2.1.- OBJETIVOS E METAS: AS OFICINAS DE TRABALHO

Considerando as particularidades da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema e as orientações básicas contidas no PL 05/96, o Plano de Bacia foi desenvolvido segundo duas abordagens:

-   a primeira, envolveu uma definição mais geral em relação às políticas regionais e setoriais e à sua compatibilização com a qualidade do meio ambiente, especialmente em relação aos recursos hídricos;

-   a segunda, compreendeu a definição de metas destinadas a alcançar os índices progressivos de recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos da Bacia, bem como as ações necessárias para que essas metas fossem efetivamente atingidas.

Na primeira abordagem foram analisados os planos e projetos existentes e a vocação almejada para a UGRHI, na perspectiva de um desenvolvimento sócio-economico compatível com o uso sustentável dos recursos naturais.

A segunda, compreendeu o estabelecimento de metas de curto prazo (2000 -2003) e de médio (2004/2010) e longo prazos, juntamente com as respectivas atividades, conforme orientações e anexos V1 a V21 do PL 05/96.

O Plano de Bacia foi elaborado de forma participativa, contando com a contribuição de integrantes do Comitê de Bacia, juntamente com os representantes de órgãos públicos da região e de entidades da sociedade local.

Afim de otimizar e objetivar as contribuições, foram programadas oficinas e reuniões de trabalho cuja dinâmica foi definida progressivamente, em função das experiências acumuladas em cada evento ou atividade realizada.

Os trabalhos foram conduzidos, fundamentalmente, em duas etapas:

Primeira - Definição de orientações gerais em relação ao modelo ou padrão de desenvolvimento socioambiental e, conseqüentemente, a qualidade dos recursos hídricos pretendida para a Bacia.

Esta perspectiva regional foi acompanhada, paulatinamente, com uma avaliação dos projetos existentes para a região, especialmente aqueles mais importantes e com repercussão na qualidade e quantidade dos recursos hídricos.

Segunda - Estabelecimento de ações e metas de atividades destinadas a atingir índices progressivos de recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos da Bacia, envolvendo os programas e ações para que essas metas fossem alcançadas progressivamente, contemplando as áreas críticas identificadas no Relatório "0".

 

volta para o índice | volta para o inicio da página