Agenda Geral | Comitês

<Abril/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
<Abril/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Reunião marca início das atividades de reestruturação do FEHIDRO

18/01/2016 - Categoria: FEHIDRO | Reestruturação do FEHIDRO

Da esquerda para direita: Carolina Miramar, Oswaldo Rossetto, Rui Brasil Assis, Benedito Braga (membros da SSRH), Mauro Spinola, José Ernesto e Luis Bertazi (membros da Fundação Vanzolini); Foto: CRHi

Uma reunião nesta segunda-feira (18) na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH) marcou o início das atividades de reestruturação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), que será realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. O contrato é de 14 meses e o objetivo é melhorar a eficiência da aplicação dos recursos financeiros na gestão das águas no Estado, abrangendo aspectos operacionais, recomendações de ajustes no Sistema de Informações do FEHIDRO (SINFEHIDRO), regulamentação e proposição de estratégia. 

*** O contrato da prestação de serviço está disponível no Portal da Transparência Estadual do Governo de São Paulo. O Termo de Referência para contratação da Instituição Especializada para Desenvolver o Projeto pode ser acessado no portal do SigRH. ***

A abertura da reunião foi realizada pelo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga. O coordenador de Recursos Hídricos, Rui Brasil Assis, o coordenador de projetos da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Mauro Spinola, e membros da SSRH e da Fundação também participaram do encontro. 

Segundo Benedito Braga, o objetivo é dar mais eficiência ao FEHIDRO. “Nosso sistema é descentralizado e participativo. Colocar este conceito em prática é fácil. O difícil é exercitá-lo com eficiência. Precisamos ver as necessidades reais do Sistema”, destacou o secretário.  

Para Rui Brasil, o objetivo é que o FEHIDRO, a exemplo de outros sistemas desenvolvidos como o Poupatempo ou a modernização do Detran, possa ser uma referência de desburocratização na área de recursos hídricos. “No ponto da vista da gestão, há expectativa que atinja um novo patamar de funcionamento. Estamos muito motivados para que possamos interagir e desenvolver este trabalho. Queremos encurtar prazos, definir melhor as competências e principalmente produzir resultados mensuráveis”, disse o Coordenador.

Mauro Spinola destacou que a Fundação fará a reestruturação com transparência. “Estamos assumindo com este sentimento de responsabilidade. Vamos tocar o projeto com a maior transparência possível, criando todos os mecanismos de visibilidade para enxergar em cada etapa o resultado que obtivemos. Para nós é uma satisfação em um momento importante, de grande responsabilidade, que envolve recursos hídricos”, frisou o coordenador de projetos. 

Na reunião, a SSRH e a Fundação já definiram duas etapas de trabalho de reestruturação. A primeira será a entrega de um Plano de Trabalho por parte da contratada, o que deve acontecer nos próximos dias. A segunda etapa será a organização de um Workshop com a participação ampla dos membros do sistema de Recursos Hídricos para coletar subsídios para a reestruturação. 

O evento está previsto para o dia 3 de fevereiro, em local a confirmar. O objetivo é contar com ampla representatividade do Estado e de todos os atores junto ao FEHIDRO, como tomadores, secretários executivos dos Comitês de Bacias Hidrográficas, agentes técnicos, agente financeiro e agências de Bacias. As vagas serão limitadas. Mais informações sobre o evento, bem como o formulário de inscrição estarão disponíveis no Portal SigRH a partir de amanhã, terça-feira (19).