<Junho/2024>
<Junho/2024>

Encontro Integrado do Paranapanema aborda economia circular e uso eficiente da água

27/05/2024 - Categoria: Matérias

A 7ª edição do Encontro Integrado, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), evento que reúne os membros dos sete Comitês instalados no Paranapanema (CBHs Alto, Médio e Pontal do Paranapanema, na vertente paulista; CBHs Norte Pioneiro, Tibagi e Piraponema, na vertente paranaense; e o Comitê Interestadual do Paranapanema) para fortalecer os trabalhos em prol das águas do Rio, terá como tema principal “Economia Circular: uso eficiente da água”. O evento será realizado entre os dias 19 e 21 de junho.

O tema principal se faz ainda mais relevante considerando os atuais diálogos acerca do manejo consciente da água. Na economia circular, o objetivo é manter a matéria-prima em circulação pelo maior tempo possível, dentro de uma cadeia de produção, a fim de reduzir desperdício e garantir seu reuso. O que vai ao encontro, ainda, do estágio atual do CBH Paranapanema, que iniciou os trabalhos para a implementação da Cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica.

Além da pauta principal, “A cobrança pelo uso da água”, a  programação do Encontro Integrado inclui um dia dedicado à capacitação. Com o tema “A Qualidade das Águas Subterrâneas”, a capacitação propõe apresentar as características hidráulicas dos aquíferos, poços outorgados do Paranapanema e informações sobre gestão das águas subterrâneas de acordo com o Plano da Bacia. Concomitantemente, haverá uma visita técnica ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Salto Grande/SP – o 1º instalado no Paranapanema. Na ocasião, serão apresentados os projetos de revitalização de bacia da operadora do reservatório

O Encontro Integrado do Paranapanema é um espaço crucial para o diálogo e a implementação de estratégias que visam a sustentabilidade hídrica na região da Bacia Hidrográfica, além de promover a integração dos agentes que atuam no Paranapanema.

Sobre a Cobrança pelo uso da água

A cobrança pelo uso dos recursos hídricos é um mecanismo estabelecido para promover a gestão sustentável da água. Esse instrumento está previsto Política Nacional de Recursos Hídricos e seu objetivo é reconhecer a água como um bem público e econômico, de forma que destaque a importância da água, incentivando seu uso responsável. Os recursos arrecadados são utilizados para financiar projetos, beneficiando a população da bacia hidrográfica onde foram gerados. É responsabilidade dos comitês de bacias hidrográficas a implementação da cobrança.

Fonte: CBH Paranapanema