<Outubro/2024>
<Outubro/2024>

Inscrições para o curso Educação Ambiental e Águas Subterrâneas na UGRH Paranapanema vão até dia 11

06/09/2024 - Categoria: Comitês de Rios da União

As águas subterrâneas são utilizadas para consumo humano, manutenção dos sistemas ambientais, abastecimento de indústrias, irrigação e outros usos. No entanto, muitos usuários dessas águas têm pouco conhecimento sobre os aquíferos e os problemas que colocam em risco a segurança hídrica. Esta situação constitui uma das preocupações para os participantes do sistema de gerenciamento de recursos hídricos, especialmente para a produção de conhecimentos sobre águas subterrâneas e Educação Ambiental e seu compartilhamento com a sociedade. Nesse sentido, no Plano Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranapanema foram previstas ações para suprir lacunas de conhecimentos e para a mobilização da sociedade para a boa gestão das águas, incluindo-se estudos sobre esses temas.

Assim, a proposição deste curso de extensão universitária foi articulada no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema com objetivo de abordar e compartilhar noções básicas sobre Educação Ambiental e Águas Subterrâneas, sensibilizar e motivar membros dos CBHs, gestores, técnicos, empresários. sociedade civil e demais interessados para a mudança de comportamento e a realização de ações que propiciem maior cuidado com essas águas na UGRH Paranapanema, que abrange áreas dos estados de São Paulo e Paraná, onde atuam sete Comitês de Bacias Hidrográficas.

O curso de extensão é uma das ações vinculadas à Rede UniParanapanema, integrada ao CBH Paranapanema, na qual participam Instituições de Ensino Superior sediadas ou que atuam na UGRH Paranapanema. Dessa forma, o curso de extensão será coordenado por professores da UNESP, contando com a participação de professores de outras Instituições de Ensino Superior e que também atuam em CBHs.

O curso está integrado também ao projeto de extensão universitária “Estudo da Qualidade da Água Subterrânea do Aquífero Guarani para Subsidiar Gerenciamento de Recursos Hídricos e Educação Ambiental”, aprovado no Edital Proec/UNESP n² 01/2023 – Vamos Transformar o Mundo.

Nesse contexto, a realização do curso tem como objetivos propiciar o compartilhamento de conhecimentos sobre águas subterrâneas na UGRH Paranapanema, o diálogo entre professores, pesquisadores e estudantes das universidades com os gestores, técnicos, usuários de recursos hídricos e demais setores da sociedade interessados na temática, na perspectiva de mobilização dos participantes para a proteção e uso sustentável das águas subterrâneas.

Convidamos a participarem do curso, compartilharem seus conhecimentos e contribuírem para a gestão e proteção das águas na UGRH Paranapanema.

Para mais informações sobre o curso acesse https://www.paranapanema.org/educacao-ambiental-e-aguas-subterraneas-na-ugrh-paranapanema/

Fonte: CBH Paranapanema