Agenda Geral | Comitês

<Outubro/2025>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
<Outubro/2025>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

CRHi promove oficinas para construção coletiva da programação do Capacita SIGRH

25/10/2024


A Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi) promoveu, entre os dias 9 a 23 de outubro, uma série de Oficinas de construção coletiva da programação do Capacita SIGRH para 2025. Ao todo, cerca de 80 pessoas, entre representantes dos Comitês de Bacias, Câmaras Técnicas e órgãos gestores, participaram dos encontros nos municípios de Novo Horizonte, Piracicaba, Marília, São Paulo e Ribeirão Preto.

O Programa Permanente de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos – Capacita SIGRH é um programa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por intermédio da Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi), composto por um conjunto de ações voltadas ao levantamento, planejamento, implementação e avaliação continuada de atividades e cursos. O objetivo é capacitar os integrantes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH) e aperfeiçoar a gestão de recursos hídricos no estado. As capacitações são oferecidas anualmente, a partir de uma programação de ações aprovada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) e que, pela primeira, será elaborada por meio de um processo participativo.

As oficinas do Capacita-SIGRH foram planejadas de forma descentralizada, participativa e integrada com foco em fortalecer os princípios que constam da lei estadual 7.663/91, que estabelece normas de orientação à Política Estadual de Recursos Hídricos bem como ao Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH). “Os debates e propostas que surgiram nas oficinas servirão para elaboração da programação de ações de capacitação para o ano de 2025, além de gerar rico material de trabalho para programação quadrienal para os próximos anos do programa Capacita-SIGRH. Nossa expectativa é capacitar representantes para que aprimorem e ampliem sua atuação no SIGRH”, concluiu Ricardo Luiz Mangabeira, diretor do Departamento de Planejamento e Gerenciamento da CRHi.

Durante as oficinas foram analisadas a aplicação das competências para atingir os resultados da organização, sendo elas Técnicas, de Gestão e Transversais. Para Ney Akemaru Ikeda, secretário executivo do Comitê do Ribeira de Iguape e Litoral Sul, “o Capacita SIGRH é extremante importante a nível regional, especialmente no Vale do Ribeira, pois temos uma carência de técnicos, e esse programa vem suprir a capacitação do pessoal, como prefeituras, do estado e da sociedade civil com o leque de ações de capacitação relevante para melhorar a condição de participação dos representantes do Comitê de Bacias. Ele se torna fundamental para a melhoria de todo o sistema e avaliação da gestão dos recursos hídricos, além da melhoria nas condições de qualidade e quantidade de recursos hídricos.”
 

O Capacita

O Capacita-SIGRH teve início em decorrência das metas previstas no Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas – PROGESTÃO, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, e foi formalmente estabelecido pela Deliberação CRH nº 214, de 12 de junho de 2018, com base no programa Desenvolve-RH da ANA, que prevê o desenvolvimento de pessoas para a gestão de recursos hídricos baseado em competências.

Em 2018, um questionário aplicado a 420 integrantes do sistema identificou 17 entregas e 19 macrotemas, posteriormente reclassificados conforme as 11 entregas e macrotemas do Desenvolve-RH. A partir disso, foram definidos conteúdo para capacitação, incluindo a adição de um novo macrotema: Gestão Integrada de Recursos Hídricos, resultando em 12 macrotemas e 43 temas detalhados no programa.

Mais informações sobre o Capacita SIGRH podem ser encontradas em https://sigrh.sp.gov.br/corhi/capacita