Agenda Geral | Comitês

<Maio/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
<Maio/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Rui Brasil assume Coordenadoria de Recursos Hídricos

28/01/2015 - Categoria: SigRH

Foi realizada nesta quarta-feira (28) a transmissão de cargo de Coordenador de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo do sociólogo Walter Tesch para o engenheiro Rui Brasil Assis, na sede da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH). Rui Brasil já exerceu a função entre 2002 e 2006
 
O secretário Benedito Braga, a secretária adjunta Mônica Porto, o chefe de gabinete Joaldir Reynaldo Machado, Assessoria do Gabinete, representantes de outras áreas da Pasta e membros da Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi) participaram da cerimônia. 
 
Coordenador nos últimos quatro anos, Walter Tesch apresentou os departamentos ao secretário e elogiou seu sucessor. “O Rui não é estranho aqui. Foi o primeiro professor quando cheguei ao lado do Rogério (Menezes, então secretário adjunto) para explicar o sistema e os desafios que tínhamos”, recordou Walter. “O que tenho testemunhado é que ele faz boas análises. Estamos em boas mãos”, completou. 
 
O novo coordenador agradeceu às palavras de Walter Tesch e também à confiança do secretário que o escolheu para o cargo. Rui Brasil ainda ressaltou que está pronto para ser um “facilitador” de todos da coordenadoria também junto à própria SSRH. 
 
“Quero ter a disposição de entender e aprender. A humildade de saber de que precisamos aprender juntos. O segundo ponto é que necessitamos fazer as coisas e cumprir nossa missão. Terceiro é a disciplina. Temos que seguir as diretrizes governamentais do nosso secretário que é o coordenador da política estadual, que tem esta difícil missão neste momento ímpar da nossa história. A coordenaria tem que ter disposição de fazer. Temos uma posição privilegiada por entender um pouco mais que o senso comum. Temos a obrigação de mitigar esta situação”, destacou. 
 
Rui Brasil ainda pediu unidade à CRHi. “Vamos fazer o máximo esforço para corresponder às orientações. Que sejamos um time e no coletivo busquemos o melhor para o nosso estado e para nossa secretaria”, disse o coordenador.  
 
SECRETÁRIO
O secretário Benedito Braga elogiou tanto o Walter quanto o Rui e ressaltou a importância da Coordenadoria na gestão de recursos hídricos no Estado. 
 
“A Coordenadoria de Recursos Hídricos dá a visão do governo em torno do tema da gestão da água, e evidentemente que nós temos o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), entidade por lei gestora dos recursos hídricos, portanto, como linha geral, precisamos ter articulação muito fina com o DAEE, com as políticas emanadas do governo através da secretaria e da coordenadoria”, explicou o secretário.
 
Benedito Braga ainda confirmou que será criado um comitê de segurança hídrica, que vai contar com as secretarias de Meio Ambiente, de Energia e de Agricultura e Abastecimento. “É algo que aparece com a crise. É um comitê do governo, nós vamos trabalhar de forma totalmente articulada. Estes setores são fundamentais na utilização da água no âmbito da bacia hidrográfica. Se não tiver uma equação entre os setores há possibilidade muito grande que o plano fique dentro da gaveta”, salientou o secretário.

Perfil de Rui Brasil
Engenheiro civil com formação complementar em recursos hídricos e administração pública; participou da formulação e implementação da política estadual de recursos hídricos nas décadas de 80 e 90; coordenou a instalação e foi o primeiro Secretário Executivo do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ); foi Chefe de Gabinete, Secretário Adjunto e Coordenador de Recursos Hídricos na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, onde até recentemente foi Assessor do Gabinete do Secretário.