABESP. Após a apresentação do segmento do Estado, Lupercio Ziroldo Antonio relata a definição dos segmento dos Municípios, a saber: titulares – prefeitos das cidades de Bauru, Dobrada, Guaiçara, Ibirá, Itajobi, Lins, Matão, Mendonça, Novo Horizonte, Pirajuí, Pongaí, Presidente Alves, Promissão, Sabino e Taquaritinga. Reiterou ao plenário que conforme definido em Estatuto todos os demais Municípios são suplentes. Para representar o segmento na diretoria do Comitê a ser eleita na próxima reunião do dia 30 de março, o segmento dos Municípios indicou o Sr. Edgar de Souza, Prefeito Municipal de Lins. A composição das Câmaras Técnicas no segmento dos Municípios definiu-se conforme segue: CT-PA: titulares - Lins, Guaiçara, Novo Horizonte, Piratininga, Promissão e Bauru; suplentes – Taquaritinga e Pirajuí; CT-SA: titulares - Nova Aliança, Matão, Potirendaba, Itajobi e Lins; suplentes – Promissão e Guarantã; CT-TE: titulares – Taquaritinga, Presidente Alves, Pongaí, Adolfo e Mendonça; suplentes – Ibirá e Sabino. A composição dos Grupos Técnicos no segmento dos Municípios definiu-se conforme segue: GT-Plano: Guaiçara, Lins, Novo Horizonte, Taquaritinga e Adolfo; GT-Empreendimento: Ibirá, Bauru e Guaiçara; GT-Agência: Novo Horizonte, Matão e Taquaritinga; e GT-Cobrança: Lins, Guaiçara, Nova Aliança, Itajobi e Pongaí. Finalmente, o Secretário Executivo do Comitê apresenta aos presentes a relação das indicações pelo segmento da Sociedade Civil, que irão compor a plenária do Comitê no biênio março/2015, março/2017, a saber: para a categoria Usuários Urbanos de Água, com dois votos, o Departamento de Água e Esgoto de Bauru ocupará a vaga de titular e suplente, e a ASSEMAE - Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento ocupará a outra vaga de titular e suplente; para os Usuários Rurais de Água, dois votos, o Sindicato Rural de Cafelândia e Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva ocuparão as vagas de titular e Sindicato Rural de Lins e Sindicato Rural de Catanduva ocuparão as vagas de suplente; Usuários Industriais de Água, dois votos, o CIESP - Centro das Industrias do Estado de São Paulo ocupará a vaga de titular e suplente, a UNICA - União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo ocupará a vaga de titular e SIAESP – Sindicato da Indústria da Fabricação do Açúcar no Estado de SP ocupará a vaga de suplente; para a categoria das Universidades e Instituições de Ensino Superior, com um voto, define-se a Fundação Paulista de Tecnologia e Educação para ocupar titularidade e a suplência; Instituto de Pesquisa, um voto, define-se o Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental Planeta Verde para ocupar a titularidade e suplência; para a categoria das Entidades Ambientalistas, dois votos, o SOS Rio Dourado ocupará a vaga como titular e suplente e Fórum Pró Batalha ocupará a outra vaga com titularidade e a suplência; para a categoria Entidades de Recuperação Florestal, dois votos, define-se a ACIFLORA – Associação de Recuperação Florestal e ecológica da região de Bauru para ocupar a titularidade e a suplência, e ABES-SP – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental para ocupar a outra vaga de titular e suplente; para a categoria das Associações de Classe, um voto,  fica definido a UDOP – Associação Profissional da Indústria da Fabricação de Álcool, Açúcar, Similares e Conexos com a titularidade e ABAG/RP - Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto com a suplência; para categoria das Associações Técnicas e Científicas, um voto, como titular definiu-se a FUMDER – Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural de Novo Horizonte, e a suplência para ADENOVO – Agência de Desenvolvimento de Novo Horizonte; para a categoria Associações de Saneamento, um voto, fica definido a SENAG – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Administrativa de Lins para ocupar a titularidade e a suplência. Para representar o segmento na diretoria do Comitê a ser eleita na próxima reunião do dia 30 de março, o segmento indicou o Sr. Argemiro Leite Filho, do Sindicato Rural de Cafelândia. A composição das Câmaras Técnicas no segmento da Sociedade Civil definiu-se conforme segue: CT-PA: CIESP, Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, Planeta Verde, ADENOVO, Fórum Pró Batalha e Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva; CT-SA: ASSEMAE, Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, DAE-Bauru, SOS Rio Dourado e SENAG; CT-TE: DAE-Bauru, Fórum Pró Batalha, SOS Rio Dourado, ACIFLORA e FUMDER. A composição dos Grupos Técnicos no segmento da Sociedade Civil definiu-se conforme segue: GT-Plano: SOS Rio Dourado, CIESP, ADENOVO, SENAG e Fórum Pró Batalha; GT-Empreendimento: ADENOVO, Fórum Pró Batalha e Fundação Paulista de Tecnologia e Educação; para GT-Agência: CIESP, Planeta Verde e Fórum Pró Batalha e para GT-Cobrança: CIESP, ASSEMAE, Sindicato Rural de Cafelândia, ABES-SP, SOS Rio Dourado e Associação Profissional da Indústria da Fabricação de Álcool, Açúcar, Similares e Conexos - UDOP. O Secretário Executivo do CBH-TB ressalta que uma das vagas de Entidades de Recuperação Florestal foi ocupada pela ABES-SP – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental devido ao não cadastramento de entidades para ocupar a cadeira, sendo assim, a ABES fica com a representação no biênio março/2015 – março/2017. Definida então a composição pelos segmentos da composição do Plenário, das Câmaras Técnicas e Grupos Técnicos, Lupercio Ziroldo Antonio, Secretário Executivo do CBH/TB solicita uma salva de palmas para todos os indicados e lembra a todos os eleitos que estes devem enviar à Secretaria Executiva do Comitê a indicação oficial, seja do Estado, Sociedade Civil ou Município. Aproveita para agradecer a todos os membros do segmento Estado pela confiança em teu nome, lembrando à todos que a posse dos membros para o biênio março/2015 – março/2017 será no dia 30 de março de 2015, em local a ser definido, sendo que todos os indicados deverão receber correspondência convocatória para o ato. Emídio Bernardo do Nascimento Junior, Presidente do CBH/TB, usa a palavra para agradecer a todos os prefeitos municipais a confiança depositada em seu nome, e acredita ter cumprido seu papel como Presidente do Comitê lutando em prol de melhorias a todos os municípios da UGRHI-16 e convida o indicado a diretoria, Edgar de Souza, Prefeito do Município de Lins, para compor a mesa. A seguir, Argemiro Leite Filho, Vice-Presidente do Comitê, agradece a todos os membros do segmento da Sociedade Civil que o confiaram para ocupar por mais um mandato a vice-presidência do CBH/TB. O Presidente do Comitê passa a palavra ao Prefeito Municipal de Lins, Edgar de Souza. Com a palavra o prefeito indicado para a Diretoria do CBH-TB, agradece pela confiança depositada à ele pelos prefeitos presentes e salienta que fará o possível para agregar benefícios ao Comitê. Com a palavra Lupercio Ziroldo Antonio agradece novamente a presença de todos e a seguir deu por encerrada a Reunião Extraordinária de Eleição, sendo em seguida lavrada a presente Ata por mim, Lupercio Ziroldo Antonio, Secretário Executivo do CBH-TB, assinada e encaminhado resumo para publicação no Diário Oficial do Estado, destacando ainda que o documento publicado deva ser enviado em cópia aos componentes do CBH-TB para aprovação na Reunião seguinte.