Consórcio ABC promove pesquisa de percepção sobre Represa Billings

01/04/2022 - Categoria: Informes

A represa Billings completa 97 anos neste domingo (27/3). Tendo em vista sua importância e na articulação de projetos, o Consórcio Intermunicipal ABC, desenvolve, atualmente, o projeto de elaboração do Plano Regional de Sinalização e Identificação Visual das Áreas de Mananciais dos Municípios do ABC.

Como parte da execução do projeto, a entidade realiza uma pesquisa de percepção sobre a importância e as características do reservatório com a população residente e circulante na região da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM). “A ideia é fazer um diagnóstico dessas áreas, entender como as pessoas transitam na região e que tipo de equipamento vai comunicar melhor com a população. Queremos, acima de tudo, conscientizar as pessoas sobre a importância da Represa, além de desenvolver ações efetivas para melhoria local”, explica a coordenadora de programas e projetos do Consórcio, Lívia Stefânia.

Para a pesquisa, serão realizadas entrevistas com a população residente e circulante nos pontos mais críticos quanto à vulnerabilidade ambiental nas áreas de mananciais de Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Em São Caetano, município mais distante do reservatório, não foram identificadas áreas de vulnerabilidade críticas. O levantamento é realizado por meio de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

Do ponto de vista do advogado e assessor jurídico do MDV (Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC), Virgílio Alcides de Faria, é imprescindível que qualquer iniciativa desenvolvida pelos municípios ou de forma regional, tenha participação do subcomitê de cuidado e proteção à Billings. “É preciso entender as demandas do subcomitê Billings para que ações efetivas sejam empenhadas na Represa e nos seus processos de melhorias”, diz.

Ao RD, a coordenadora do programa explica que o Consórcio já realizou diversas ações ao longo dos anos, desde a criação do subcomitê, com iniciativas como: diagnóstico habitacional nestas áreas, em 2016; capacitações e sinalizações destas áreas, todas ações com recursos do Consórcio. “Agora, quando vimos a possibilidade de desenvolver esse plano pela Fehidro, consideramos o diagnóstico e ações que impactem na vida da população”, avalia.

Os trabalhos foram iniciados em Diadema. Conforme a dinâmica definida, os entrevistados respondem a perguntas sobre temas ambientais, incluindo percepções e conhecimentos sobre preservação, e informações sobre deslocamentos realizados na região, entre outras questões, além de poderem dar sugestões.

Fonte: Repórter Diário