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VII - Cenário 1 (investimento PISO): Demandas com restrições financeiras
7.1. Restrições Identificadas
De acordo com o mencionado no Capitulo 6, os recursos disponíveis e identificados no presente estudo chegam a R$ 5,18 Bilhões, mas não são suficientes ao pleno atendimento das metas estabelecidas para o Cenário 2 (Desejável) que atingem R$ 9,16 bilhões. Há portanto um déficit de cerca de 43%.
O Quadro 7.1.1, a seguir, procura caracterizar os recursos financeiros identificados no presente estudo. São basicamente do seguinte tipo:
(vide maiores detalhes no Capítulo 6).
7.2. Critérios de Compatibilização Adotados
O Cenário 1 (ou Cenário de Investimento Piso) considera essas limitações financeiras, e é definido como o de investimento piso, ou o mínimo para manter estável a situação atual dos recursos hídricos. Os seus valores foram obtidos mediante a redução do programa de investimentos do Cenário 2 (Desejável) aos valores compatíveis com os recursos financeiros que foram identificados, incluindo-se nele os financiamentos em vias de solicitação, ou em negociação.
O Cenário 1, portanto, não considera a futura implantação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos.
O Quadro 7.2.1 mostra os Subcomponentes do Plano de Contas, o seu agrupamento em três itens principais(Gestão/Água e Esgotos/Drenagem e Outros), e a distribuição dos recursos financeiros disponíveis segundo os tipos de aplicações. Em face da deficiência de informações detalhadas quanto a destinação desses recursos, foram admitidas diferentes hipóteses, conforme subcomponentes, de modo a deduzir coeficientes redutores a serem aplicados aos valores do Cenário 2 (Desejável).
7.3. Demandas para o Cenário 1 (Piso)
O Quadro 7.3.1 apresenta o Cenário 1, decorrente da adoção de coeficientes redutores conforme anteriormente descrito. Na montagem final desse quadro introduziu-se pequenos ajustes do algoritmo de cálculo nos casos dos itens RH1, RH5 e RH8, quando os valores resultantes em determinadas UGRHIs resultaram insignificantes ou desprezíveis, ou, para fins de ajustes contábeis.
O Quadro 7.3.2, a seguir, apresenta um comparativo entre as novas demandas avaliadas no Cenário 1, e o Cenário 2(Desejável) objeto do Capítulo 5. Pode-se constatar que entre esses dois Cenários há uma diferença de 44%, da ordem de R$ 4 bilhões. Os Subcomponentes que mais concorrem para este déficit são, na ordem:
Os Componentes, ou Subcomponentes mais atingidos na redução (Do Desejável para o Piso), em termos percentuais, são:
Essas reduções não são arbitrárias. Elas refletem os diferentes níveis de escassez de recursos financeiros. O Componente de Gestão, e os Subcomponentes de Fontes Difusas de Poluição, Navegação, Resíduos Sólidos e Recuperação da Qualidade das Águas (entenda-se tratamento de esgotos urbanos) são tradicionalmente programas para os quais não há uma fonte claramente definida. Numa disputa por recursos, portanto, são freqüentemente relegados a um segundo plano, em detrimento de outras prioridades governamentais.
Pretende-se, com a implantação da cobrança pelo uso da água, instituir nova fonte de aporte regular de recursos para investimentos multi-setoriais dentro da área de recursos hídricos, cobrindo Componentes e Subcomponentes não contemplados tradicionalmente, como o é da Gestão, mas que são vitais para o aproveitamento ambientalmente sustentável desses recursos.
No Cenário 3 (capítulo seguinte), embora os recursos adicionais ainda não sejam substanciais, já é possível constatar essa reversão das tendências, o que demonstra a importância da implantação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos.
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