Agenda Geral | Comitês

<Abril/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
<Abril/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Concurso Aquífero Guarani

1º CONCURSO DE HISTÓRIAS FOTOGRÁFICAS DO AQUÍFERO GUARANI 

  1. OBJETIVO 

O 1° Concurso de Histórias Fotográficas do Aquífero Guarani possui caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento de prêmios em dinheiro. 

Esta ação é promovida pela Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi), em parceria com a Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), e decorre da realização do estudo que propôs a adoção de instrumentos legais e infralegais na proteção e conservação da área de afloramento do Sistema Aquífero Guarani, no Estado de São Paulo.   

As melhores fotos relacionadas ao Aquífero serão selecionadas e integrarão a publicação deste material, com o objetivo de fortalecer a conscientização da sociedade sobre a importância deste vital corpo hídrico para a segurança hídrica do Estado. 

  1. INSCRIÇÕES 

  1. As inscrições estarão abertas entre as 10h do dia 18 de julho de 2023 até as 18h do dia 22 de setembro de 2023. 

  1. A participação neste Concurso de Fotografias é gratuita.  

  1. Podem participar do concurso fotógrafos profissionais e amadores, maiores de 18 anos. 

  1. Cada participante poderá enviar até 05 imagens, podendo concorrer uma única vez. 

  1. Os interessados deverão fazer sua inscrição enviando um e-mail para  contato.sigrh@sp.gov.br contendo os seguintes dados: 

  • Nome completo, 

  • E-mail e telefone, 

  • RG e CPF, 

  • Endereço residencial,  

  • Descrição e/ou endereço do local em que a fotografia foi tirada. Exemplo: Foto 1 – Riacho Norte, localizado na região do bairro Jardim Norte,

  • Autorização de direito de uso de imagem de terceiros, se houver.  

  1. Os dados acima devem ser preenchidos corretamente. Os organizadores não se responsabilizam pela veracidade das informações e dados incorretos enviados pelo participante. 

  1. MATERIAL  

  1. As fotografias encaminhadas deverão retratar, obrigatoriamente, as regiões abrangidas pelo Aquífero Guarani.  

  1. Serão aceitas fotografias que ilustrem o ambiente, a paisagem, a biodiversidade, fauna, flora do Aquífero, como por exemplo: Agricultura, e o SAG, interação do SAG com os recursos hídricos superficiais; áreas de afloramento, Atividades industriais na área de afloramento, áreas de preservação na área do SAG, poço de abastecimento da companhia Daerp; nascente na área de recarga do SAG entre outras. 

  1. Não serão aceitas selfies.  

  1. Serão aceitas apenas fotografias obtidas de modo DIGITAL, no formato JPEG, no tamanho mínimo de 1200 x 1500px, em 300 dpi de resolução. 

  1. Cada fotografia deverá ser encaminhada preferencialmente por um texto, com no máximo 100 palavras, identificando o local da foto e sua história. 

  1. Está terminantemente proibido o uso de montagens ou o de edições que desvirtuem o aspecto natural da região.  

  1. A foto deverá ser nomeada com o nome do participante e local da foto. Ex.: nomeesobrenomefoto1.jpeg. 

  1. Estão permitidos apenas ajustes de contraste, brilho, nitidez e saturação.  

  1. É expressamente proibido o envio de fotografia cujo direito de titularidade seja de terceiros. 

  1. Serão desclassificadas fotografias com marca d’água, com nome do autor ou outra marca que o identifique. 

  1. Todo autor, ao inscrever sua foto, assume toda e qualquer responsabilidade, civil e/ou criminal, relacionada com animais e/ou objetos e/ou pessoas retratadas em primeiro plano, decorrentes da concepção, criação ou divulgação da imagem inscrita, excluindo de tais responsabilidades seus organizadores, patrocinadores e qualquer órgão de imprensa ou de divulgação vinculados à promoção do concurso.  

  1. Havendo a existência de pessoas que possam ser identificadas nas fotografias, estas pessoas deverão autorizar o uso de sua imagem e este deve ser encaminhado no momento da inscrição.  

  1. JULGAMENTO E PREMIAÇÃO 

  1. Todas as fotografias inscritas serão avaliadas por equipe multidisciplinar composta por membros designados entre os servidores da SEMIL.  

  1. A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem, a mensagem transmitida pelo fotógrafo e a relação da imagem com o tema deste concurso. 

  1. A comissão julgadora escolherá até 05 vencedores.  

  1. O vencedor terá ao menos 1 foto divulgada na publicação do material, bem como a devida menção de autoria.  

  1. O anúncio do vencedor ocorrerá no dia 20 de outubro de 2023, às 17h, por meio de publicação no Facebook e portal do SIGRH.  

  1. Os vencedores serão notificados por e-mail.  

  1. Ao(s) vencedor(es) deste concurso será oferecido um certificado emitido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística bem como a devida menção de seu nome nos créditos de utilização da imagem na publicação dos materiais. 

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS 

  1. O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério dos organizadores, a desclassificação da fotografia e do participante neste concurso. 

  1. O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento. 

  1. Cada participante é responsável pela sua inscrição e deverá responder por eventuais utilizações indevidas da foto que enviou, não cabendo aos organizadores nenhuma responsabilidade, tampouco indenização. 

  1. Além de autorizar o uso das imagens na publicação do estudo e em todas as suas edições, ao se inscrever neste concurso, os participantes vencedores autorizam o uso das fotografias inscritas na internet, intranet, vídeos, folders, fotos, apresentações, cartazes, jornais, entre outros meios de comunicação por período indeterminado, sem qualquer ônus para os organizadores. 

  1. Caso o vencedor tenha participado de algum outro material publicado com as fotos vencedoras, ele fica responsável por qualquer ônus com terceiros.