<Maio/2024>
<Maio/2024>

CBH-BT realiza VII Fórum de Agroecologia

05/12/2023 - Categoria: CBH-BT - Baixo Tietê

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê – CBH-BT, por meio da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental – CT-TEA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubarana, realizou no dia 30 de novembro em Ubarana, o VII Fórum de Agroecologia, cujo tema foi “Da pulverização à intoxicação: impactos à vida!”.

Segundo o Coordenador da CT-TEA, Luiz Henrique Inignes Divieso, a proposta desta edição, foi dar luz à prática abusiva do uso de agrotóxicos no Brasil e especialmente na região do Baixo Tietê. Além de informar, o evento também possibilitou a discussão do assunto pelos diversos setores representados por Instituições, empresas, governo e estudantes, provocando uma reflexão entre os participantes, de que é possível produzir em quantidade e qualidade, desde que sejam utilizadas alternativas sustentáveis em substituição aos agrotóxicos (substâncias utilizadas na agricultura, áreas de pastagens, ambientes urbanos, hídricos e industriais, com o objetivo de controlar insetos e plantas daninhas e ampliar a produtividade).

Em geral, o Fórum tem por finalidade fomentar a prática da Agroecologia na Bacia do Baixo Tietê, visando a recuperação natural do solo, a conservação e preservação dos recursos naturais e hídricos, além de estimular a alimentação saudável. Para tanto, a programação contou com algumas palestras, que abordaram sobre o impacto do uso de agrotóxicos no solo, à saúde e também os aspectos envolvendo a Legislação, as quais foram ministradas pelo Engº Agr. Valter Marques Pimentel, pela Bióloga Sheila Trípoli e o Engº Agrº Sergio Eduardo Rodrigues e pela Dra Ana Cláudia Castilho de Almeida, respectivamente.

O ápice do evento ficou por conta da Mesa Redonda, mediada por Jefferson Rabal (Comunicador Social e Esp. em Educação Ambiental – representante da Associação Brota Cerrado), que recebeu convidados ilustres para abordar sobre as diversas realidades envolvendo o uso de agrotóxicos: Loan Ramos Barbosa (Fundação SOS Mata Atlântica), Nelson Luiz Moreira de Barros (Fundação ITESP) e Antonio Rodrigues da Grela Filho (Produtor que dispensa o uso de agrotóxicos / Superintende da SABESP de Lins).

Antonio expôs sua experiência com o cultivo de diversas espécies de frutas e hortaliças sem a utilização de agrotóxicos, o que contribui inclusive para a criação de abelhas Jataí. Ele mantém um sistema agroecológico em sua propriedade de 7,2 hectares, que permite ainda a criação de aves e animais e destacou a importância do reflorestamento em torno, tudo produzido com o manejo isento de produtos químicos, comprovando que é possível as alternativas sustentáveis na produção agroecológica.

Representando os produtores da Agricultura Familiar, Sr. Nelson deu voz a um dos grupos mais impactados pela utilização de agrotóxicos, os pequenos produtores, que são atingidos muitas vezes pela localização em que se encontram e sofrem as consequências devido a ação descontrolada de produtores que utilizam aviões para a pulverização em grande escala, o que inevitavelmente atinge plantações, animais e até mesmo pessoas, provocando doenças por intoxicação, bem como a perda de lavouras inteiras, causando prejuízos financeiros, à saúde e à vida.

Loan, com sua experiência como Técnico de Reflorestamento, destacou o impacto do uso do agrotóxico nas áreas reflorestadas em torno das Bacias, bem como à biodiversidade, qualidade das águas e segurança de aldeias existentes nessas áreas. Visando a prática, no período da tarde, foram realizadas as Oficinas “Controle Biológico de Pragas”, coordenada pela Engª Agrª Mirele Voltolini, cuja proposta foi apresentar o Manejo Integrado de Pragas como alternativa sustentável proporcionando um Sistema Agroecológico equilibrado; e a Oficina “Cromatografia de Pfeiffer”, sob a coordenação do Profº Marcio Gomes, Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia, que  trouxe a técnica com o objetivo de contribuir para a prática sustentável dos produtores, a qual pode ser usada para monitorar e orientar de forma simples e barata a melhoria de qualidade dos solos sob manejo agroecológico.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, que tem compromisso transparente com a sociedade, realiza todos os anos o Fórum de Agroecologia, um evento que visa informar e capacitar a população da Bacia sobre os diversos temas relacionados à quantidade e qualidade dos recursos hídricos.

O Fórum é aberto a todos os interessados e conta com o apoio de parceiros como a AGA – Associação do Grupamento Ambientalista, a CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo. Nesta edição, o Fórum aconteceu no Município de Ubarana/SP.

Fonte: CBH BT