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Região de Araçatuba recebe a visita do subsecretário de Logística e Transportes de SP

26/09/2024

O subsecretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Denis Gerage Amorim, visitou, no dia 25 de setembro, durante a semana de comemoração do aniversário do Rio Tietê, o canteiro do Departamento Hidroviário (DH) em Buritama, na região de Araçatuba, para vistoriar o avanço das obras de ampliação da profundidade do Canal de Nova Avanhandava, executada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

A visitação teve início com a navegação pelo canal de Nova Avanhandava e seguiu até o local de detonação para derrocamento do leito do rio. A agenda contou com a participação de técnicos e especialistas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), vinculada à Semil; do Ministério de Portos e Aeroportos; do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); da DTA Engenharia, empresa de engenharia portuária e naval que foi contratada pelo DNIT para realizar a dragagem de um trecho do rio Amazonas; e da Louis Dreyfus Company (LDC).

“Durante a agenda de hoje, tivemos a oportunidade de compartilhar experiências e medidas de controle ambiental que vêm sendo utilizadas pelo DH e Cetesb na ampliação de profundidade da Hidrovia Tietê-Paraná e que podem ser seguidas por outros órgãos como boas práticas em obras similares de derrocamento em todo o país”, comenta o subsecretário.

Ampliação do canal de Nova Avanhandava

A Semil, por meio do Departamento Hidroviário (DH), iniciou, no primeiro semestre de 2023, as obras de ampliação da profundidade do canal de Nova Avanhandava, que tem como objetivo estimular o transporte aquaviário, desenvolvendo a logística no Estado de São Paulo. O investimento do Governo do Estado de São Paulo ultrapassa R$ 300 milhões e o projeto visa melhorar a navegabilidade durante os períodos de estiagem, reduzindo o risco de interrupção da navegação devido à diminuição do nível de água do reservatório.

A obra consiste no aprofundamento do canal em 3,5 metros ao longo de 16 quilômetros, que permitirá a passagem de embarcações de grande porte nos períodos em que o nível da água menor reduz também o calado permitido. O método escolhido é o de derrocamento especial, com o uso de explosivo encartuchado, com o qual serão retirados 552 mil m³ de material rochoso. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026.

‘A ampliação da profundidade do canal de Nova Avanhandava abrange também os municípios de Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre e Santo Antônio do Aracanguá.

Em 2023, a hidrovia movimentou aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de diversas cargas. Após a conclusão da ampliação da profundidade do leito do Rio Tietê entre os reservatórios Ilha Solteira e Três Irmãos, espera-se que esse volume aumente significativamente, podendo chegar a 7 milhões de toneladas, quase três vezes mais do que a capacidade atual.

Vantagens do Transporte Hidroviário

A modalidade de transporte é reconhecida mundialmente por sua eficiência econômica, social e ambiental. Entre suas vantagens em comparação aos modais rodoviário e ferroviário estão a maior eficiência energética, a capacidade de concentração de cargas e a longevidade da infraestrutura e dos equipamentos. Além disso, o transporte hidroviário contribui para reduzir as mudanças climáticas e o efeito estufa. Outras vantagens incluem menor consumo de espaço, menos congestionamento de tráfego, menores custos de infraestrutura e operação, menos acidentes e menor impacto ambiental, tornando o modal hidroviário uma alternativa sustentável e vantajosa para o transporte de cargas.

Transporte de Passageiros

A hidrovia permite também o turismo fluvial, com passeios para passageiros no canal de navegação. Os roteiros, concentrados no município de Barra Bonita, permitem viagens rio acima até o encontro com o Rio Piracicaba e rio abaixo, com duração de duas a três horas. Até junho deste ano, 36.516 passageiros foram transportados, segundo dados do DH. Uma das principais atrações é a transposição da barragem de Barra Bonita, onde a embarcação é elevada por um desnível de cerca de 25 metros causado pela hidrelétrica.

Fonte: Semil