<Junho/2024>
<Junho/2024>

Comitês PCJ promovem 4º Webinar Conversando sobre o Rio Jundiai

25/09/2023 - Categoria: Informes

Evento online será amanhã, dia 26/09, com o tema  - O papel das empresas de saneamento na efetivação do enquadramento do Rio Jundiai

Os Comitês PCJ vão promover amanhã, dia 26 de setembro, às 14h, o 4º Webinar - Conversando sobre o Rio Jundiaí - Edição 2023, com o tema “O papel das empresas de saneamento na efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí”. O evento on-line é uma realização da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças (CT-OL) dos colegiados e do seu Grupo de Trabalho de Enquadramento dos Corpos d’água, com o apoio da Agência das Bacias PCJ.

A coordenadora da CT-OL, Cecília de Barros Aranha, destacou a importância do webinar.   “O público-alvo é formado pelas empresas de saneamento e administrações municipais da Bacia do Rio Jundiaí. A importância desse evento para as Bacias PCJ é a de conversar com as empresas de saneamento e administrações sobre a construção de uma pauta conjunta e inovadora com ações de comunicação, educação e governança para a manutenção da efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí”, ressaltou Cecília.

O webinar é realizado anualmente, no mês de setembro, em comemoração ao Dia do Rio Jundiaí - celebrado em 23/09 - e tem como principal proposta divulgar ações do programa de efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí, de modo a sensibilizar os atores sociais da bacia do Rio Jundiaí a agirem de modo articulado e integrado, com foco nesta efetivação. O enquadramento de um rio é o estabelecimento da meta ou objetivo de qualidade da água (classe) a ser, obrigatoriamente, alcançado ou mantido em um segmento de corpo de água, de acordo com os usos preponderantes pretendidos, ao longo do tempo.

Na edição deste ano, o evento terá como tema principal a importância da conexão dos programas de comunicação e educação que são realizados pelas empresas de saneamento e prefeituras e que, combinadas entre si, poderiam proporcionar o fortalecimento da compreensão do papel dos atores sociais no atendimento às metas de atualização do enquadramento em trechos do Rio Jundiaí.

O webinar traz um novo olhar para a construção de uma pauta conjunta com as empresas de saneamento em ações de comunicação, educação e governança, com destaque para a caracterização dos conflitos ambientais, principais dificuldades de governança para a mitigação destes conflitos, relacionados a manutenção da efetivação do enquadramento.

“Todos os anos, buscamos abordar diferentes aspectos que podem influenciar na efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí. Entendendo que a informação de qualidade é um dos instrumentos mais importantes para o envolvimento dos diferentes atores da bacia e que os municípios e as empresas de saneamento são imprescindíveis para esta ação, queremos ouvi-los e convocá-los para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e educação ambiental em conjunto. O desenvolvimento de parcerias já é uma estratégia consolidada para a implementação de ações de forma eficaz entendida até pela ONU e escrita no ODS 17”, explicou a coordenadora do GT-Enquadramento da CT-OL, Maria Carolina Hertel Dutra e Simões, referindo-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 17(Parcerias e Meios de Implementação) da Organização das Nações Unidas.

INSCRIÇÕES

Para participar é necessário realizar inscrição pelo link <https://bit.ly/Webinar_RioJundiai23>. Os inscritos receberão, ao final do preenchimento do formulário, o link para acesso à transmissão pelo YouTube

Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para a coordenação da CT-OL, através do e-mail: ctol@comites.baciaspcj.org.br.

4º Webinar “Conversando sobre o Rio Jundiaí”

Data: 26 de setembro de 2023 (terça-feira)

Local: Transmissão pelo Youtube

Inscrições: https://bit.ly/Webinar_RioJundiai23

Realização: Câmara Técnica de Outorgas e Licenças (CT-OL) dos Comitês PCJ e o seu Grupo de Trabalho de Enquadramento dos Corpos d’água

Apoio: Agência das Bacias PCJ

PROGRAMAÇÃO:

14h00 - Abertura

Coordenação da CT-OL dos Comitês PCJ

14h10 – Apresentação da mediadora do evento, por Cláudia Debroi de Campos (DAE Jundiaí)

14h15 – Apresentação do “Diagnóstico Participativo”, por Danilo Resende de Moraes, Diretoria de Mananciais, Gerência de Gestão Ambiental, Seção de Sustentabilidade, Educador Ambiental (DAE Jundiaí/SP)

14h35 – Apresentação do “Programa Córrego Limpo” por Carlos Alexandre Trindade Pinheiro Menuchi, Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Departamento de Gestão e Apoio à Operação e Clientes (Sabesp/SP)

14h55– Apresentação da Metodologia de Governança Colaborativa, por Cristiane Lara, Departamento de Gestão e Apoio à Operação e Clientes, Analista de Gestão  (Sabesp/SP)

15h20 – Apresentação da mediadora do evento, Cláudia Debroi de Campos (DAE Jundiaí)

15h30 - Roda de Conversa

Participantes:

Ana Lucia Fonseca Rodrigues Szajubok- Gerente do Departamento de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente-SABESP/SP;

Vanessa Egídio Pereira - Gerente do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional Capivari/Jundiaí – SABESP – Itatiba (SP);

Everton Quiararia – Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ;

Murilo Ferreira de Sant'Anna– Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ

Neive Luiz Rodrigues Noguero - Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Thiago Peixoto – Responsável pela ETE de Várzea Paulista/Campo Limpo Paulista (Sabesp/Itatiba)

Marcia Cavaletto - Coordenadora dos cursos de Meio Ambiente e Saneamento Básico da ETEC