- SigRH
-
Agência de Bacia
- O que é Agência de Bacia?
- FABHAT - Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê
- Agência PCJ - Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
- AGEVAP - Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul
- FABH-SMT - Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê
-
Comitê de Bacia
- Comitês da Bacia do Rio Tietê
- Comitês de Rios da União
- ALPA - Alto Paranapanema
- AP - Aguapeí e Peixe
- AT - Alto Tietê
- BPG - Baixo Pardo/Grande
- BS - Baixada Santista
- BT - Baixo Tietê
- LN - Litoral Norte
- MOGI - Mogi Guaçu
- MP - Médio Paranapanema
- PARDO - Pardo
- PCJ - Piracicaba, Capivari e Jundiaí
- PP - Pontal do Paranapanema
- PS - Paraíba do Sul
- RB - Ribeira de Iguape e Litoral Sul
- SJD - São José dos Dourados
- SM - Serra da Mantiqueira
- SMG - Sapucaí-Mirim/Grande
- SMT - Sorocaba e Médio Tietê
- TB - Tietê-Batalha
- TG - Turvo Grande
- TJ - Tietê-Jacaré
- CBH Teste
-
CRH
- Apresentação
- Processo Eleitoral - Sociedade Civil 2025-2027
- Agenda
- Atas
- Cadastro Permanente da Sociedade Civil
-
Câmaras Técnicas
- O que são Câmaras Técnicas?
- Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais (CTAJI)
- Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS)
- Câmara Técnica de Gestão de Usos Múltiplos de Recursos Hídricos (CTUM)
- Câmara Técnica de Planejamento (CTPLAN)
- Câmara Técnica de Educação Ambiental, capacitação, mobilização social e informação em Recursos Hídricos (CTEA)
- Câmara Técnica de Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos (CTCOB)
- Câmara Técnica de Proteção das Águas (CTPA)
- Deliberações
- Documentos
- Regimento Interno
- Moções
- Representantes
- FEHIDRO
-
Instrumentos de Gestão
- Cobrança pelo uso da água
- Enquadramento dos Corpos D`água
- Plano Estadual de Recursos Hídricos - PERH
- Plano de Bacias Hidrográficas
- Relatório Situação dos Recursos Hídricos
- Outorga
-
Base Documental
- Legislação de Recursos Hídricos
- Sistema Aquífero Guarani - SAG
- Capacita SIGRH
- Procomitês - Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas
- PDPA - Plano de Proteção e Desenvolvimento Ambiental
- Progestão - Pacto Nacional pela Gestão das Águas
- Banco de Dados Hidrológicos
- Regionalização Hidrológica
Agenda Geral | Comitês
< | Fevereiro/2025 | > | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
DOM | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | SÁB |
1 | ||||||
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |
< | Fevereiro/2025 | > | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
DOM | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | SÁB |
1 | ||||||
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |
Rio em Peruíbe recebe desassoreamento de 3 km para melhora no escoamento da água e contenção de novas enchentes
21/01/2025
O Governo de São Paulo vai desassorear cerca de 3 km do Rio Preto, importante curso d’água da cidade de Peruíbe, na Baixada Santista. O objetivo é realizar a retirada de sedimentos do rio para melhorar o escoamento das águas da chuva e minimizar o risco de enchentes e alagamentos. A área onde está localizado o rio é essencial para a vida de diversos moradores que vivem da pesca e do comércio local, que é voltado não só para os residentes, como para turistas também.
O trabalho foi iniciado no dia 18 de janeiro, pela SP Águas, agência de recursos hídricos do estado vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). O órgão realizou uma força-tarefa para agilizar os processos de desassoreamento e começar a retirada de sedimentos em apenas quatro dias. Normalmente, essa preparação leva de 10 a 15 dias para começar. As máquinas foram levadas para Peruíbe desmontadas, em caminhões que partiram de outras regiões do estado.
Entre os maquinários para a realização do desassoreamento estão uma escavadeira e uma barcaça que foi montada no local para permitir a operação de retirada dos sedimentos de dentro do rio.
Nelson Lima, diretor da SP Águas, esteve no local no dia 20 de janeiro para vistoriar os trabalhos e analisar os próximos passos. “Fizemos todo o levantamento do fundo do rio, a parte topográfica, e trouxemos os equipamentos necessários. O nosso principal objetivo é mitigar os impactos causados no entorno do rio por conta das fortes chuvas e seguir com o trabalho técnico que é essencial para mapear os locais mais importantes e que necessitem de ações”.
O desassoreamento do Rio Preto é uma ação importante para melhorar o escoamento das águas do município. Esse trabalho retira sedimentos, tais como argila, areia e materiais diversos, de dentro do rio, o que melhora o fluxo no leito, contribuindo para absorver as chuvas – ou seja, a capacidade de o curso d’água receber o volume trazido pelos temporais. No Brasil, a drenagem é uma atribuição municipal, e o governo de São Paulo apoia as cidades com ações complementares para melhorar o escoamento urbano.
Como ação imediata, o Governo de São Paulo também encaminhou ajuda humanitária às famílias afetadas. Os desabrigados receberam materiais enviados pela Defesa Civil e pelo Fundo Social do Estado de SP. Ao todo, já foram destinadas mais de 30 toneladas em materiais, contendo cestas básicas, colchões, itens de higiene e limpeza, além de absorventes, toalhas, roupas e brinquedos. O governo também já homologou o decreto de situação de emergência publicado pelo município.
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil)
FIQUE ANTENADO!