Editorial do Boletim Informativo do CBH-LN

31/07/2020 - Categoria: CBH-LN - Litoral Norte

Novos caminhos para as águas do Litoral Norte

É gratificante poder dividir com todos o trabalho do comitê realizado a tantas mãos. Por meio da 2ª edição do Boletim, uma das iniciativas do Programa de Comunicação Social do CBH-LN, abrimos espaço para comunicar as ações e trazê-los na roda de conversa à espera de vozes e troca de ideias em busca de novos caminhos para as águas do litoral norte do estado de São Paulo.

Nesta edição, destacamos alguns de nossos desafios: processos formativos que terão início em agosto, realização de LIVE envolvendo representantes do governo e sociedade civil para pensarmos as águas, e também olhando para nosso público interno, membros do comitê, propostas comunicativas que envolvam cada vez mais estas instituições na gestão das águas.

Ressaltamos ainda a importância da sociedade na construção de projetos em recursos hídricos para a região. Neste ano, cinco foram enviados, com propostas para drenagem, comunicação e educomunicação e saneamento descentralizado. Novas oportunidades acontecem todo ano.

Estamos juntos para idealizar e realizar os desafios. Venha com a gente!

CBH-LN – Cuidando da água, cuidando da vida

Pedro Rego – Instituto EducaBrasil – Vice-Presidente do CBH-LN

Coragem para sonhar e agir por um mundo novo

Convidamos à todas e todos, a não se calarem diante da fragilidade das águas do Litoral Norte. Temos que valorizar as diversas ações em prol de melhorias e transformações que o CBH-LN e tantos outros atores sociais vem realizando no território. Mas também temos que ter a coragem de sonhar e agir por um mundo novo, no qual ao acordarmos numa bela manhã, não mais nos deparamos com “pessoas de máscaras¹”, mas novos

cenários se tornaram reais, e demonstram que caminhamos na diminuição da desigualdade, no cultivo de “águas boas”, sejam doces, salobras ou salinas, que correm em nossos oceanos, rios, mangues e restingas e na efetiva contenção das causas da degradação socioambiental que estamos vivendo em nosso cotidiano.

O convite está feito: participem das ações de formação EAD e vamos engrossar esse caldo com pessoas interessadas e engajadas, visando uma melhor vida para todos que vivem no litoral norte. Estamos te esperando!

Semíramis Biasoli, secretaria geral do FunBEA – Fundo Brasileiro de  Educação Ambiental

¹ O uso de máscara é essencial atualmente no enfrentamento da pandemia de COVID 19. A alusão é no intuito de não nos conformamos em usar máscaras como hábito de convivência, mas sim, enfrentarmos as causas que nos trouxeram a este momento de pandemia.