Recursos de R$19 mi do FEHIDRO vão para projetos que visam estruturar grupos de fiscalização

27/01/2022 - Categoria: FEHIDRO

Um total de R$ 19 milhões, provenientes do Fundo de Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), será destinado a dois projetos que visam estruturar os Grupos de Fiscalização Integrada (GFIs) do Alto Juquery, Alto Tietê Cabeceiras, Billings e Guarapiranga Sudoeste para o monitoramento e fiscalização de Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM) em 28 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

A partir disso, está prevista para 2023 a entrega de um Plano de Monitoramento e Fiscalização Integrada, que norteará os Grupos com o objetivo de preservar as áreas, usadas especialmente para captação de água destinada ao abastecimento público na Grande São Paulo.

Ações de monitoramento e fiscalização ambiental no âmbito das áreas de mananciais são realizadas de forma integrada por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) da SIMA, da Polícia Militar Ambiental (PAmb), da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e pelos municípios pertencentes às APRMs.

O subsecretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani, destaca que os projetos são resultado de ações do Governo que começaram na década de 1970, a partir da promulgação das primeiras leis de mananciais (n° 898/75 e 1.172/76), e que ganharam força a partir da década de 1990. “Vamos assinar os protocolos e firmar os convênios para que o Estado amplie essa ação de fiscalização, que é um objetivo que estamos perseguindo”.

Para saber mais informações sobre a fiscalização integrada de mananciais, acesse a página: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cfb/protecao-e-fiscalizacao/mananciais/

Confira a relação de 28 municípios e respectivos grupos

Arujá: Alto Tietê Cabeceiras – APRM-ATC