Encontro Integrado do Paranapanema traz pautas importantes para a Gestão de Recursos Hídricos

03/06/2022 - Categoria: Informes

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) promoveu o 5º Encontro Integrado do Paranapanema, nos dias 7,8 e 9 de junho, no Hotel Berro D’Água, em Avaré/SP. O evento teve como objetivo estabelecer o diálogo, a mobilização e a integração dos membros dos sete comitês instalados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBHs Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema, em São Paulo; Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro, no Paraná; e o Comitê interestadual do Rio Paranapanema, composto por representantes dos dois estados e da União).

Solenidade de abertura
O 1º dia do evento foi marcado pela Solenidade Oficial de Abertura. Importantes nomes da gestão de recursos hídricos estiveram presentes e ressaltaram a importância do evento e do cuidar das águas. O Secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Everton Souza; o Secretário Executivo Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Ricardo Santoro; o Diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Filipe de Mello Sampaio Cunha, o Governador Honorário do Conselho Mundial da Água e Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia, Lupércio Ziroldo Antonio, destacaram, principalmente, o modelo de integração e gestão compartilhada que é feita nas águas do Paranapanema.

O presidente do Comitê, José Luiz Scroccaro, e o 1º vice-presidente, Marco André D’Oliveira, receberam os convidados e ressaltaram a importância da participação de todos na gestão e os objetivos do evento. Para Scroccaro, o Encontro estreita os laços entre os membros, além de dar estímulo e ferramentas para apoiar a execução das ações dispostas no Plano Integrado de Recursos Hídricos(Pirh) do Paranapanema.

Painéis
Logos após a abertura, dois painéis foram apresentados ao público. O Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Flávio Tröger, no painel Planejamento, falou sobre os resultados do 1º Ciclo e os temas prioritários para o 2º ciclo. O Superintendente de Implementação de Planos, Programas e Projetos da ANA, Tibério Pinheiro, apresentou os projetos estratégicos a serem realizados ou já implementados no Paranapanema, no Painel Implementação.

Capacitações
Também no 1º dia do evento, duas capacitações ocorreram concomitantemente. Coordenada pelo 1º Vice-presidente do CBH Paranapanema, Marco André D’Oliveira, Revitalização de Bacias: do conceito ao exemplo, trouxe toda a contextualização do termo, pelo Professor da Unesp Edson Luís Piroli, Engenheiro Florestal, Mestre em Engenharia Agrícola, Doutor em Agronomia; e levou os participantes a conhecerem o projeto ReflorestAvaré, da Prefeitura Municipal.

Para mais informações, acesse: https://www.paranapanema.org/encontro-integrado-do-paranapanema-reforca-pautas-prioritarias-para-a-bacia-hidrografica/

Fonte: CBH PARANAPANEMA