Governo assina convênio para recuperar 16 ha no Interior

12/11/2015 - Categoria: CBH-PCJ - Piracicaba, Capivarí e Jundiaí

Fotos: Ciete Silvério / A2img / Portal do Governo de São Paulo

Foi lançado nesta quarta-feira (11), na cidade de Holambra, o programa “Nascentes de Holambra“, que irá recuperar 16 hectares de vegetação nativa no entorno das 170 nascentes e matas ciliares da cidade do interior paulista, com investimento de R$ 3,5 milhões.

O projeto é fruto do convênio assinado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Fundação Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Agência Nacional de Águas (ANA) e Fundação Banco do Brasil.

Participaram da assinatura do contrato o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o diretor presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, a diretora de planejamento de recursos hídricos da ANA, Gisela Forattini, entre outras autoridades.

O convênio tem o objetivo de recuperar a Córrego Borda da Mata, principal curso d’água que abastece o Lago do Holandês, de onde Holambra retira a água que consome. O projeto também visa recuperar nascentes degradadas, implantar práticas integradas conservação de solo e água nas áreas de produção agropecuária em todas as propriedades, além de serviços de manutenção e conservação nas estradas municipais e acesso às propriedades rurais.

“É possível e é nosso dever compatibilizar o desenvolvimento, a agricultura e a produção, com a preservação dos recursos naturais. Holambra que já é a capital das flores, será também modelo de conservação”, disse Alckmin.

Segundo Razera, o convênio servirá de inspiração para outras cidades. “A Agência das Bacias PCJ é, com muito prazer, parceira deste grande projeto que o Governo do Estado de São Paulo está dando à Holambra, e que tenho a certeza que servirá de modelo para outras cidades do país”, assegurou o diretor presidente.

O Programa Nascentes tem como objetivo “ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos por meio da otimização e direcionamento de investimentos públicos e privados para proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos-d’água; proteger áreas de recarga de aquíferos; ampliar a cobertura de vegetação nativa em mananciais, especialmente a montante de pontos de captação para abastecimento público; plantios de árvores nativas e melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais de água”.