Tomadores destacam importância do FEHIDRO

10/03/2016 - Categoria: FEHIDRO | Reestruturação do FEHIDRO

Fotos: CRHI

Tomadores do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) ressaltaram a importância do Fundo para a gestão das águas. Eles participaram da cerimônia desta quarta-feira, dia 9, no Palácio dos Bandeirantes, que contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin e dos secretários de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, e de Educação, José Renato Nalini.

No total, foram 81 contratos de empreendimentos assinados, com investimentos que somam R$ 61,2 milhões, sendo R$ 45,9 milhões do FEHIDRO e R$ 15,2 milhões de contrapartida dos tomadores. O segmento dos Municípios foi o maior beneficiado com 67 contratos, enquanto o da Sociedade Civil teve oito e o Estado, seis.

Entre os contratos está o da Prefeitura de Salesópolis, que visa o controle da erosão rural, mediante adequações em  na estrada Petrobrás - Salesópolis. O investimento total é de R$ 2,3 milhões, sendo R$ 1,7 milhão financiado pelo FEHIDRO e R$ 620,7 mil de contrapartida.

Segundo o prefeito de Salesópolis e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), Benedito Rafael da Silva, o FEHIDRO coopera em duas linhas. “Em Salesópolis, que tem 98% de área de proteção de mananciais, fica muito difícil captar recurso para desenvolvimento. Temos mais de 700 quilômetros de estradas rurais. Fizemos um projeto - um protótipo da Agência Nacional de Águas (ANA) -, que serve para adequação das estradas rurais, evitando erosão, com uma drenagem eficiente. Então, além de recuperar mananciais, também é um projeto econômico para o município, com melhoria no transporte da zona rural”, ilustrou.

A prefeita de Rosana e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP), Sandra de Souza Kasai, elogiou o Fundo. “É uma forma que temos de ter um projeto com agilidade no seu andamento, por terem técnicos dentro do FEHIDRO que dão este apoio”, disse.  Em Rosana, será elaborado um plano de drenagem urbana, com financiamento de R$ 105 mil pelo FEHIDRO – o valor de contrapartida é de R$ 18,2 mil.

Já a cidade de Indaiatuba está a caminho de tratar 100% do seu esgoto, com a contribuição do FEHIDRO. O Serviço de Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município assinou contrato de R$ 8,7 milhões (R$ 7,1 milhões do FEHIDRO) para ampliar a Estação de Tratamento de Esgotos Mário Araldo Candello.

“É uma verba importante para melhorarmos o tratamento de esgoto do nosso município. Estamos próximos de tratar 100% o esgoto e teremos uma ampliação da estação com este recurso, que será disponibilizado. O FEHIDRO ajuda bastante. Basta aplicarmos corretamente”, disse o superintendente do SAEE, Nilson Gaspar.

PARCERIA
Para o governador, a parceria entre o governo estadual e os tomadores é eficiente para a qualidade de vida da população. “Sempre que tenho na minha agenda um convênio para assinar, já ganho o dia porque é certeza que o dinheiro será bem aplicado. O interesse público será atendido melhor e mais rapidamente. Convênio é um acordo entre as partes, mas melhor do que isso: convênio é o que convém. Convém atendermos mais rápido, atender melhor a população de São Paulo através dos governos locais, através dos municípios”, justificou Geraldo Alckmin.

Se o FEHIDRO colhe frutos atualmente, a situação será ainda melhor a partir de 2017, como recordou o secretário Benedito Braga. “Quero agradecer o senhor governador que autorizou ao final de 2015 contratarmos uma entidade especializada para reestruturação do FEHIDRO. Nosso Estado, que tem um Poupatempo, um governo eletrônico, deu outra cara para o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), merece também nesta área do FEHIDRO ter um instrumento eficiente para alocação dos recursos  financeiros em benefício dos recursos hídricos. Vamos ao final deste ano estar com este Fundo melhor estruturado e muito mais eficiente”, frisou o secretário.

EMPREENDIMENTOS
Na assinatura de contratos desta quarta-feira, a maioria das ações está concentrada em “controle de poluição hídrica”, “promoção do uso racional da água” e “controle de drenagem e erosão urbana”, que concentram 49% do total de empreendimentos.

Para informações detalhadas sobre os empreendimentos, acesse os arquivos abaixo.