Representantes estaduais e municipais marcam lançamento de projeto regional da ECOPHALT

25/02/2021 - Categoria: Informes

Representantes estaduais e municipais marcaram presença no lançamento do “Projeto ECOPHALT: “Estratégias para a gestão de resíduos pneumáticos da Baixada Santista”,(PROCESSO FEHIDRO – 2019 – COB BS 92), custeado integralmente pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), e que será realizado em toda a Baixada Santista, e reforçaram a necessidade de atuação da sociedade civil na logística reversa.

Devido a pandemia, o encontro foi transmitido pelas redes sociais da entidade (Facebook e Youtube), na manhã do dia 08 de fevereiro, e pode ser acompanhado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=2RkBDGnU93c&feature=youtu.be

A proposta tem como objetivo desenvolver ações de mapeamento, cadastro, entrevista e conscientização em todo o comércio, revendedores de pneus, com foco na construção de diagnóstico de toda a cadeia pneumática que envolve a logística reversa. O projeto será desenvolvido em quatro fases, que vão desde o mapeamento até o fechamento de um diagnóstico regional, com cadastramento e entrevistas com borracharias e pequenos comerciantes de pneumáticos, de pequeno e grande porte.

Além da coordenadora do projeto, Syllis Bezerra e o responsável técnico, Luiz Brito, também participaram do lançamento, Sidney Aranha, secretário de Municipal de Meio Ambiente, de Guarujá e Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Saneamento da Agência Metropolitana (Agem); representante da Secretaria-Executiva do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista, Márcia Chaves e José Valverde, coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), representando o Secretário Estadual, Marcos Penido.

Emocionada, a coordenadora do Projeto, Syllis Bezerra, falou sobre a necessidade da realização do projeto na Baixada Santista, além de contar com o apoio dos gestores municipais. Ela lembrou que o objetivo final é entregar para a municipalidade um raio-x sobre o descarte de pneus na Região. “Fico feliz com o envolvimento dos secretários municipais e da sociedade neste projeto de grande importância para a conscientização ambiental”.

Marcia Chaves enalteceu o trabalho da entidade e fortaleceu a ideia da logística reversa na Região. “O Comitê vem no desenvolvimento e apoio de projetos desta magnitude e que possam fazer a diferença na preservação do meio ambiente”.

Já Sidney Aranha, fez questão de lembrar o esforço da Região para atender a legislação sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que dispões sobre a logística reversa. Mas ressaltou que a união dos gestores e sociedade é importante para que as ações tenham êxito. “Estamos a frente ECOPHALT – Cidadania e Sustentabilidade, da Agem, representando todos os secretários da Região, e me orgulha muito o quanto estamos avançando com as demandas ambientais”.

Valverde ressaltou a importância de ações capitaneadas pela sociedade civil, segundo ele, o compromisso que a Baixada Santista está assumindo com a logística reversa de pneus inservíveis é fundamental para o cumprimento de um desafio dos gestores com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. “A legislação só será eficaz, quando a sociedade civil assumir seu papel de protagonista neste processo”.

Valverde também fez questão de enaltecer o trabalho da ECOPHALT, mostrando o potencial do projeto. “Parabéns pelo projeto, tive a oportunidade de conhecer e para nós, da Secretaria de Meio Ambiente são fundamentais essas iniciativas”.

Na oportunidade, Valverde, convidou a coordenadora Syllis Bezerra para apresentar o projeto para o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS). “Fico feliz, com esse reconhecimento”,

Fonte: Ecophaltfehidro