Agenda Geral | Comitês

<Janeiro/2025>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
<Janeiro/2025>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1234
567891011
1213141516
Unidade: Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê - Batalha
Data do evento: 17/01/2025
Horário: 09:30
Local: Por Videoconferência
Ver mais
">17
18
19202122232425
262728293031

Conservação das Espécies Aquáticas Ameaçadas na bacia do rio Paraíba do Sul é tema de evento do CBH-PS com o Instituto Chico Mendes

16/10/2023 - Categoria: CBH-PS - Paraíba do Sul

O Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Aquáticas Ameaçadas é o tema central que será discutido no mês de outubro pelo Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul (CBH-PS), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade, órgão do Governo Federal, a Prefeitura de Paraibuna e a Universidade de Mogi das Cruzes. Este encontro será realizado no dia 17 de outubro, às 14h, pela plataforma online Google Meet. O objetivo principal do plano é a recuperação e preservação das espécies aquáticas ameaçadas de extinção na bacia do rio Paraíba do Sul e nas bacias adjacentes, que englobam os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, em uma área de extensão superior a 60.000 km².

O evento do PAN Paraíba do Sul contará com palestrantes de referência na área, incluindo Carla Polaz, bióloga formada pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Ela é analista ambiental do Instituto Chico Mendes e também a coordenadora do CEPTA - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental, bem como a coordenadora do Plano de Ação Nacional para as Espécies Aquáticas Ameaçadas da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Outros palestrantes incluem Alexandre Hilsdorf, zootecnista formado pela Universidade Federal de Lavras e livre-docente em Recursos Genéticos Animal pela USP-Pirassununga, professor titular na Universidade de Mogi das Cruzes/SP, líder de um grupo de pesquisa no Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura do Núcleo Integrado de Biotecnologia e membro do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do PAN Paraíba do Sul; e Danilo Caneppele, biólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Ele tem experiência nas áreas de meio ambiente da Companhia Energética de São Paulo, ecologia de ecossistemas aquáticos, piscicultura e conservação da ictiofauna, coordenando os repovoamentos e monitoramentos realizados pela Estação de Hidrobiologia e Aquicultura de Paraibuna e é membro do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do PAN Paraíba do Sul. Além disso, o evento contará com o apoio da AGEVAP, do CEIVAP e da Colônia de Pescadores de Pindamonhangaba.

A bacia do rio Paraíba do Sul é o lar de 14 espécies aquáticas que estão na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, incluindo 13 tipos de peixes e um quelônio, o cágado-de-hogei. O PAN não apenas contribuirá para a conservação dessas espécies, mas também terá um impacto positivo em mais de 9 espécies de peixes que estão quase ameaçadas de extinção. Em agosto deste ano, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) desenvolveu um novo PAN que inclui um objetivo geral, cinco objetivos específicos e 32 ações, com um prazo de implementação de cinco anos. Esse plano será executado em um ciclo de gestão que inclui supervisão e monitoramento anuais dos processos realizados pelo Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do PAN Paraíba do Sul.

“O nosso rio Paraíba do Sul abriga uma alta biodiversidade de espécies aquáticas, embora muitas delas estejam ameaçadas de extinção. Há muitos fatores que merecem atenção por seus impactos negativos na conservação, como por exemplo a construção de hidrelétricas e barramentos, destruição de matas ciliares, lançamento de esgoto, mineração, pesca predatória, entre outros. São anos de pesquisas sérias e muito trabalho de instituições universitárias e governamentais sobre as espécies e o avanço das políticas públicas relacionadas à biodiversidade brasileira, bem como o percurso de programas de preservação e conservação a longo prazo. Uma das estratégias utilizadas na bacia, foi a criação de unidades de conservação que permitem resguardar algumas espécies. O CBH-PS tem interesse e dever de participar de discussões, além de trabalhar para possibilitar que ações futuras do PAN sejam implementadas na nossa região.  Nesse sentido, se torna fundamental a articulação e integração dos comitês paulista, mineiro e fluminense visando avanços mais significativos e troca de experiências. O que o CBH-PS (paulista) pretende com essa apresentação pública é levar aos nossos membros e a toda população informações, muitas vezes desconhecidas, mas extremamente relevantes para a saúde do nosso ecossistema”, enfatiza Maria Eduarda San Martin, presidente do CBH-PS e secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba.

“Os comitês de bacias são parceiros fundamentais para apoiar a implementação das ações previstas no Plano de Ação do Paraíba do Sul. É por meio dessa rede de parcerias que seremos capazes de atingir o objetivo do PAN, que é o de recuperar e manter as espécies ameaçadas de extinção da bacia do rio Paraíba do Sul. Sem água, não há peixe; e sem boa gestão da água e de seus usuários, não há política pública ambiental que dê certo”, afirma Carla Polaz, analista ambiental do Instituto Chico Mendes. 

O encontro será aberto a pesquisadores, alunos, professores, prefeituras, instituições do terceiro setor e toda a sociedade civil. Após a conclusão do evento, o vídeo será disponibilizado no canal do YouTube do CBH Paraíba do Sul. Mais informações pelo telefone (12)36320100.

Segue o link para acesso ao evento:
meet.google.com/jdg-nxbh-wbo

 

PROGRAMAÇÃO 

14H – Abertura com a diretoria do CBH-PS 

14H20 - Palestra: Perspectivas do PAN Paraíba do Sul para o trecho Paulista da Bacia

Carla N. M. Polaz - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (Cepta)

14H40 - Palestra: A importância de Bancos de Germoplasma em programas de repovoamento

Alexandre W. S. Hilsdorf - Universidade de Mogi das Cruzes - Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura – LAGOAA

15H - Palestra: Ações Integradas para a recuperação da Ictiofauna ameaçada no trecho Paulista da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Danilo Caneppele - HMZ Aquicultura e Conservação e Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Paraibuna

15h20 – Participação do público em geral 

16h – Encerramento

Fonte: CBH PS