Mais água para o Guarujá e toda Baixada Santista

03/06/2021 - Categoria: Informes

A Sabesp lançou no fim do mês passado, a licitação para as obras do reservatório de água Cava da Pedreira, em Guarujá. O lançamento do edital ocorreu em cerimônia online com a participação do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia; presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari; prefeito de Guarujá, Valter Suman; secretários de Estado Marcos Penido (Infraestrutura e Meio Ambiente) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional); diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga; diretores da Sabesp Alceu Segamarchi, Mônica Porto e Ricardo Borsari, entre outras autoridades.

“É uma alegria ver, hoje, um projeto estruturante e tão importante sendo realizado pela Sabesp. É um projeto pensado pelo plano diretor da Baixada e viabilizado pelo governador João Doria. A água é vida e é fundamental para a saúde pública. E garantir a segurança hídrica para o Guarujá e para todos da Baixada Santista é um compromisso que está sendo cumprido”, destacou o vice-governador Rodrigo Garcia.

“Estamos cumprindo o compromisso com o desenvolvimento sustentável. E não há como falar de desenvolvimento social sem a garantia do abastecimento de água”, disse o secretário Marcos Penido. “É um sonho sendo realizado. A gente sabe da importância dessa obra para a Baixada”, reforçou o secretário Marco Vinholi.

Segundo o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, a obra tem como objetivo resolver situações causadas por estiagem e alta demanda. “Com este reservatório suprindo completamente as demandas do Guarujá, não só o município como toda a Baixada Santista será beneficiada”, explicou.

A construção do reservatório vem para aumentar a segurança hídrica em Guarujá, principalmente nos períodos de estiagem ou de alto consumo (verão). Nos últimos anos, a Sabesp executou planejamento visando uma alternativa para garantir a normalidade do abastecimento da região. Após a realização de estudos, a opção técnica e economicamente viável foi a utilização da Cava da Pedreira Engebrita como reservatório, alternativa indicada no Plano Diretor da Baixada Santista.

O empreendimento da Cava da Pedreira prevê ainda obras para ampliação da produção do Sistema Produtor de Água Jurubatuba dos atuais 2 mil para 2,5 mil litros de água por segundo, beneficiando mais de 320 mil pessoas de Guarujá. A capacidade de volume útil do reservatório é de 3 bilhões de litros de água bruta.

Pelo projeto, também haverá interligação das adutoras de água bruta já existentes ao novo reservatório. Por meio de um conjunto de bombeamento, a vazão de água para abastecimento será equalizada. O projeto inclui ainda equipamentos de geração hidrelétrica para suprir até 20% da energia consumida pela estação elevatória de água, gerando economia de recursos. O dispositivo terá potência de 714 kW.

Além dos moradores de Guarujá, o empreendimento proporciona também o desenvolvimento sustentável de toda a Baixada, uma vez que estimula a atividade turística na região.

O orçamento previsto para investimento é de R$ 133,6 milhões e o prazo para execução das obras é de 60 meses a partir da assinatura do contrato com o vencedor da licitação, prevista para o segundo semestre deste ano. A expectativa de início de obra é em 2022.

Fonte: Sabesp