Comitês PCJ aprovam plano contra enchentes na Bacia do Rio Capivari

08/04/2024 - Categoria: CBH-PCJ - Piracicaba, Capivarí e Jundiaí

O Relatório Final e o Relatório Síntese do Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Rio Capivari, que define programas e ações de combate à enchentes na região com 15 municípios, foi aprovado pelos Comitês PCJ durante a 31ª Reunião Ordinária, realizada na sexta-feira, 5 de abril, por meio de videoconferência.

Na abertura da plenária dos colegiados, o presidente dos Comitês PCJ e prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, destacou a união de esforços para enfrentamento do período de estiagem. “Sei que não tem nada de muito especial, mas não dá para falar um pouco para que a gente se desdobre com relação a esse momento de estiagem, que já se consolida para este ano. A gente sabe que isso é um transtorno, ainda mais em um ano de eleição, porque todo mundo pega isso como referência. Então é importante a gente se posicionar, ajudar os municípios para que esta situação seja menos dolorosa possível.  Acho também que é importante a gente começar a tentar fazer os planejamentos para o próximo ano e para o próximo ciclo, que começa com esses novos gestores. Principalmente porque a gente sabe que cada vez que muda um gestor, um grupo, uma estrutura, tem que meio que começar do zero. Tem que ensinar, dizer com clareza quais são as prioridades relacionadas às Bacias PCJ, tudo o que está sendo feito e tudo o que precisa ser feito para a gente garantir um bom abastecimento, com qualidade para os próximos anos”, ressaltou Luciano.

Quanto ao Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Capivari, os estudos foram iniciados em 2021 e tiveram por objetivo caracterizar as causas das inundações ocorridas nas zonas urbanas dos municípios localizados na região e apresentar propostas de ações (estruturais e não estruturais) para o controle de cheias, a curto (5 anos), médio (10 anos) e longo (20 anos) prazos, nas áreas urbanas e, quando os diagnósticos ou os prognósticos indicarem a necessidade, também nas áreas rurais, objetivando reduzir progressivamente a frequência, a intensidade e a gravidade das ocorrências de inundações onde já são registradas ou nas áreas potencialmente vulneráveis.

Os municípios que fazem parte da Bacia do Rio Capivari são Campinas, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Indaiatuba, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio Das Pedras, Tietê, Valinhos e Vinhedo. Os dois relatórios podem ser acessados neste link: https://bit.ly/PlanoCapivari. O resumo do plano pode ser conferido também neste folheto explicativo: https://bit.ly/folhetoPDMBHC. No total, estão estimados R$ 262 milhões para a realização de todas as ações. Com a aprovação dos Comitês PCJ, a Agência das Bacias PCJ agora entregará os relatórios individuais aos 15 municípios. O primeiro passo é a contratação dos planos de drenagem municipais, que é de responsabilidade de cada município.

O secretário-executivo dos Comitês PCJ, Denis Herisson da Silva, reforçou a importância do estudo. “A aprovação deste plano é uma importante conquista para o planejamento de ações estruturais e não estruturais, nas áreas urbana e rural dos municípios da Bacia do Rio Capivari, relacionadas especialmente ao controle de cheias em áreas sensíveis. Trata-se de um material que poderá subsidiar a elaboração e a revisão de Planos Diretores Municipais de Macrodrenagem e assim ajudar a definir melhores estratégias de ações locais”, comentou Denis.

Leia a matéria completa em Comitês PCJ aprovam plano contra enchentes na Bacia do Rio Capivari - Fundação Agência das Bacias PCJ

Fonte: Agência PCJ

Foto: Profill/Rio Capivari