Agenda Geral | Comitês

<Março/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
<Março/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Agência das Bacias PCJ faz sua 1ª prestação de Contas ao Pacto Global da ONU

18/01/2021 - Categoria: CBH-PCJ - Piracicaba, Capivarí e Jundiaí

Depois de dois anos da assinatura do termo de adesão como signatária ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), a Agência das Bacias PCJ fez sua primeira prestação de contas das atividades desenvolvidas pela entidade. A iniciativa visa a busca por maior sustentabilidade e aperfeiçoamento da Gestão dos Recursos Hídricos nas Bacias PCJ, bem como contribuições com informações e dados para as ações voltadas a gestão dos recursos hídricos no âmbito global.

A medida foi tomada no início do mês (dezembro/2020). O processo de prestação de contas ao Pacto Global ocorre de forma digital, por meio do site  https://www.pactoglobal.org.br/ , com o preenchimento de formulários e a disponibilização de  relatório denominado como COE (Communication onEngagement).

A Agência das Bacias PCJ apresentou para o processo de prestação de contas como COE, os Relatórios Institucional dos anos de 2018 e 2019 com as diretrizes GRI. Em 2021, apresentará o Relatório Institucional pertinente a 2020, visando complementar esse ciclo de dois anos de trabalho.

“A adesão ao Pacto Global e agora a prestação de contas que fazemos é mais um passo na direção da visibilidade e da transparência da forma como praticamos a gestão dos Recursos Hídricos nas Bacias PCJ”, destacou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera. Para a coordenadora de Gestão, Kátia Gotardi, responsável pelo processo de prestação de contas, “a adesão contribui para a inserção de informações e ações que beneficiam o processo da sustentabilidade no dia a dia da Agência das Bacias PCJ, bem como em ações executadas nas Bacias PCJ”.  

A entidade, com sede em Piracicaba (SP), foi a primeira Agência de Águas do mundo a se associar ao Pacto Global, em setembro de 2018. A subscrição a esta iniciativa vai ao encontro das Declarações Corporativas internas e contribui para a aplicação dos recursos públicos de forma transparente e sustentável. Além disso, proporciona mais eficiência e visibilidade aos trabalhos da instituição e dos Comitês PCJ, principalmente no que diz respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

ODS

Os ODS compõem uma agenda mundial com 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. No contexto da Agência das Bacias PCJ, foram abordados, de forma mais efetiva os ODS 2 (“Fome Zero e Agricultura Sustentável”), 6 (“Água Potável e Saneamento”), 8 (“Trabalho Decente e Crescimento Econômico”), 11 (“Cidades e Comunidades Sustentáveis”), 13 (“Ação contra a Mudança Global do Clima”), 15 (“Vida Terrestre”) e 17 (“Parcerias e Meios de Implementação”).

Com a adesão, alguns dos principais objetivos é a busca por maior sustentabilidade e aperfeiçoamento da gestão dos Recursos Hídricos.  Atualmente, existem quase 15 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo. No Brasil, são 800 organizações, o que faz da Rede Brasil do Pacto Global a terceira maior rede do mundo e preside a América Latina e Caribe e o Conselho Global. Uma das signatárias é a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Sanasa), através da qual a Agência das Bacias PCJ recebeu o convite para a adesão. 

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios universais.  A adesão proporcionará vivenciar e praticar os dez princípios, dando visibilidade e transparência para as ações realizadas pela Agência que, entre outras funções, atua como ‘braço executivo’ dos Comitês PCJ. 

Para a gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ, a adesão ao Pacto Global dá mais visibilidade na condução da implementação das políticas de recursos hídricos dos Comitês PCJ e gera novas oportunidades que poderão contribuir para com o processo da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ. 

Fonte: Agência PCJ