Agenda Geral | Comitês

<Abril/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
<Abril/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Diálogo Interbacias e Encontro Formativo reúnem mais de 500 pessoas

04/09/2015 - Categoria: Eventos | Comitês Paulistas | Comitês de Rios da União

Fotos:CRHi

Com a participação de mais de 500 pessoas, o XIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos e o IV Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para a Gestão das Águas terminaram nesta quinta-feira (3), na cidade de São Pedro. Ambos os eventos aconteceram simultaneamente. 

Clique aqui para ver as fotos dos eventos.

Os dois contaram com diversas palestras, minicursos, oficinas, debates, entre outras atividades. Entre os assuntos principais está a inserção da juventude no Sistema de Recursos Hídricos, como destacou a organizadora dos eventos, Suraya Modaelli. 

“A inserção da Juventude, com a realização de uma Conferência Livre da Juventude e Água, durante os encontros, abre novas perspectivas de mobilização e de envolvimento deste segmento da sociedade”, disse Suraya. 

Ela também ressaltou que os próprios participantes foram os protagonistas. “A exemplo da oficina por vertentes, onde todos simbolicamente percorreram a Bacia Hidrográfica, e a partir de suas vivências e dos diagnósticos de recursos hídricos puderam compreender a complexidade das questões que envolvem a sua gestão e a responsabilidade de cada cidadão, entidade e de todos os entes do Sistema. Os resultados destas oficinas, como processo, integrarão vários dos Planos de Bacias, em execução pelos Comitês de Bacias”, revelou.

Entre os participantes do evento estavam diversas autoridades, como a secretária adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos, Mônica Porto. “Para o setor de gestão de recursos hídricos, a área de educação ambiental é extremamente relevante, principalmente quando a gente considera que a área de educação ambiental não se restringe apenas àquela educação para a cidadania, mas também faz parte do programa de contexto de treinamento técnico”, frisou a secretária. 

Mônica Porto destacou que a participação é um dos pilares para a gestão de recursos hídricos e só se viabiliza pela educação ambiental. “Quanto mais capacitado tivermos nossos formadores de opinião, os participantes e os usuários do sistema, mais eficiência nós teremos na gestão de recursos hídricos, daí a importância deste encontro”, destacou. 

Para a presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Jussara Cabral, não há sociedade em desenvolvimento sem água suficiente em quantidade e qualidade. “É necessário que a sociedade como um todo tenha consciência e entenda a complexidade disso. Então, a importância da capacitação, da formação e principalmente da mobilização para que a sociedade faça seu papel”, frisou. 

Segundo Suraya Modaelli, os eventos alcançaram os resultados esperados. “O Diálogo e o Encontro se tornaram referência no País. Neste ano foram mobilizados mais de 500 educadores, oriundos de 18 Estados e do Distrito Federal, que participaram ativamente da programação. Os dois eventos atingiram seus objetivos de: promover o diálogo, a integração, troca de saberes e olhares. Os encontros promoveram o desenvolvimento das capacidades, novas parcerias e a sensibilização dos técnicos e educadores para as questões que envolvem a gestão dos recursos hídricos”, finalizou. 

EVENTOS
O Diálogo acontece desde 2003 e tem a participação de membros dos 21 comitês de bacias hidrográficas e das diretorias de ensino das escolas estaduais. Um dos objetivos do Diálogo é discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, por todos os educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas, além de promover a integração entre os membros, incentivar a implementação de políticas na área e articular as ações educativas dos comitês. 

Já o Encontro Formativo ocorre a cada dois anos – Salvador-BA (2009), Bento Gonçalves-RS (2011) e Ouro Preto-MG foram outras cidades que receberam o evento, que conta com o apoio da Câmara Técnica de Educação Capacitação, Mobilização e Informação (CTEM) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). 

O Encontro Formativo busca fortalecer a rede de educadores ambientais, comunicadores e ativistas que atuam na gestão hídrica do país, integrando o processo formativo continuado e permanente, que é uma das 22 Prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para o quadriênio (2012-2015).